UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

22 de novembro de 2011

HÁ 83 ANOS NASCIA UMBERTO LOSSO, O HOPALONG CASSIDY BRASILEIRO


Umberto Losso foi o grande cowboy da Confraria dos Amigos do Western – CAW, grupo que reuniu os apaixonados por faroestes em São Paulo. Losso foi quem despertou nos demais membros do grupo a adormecida vontade de brincar de mocinho e isso aconteceu quando de forma pioneira apareceu para uma reunião vestido como Tim McCoy. Losso foi logo imitado por muitos outros e surgiram então no clube paulistano o Durango Kid, o Bob Steele, o Bill Elliott, o Tom Tyler, o Roy Rogers e até o Pequeno Sheriff. Pouco depois Losso fez uma vestimenta de Ken Maynard, depois uma outra de Buck Jones, até confeccionar um traje de Hopalong Cassidy. As fotos de Umberto Losso vestido como Hopalong Cassidy se espalharam pelos Estados Unidos e Canadá onde os fãs de westerns se admiravam com a semelhança entre o pequeno brasileiro e o mocinho de azul e cabelos prateados do cinema e dos gibis. Passou então a ser chamado de Hoppy Losso.
 
Hoppy Losso enfrentando de uma só vez José 'Bob Steele' Dantas,
Yokio 'Yellow Kid' Yoshida e George Tyler Cavalcanti
Depois de 20 anos de convívio com seus amigos, subindo a Serra do Mar para todos contagiar com sua alegria, generosidade e conhecimento sobre faroestes e cinema, Hoppy Losso nos deixou em 23 de janeiro de 2007. Foi o fim de uma era que certamente nunca mais se repetirá pois pessoas como Umberto Losso são raras neste mundo. Se vivo estivesse Hoppy Losso completaria 83 anos no dia 23 de novembro de 2011, razão pela qual CINEWESTERMANIA rende homenagem lembrando carinhosamente do Hopalong Cassidy brasileiro.

Hoppy Losso era também um artista como ilustrador, tendo desenhado
uma incontável galeria de astros e estrelas do cinema como Glenn Ford.
Losso desenhou também seus amigos cowboys e a si mesmo, ao lado
de sua esposa Irene, por todos chamada de 'Duquesa'.

Conheça um pouco mais sobre Umberto Losso e sua arte
acessando os endereços abaixo:




Um comentário:

  1. Ao lado de todos seus amigos, me rendo em homenagem a este ilustre amante de faroeste, que não conheci mas, se foi amigo de gente tão boa quanto vocês, passa a viver dentro de minha alegria de adorar te-lo conhecido.
    Que nosso Hopalong Cassid tenha um descanso na paz de Jesus e tenha ciencia, onde estiver, que foi munto amado por todos que o conheceram.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir