UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

11 de junho de 2011

PEDRO ARMENDÁRIZ IRRITANDO JOHN FORD EM "E O CÉU MANDOU ALGUÉM"


Pedro Armendáriz representava para o cinema mexicano o mesmo que Clark Gable ou Gary Cooper significavam para Hollywood. Pedro Armendáriz era o incontestável Rei dos Galãs do México. Já havia feito quase 50 filmes quando obteve um papel em “Domínio de Bárbaros” (The Fugitive), de John Ford, filmado no México em 1947. Em seguida, também sob a direção de Ford Pedro Armendáriz atuou em “Sangue de Heróis” (Fort Apache). Em ambos esses filmes Armendáriz desempenhou militares e teve que usar trajes de soldados. Em 1948 o maior galã mexicano filmaria outra vez com John Ford em “E o Céu Mandou Alguém” (3 Godfathers), produção do próprio Ford para a Metro Goldwyn Mayer. Armendáriz interpretaria ‘Pedro Roca Fuerte’, um dos três bandidos que encontram um bebê. Os outros dois bandidos seriam John Wayne e Harry Carey Jr. Num palco da MGM John Ford estava sentado para examinar as roupas dos atores e na sua frente estavam Duke, Dobe e Armendáriz. Duke e Dobe estavam OK e foram dispensados por Ford. Ficou Armendariz, aristocrática e imponentemente vestido com um traje típico dos mariachis. Roupa escura, toda bordada em ouro, sombrero enorme também todo decorado e botas enfeitadas com pedras onde luziam enormes esporas. Uma perfeita e completa extravagância digna de um grande astro.


Sentado à frente de Armendariz, Ford estava com aquela imutável expressão que quem o conhecia sabia que era mortal. Ford colocou os óculos na testa (sem os óculos Pappy não conseguia enxergar nada) e falou para o ator mexicano: “Pedro, este é um filme passado no deserto. Você é um bandido fugitivo, sedento e faminto. Essas suas roupas parecem mais apropriadas para um desfile para turistas lá em Guadalajara.” Armendariz retrucou: “Mas Jack, eu sou um ídolo no México. Quero representar meu povo galhardamente. Quero levar ao mundo a melhor imagem do homem mexicano.” John Ford respondeu com a mais cruel ironia: “Pedro, guarde essa roupa para o próximo filme que vou fazer especialmente para você usá-la. Sente-se aqui e espere um pouco.” Ford levantou-se e foi pessoalmente ao enorme setor de vestuário da MGM e trouxe as roupas que Pedro Armendariz usa em “O Céu Mandou Alguém”. Roupas em tudo diferentes do caríssimo traje que o ator mexicano encomendou a seu alfaiate no México. “O Céu Mandou Alguém” foi bem nas bilheterias ainda que não tenha se tornado um clássico. John Wayne está excelente no filme, assim como Armendariz e Harry Carey Jr. John Ford e Pedro Armendariz continuaram amigos até a morte de Pedro aos 51 anos, em 1963. Porém nunca mais voltaram a trabalhar juntos, talvez por culpa da magnífica e resplandecente roupa de Pedro Armendáriz.

Harry Carey Jr. (Dobe), Pedro Armendáriz e John Wayne

3 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de ver O Céu Mandou Alguém. Mas sempre que vou comprá-lo, ele está com preço salgado. Vou lembrar dele da próxima vez e salvar um dinheirinho.
    Abço
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Parece que eu estou vendo, aqui diante de meus olhos, a expressão de Ford ao dizer para Pedro que iriam fazer um filme no deserto e que ele era um bandido fugitivo, faminto e sedento. Até sorrio, aliás, sorri antes de chegar a este ponto do comentário. Já imaginava a cara de Ford e o que ele diria a Pedro vestido daquele jeito. É como se juntar a fome com a vontade de comer. Pedro até parecia que estava a tentar mexer com a fera, usando um traje daquele. E deu no que deu. No entanto, a tirada ironica do Ford ao citar para ele "que iria fazer um filme para que ele exibisse aquela sua indumentária", é um achado. Posso jurar que quem estava por perto morreu de rir. Eu riria, mesmo expondo o amigo Armendariz ou o inflando de ira.
    Não sabia que havia falecido tão cedo!
    Um bom ator, mas com o qual não vi mais que cinco ou seis filmes. Porém recordo bem dele. E até de um documentário onde ele é o narrador, sobre o que, realmente, aconteceu no Alamo. Assisti na SKY no canal The Hystory Channell. Mas não acho que o Ford, de quem deveria se esperar tudo, o tenha deixado de lado em seus filmes por causa disso. Mas...pode ser sim. Se ele era capaz de brigar feio com o Duke, que era seu melhor amigo, pode sim ter feito isso com o Pedro. O homem era terrível! Terrivel, muito bom no que fazia, e mandava, o que era o pior de tudo.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pedro Armendariz foi o melhor ator dramatico que o Mexico teve no século passado. Pedro perde em popularidade apenas para Cantiflas que era comediante.Quanto a contrariar John Ford não deve ter sido um incidente sério, se o proprio Ford falou em fazer um filme para ele mostrar sua roupa nova. John Ford era uma mistura de genio e tirano, quem o confrontasse era sumariamente cortado do grupo que dominava. O ultimo trabalho de Pedro Armendariz foi ao lado de Sean Connery na série James
    Bond. Suicidou-se após receber o diagnostico de um cancer terminal.

    ResponderExcluir