UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

23 de julho de 2011

BRUCE DERN, O BANDIDO QUE MATOU JOHN WAYNE


Bruce Dern foi o bandido que matou John Wayne covardemente em “Os Cowboys” (The Cowboys), 1972. E Bruce já havia tentado antes em “Gigantes em Luta” (The War Wagon), 1967. Não bastassem essas ousadias, Bruce Dern participou do enforcamento de Clint Eastwood em “A Marca da Forca (Hang ‘Em High), 1969. E foi Bruce Dern quem atirou certeira e violentamente uma faca no peito de Charlton Heston, que sobreviveu por milagre, em “E o Bravo Ficou Só” (Will Penny), 1967. Bruce Dern já havia dado trabalho a Kirk Douglas em “Gigantes em Luta” e voltou a enfrentá-lo em “Ambição Acima da Lei” (Posse), em 1975. Quem teve vida mais tranqüila com Bruce Dern foi James Garner em “Látigo, o Pistoleiro” (Support Your Local Gunfighter), 1969, porque Bruce interpretou um desastrado bandido que somente conseguiu fazer rir. Bruce Dern participou de poucos westerns em uma carreira de quase cem filmes, mas foram participações suficientes para os fãs de westerns nunca se esquecerem dele.

Bruce Dern assassinando John Wayne em "Os Cowboys"

Bruce Dern levando a pior contra
Clint Eastwood
PERSONAGENS VIOLENTOS – Nascido em 1936 em Chicago, Bruce MacLeish Dern teve como padrinhos de batismo a primeira dama norte-americana Eleanor Roosevelt e o político Adlai Stevenson, que chefiou as Nações Unidas por vários anos. O avô de Bruce Dern havia sido governador de Utah e mais tarde Secretário da Guerra de Frank Delano Roosevelt. Mesmo crescendo num ambiente de políticos, Bruce Dern preferiu ser ator, estreando no cinema em 1960, sob a direção de Elia Kazan, em “Rio Violento”. E a violência seria a marca maior de sua carreira de ator pois o que mais fez nas telas foram papéis de psicopatas, maníacos, alucinados e drogados. Pertencente à turma de Jack Nicholson, Bruce Dern participou de vários filmes do tipo “Anjos Selvagens”, nos quais não faltavam motocicletas e LSD. Atuou em “Com a Maldade na Alma”, com Bette Davis, com quem deve ter aprendido bastante no quesito maldade. Com Alfredo Hitchcock Bruce fez “Marnie” e “Trama Macabra”, último filme do Mestre do Suspense. Esteve com Jane Fonda pela primeira vez em “A Noite dos Desesperados” e foi um dos filhos sanguinários de Ma Baker (Shelley Winters) em “Os Cinco de Chicago” (Bloody Mama). Atuou com o amigo Jack Nicholson em “O Dia dos Loucos” e participou de “Domingo Negro”. Os títulos dos filmes de Bruce Dern dão uma pálida idéia dos tipos que ele viveu no cinema, tipos que iam de ameaçadores a aterradores, passando por assassinos impiedosos. Concorreu ao Oscar de Melhor ator Coadjuvante por “Amargo Regresso”, drama em que Bruce Dern tem uma extraordinária atuação como um oficial herói da guerra do Vietnã que chega em casa e vê a esposa Jane Fonda nos braços do paraplégico John Voight. Estigmatizado pelos tipos violentos que interpretava, Bruce tentou fugir do chamado ‘typecast’ (tipo marcado) e chegou até a fazer comédias como “Meus Vizinhos são um Terror”, com Tom Hanks. Em “O Grande Gatsby” roubou literalmente o filme de Robert Redford que era protagonista. Bruce Dern foi casado com a atriz Diane Ladd, com quem teve a filha Laura Dern, musa de David Lynch (diretor dos violentos “Veludo azul” e “Coração Selvagem”). Atuando no gênero western Bruce Dern foi sempre excelente e maldoso.


Os bandidos Chuck
Roberson e Dern
e os brincalhões
que os mataram
DERN CONTRA DUKE E CLINT - John Wayne apreciou muito trabalhar com Bruce Dern, em 1972, considerando-o um formidável ator, dos melhores da então nova geração. Ao ser cruel e covardemente assassinado com cinco tiros por Dern em “Os Cowboys”, Duke lhe avisou: “Cuidado agora Bruce, meus fãs vão querer vingança...” E de fato Bruce Dern sofreu inúmeras ameaças de morte por ter interpretado com perfeição o assassino de John Wayne num western. Em “Gigantes em Luta” Bruce Dern e Chuck Roberson cometem a besteira de querer matar Duke e Kirk Douglas, numa cena que gerou o famoso diálogo entre os dois famosos atores que mantiveram saudável rivalidade no filme. Em “A Marca da Forca” Clint Eastwood enfrentou uma dezena de bandidos, entre eles até Bob Steele, mas o que mais exigiu de Clint foi Bruce Dern, que tentou enforcar Eastwood por duas vezes. No final, quem termina enforcado é o próprio Bruce.

CRUEL E ENGRAÇADO - Matar John Wayne até que foi fácil para Bruce Dern, mas matar Charlton Heston em “E o Bravo Ficou Só” ficou só nas tentativas. Em uma delas Bruce atirou com bela pontaria uma faca acertando o peito de Heston do lado do coração, mas o cowboy Heston resistiu bravamente. O western de Burt Kennedy “Látigo, o Pistoleiro” foi simplesmente hilariante e algumas das melhores gargalhadas ficaram por conta do atrapalhado Bruce Dern, filho de Walter Brennan nesse western-comédia. E um desesperado Bruce Dern terminou o filme amarrado à boca de um canhão, provocando a rendição de Ol’ Brennan e seu bando. Essa engraçada performance cômica de Dern seria tranquilamente aprovada por Lee Marvin. Bruce Dern fez uma ponta em “Pat Garrett e Billy the Kid” e possivelmente Sam Peckinpah devia estar pouco sóbrio para não entregar o papel de Billy the Kid a Bruce Dern, que certamente seria mais convincente que Kris Kristofferson. Outra notável participação de Bruce Dern num faroeste foi em “Ambição Acima da Lei”, dirigido e estrelado por Kirk Douglas que interpreta um xerife com pretensões a Senador. Para isso Kirk tem que prender o facínora Bruce Dern. O filme era todo de Kirk e para Kirk, mas adivinhem o que aconteceu? Bruce Dern não perdeu a oportunidade para mostrar o fantástico ator que era, roubando o filme de Kirk Douglas. Bruce Dern atuou em 1995 no pouco memorável “Wild Bill”, em que teve uma pequena participação. Aos 75 anos completados em 4 de junho último, Bruce Dern vem aí no western “The Big Valley” que levou à tela grande o famoso seriado da TV. Bruce, com os poucos (e longos) cabelos que lhe restaram totalmente embranquecidos certamente brindará os espectadores com mais uma bela atuação, o que é uma rotina na carreira desse grande ator.

Nas fotos abaixo Bruce Dern após esfaquear Charlton Heston;
Dern como bandido procurado por Kirk Douglas (no centro);
Bruce Dern prestes a levar um tiro de canhão na barriga sob
as vistas de James Garner e Walter Brennan

2 comentários:

  1. Muito diferente de Lee Van Ceef e Jack Elan, que eram sempre abatidos, muitas vezes logo no inicio dos filmes onde tinham participação,Dern andou, ao menos inicialmente, levando a melhor sobre os atores principais, chegando até a eliminar Duke, no formidável, muito bem tramado e bem feito, Os Cawboys.
    Vi a esta muito boa fita mais de uma vez. E nunca me arrependendo em dizer que é um dos mais notáveis filmes de faroestes de Duke.
    Mark Rydel, que não vi dirigir um outro western, teve uma boa historia nas mãos e não se deu por rogado; realizou um faroeste digno de ter um elenco comandado por Wayne.
    Observei diversas listas dos 10 mais faroestes, escolhidos por inumeras pessoas, todos amantes de bons westerns, todos bons observadores, todos pessoas com gosto refinado para farejar excelentes westerns. Mas nunca vi esta fita de Wayne fazer parte de qualquer dos 10 destes criticos e/ou cinéfilo. Por incrivel que possa parecer, este filme, por sua qualidade, merecia uma posição mais destacada entre os bons faroestes. A cena da morte de Wayne é alguma coisa de perfeita, além de muito boa a interpretação do ator que ilustra este tema, Bruce Dern.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. E reapareceu em uma ponta em Django Livre...

    ResponderExcluir