UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

1 de dezembro de 2011

CIDADE SINISTRA (The Carson City Kid) – ROY ROGERS PASSA DE BANDIDO A MOCINHO


Em “Cidade Sinistra” (The Carson City Kid) Roy Rogers vive um bandido, mas esta não foi a primeira vez em que Roy interpretou um bom fora-da-lei. Roy já havia dado trabalho ao mocinho Gene Autry em 1936 em “No Velho Rancho” (The Old Corral), quando travaram luta a socos vencida por Gene e quando Roy ainda atendia pelo nome artístico de Leonard Slye; em 1938 Roy Rogers interpretou Billy the Kid em “Billy the Kid Returns” sem nenhum comprometimento com a verdadeira história do famoso bandido. Em 1941 Roy teria a falsa identidade de Jesse James em “Jesse James at the Bay”. Nesse mesmo ano Roy interpretaria um ex-confederado que age como um fora-da-lei a la Robin Hood em “Robin Hood do Oeste” (Robin Hood of the Pecos). A garotada ficava um pouco surpresa a princípio ao ver Roy como homem mau, mas sabia que com o decorrer do filme ele se transformaria em mocinho, o que acontece em “Cidade Sinistra”.


ROY ROGERS, O FORA-DA-LEI - Neste western dirigido por Joseph Kane em 1940, Roy Rogers é um bandido que tenta encontrar o homem que matou seu irmão mais jovem. Roy é chamado de “O Rapaz de Carson City”. O assassino que Roy procura é Lee Jessup (Bob Steele), o dono de um saloon em Sonora. Roy consegue emprego no saloon de Jessup onde a estrela é Joby (Pauline Moore), que se enamora de Roy. O desonesto Jessup rouba o minerador Scott ‘Arizona’ Warren (Noah Beery Jr.) na mesa de pôquer para ficar com a propriedade da vítima. Porém Roy se torna amigo de Scott, assim como do atrapalhado xerife Gabby Whitaker (George Gabby Hayes). Ao final Roy desmascara Jessup, a quem alveja numa troca de tiros no saloon. A bala disparda por Jessup acerta de forma aparentemente mortal o xerife Whitaker, porém este é salvo milagrosamente por um recipiente de metal que traz dentro do casaco. Gabby Whitaker, mais vivo que nunca, encarcera o resto dos homens de Jessup. Nas fotos à direita, Roy Rogers e George Gabby Hayes (acima); Roy Rogers cavalgando Trigger ao lado do malfeitor Francis McDonald.

ELENCO ESPECIAL - Este é um dos melhores filmes da fase inicial de Roy Rogers, quando ele ainda não havia levado para o cinema sua identificação como o mocinho Roy Rogers, o que só passaria a acontecer a partir de 1941 com o faroeste “Red River Valley”. O elenco bastante bom destaca Bob Steele como o bandidão que conta com o ótimo Francis McDonald e Hal Taliaferro do seu lado. Gabby Hayes não atua como sidekick mas é sempre engraçado. Há espaço para muitos rostos conhecidos como Hank Bell (e seu bigodão), Jack Rockwell, Olin Francis e os inseparáveis irmãos Ralph e Roy Bucko. Yakima Canutt tem uma interessante participação como bartender desonesto auxiliando Bob Steele na mesa de pôquer. A mocinha é Pauline Moore. O quarto nome do elenco é o de Noah Beery Jr. que aos 27 anos já havia participado de filmes desde criança uma vez que seu pai era o grande vilão Noah Beery e seu tio o famoso ator Wallace Beery. A Republic Pictures bem que tentou, mas Noah Beery Jr. nunca chegou ao time dos grandes mocinhos, fazendo porém brilhante carreira no cinema e televisão, especialmente em faroestes. Nas fotos à direita, Bob Steele, um dos melhores mocinhos dos westerns "B" e a linda Pauline Moore.

INSPIRAÇÃO EM MARLENE DIETRICH - Desnecessário dizer que a ação é de primeira qualidade pois entre os stuntmen de “Cidade Sinistra” estão os nomes de Yakima Canutt, Cliff Lyons e Henry Wills. Roy Rogers canta apenas trechos de duas canções, deixando o espaço musical para Pauline Moore (dublada) se exibir no saloon com as canções “The Golddigger Song” e “You’re the One”. Certamente Joseph Kane deve ter assistido “Atire a Primeira Pedra” (Destry Rides Again) no ano anterior a esta produção e se inspirado em Marlene Dietrich para compor a personagem da acanhada Pauline Moore. Dirigido aos saudosos fãs do faroestes “B”, “Cidade Sinistra” agrada aos fãs do gênero e mais ainda os fãs do Rei dos Cowboys, Roy Rogers.

O jovial Roy Rogers em "Cidade Sinistra" com um cinto que lembra o
usado por Alan Ladd em "Shane"; na outra foto Roy com roupa de vilão
numa clássica pose com Trigger, o cavalo mais esperto do Oeste.

Um comentário:

  1. Saudações, Darci. Seu blog foi citado entre os 13 melhores de acordo com a avaliação do meu espaço para o site Dihitt, sobre cinema. Apareça lá. Bom fim de semana

    ResponderExcluir