UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

3 de fevereiro de 2012

CINEWESTERNMANIA COMPLETA UM ANO DE EXISTÊNCIA


Hoje, dia 4 de fevereiro, dia em que o blog CINEWESTERNMANIA
completa seu primeiro aniversário, não haverá postagem
sobre faroestes mas sim uma matéria especial sobre
a própria criação e existência do blog



Acima Rubens Ewald Filho;
abaixo Luís Carlos Merten, do
jornal O Estado de S. Paulo;
junto com os dois críticos nas
fotos o editor deste blog
Dois fatores contribuíram para que nascesse o CINEWESTERNMANIA: uma dificuldade e uma facilidade, convergindo ambas para que o blog se tornasse realidade. A dificuldade era o fato de não haver na Internet um blog ou site (em Língua Portuguesa) que falasse de faroeste com mais profundidade. Mesmo em outros idiomas eles não são tantos assim, ao contrário dos blogs que falam de cinema de um modo mais completo. Bastante conhecidos são os blogs de Rubens Ewald Filho, Luís Carlos Merten, Isabella Boscov, Amir Labaki e outros nomes famosos da crítica cinematográfica brasileira. Mas esses blogs têm compromissos com a divulgação da atualidade do cinema e o western é um gênero que pode ser chamado de, no mínimo, fora de moda, o que faz com que muito raramente seja lembrado por esses jornalistas. A facilidade são as ferramentas que o computador pessoal somado aos programas disponíveis na Internet permitem, fazendo com que tenham proliferado tantos espaços na web falando de tudo quanto se possa imaginar. Eu que aos 25 anos vi pela TV o 'primeiro homem maravilhosamente pisar na Lua', jamais poderia imaginar que veria esse avanço tecnológico chamado web, mas já que ele está aí, vamos fazer uso dele. Criei um blog pela primeira vez para o colégio em que ainda trabalhava e com o pouco know-how e o muito tempo disponível para isso, não foi difícil criar o CINEWESTERNMANIA, ainda que penando muito para conseguir pequenos avanços que tornassem o blog menos pobre visualmente.

Logo descobri que havia outros blogs em Língua Portuguesa, blogs criados por apaixonados por cinema. Entre eles o blog Histórias de Cinema, do Mestre de todos nós A.C. Gomes de Mattos. Em seguida descobri O Falcão Maltês, maravilhoso espaço editado com talento e arte por Antônio Nahud Jr. Não demorou muito para saber que havia um blog espetacular dedicado ao western Made-in-Italy, o Bang-Bang à Italiana, editado por Edelzio Sanches. E não poderia deixar de descobrir o blog Filmes Antigos Club, editado por Paulo Néry, outro espaço onde o fã de cinema encontra material precioso dedicado aos nostálgicos, ricamente ilustrado e onde cada postagem é uma verdadeira aula sobre cinema, mas dessas aulas que poucos mestres de renomadas universidades seriam capazes de ministrar. O blog SarrabulhadaCult vez por outra fala de cinema com grande propriedade, o que é típico de Vinicius LeMarc. E a lista de excelentes blogs é extensa, todos merecedores de visitas mais atentas. Mesmo considerando imprescindíveis para os cinéfilos os blogs aqui citados e esses blogs completando-se entre si, nenhum deles é dedicado unicamente ao gênero western de Ford, Peckinpah, Whitney, Mann, Walsh, Hawks, Sturges, Daves e outros. E essa era fundamentalmente a proposta do CINEWESTERNMANIA.



Confesso que de início não havia um formato definido para o CINEWESTERNMANIA, o que foi acontecendo gradativamente com a experiência adquirida, aprendendo com Gomes de Mattos, Edelzio Sanches, Paulo Néry e especialmente com o 'Sam Spade' Nahud Jr. De meras postagens com curiosidades gerais sobre faroestes o CINEWESTERNMANIA passou a editar biografias, a contar histórias de bastidores, a elaborar cinetestes e atrevidamente fazer análises mais críticas de faroestes. Foram criadas duas enquetes, a dos Melhores Westerns e a dos Grandes Bandidos, além de uma sessão chamada Top-Ten Westerns que publica listas pessoais de pessoas que sobejamente entendem de faroeste.

Artistas lembrados por este
blog: Warren Oates, Henry
Brandon, Barrie Chase,
Joan Hackett, Roy Bracroft
Elisha Cook Jr.
Desde o início havia a intenção de privilegiar os artistas menos conhecidos, os queridos e esquecidos coadjuvantes, assim como lembrar de faroestes que nunca estarão nas listas dos melhores de todos os tempos nem mesmo dos mais excêntricos críticos franceses. E assim o CINEWESTERNMANIA foi lembrando, entre outros de Mickey Simpson, Elisha Cook Jr., Alfonso Bedoya, John McIntire, Andy Devine, Neville Brand, Anthony Caruso, Burl Ives, Eddie Dean, Harry Brandon, Hank Worden, Paul Fix, Iron Eyes Cody, Jack Elam, John Agar, John McIntire, Dan Duryea, Lee J. Cobb, Morris Ankrum, Stan Jones, Tom Steele, Rodolfo Acosta, ou seja, atores cujos nomes só aparecem nos créditos dos filmes. Mesmo as atrizes lembradas pelo CINEWESTERNMANIA estavam entre aquelas de quem pouco se sabia como Jeanette Nolan, Susan Cabot e Susan Ball, Barrie Chase e Joan Hackett. É evidente que 99,9% dos internautas não se interessam por nomes como esses, preferindo ler sobre ídolos consagrados ou sobre os famosíssimos mitos imortais do cinema. Portanto a proposta do CINEWESTERNMANIA não era com o chamado ‘grande público’ mas com aquele conhecedor mais profundo de faroestes. Mesmo assim, andando na contramão do que busca a maior parte dos cinéfilos- internautas, o CINEWESTERNMANIA passou a ser notado e cada vez mais seguido e como resultado disso não houve um único mês em que o CINEWESTERNMANIA não tenha conquistado mais e mais leitores, chegando à média de 593 acessos diários em janeiro de 2012, com o pico de 768 acessos no dia 30 de janeiro último.

Abaixo a evolução do CINEWESTERNMANIA nestes primeiros doze meses de vida:


De todos aqueles que têm o hábito de acessar este blog, há um muito especial, Jurandir Bernardes de Lima. Esse simpático baiano que se aceita como westernmaníaco foi o primeiríssimo a me enviar e-mails falando do blog e queixando-se da dificuldade de postar comentários, o que somente conseguiu fazer quatro dias depois que o blog foi ao ar. Seguidor fiel, Jurandir não passava dia sem abrir o CINEWESTERNMANIA e durante meses foi o único a postar comentários sobre as postagens. Algumas vezes Jurandir ligou para São Paulo para alongar comentários ou desfazer dúvidas, sempre incentivando o blog. Para que se tenha uma idéia mais exata do carinho de Jurandir com o CINEWESTERNMANIA, basta dizer que dos 1.044 comentários feitos no blog 253 são respostas do editor e nada menos que 313 são comentários feitos pelo Jurandir, o que equivale a 30% do total de comentários. E os comentários do Jurandir são comentários mesmo, não apenas os clássicos "belo post", "excelente post", "parabéns pelo post". Minha eterna gratidão ao amigo seguidor lá da Boa Terra. Além do baiano Jurandir há muitos outros a quem muito devo pela divulgação do blog e aos quais agradeço. E há outros onze, lembrados no quadro lá de cima que, juntamente com Jurandir, completam a Dúzia de Ouro dos amigos deste blog.  São eles:

Jurandir Bernardes de Lima, lá de Salvador, Bahia, tornou-se seguidor de primeiríssima hora do  CINEWESTERNMANIA e nunca mais deixou de prestigiar este blog. Campeoníssimo do número de comentários, quase sempre longos e expressando exatamente aquilo que pensa, Jurandir muitas vezes discorda frontalmente das opiniões aqui publicadas e fundamenta seu ponto de vista com seu amplo conhecimento sobre cinema em geral. Humilde o bastante para dizer que está sempre aprendendo, Jurandir e apaixonado por faroestes. Seguidor Número Um.
Janete Palma é paulistana mas hoje reside no Paraná, onde seu marido Renato é professor de cinema numa universidade daquele Estado. Janete foi uma das principais entusiastas dos cinéfilos que criaram o “Cinema Paradiso”, grupo que há quase duas décadas se reúne em São Paulo para assistir e discutir filmes. Janete é a editora do boletim “Cinema Paradiso” e grande amiga do CINEWESTERNMANIA, blog que descobriu ao acaso e passou a divulgar entusiasticamente a todos seus amigos do seleto grupo de apaixonados por cinema.
Ivan Peixoto, gaúcho de Porto Alegre, que chegou ao CINEWESTERNMANIA quase que por acaso quando o blog falou de “Shame”, episódio da série Batman, uma de suas paixões. Ivan é daqueles que dão importância menor aos grandes astros e estrelas mas demonstra enorme respeito e carinho ainda maior pelos queridos coadjuvantes. E parece que Ivan os conhece a todos e, mais que isso, possui farto material sobre cada um deles. Já ia esquecendo: Ivan é fã de faroestes e do bom cinema, fazendo aquela linha do crítico mordaz e irreverente.
Édson Paiva é mineiro mas adotou o Rio de Janeiro para morar. Lá ele é Professor de História por profissão e apaixonado por faroestes. Édson é catedrático em Tex Willer, a história em quadrinhos made-in-Italy, fenômeno criado por Bonelli e Galeppini que já completou 60 anos de idade. Mas a importância de Édson Paiva para o CINEWESTERNMANIA advém de seus preciosos e abalizados comentários próprios de quem sempre amou o cinema mas com um apego maior ainda pelo gênero western.
Antonio Nahud Júnior é baiano de nascimento mas é de lá do Rio Grande do Norte que edita O Falcão Maltês, seu admirável e apaixonante blog. Mais que um simples blog O Falcão Maltês dá, a cada postagem, uma aula de cultura e sensibilidade cinematográfica. Sabemos que Nahud Jr., que carinhosamente chamamos de Sam Spade, viveu pelas Europas e apenas isso pode explicar as maravilhosas e inéditas fotografias que publica no O Falcão Maltês. Entrar nesse blog e extasiar-se com o mundo maravilhoso que é o cinema.
Paulo Néry é uma dessas pessoas que a muito custo acredita-se que existam. E ele realmente existe e reside ali perto dos Arcos da Lapa, no centro da Cidade Maravilhosa. E de lá Paulo Néry edita seu blog Filmes Antigos Club, que a cada três ou quatro dias nos faz mais e mais conhecedores de cinema com as ricamente ilustradas aulas de Paulo Néry. Não por acaso Professor de História, o ainda jovem Paulo Néry parece saber tudo sobre o melhor cinema, aquele da Época de Ouro. E para nossa alegria, Paulo é também apaixonado por faroestes.
Edelzio Sanches, assim como os personagens dos westerns filmados lá em Almería, Edelzio é pessoa das mais interessantes. Editor do belíssimo blog Bang Bang à Italiana, talvez seja o mais apaixonado e maior expert dessa vertente do faroeste. O Bang Bang à Italiana brinda os seguidores com excelentes artigos, música e entrevistas muitas vezes exclusivas. Menos nos finais de semana quando Edélzio deixa o computador e leva seu teclado para os restaurantes de Atibaia, Bragança Paulista e cidades vizinhas para cantar músicas, muitas delas, claro, canzoni d’Itália...
Vinicius LeMarc é o editor do blog SarrabulhadaCult, blog um tanto diferente dos aqui citados. A diferença é que o blog de Le Marc é bastante diversificado em seu conteúdo, falando por vezes também de cinema. Eu diria que esse blog é um necessário sopro de erudição que nos chega misteriosamente sem sabermos exatamente de qual parte do Brasil. Mas isso não importa. O que importa é a inteligência e elegância daquele espaço que sem afetação fala da cultura erudita e da popular. E LeMarc ama também o faroeste, o que faz dele uma pessoa ainda mais querida e simpática.
José Simões Filho era um nome conhecido de todos que faziam parte da confraria dos amigos do western de São Paulo, o CAW. Mas pessoalmente ninguém conhecia o Prof. José Simões, morador de Guaçuí, ES, pois o que ele fazia era, quase anonimamente, importar livros sobre cinema, especialmente aqueles sobre westerns B e seriados e distribuí-los aos ávidos cowboys paulistanos. Ao descobrir o CINEWESTERNMANIA o Prof. Simões nos permitiu conhecê-lo melhor e admirá-lo ainda mais pelo amor ao cinema e por seu precioso incentivo a este blog do qual é grande divulgador.
Laudney Mioli, nascido na pequena Adolfo, cidade do interior de São Paulo, vive hoje em Indaiatuba. E é daquela cidade próxima da capital paulista que, num momento de vital importância para o CINEWESTERNMANIA, Laudney se tornou seguidor e divulgador deste blog. Com seu jeito tranquilo e discreto, o Lau Shane, como ele gosta de ser chamado, se empolga de verdade quando o assunto é sobre “Os Brutos Também Amam”, ocasião em que demonstra o quanto admira esse western do qual fala sempre com emoção.
Mauro O’Hara é outro grande amigo que desde o primeiro momento prestigiou o CINEWESTERNMANIA. Vale até contar uma pequena história: Mauro se entusiasmou tanto com o blog que passou a imprimir cada uma das postagens. Depois de uns dois meses eu disse a ele: “Maurinho, o blog vai longe e a tinta anda muito cara...” Maurinho O’Hara possui uma invejável DVDteca, já por volta dos três mil títulos sendo mais da metade deles faroestes, confirmando o amor desse cowboy paulistano pelo gênero cinematográfico que imortalizou John Wayne.
Jorge Cavalcanti Araújo, pernambucano de Brejão radicado em São Paulo há muitas décadas é pessoa de suma importância entre os mocinhos que surgiram na capital paulista na lendária confraria dos amigos do oeste em 1977. Não apenas mais um mocinho, mas O Mocinho, Jorge é elegante, habilidoso com seu Colt 45 e canta maravilhosamente as canções do Velho Oeste, duas delas de sua própria autoria. Artista plástico, Jorge inventou as montagens fotográficas antes que se ouvisse falar em Photoshop. Tenho orgulho em lembrar que Jorge foi um dos meus mestres com quem muito aprendi sobre westerns e seriados.

Curiosamente o número de seguidores do blog não condiz com a média diária de acessos que o blog alcançou pois até hoje apenas 48 pessoas estão relacionadas como seguidores do CINEWESTERNMANIA. Essa estranha contradição só pode ser explicada pelo fato de muitos acessarem o blog costumeiramente mas por razões diversas não se identificarem como seguidores. Isso porém não impede que eu me sinta recompensado pela criação do blog e pela certeza de levar a um tipo muito especial de cinéfilo um pouquinho do universo maravilhoso e nostálgico do faroeste.

Reprodução do primeiro post de CINEWESTERNMANIA (4/2/2011)

28 comentários:

  1. Muito bonita a história do blog e seu merecido sucesso.

    Não conhecia a participação solidária e solitária do Jurandir. Merecida homenagem ao amigo baiano.

    Parabéns ao Darci por oferecer este "Monument Valley" de informações aos apaixonados pelo faroeste e do bom cinema.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ivan. Você cada vez mais se revela um frasista inspirado.Monument Valley de informações é para guardar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Darci, outra imagem que me veio foi da labiríntica biblioteca de Borges. Finalmente descobri o post do
      bigodinho do William Holden e no mesmo dia sou informado que este foi... o primeiro do blog!

      Um dia terei lido todos?

      Trocando algumas palavras, que Ele me perdoe, o texto do argentino descreve como me sinto, eternamente enquanto eu dure, lendo e aprendendo com tudo que já foi publicado:

      "Quando se proclamou que Cinewesternmania abarcava todos os faroestes, a primeira impressão foi de extravagante felicidade.
      Todos os seguidores sentiram-se proprietários de um tesouro.
      (...)
      Cinewestermania é ilimitado e periódico. Se um eterno leitor do blog o atravesse em qualquer direção, comprovaria ao fim de dois séculos que os mesmos artigos se repetem na mesma desordem (que, reiterada, seria uma ordem: a Ordem).
      Minha solidão alegra-se com esta elegante esperança."

      Excluir
  3. Oi, Luiz
    Como você disse, foi por acaso que encontrei o blog Cinewesternmania, mas não é por acaso que participo dele. É com carinho que tenho o blog como um dos meus preferidos. É nele que me recordo dos muitos filmes de faroestes que assisti ao lado do meu pai, já falecido, e que adorava o gênero. Aprendi com ele, prestigiar este gênero e, agora com o teu blog, posso me recordar dos filmes, dos atores, dos diretores, e várias vezes fui atrás de cópias para poder rever.
    Desejo parabéns ao blog, parabéns a você pela dedicação e vida longa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Darci,

    Meus efusivos parabéns ao querido CINEWESTERNMANIA!

    Quando descobri, há alguns meses, o cinewesternmania fiquei encantado com o blog. Havia encontrado mais um grande trabalho que resgatava e divulgava o nosso querido gênero. Explico-me: quando criei o Sarrabulhada Cult, eu considerei seriamente a possibilidade de dedicá-lo apenas ao cinema western, mas, como também achava interessante um espaço para discutir outros temas, fiquei na dúvida se criava mais de um espaço, um para cada coisa. Logo vi que, com o pouco tempo que teria para me dedicar a ele, a melhor opção talvez fosse criar apenas um; mas essa decisão eu tomei mesmo, observando o seguinte (esse pode ser um pensamento torto, mas vou confessar pela primeira vez a alguém): muitas vezes ouvi gente fazendo pouco caso do western, às vezes até sugerindo ser o gênero "coisa de ignorantes". Coisa de gente que pensa que sabe, mas tem muito oceano pra nadar (mas se o sujeito não sabe, não se pode exigir muito dele). Tomei então a resolução de sacrificar o desejo de um blog exclusivo de western, para criar um espaço mais eclético, tomando um tipo específico de defesa do western. Pensei em fazer de um modo que dificilmente alguém iria fazer. Seria a minha contribuição.

    O inseri num contexto maior, capaz de dar pistas de que não são exatamente ignorantes que gostam do gênero. Busquei, assim, mostrar que amo o western por opção, não por falta de escolha. É um tipo de defesa um pouco estranha, mas foi isso mesmo que pensei. Assim, tenho que dividir o espaço do Sarrabulhada Cult entre tantas outras coisas, mas mesmo assim, acabei gostando e acho que dá pro gasto.

    Portanto, quando encontrei o Cinewestermania, fiquei exultante, pois era o grande blog que eu achava que deveria existir sobre o western, especialmente o americano, e ele vinha juntar-se ao trabalho de outros grandes blogs, como o Bang bang a italiana no Brasil, O Eurowestern no Brasil, Por um punhado de euros... que eu já conhecia e dedicavam-se ao western europeu. Meu coração se acalmou, porque a discussão de western estava totalmente amparada, em bonísssimas mãos, muito melhores ainda do que se estivesse nas minhas (tenho consciência de que não sou um grande conhecedor de cinema ou de western, pelo menos não como você e vários outros amigos que você citou; mas não posso medir minha paixão por ambos. Em tudo que faço lá, sempre lembro do western, e que devo me dedicar mais a ele).

    Mesmo sem muito conhecimento, decidi me arriscar em fazer análises dos filmes e, curiosamente, com um raciocínio semelhante ao seu, sacrifiquei o desejo de falar das grandes obras e realizações, para falar mais dos esquecidos, porque queria contribuir para a ampliação do "banco de dados" sobre o gênero na internet. Espero que ninguém tenha achado que eu só "dou valor ao que não presta". É o sacerdócio, e faço isso com muito prazer.

    Isso tá um jornal... mas, enfim, isso explica um pouco porque o SC é do jeito que é.

    Pra concluir, o cinewestermania foi um maravilhoso achado. Embora você fale que ele não seja tão bonito visualmente, eu lhe diria que ele é muito bonito sim, porque tem um conteúdo simplesmente espetacular, sem falar no editor, que é uma pessoa de uma grandeza também fantástica e admirável. Um exemplo de pessoa. Tenho notado isso especialmente nos e-mails trocados.

    O CINEWESTERMANIA viabilizou-me estudar e aprender sobre o western, e ainda me possibilitou conhecer o Darci. Isso foi ganhar em dobro.

    Gostaria de parabenizar você, o Cinewestermania e essa postagem, em que você fala de tanta gente boa, e agradecer por eu ter sido lembrado, junto com o Sarrabulhada Cult, e espero ter feito, e continuar fazendo por merecer tão alta distinção. Não acho mesmo que merecesse tanto, e o simples poder acompanhar o cinewestermania já é um prêmio mais que suficiente.

    Um forte abraço, Darci, com a certeza de que o Cinewestermania terá vida longa, muitos aniversários, e nos ensinará muito ainda.

    Vinícius Lemarc

    ResponderExcluir
  5. Darci;

    Vou ser curto e direto, pois tenho escrito em demasia e não desejo cansar nossos colaboradores.
    Veja; estive com o MANIA, estou com o MANIA e vou estar sempre com este blog, que me dá prazer, me traz conhecimentos e me alegra o espirito a cada vez que o abro.

    Parabens para ti, vamos em frente e gratissimo por me ter como expressas que me tens.

    E, com muita sinceridade, aperto aqui a mão de todos estes que citaste como fieis seguidores, sem também deixar de abraçar, com intenso carinho, todos aqueles que deixam seus comentários aqui, ou simplesmente nos visitam e esquecem ou deixam de se anunciar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nobre Darci

    Eu pensava que o blog fosse um pouco mais velho, rsrsrs...

    Brincadeiras à parte, meu amigo, fico sensibilizado com o histórico da ereção de tão prestigiado espaço, que em um ano apenas, já se firmou como um dos mais visitados e admirados pelos internautas amantes da Sétima Arte, principalmente, aos amantes dos Westerns como eu, e como os demais 11 amigos, que sem dúvida mereceram seus devidos créditos, pois afinal, um blog não se faz apenas através do editor e de sua supervisão, mas principalmente por seguidores e participantes que estão a revitalizar cada vez mais através de seus comentários, proporcionando assim, vida dentro do espaço.

    E sem dúvida, o Cinewesternmania tem vida, e vida em abundância. Não somente através dos brilhantes artigos seus, Darci, o que motiva cada um de nós a palpitar nossos pontos de vista, mas é justamente por este corpo, este conjunto de mentes dos quais fazemos parte aqui, que agracia ainda mais este saloon que frequentamos. Se em um ano o blog já conquistou este séquito, pode ter certeza que teremos ainda mais e MAIS nos próximos anos.

    O WESTERN pode ser um gênero fora de moda para alguns, e para os desinformados. Entretanto, isto não é verdade. O WESTERN esta cada vez mais vivo do que nunca, mais forte, e mais atual como jamais teve, graças a este espaço, que acabei encontrando por um acaso do destino ao fazer uma pesquisa para um artigo meu em composição para meu blog. O WESTERN REVITALIZOU graças a todo este seu empreendimento, nobre Darci, e por isso, jamais perecerá.

    CINEWESTERNMANIA, além de espetacular, com informações precisamente didáticas e ricamente ilustradas, vi que também superava tudo que tinha visto anteriormente sobre qualquer banco de dados referentes aos westerns, e para falar a verdade, nem os sites americanos direcionados ao tema superam este nosso espaço nacional voltado para o cine-far-west. Quem quiser procurar informações sobre Tom Mix, Tim Mcoy, Buck Jones, Charles Starrett, Roy Rogers, e tanto outros mocinhos que fizeram os olhos a brilhar, basta apenas acessar este rico território que seguimos e comentamos com tanta admiração, empolgação, e alegria, que já é por si uma enciclopédia ricamente farta de detalhes e informações sobre os tempos áureos do gênero puramente americano, mas que encantou as plateias do mundo todo graças à magia desta arte que se chama CINEMA.

    Quero propor um brinde ao primeiro ano de vida deste território, em nosso saloon virtual, com cidra, whisky, choop, coca-cola, ou água...que cada um levante sua taça e brinda há um ano cheio de emoções, conquistas, e vitórias. Que a nostalgia e o saudosismo reine sempre em nossos corações através dos maravilhosos artigos de DARCI FONSECA, autoridade em westerns no Brasil, que merece nossas mais sinceras palmas. Vc é um verdadeiro professor Darci, e somos nós a aprender muito com vc, e ainda por muito tempo.

    HIP HIP HURRAH!!! HAIL CINEWESTERNMANIA!!!

    Meu abraço, nobre Darci. Obrigado por tudo e pela pessoa bacana que vc é!!!

    Paulo Néry.

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar, Darci... PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO!
    Vou apelar para uma frase clichê que todos os assíduos frequentadores do blog certamente desejarão de coração que aconteça: que este seja o primeiro de incontáveis aniversários.

    O Cinewesternmania, como outros amigos já disseram, é o melhor e mais completo blog sobre o tema que há na internet. Tínhamos antes alguns excelentes blogs mas que versavam apenas sobre o eurowestern. Até gosto do western "spaghetti". De certa forma temos de ser gratos ao italianos pois eles revigoraram um gênero que estava praticamente morto em meados dos anos 60.
    Mas nada se compara às obra-primas do bang-bang americano e não tínhamos um espaço para relembrá-los e aprender mais sobre eles.
    Com seu blog, Darci, nossa orfandade acabou. Aqui temos um sem fim de informações e, o que é mais importante, qualidade absoluta, belos textos e uma paixão que fica evidente a cada novo artigo.
    Você não é apenas um conhecedor profundo, um expert no tema. Você é também um apreciador não só dos grandes clássicos mas também dos pequenos e pouco conhecidos westerns "b". Tem carinho pelos grandes ídolos e também pelos atores e coadjuvantes que raramente brilharam com muita intensidade mas que ajudaram a contruir a história do gênero.
    Enfim, você é um apaixonado pelo western americano, Darci. E quando há paixão o que fazemos é sempre bom agradadando e encantando os que estão ao redor.

    Estamos e estaremos então aqui amigo, "ao seu redor", aguardando avidamente os novos tópicos e relendo os já publicados.
    Um abração! E obrigado!

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  8. Quem ganha com tudo isso?
    Somos nós, os apaixonados e divulgadores desta paixão.
    Um aprende com o outro, cada um respeitando o espaço do outro, fortalecendo cada vez mais essa corrente de amizade que começou a pouco tempo entre todos e parece que fazem dezenas de anos.
    Essa eu acho que é a verdadeira essencia destes blogs existirem.
    Sem a internet a que tanto somos gratos, nunca poderíamos expor nossos conhecimentos, nossas idéias, nossas opiniões e nosso acervo pessoal, tudo se perderia nas gavetas empoeiradas.
    Somente mesmo um fã que sente na veia o que escreve pode elaborar matérias e textos memoráveis como vemos aqui em nossos espaços, como você citou, cada um com sua peculiaridade.
    Me lembro na entrevista com Robert Woods "Pécos" que ele mencionou em uma de minhas perguntas que na Itália, naquela época se você não soubesse andar de cavalo, você não era cowboy, você não servia pra fazer o filme: lá não tinham dublês e o cara tinha que fazer tudo e que em um mundo como o de hoje em que se assiste um filme no cinema e não se sabe oque é real ou virtual. Não tem mais graça. A emoção está acabando.
    Isso também é um dos motivos do sucesso de nossos blogs. É uma válvula de escape é uma terapia voltar a lembrar os bons tempos.
    Agora não tem volta "Hight Noon" temos que levar a bandeira para todos que nos seguem e seguirão.
    Quanto ao fato dos poucos seguidores, elas são pessoas que tem conta blogger, os demais acessos são seguidores sim mas sem registro no blogger e são milhares.
    Agradeço de coração suas menções a mim referidas.
    Parabéns pelo primeiro ano e todos nós sabemos das dificuldades, mas pode contar que se depender dos "12 seguidores de ouro" venceremos todos os duelos.
    Sucesso ao Cinewesternmania.

    www.bangbangitaliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olha aqui, Peixoto;

    Por fim o nosso Darci abriu a garganta e terminou por citar o que eu já vinha observando de há longos dias; frasista é a palavra que se encaixa como uma luva.

    E Monumental Valley de informações é demais!

    Abraço, amigo. E segue, por favor, inspirado.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cara Janete;

    Quando li seu bem confeccionado comentário e a percebi dizer que foi seu amado pai quem a levava para ver os faroestes que ele amava e que fez de ti uma simpatizante do genero, quase até mais ferrenha que ele, me veio de chofre à lembrança que o mesmo ocorreu comigo.

    Só que, ao inves de meu pai, era um primo mais velho meu quem fez o exato papel de vosso amado pai.

    E daí em diante me vi catando faroestes para ver, guardando pedaços de jornais que falavam de tal, comprando e colecionando gibis, pedaços de filmes e, enfim, tornei-me um doente pelo bom bang bang.

    Vos passo que é um enorme prazer trocar estas duas palavras contigo e, novamente, te apertar a mão por estar, como eu, aprendendo mais a cada dia sobre este magnifico genero de cinema através deste blog que aprendi a amar.

    Olha? Se a amiga gosta de conversar sobre cinema (trocar idéias e saber de coisas que jamais imaginou existir, além do cinewesternmania, faça um contato com Ivan Peixoto, (ivan10km@yahoo.com.br). Verá um mundo delicioso se descortinar diante de ti.

    E se o Ivan estiver lendo este espaço, peço desculpas a ele por o estar indicando para alguém sem seu consentimento. Mas, como todos nós gostamos da mesma coisa...

    Abraço, Janete. E não deixe de fazer o sugerido
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bom amigo Nery;

    Exste uma coisa que me empolga ao ler seus comentários, principalmente quando fala do Cinewestermania; é o tom de sinceridade que você imprime em suas palavras e que, acho, nem mesmo você se apercebe disso.

    Percebo que tudo o que diz vem muito de fundo e que não tem receio em por no papel o que seu interior ordena.

    Além disso ser um dom magnifico,torna-se uma beleza ler algo que escreves, porque você não parede catar palavras e solta o que a alma lhe dita.

    Seu comentário acima está recheado do que eu ora falo. Releia-o com calma e atenção e verá o quanto de razão me sobra.

    A propósito, mesmo já tendo comentado e dito o que vou repetir, seu trabalho com o Jock Mahoney é um pormenor digno de todos os elogios.
    Um ator muito pouco comentado e que dissecaste variantes que todos amantes do faroeste adoraria conhecer. Valeu o trabalho e parabens.
    Fica com Deus e com o abraço deste amigo aqui.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Nobre amigo Jurandir.

      Não haveria razão de não ser sincero ao expressar o que vejo e sinto. Sei bem o que falo e me apercebo.

      O Darci, gentilmente, me chama de "mestre" ao caracterizar meus posts.

      Entretanto, digo eu que mestre é ele, A.C, Rubens Ewald, Paulo Perdigão, e outros mais que ao,longo da minha existência até aqui (estou com 42), contando é claro amigos como vc mesmo, Jurandir, com o qual temos o prazer de aprender e conhecer cada vez mais quando participam em comentar, dando sempre acréscimos precisos, e ainda realçando com observações lúcidas sobre cada um dos artigos publicados, seja aqui, ou no meu blog.

      Mas o que mais apreciamos, meu querido amigo, é sua humildade. Vc vem a aprender com ela e vem a ensinar com ela, e é isso que mais encanta, pois quem ler seus comentários, certamente não há como não se sentir bem e se aprofundar em seu saber e em sua experiência de vida, pois vc viveu este tempo de nostalgia e curtiu o bastante para, hoje, dividir conosco através de suas sublimes opiniões.

      Falando de Jock, agradeço a vc por me informar o título aqui nosso dado ao filme "Away All Boats", que se chamou BARCOS AO MAR. Fiz este agradecimento lá ao fim do artigo, junto com os agradecimentos dirigidos a outro recente amigo, O IVAN PEIXOTO, que me cedeu grande parte das imagens sobre este espetacular ator que foi Jock Mahoney.

      Forte abraço amigo, e continue sempre com seu gênio espontâneo de ser.

      Paulo Néry

      Excluir
  12. Paiva;

    Peço aqui desculpas ao Darci por me intrometer tanto no seu blog, me direcionando para comentaristas diversos. Mas apenas faço isso porque acho válido a troca de contatos, de informações e, mais que isso, formar uma amizade nova.

    Conforme falaste, o Darci é um apaixonado pelo faroeste americano sim. E com seus textos ele nos arrasta, tal qual peixes numa rede a, possivelmente, nos tornarmos mais maniacos que ele por este genero sensacional.

    Olha, amigo Paiva; existe coisa melhor que você passar a ter sabedoria do que se passou nos bastidores, nas filmagens e pre filmagens de filmes como; Duelo ao Sol, Da Terra Nascem os Homens, Matar ou Morrer, Vera Cruz, No Tempo das Diligencias, A Arvore dos Enforcados e por ai em diante?

    Quero que me responda se existe melhor deleite que o conhecimento de fatos pitorescos como os que o Darci esplana no MANIA.

    Pois é. De um modo geral, passamos de amantes do genero a maniacos pelo genero.
    Foi um prazer falar contigo e estou aqui para quando desejes trocar uma idéias ou tirar uma duvida.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! O seu blog é em disparado o melhor sobre filmes western! Eu indiquei seu blog para receber o selo LIEBSTER (post que será publicado amanhã). Este selo é para os blogs que possuem menos de 200 seguidores. Eu o ganhei de Danielle Carvalho, Gilberto Carlos e Marcelo Bonavides e então resolvi presentear o seu maravilhoso espaço web. Eles me pediram para que indicasse cinco outros blogs para receber o mesmo selo. Abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela lembrança, M. A presença feminina no gênero western é importante.

      Excluir
  14. Jurandir, eu diria que ler e se informar sobre bastidores, vida dos artistas, detalhes da produção de um filme, etc, é quase tão bom quanto assistir ao dito cujo.
    Concordo com você integralmente quanto ao prazer que tal conhecimento nos proporciona.

    Os textos do Darci são saborosos e nos fazem querer ver ou rever o filme imediatamente após a leitura. Aliás foi o que fiz ontem, depois de ler os textos sobre "Gatilho Relâmpago", o quase esquecido western com Glenn Ford e Broderick Crawford.

    Jurandir, vale ressaltar que seus comentários são valiosos e também fonte de conhecimento sobre a época de ouro dos bang-bangs. Continue a nos brindar com eles, meu caro.

    Um forte abraço,
    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  15. Ivan, Janete, LeMarc, Jurandir, Édson, Paulo, Edelzio e todos os demais. Como já disse, a dívida de gratidão deste blog com vocês é muito grande. Ainda bem que é grande e sou um feliz inadimplente. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Um Feliz Aniversário para o Cinewestermania e um especial e Sincero maus Parabéns, e tudo bom, ok!

    ResponderExcluir
  17. Caríssimo amigo Darci, parabéns pelo niver. O seu blog é um dos meus favoritos, Além de ser fã incondicional do gênero western - minha coleção já ultrapassou a faixa de 200 títulos -, sou um admirador de blogs com conteúdo. As suas postagens sempre me surpreendem (como essa, por exemplo). Ontem, assistindo um documentário sobre Burt Lancaster, fiquei lembrando dos seus comentários sobre o ator. Só para vc sentir como o seu blog é importante para mim. Grato pelas palavras generosas. Gostei de fazer parte dessa lista ímpar. Só senti falta do chapéu... rs..
    Abraços e vamos em frente

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  18. Darci,

    sempre passo por aqui pois seu espaço é muito bom e merece todo o sucesso que tem.

    Grande abraço.

    Maxx.
    http://telecinebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maxx, obrigado. Gosto muito de cinema nacional e minha coleção tupiniquim já anda pelos 300 títulos. Vou visitar seu blog daqui a pouquinho. Um abraço.

      Excluir
  19. Parabéns pelo aniversário do blog, Darci! E que venham muitos outros anos cheios de cultura cinematográfica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lê. Obrigado pelo cumprimento bettyboopiano. Um abraço.

      Excluir
  20. Alguns amigos enviaram cumprimentos por e-mails que seguem abaixo. Obrigado a todos.


    Parece que foi ontem........" Um clichê que não pode deixar de ser dito neste dia !!!
    Passou rápido e o blog já se consolidou como um dos melhores no gênero.
    A vc Darci,novamente meus parabéns.Com sua competência partiu para outros "prados",
    conquistou um novo espaço,contatou novos cinéfilos,fez novos amigos e ocupa hoje uma
    invejável posição no segmento. Parabéns !! Eu vou continuar sendo um leitor diário e assíduo da sua revista eletrônica. Que tal reunir alguns bloguistas assíduos em algum lugar de SP para comemorar !!!!!!!
    Vamos em frente !!! Laudney Mioli (Indaiatuba)



    Caro Darci,
    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho e desejar muitos anos de vida ao cinewestermania.
    Obrigado por ter lembrado da gente, eu e o SC, e por sua amizade. Apesar de ser pela internet, já deu para perceber o quanto você é uma pessoa especial. Ah, vou ver se termino logo alguns posts western que estão só começados. Tenho deixado vocês carregando quase tudo nas costas. É que o tempo para isso é que tem sido meio complicado, principalmente nesse fevereiro. Falo isso, porque entendo que estamos juntos na missão. E iremos fazer o que temos de fazer.
    Grande abraço! - Vinícius Lemarc


    Darci, super parabéns!
    Grande site! - Evaldo



    Caro Darci
    Parabens pelo primeiro aniversário de sua vitoriosa criação.
    Abraço. - Helio



    Estive visitando o meu Top-10 e ficou muito louco na tela do blog.
    Valeu Darci. Vou divulgar pra galera.
    EDELZIO


    Boa tarde, Pequeno Xerife.
    Parabéns pelo primeiro, e desejo que sejam muitos, aniversário. Gostei muito do blog, embora nem sempre eu consiga acompanhá-lo. Também elogiável é a homenagem aos blogueiros de plantão.
    Um forte abraço e boa cavalgada cowboy!
    Celso Rocky Lane.

    ResponderExcluir
  21. Na minha demanda incessante pela net na procura de algo que me ligue ao meu género de cinema favorito, encontrei esta preciosidade da qual vou ser um atento e acérrimo leitor e divulgador. Gosto das curiosidades que aqui vão surgindo a propósito de um ou outro western, de um ou outro ator. Continuem com esse espírito westerniano que eu, pela minha parte, continuarei vosso seguidor. Parabéns a vocês... e a mim, por vos ter descoberto!
    João Alves dos Reis

    ResponderExcluir
  22. Olá, João Alves, seja bem-vindo e sente-se na primeira fila aqui do CINEWESTENMANIA. Darci

    ResponderExcluir