UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

20 de fevereiro de 2012

VAI TOMAR BANHO, COWBOY!!!


Em uma sequência de “E o Bravo Ficou Só” (Will Penny), Joan Hackett, diante do insuportável mau cheiro exalado pelo cowboy Charlton Heston, pergunta a ele se ele costumava tomar banho. Heston responde que tomava sete ou oito. “Por mês?”, pergunta Joan. “Não, por ano” responde Heston, completando: “Tomo banho antes de sair com um rebanho e outro quando retorno. No caminho, se encontrar um rio e se não estiver muito frio posso tomar outro.” E Joan Hackett obriga Charlton Heston a tomar um banho, e o cowboy obedece visivelmente a contragosto.

O primeiro banho que me lembro de ver um cowboy tomar foi em “Rastros de Ódio” (The Searchers). Jeffrey Hunter toma um banho após meses e meses cavalgando com John Wayne. Vera Miles ainda ajuda Jeffrey Hunter numa daquelas cenas engraçadas como só John Ford era capaz de fazer. Os cowboys não gostavam de se banhar e isto não é lenda, mas em muitos e muitos westerns nossos heróis entraram em tinas e até mesmo em barris para poderem depois beijar as mocinhas. CINEWESTERNMANIA reuniu algumas cenas de banhos extraídas de faroestes nesta que é a primeira parte da postagem “Vai Tomar Banho, Cowboy!” pois muitos e muitos outros cowboys apareceram na tela dentro de uma banheira do Wild West. Conto com sua colaboração, caro leitor, para lembrarmos de outros banhos nos faroestes...

Gene Hackman e James Coburn em "O Risco de uma Decisão"
 
Teria Jack Nicholson matado Marlon Brando no banho em"Duelo de Gigantes"?
 
Lee Marvin curando a ressaca em "Dívida de Sangue"; Tom Nardini ajuda.
 
Billy Curtis joga água em Clint Eastwood em "O Estranho Sem Nome"
 

Pobres baratas! Glenn Ford e Jack Lemmon em "Como Nasce um Bravo".
 
Bob Mitchum tomando um banho para tirar o sono em "Terra Maravilhosa"
Charles McGraw só observa...
 
Sem banho no cinema desde "Os Dez Mandamentos", Charlton Heston
tira a poeira em "E o Bravo Ficou Só"
 
Duke em "Fúria no Alasca", antes de ficar furioso com Ernie Kovaks
 
Burgess Meredith há 35 anos sem banho em "Ninho de Cobras"
 
Banho, Vivo ou Morto! Esse era o lema de Steve McQueen;
Tony Caruso não escapou.
 
Calma, Tuco, é só o Blondie! Eli Wallach em "O Bom, o Mau e o Sujo".
 
Sam Fuller monstrando em "Dragões da Violência" que os banhos eram
coletivos. Ensaboados Barry Sullivan e Gene Barry.
 
Robert Taylor no chuveiro em "Armadilha"
 
Dub Taylor é o gerente da casa de banhos em "O Preço de um Covarde";
mas o covarde era ele que não tomava banho como James Stewart.
 
O despudorado Kirk Douglas mergulhando na tina em "Ninho de Cobras",
acompanhado pelo recatado Henry Fonda
 
Dan Blocker toma banho em La Ponderosa por ordem de papai
Lorne Greene; o irmãozinho Michael London já deve ter tomado.
 
Jack Elam e seu patinho, possivelmente em "Dirty Dingus MaGee"
 
Kurt Russel tomando banho em "As Pistolas do Diabo"sob o
olhar amigo de Charles Bronson
 
Maverick pai ensinando Maverick filho a tomar banho;
James Garner e Mel Gibson em "Maverick"
 
 
Jeffrey Hunter tomando banho em pleno Monument Valley;
Vera Miles pronta para aprontar amorosamente em "Rastros de Ódio". 
 
Faye Dunnaway conferindo se é mesmo o "Pequeno Grande Homem";
Dustin Hoffman viveu 121 anos mas nunca esqueceu desse banho.
 
Stella Stevens escovando Jason Robards em "A Morte não Manda Recado"
 
Ainda a maravilhosa Stella Stevens lavando tudo carinhosamente...
 
A recíproca nem sempre é verdadeira, mas pode ser muito mais gostosa...
 

15 comentários:

  1. Adorei as fotos postadas neste artigo, uma viagem maravilhosa pelo Velho Oeste através de atores e personagens tomando banho. Faço um destaque especial para o HUMOR existente na matéria, porque o bom humor é fundamental para o andamento de tudo na vida. Espero sempre continuar encontrando em CINEWESTERNMANIA informação de qualidade aliada a esse saudavel bom humor. SC

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sidney. Banho de cowboy é sempre engraçado.
    Paulo Néry, grato pela correção. Eu já ia caindo na "Armadilha" da memória. Acabou meu Fosfatol...
    Abraços - Darci

    ResponderExcluir
  3. Nobre Darci!

    Não há de que, sempre é bom colaborar com o CINEWESTERNMANIA, e isto para começo.

    Depois, os banhos de cowboy, embora engraçados, coincidem com fatos verdadeiros. Analisemos: O pessoal do Oeste, melhor dizendo, OS HOMENS DO OESTE, discriminavam homens que tomavam banho, achando que eram coisa de efeminados. Eles até falavam mal dos homens do leste, mais avançados e por isso conscientes da importância do banho na higiene.

    Afinal de contas, os homens do oeste nem sabiam o que significava a palavra "Higiene". Como muitos viviam em regiões montanhosas e frias, mexiam com animais e etc e etc, a idéia do banho para muitos deles era apenas cair na água e se ensaboar (ou não) no dia de calor. Tomar banho no frio, nem pensar! é o caso do E O BRAVO QUE FICOU SÓ, que exprime de fato esta realidade dos cowboys, justamente no dialogo mencionado entre Charlton Heston e Joan Hackett.

    Mas de todos os banhos, prefiro o de Sam Peckinpah, sem ele de preferência (nada contra este grande diretor)e sem Jason Robards. Só a Stella, que esta indiscutivelmente uma deusa para deleite de todos nós fãs de westerns.

    Darci me lembrei de um banho, no filme A DESFORRA DO ESTRANHO, com Jock Mahoney.

    Lembra que ele acabou sendo lançado no poço de óleo a mando dos homens de Charles McGraw (que entre eles estavam os valentões LEE VAN CLEEF e CLAUDE AKINS) e ele saiu todo encharcado de graxa, parecia uma estátua ambulante?

    Pois é, ele depois foi se lavar naquele reservatório onde geralmente os cavalos bebem água, e ao ar livre e a custo tira toda aquela graxa do corpo todo, até que surge o pessoal da cidade vai ao encontro dele e o pegam tomando banho, ao que Jock pede para eles se virarem a fim de poder sair da "banheira" para depois se vestir e falar com eles.

    Será que o nobre Ivan, fã de Jock, conhece este filme? um dos melhores westerns de Jock Mahoney, A DESFORRA DO ESTRANHO.

    Abraços

    Pailo Néry

    ResponderExcluir
  4. Paulo, a confirmação dessa sua observação está nas palavras do Dub Taylor. Assim como os índios acreditavam que quando fotografados roubavam-lhes a alma, os cowboys entendiam que banho fazia mal e permitia a entrada de doenças. Em Ninho de Cobras Burgess Meredith grita que há 35 anos não retirava suas ceroulas... Mas em Homem Sem Rumo lá está Kirk Douglas fascinado não por Jeanne Crain na banheira, mas pela própria banheira, ultrasofisticação para quem ainda usava a famosa casinha mostrada em diversos filmes e com cowboys morrendo enquanto... liam jornal. Não conheço esse filme de Jock Mahoney, mas os bandidos - McGraw, Akins e Van Cleef - recomendam o faroeste.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o faroeste, Paulo, mas fiquei curioso. Nem sou fã do Jock, mas tenho muitas fotos de alguns filmes dele que enviei para o amigo fazer uma matéria completa e excelente sobre a carreira dele.
    Darci, mesmo sendo fã de Burgess Meredith, após olhar todas as fotos deste engraçado post, preciso imitar o Brando e gritar: Stella!

    ResponderExcluir
  6. Ivan, Tennessee William, claro, não conhecia a menina Stella que devia ser uma adorável adolescente. Mas só uma mulher como ela para levar alguém a urrar desesperadamente como Kowalski fez. E tem baiano que não gosta do Brando. Outra grande sacada do Terrível Ivan que deve ter visto o filme Ninho de Cobras com o pobre Burgess ser jogado de cabeça para baixo tina a dentro...

    ResponderExcluir
  7. Darci, não vi este faroeste com Burgess, como também estou devendo A Big Hand for the Little Lady, com Henry Fonda e Jason Robards, de 1966. Não sei o título em português.
    O Elvis já morreu e eu ainda não assisti Joe é Muito Vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ivan!

      Já enviei um email para vc falando do mal entendido sobre Mahoney amigo, rsrs. Sem problemas. Nunca vou esquecer o tamanho préstimo na ajuda de fotos para o artigo sobre Mahoney em meu blog.

      Quanto a este filme, o título aqui dado foi JOGADA DECISIVA, de 1966, com Fonda, Robards, e a viúva de Paul Newman, Joanne Woodward.

      "Joe é muito vivo" é engraçado, musical passado no Oeste contemporâneo.

      Abraços

      Paulo

      Excluir
  8. Sensacional. Um post perfeito. Gosto do banho de Glenn Ford em COMO NASCE UM BRAVO.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  9. Post Perfeito, Parabens pela riqueza das imagens,....

    Abração

    ResponderExcluir
  10. O banho que mais me despertou foi o de Stella Stevens com o magnifico Jason Robards em A Morte Não Manda Recado.
    Aliás, tinha certeza que a Stella era uma mulher muito linda de rosto. MaS O Pechinpah a desnudou e descobri que sua beleza não era somente facial.

    Outro banho que não consigo esquecer é o de Glenn Ford em Como Nasce um Bravo, a magnifica fita do Daves e que dá ao Lemmon a chande dele mostrar que também era um grande ator.
    Olhem; este filme á memorável! Não somente pelo desempenho dos atores, mas pelo teor inédito de sua narrativa. Vejam.

    Quanto ao banho do Hunter, em Rastros de Ódio, aquilo ali é uma lástima só. Ele interpreta mal o que faz no momento e Vera Miles está cheia de cliches ao fazer seu papel, que o faz abaixo até do nivel do Hunter. Ela, aliás, nunca foi lá grandes coisas como atriz, coisa que é reversivel com sua beleza, pois ele era muito bonita!. Mas o trabalho deles dois é Horrível! Acho que mais que isso; é péssimo!

    Aliás, como tudo que Ford faz, ou tenta fazer em seus filmes, tentando introduzir neles momentos hilariantes. Só que nunca consegue. E ele termina deixando as cenas sairem mal feitas e mal interpretadas, todas elas com um sabor falso do desejo de fazer algo prestável.
    Como nunca o achei um grande diretor, apesar de ter feitos alguns westerns apreciáveis, ele deveria observar onde caminhava seu ponto fraco, e dar a vez, talvez até para um Wayne, que notava-se nele uma purificação melhor de gosto.

    A verdade é que ele não nasceu para comédias ou cenas de. Era um homem de faroestes, apeaar de seus melhores filmes serem de generos diferentes (Vide; Vinhas da Ira, Como Era Verde o Meu Vale e Mr. Roberts, por exemplo). E elas, suas cenas comicas, saiam todas péssimas! Acho até que ele, mesmo tendo suas idéias, deveria entregar para outro diretor fazer aquele tipo de cena, já que não tinha acuidade para tal.

    O Vitor Mc Laglen, que foi um de seus seguidores, tentava em seus filmes por cenas semelhantes às de Ford. E, por incrivel que possa parecer, elas não saiam tão mal. Pelo menos melhor que as de o 'REI DOS FAROESTES" fazia.

    No filme O Preço de um Covarde, onde Stewart tem uma interpretação fantastica, ao menos na primeira metade do filme, seu banho é comandado por ele mesmo, O Jimmy, que domina a cena até o momento em que ouve a fala do homem que iria enforcar seu irmão e sua gang.

    A partir daí o que vemos do Jimmy é uma aula de interpretação, até o momento em que ele rouba um banco, que está sem qualquer proteção. Um zelo de beleza sua performance!

    Afora estes acima, o banho de Douglas em Ninho de Cobras é acima de hilário. Os demais são banhos mil, que vimos em faroestes diversos.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Peixoto?

    Se o amigo estiver mesmo interessado em saber o titulo em portugues do filme de Fonda e Robards, onde ainda tem a Joanne Woodward, ele se chama JOGADA DECISIVA, de Fielder Cook.
    Boa sorte e disponha sempre que puder ajudar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amigo, Peixoto,

    Como não leio os comentários antes de fazer o meu, peço desculpas pela duplicidade da informaçao que vos prestei, já que o Nery já a havia dado.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Darci?

    Esqueci por diversas vezes de vos parabenizar pelo poster apresentativo do blog. Falo ainda do anterior, que era muito lindo.
    Este então, num apanhado perfeito de fotografia de Dança com Lobos, é de uma plasticidade memorável.
    Deixe esta se demorar um pouco além da anterior. O brilho do blog fica bem acentuado com esta grandiosidade de foto!
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  14. Un trabalho fantástico de pesquisa e informação sobre o tema.
    Muito louco!
    Realmente o banho sempre é uma cena freqüente em um Western.
    É uma das partes do filme que se percebe o "relax" do cowboy
    viajante, cansado em sua breve parada para tomar fôlego.
    Em muitas ocasiões os bandidos aproveitamdo-se dessa hora pra meter o pé na porta do quarto do hotel para surpreendê-lo em seu banho e é quando dão de cara por exemplo com um Colt Navy 45 de Clint Eastwood na sua frente.
    O melhor mesmo pra mim é este "A morte não manda recado" e aliás quem não assistiu não sabe o que está perdendo.
    Um filmaço pra se assistir de vez em quando.
    Parabéns Darci

    www.bangbangitaliana.blogspot.com

    ResponderExcluir