UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

15 de dezembro de 2014

TOP-TEN WESTERNS DE TERRANCE HAWKINS, NORTE-AMERICANO DE OKLAHOMA


Oklahoma é um Estado norte-americano encravado entre o Colorado, o Kansas, Missouri, Arkansas, Texas e Novo México. Com esse aspecto geográfico Oklahoma teria mesmo de ser berço de alguns cowboys do cinema. Entre os mais conhecidos estão Ben Johnson, James Garner e Dale Robertson. Em Oklahoma transcorreram diversas histórias de faroestes famosos como os dois "Cimarron" (de 1931 e de 1960) que contaram como se passou a famosa ‘Land Rush’ (corrida pela posse de terras) em 16 de setembro de 1893. Lá também se passaram as histórias de "Bravura Indômita" (True Grit), "Josey Wales, o Fora-da-Lei" (Outlaw Josey Wales), "A Marca da Forca" (Hang 'Em' High), "O Pequeno Grande Homem" (Little Big Man), "A Volta dos Homens Maus" (Return of the Bad Men) e "O Rei do Deserto" (Tumbleweeds), último filme de William S. Hart.

James Garner - Dale Robertson - Ben Johnson

Um dos atores mais famosos dos anos 30 foi Will Rogers que sempre personificou no cinema o tipo acaipirado com suas raízes de cowboy. Will Rogers também nasceu em Oklahoma e era aparentado com a avó de Terrance Hawkins. Jennifer Jones e Vera Miles igualmente nasceram em Oklahoma, onde nasceu muita gente famosa. Terrance Hawkins é também um 'Okie', abreviatura de 'Oklahomanian' e como não poderia deixar de ser, desde menino  Terrance se apaixonou por faroestes, elegendo John Wayne seu principal ídolo. Da lista de dez melhores westerns relacionados por Terrance, o Duke aparece em seis deles, sendo que cinco foram dirigidos pelo 'Pappy' John Ford. Terrance estudou Teologia e Filosofia na Saint Meinrad School of  Theology, em Indiana e vive na cidade de Rainy Mountain, em Oklahoma. 

Jennifer Jones (acima), Vera Miles e Will Rogers.


Eis os dez faroestes que o amigo Terrance Hawkins enviou:

1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - John Ford 

John Wayne e Jeffrey Hunter

Devido à violência implacável dos índios Comanches, a família de Ethan Edwards é assassinada e suas sobrinhas são sequestradas. Ethan junto ao sobrinho Martin Pawley inicia uma busca que dura sete anos para encontrar a jovem Debbie. Dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne, “Rastros de Ódio” é um olhar dramático e realista da vida na fronteira do Norte do Texas após a Guerra Civil. Quando lançado este filme não obteve o reconhecimento imediato por parte dos críticos, mas com o passar dos anos ganhou o status de ‘cult’ e é considerado um dos melhores westerns já realizados. (Terrance Hawkins)

 * * * * *

2.º) Sangue de Heróis (Fort Apache), 1948 - John Ford

Henry Fonda, vendo-se também Pedro Armendariz,
vendo-se também Victor McLaglen.

Primeiro dos três westerns da 'Trilogia da Cavalaria' que John Ford filmou na década de 40 após a II Grande Guerra. Inesquecível Henry Fonda como o Coronel Owen Thursday.

                                                                              * * * * *

3.º) Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon), 1949 - John Ford

John Wayne, Harry Carey Jr., Ben Johnson, John Agar, George O'Brien

O mais bonito filme da 'Trilogia da Cavalaria', recebendo o Oscar de melhor cinematografia (Winton C. Hoch). John Wayne aparece envelhecido, assim como já havia acontecido em "Rio Vermelho" (Red River), um ano antes.

                                                                              * * * * *

4.º) Rio Bravo (Rio Grande), 1950 - John Ford

John Wayne e Maureen O'Hara

Último filme da 'Trilogia da Cavalaria', com a presença de Maureen O'Hara contracenando com John Wayne. Ben Johnson e Victor McLaglen, assim como Wayne, participaram dos três filmes da Trilogia.

                                                                              * * * * *

5.º) Nevada Smith (Nevada Smith), 1966 - Henry Hathaway

Steve McQueen

Western que ajudou a fazer de Steve McQueen um dos principais astros do cinema nos anos 60. Karl Malden é o vilão principal, ao lado de Arthur Kennedy e Martin Landau.

                                                                              * * * * *

6.º) Caminhos Ásperos (Hond0), 1953 - John Farrow

John Wayne

Um dos melhores westerns estrelados por John Wayne entre os não dirigidos por John Ford. A foto de John Wayne (Hondo Lane) caminhando com o rifle numa das mãos, a sela na outra e o cão o seguindo é uma das mais reproduzidas do Duke.

                                                                              * * * * *

7.º) Sete Homens Sem Destino (Seven Men from Now), 1956 - Budd Boetticher

Randolph Scott; na boléia Walter Reed e Gail Russell.

Assim como "Caminhos Ásperos", este western também foi produzido por John Wayne. Recebido friamente pela crítica norte-americana, o francês André Bazin o classificou como um dos três melhores westerns de todos os tempos. Randolph Scott tem em Lee Marvin um adversário à altura.

                                                                             * * * * *

8.º) O Céu Mandou Alguém (3 Godfathers), 1948 - John Ford

Pedro Armendariz, John Wayne e Harry carey Jr.

Parábola sobre o nascimento de Cristo, este é, ao lado de "Caravana de Bravos" (Wagon Master) um dos menos citados westerns da dupla John Ford-John Wayne. Difícil não se emocionar ao assisti-lo.

                                                                              * * * * *

9.º) Abutres Humanos (Whispering Smith), 1948 - Leslie Fenton

Frank Faylen, Donald Crisp, Robert Preston e Alan Ladd

Primeiro western de Alan Ladd, que interpreta um detetive de uma ferrovia e também seu primeiro filme a cores. Atenção para o vilão interpretado por Frank Faylen.

                                                                             * * * * *

10.º) Caravana do Oeste (Whirlwind), 1951 - John English

Gene Autry, Gail Davis e Smiley Burnette
  
                                                                           * * * * *

Gene Autry tem como sidekick Smiley Burnette e contracena com a cowgirl Gail Davis que interpretaria Annie Oakley na bem sucedida série de TV. O bandidão é o facinoroso Dick Curtis.

Terrance Hawkins adolescente como Sheriff; Terrance a cavalo.

Os gêmeos Thimoty e Terrance em várias épocas de suas vidas;
jovens ainda com papai Hawkins; em foto mais recente os dois irmãos.

A paixão de Terrance é John Wayne que pode ser visto em
quadros nas paredes da casa em Rainy Mountain.

Terrance no dia do casamento com a mexicana Margarita;
o casal com a adorável Lispeth.


9 comentários:

  1. Terrance um grande abraço para você e família , gostei do seu Top Ten, tem bom gosto , você é uma pessoa muito especial meu grande amigo do Facebook !!!

    ResponderExcluir
  2. Hi friend Terrance ! I'm glad to see you here ! Congrats, I really loved your top-ten ! Hugs from Brazil ! Beto Montgomery Nista

    ResponderExcluir
  3. Ótimo top 10 de um apaixonado pelo fantástico John Wayne assim como eu. Ah e é muito bom ver o Wester Cinemania cada vez mais internacional, é sempre curioso ver o top 10 de fãs do gênero que vivem em outros países, especialmente no querido EUA, onde tudo começou.

    ResponderExcluir
  4. HI!
    Terrance

    Oklahoma always reminds the great land rush, one of the greatest sagas of the Old West, depicted in many A and B westerns for over a hundred years in the movie screens.

    Welcome,

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  5. Olá Darci,

    Sempre acompanho teus post, são ótimos.

    O westercinemania já tem facebbok? No aguardo.

    Parabéns.

    Junior

    ResponderExcluir
  6. Olá, Junior.
    Tenho notado sua presença prestigiando o Westerncinemania. Este blog apenas anuncia as matérias no Facebook, mas é impossível o tipo de postagem que o blog faz no Facebook que é um espaço apenas para visualização mais rápida.
    Abraço do Darci

    ResponderExcluir
  7. É curiosos notar que alguns filmes de sucesso estrondoso entre os cinéfilos brasileiros não apareceram no Top Ten do americano,como por exemplo SETE HOMENS E UM DESTINO e ERA UM VEZ NO OESTE. Mas enfim, como se trata de uma escolha pessoal...Eu claro confesso que senti a ausência de O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA, que na minha opinião, após Rastros de ódio, é o melhor filme da dupla WAYNE/FORD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson
      Sucesso nem sempre significa qualidade, ainda que os filmes que você citou sejam extraordinários. Eu diria da lista do Terrance que ela reflete bem o norte-americano que ele é e a paixão por John Wayne e John Ford. Concordo inteiramente com você que Rastros de Ódio e Liberty Valance são os melhores faroestes da parceria incomparável do western.
      Abraço do Darci

      Excluir