UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de dezembro de 2014

COM ESTE ELENCO “PAIXÃO DOS FORTES” (MY DARLING CLEMENTINE) SERIA BEM DIFERENTE


Sem nenhuma dúvida “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine), de 1946, é um dos grandes filmes de John Ford e como western é um clássico absoluto. Rodado entre os meses de abril e junho de 1946, o filme produzido por Darryl F. Zanuck começou a ser preparado quase um ano antes. Seria o último trabalho de John Ford para a Fox, estúdio onde vinha trabalhando desde 1921 após deixar a Universal. Zanuck começou a escalar o elenco principal de “Paixão dos Fortes” pensando em Henry Fonda que ainda estava na U.S. Army após três anos participando da II Guerra Mundial. Caso não pudesse contar com Henry Fonda, Zanuck tinha preferência, pela ordem, por Tyrone Power (acima à direita) e Douglas Fairbanks Jr. (acima à esquerda) Com a baixa de Fonda da U.S. Navy em outubro de 1945, John Ford exultou de alegria pois Henry Fonda era então seu ator preferido depois de dirigi-lo em “A Mocidade de Lincoln”, “Ao Rufar dos Tambores” (Drums Along the Mohawk) e “Vinhas da Ira”.

Os possíveis Doc Holliday - Escolhido o Wyatt Earp as atenções se voltaram para o segundo papel em importância do filme, o de Doc Holliday. Entre as muitas possibilidades Darryl F. Zanuck selecionou três candidatos: James Stewart, Vincent Price e Victor Mature. Price ainda não consumara sua imagem de ator de filmes de terror, o que só aconteceria nos anos 50 e dividia sua participação nos filmes às vezes como galã e outras como vilão. “Laura”, “A Canção de Bernadette”, “Amar foi Minha Ruína” foram alguns dos filmes de sucesso que tiveram a participação de Price. James Stewart era já um ator consagrado, especialmente após seus sucessos dirigidos por Frank Capra: “Do Mundo Nada se Leva” e “A Mulher Faz o Homem”. James tinha recebido um Oscar por “Núpcias de Escândalo” e brilhado no western “Atire a Primeira Pedra” (Destry Rides Again). Mas foi mesmo Victor Mature o escolhido para interpretar o tísico Doc Holliday. Tanto Mature quanto Stewart haviam, assim como Henry Fonda, passado os três últimos anos defendendo a pátria no conflito mundial. Victor Mature mostrara seu físico privilegiado em “O Despertar do Mundo”, mas a maior parte de seus papéis foram em filmes noir como o ótimo “Quem Matou Vicky?”. Se a escolha fosse pelo físico certamente James Stewart seria a melhor opção e Mature esbanjando saúde seria inimaginável como um tuberculoso como Doc Holliday. Mesmo assim Victor tornou-se o amigo de Waytt Earp no filme.

Victor Mature, Vincent Price e James Stewart.

Jovens Clementine Carter - O grande cast da Fox tinha sob contrato muitas estrelas bonitas e Linda Darnell era uma das preferidas do público, ficando para ela o papel de Chihuahua. Mas a protagonista Clementine ainda não havia sido definida. Ela teria que ser morena, suave e discreta em contraponto com a irriquieta e explosiva Chihuahua. Na lista de possibilidades estavam as jovens Anne Baxter (23 anos), Jeanne Crain (22 anos) e Donna Reed (25 anos), todas com razoáveis experiências no cinema. Estranhamente Zanuck preferiu uma atriz contratada da 20th Century-Fox que tivera pequena participação em três filmes do estúdio e destaque em apenas em “Envolto em Sombras”, ainda assim como o sexto nome do elenco. Seu nome era Cathy Downs, 20 anos de idade, a escolhida para ser a Clementine Carter de “Paixão dos Fortes”. Anne, Jeanne e Donna fizeram belas carreiras no cinema (Anne Baxter e Donna Reed seriam premiadas com Oscar) enquanto Cathy Downs só é lembrada por esse western de John Ford. Cathy faleceu em 1956, aos 50 anos de idade.

Cathy Downs (acima), Donna Reed, Jeanne Crain e Anne Baxter.

Asas à imaginação - Ao núcleo principal de atores se somou o premiadíssimo Walter Brennan, detentor de três prêmios Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente em 1937, 1939 e 1941. E John Ford teria a incumbência de consumar a lenda de Wyatt Earp, homem da lei que o cinema nunca cansou de levar à tela. E ficamos a imaginar como seria “Paixão dos Fortes”, por exemplo, com Tyrone Power como Wyatt Earp, Vincent Price como Doc Holliday e Anne Baxter como Clementine Carter.

3 comentários:

  1. Oi, Darci!
    Sinceramente, nem dá pra imaginar outro no lugar de Fonda, tão soberbo que ele está nesse filme. Já no papel de Holliday, também adoro Mature, provavelmente em seu melhor papel, mas gostaria muito de ver James Stewart como o dentista pistoleiro. Nossa, teria sido um ponto de virada extraordinário na carreira de Stewart naquele momento, que só veria acontecer exatamente nos westerns de Anthony Mann, além do que, se iniciaria mais cedo sua parceria com John Ford, que só aconteceu na reta final da carreira do grande diretor, mas com um clássico incontestável que é "O Homem que Matou o Facínora", só que imagina quantos outros grandes clássicos Stewart poderia juntar a sua bagagem, já lotada deles, se essa parceria com Ford começasse com "Paixão dos Fortes". Abraço.
    Robson.

    ResponderExcluir
  2. Robson - Foi mesmo uma pena a não escolha de James Stewart, inclusive devido à amizade dele com Fonda. Mas tudo tem sua hora e vez. Aquela era a hora e a vez de Mature que aproveitou bem a chance e quando alguém diz que ele nfoi um precursor de Stalonne, que não sabia atuar, essas coisas, lembramos de seu Doc Holliday.
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Olá, Darci!
    Depois de ter sido consagrado com o elenco que teve, fica difícil imaginar "Paixão dos Fortes" com outras caras, mesmo que todos os atores mencionados tivessem suas qualidades reconhecidas através de outros tantos memoráveis filmes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir