UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de março de 2011

A DIFÍCIL VIDA DOS DUBLÊS


Atores costumam ficar com as glórias de um filme, além da fama e, é claro, dos melhores salários. E até porque o público vai ao cinema para vê-los e eles consomem a maior parte do orçamento de um filme, os atores são preservados dos perigos que rondam uma filmagem, especialmente se for um western. Nas cenas de maior perigo, nas lutas corpo-a-corpo e nas inevitáveis quedas de cavalos, raramente se vê o ator principal e sim a desconhecida figura do stuntman. Alguns deles tornaram-se mais conhecidos porque participaram de filmes também na condição de atores, caso de Yakima Canutt, Dave Sharpe, Jack Mahoney e a dupla “Bad Chuck” (Chuck Roberson) e “Good Chuck” (Chuck Hayward). Mas de modo geral um stuntman só vira notícia quando sofre um grave acidente, algumas vezes um acidente mortal.

Fred Kennedy, que foi dublê em muitos westerns
FRED KENNEDY - Um veterano dublê achamado Fred Kennedy participava das filmagens de “Marcha de Heróis” (The Horse Soldiers), fazendo figuração. Certo dia Fred procurou John Ford e disse-lhe que estava precisando de dinheiro, pedindo ao diretor para deixá-lo fazer uma queda de cavalo. Os stuntmen ganham por cada cena de perigo que executam. Uma queda de cavalo, por exemplo, tem um valor determinado. Quantas quedas o stuntman executar, mais ele ganha no fim do dia de filmagens. John Ford ainda disse para Fred Kennedy: “Você está um pouco gordo e me parece fora de forma física.” Mas Fred insistiu dizendo a John: “Pappy, o Natal está chegando e esse dinheirinho vai me ajudar muito...” Isso bastou para convencer Ford que deixou Kennedy dublar William Holden numa queda de cavalo bastante simples. Antes Ford avisou a Fred Kennedy que, após a queda, ele somente se levantasse depois de ouvi-lo gritar “cut”. Kennedy caiu exatamente na marca determinada. Ford percebeu algo errado na queda de Kennedy mas deu sequência à cena, com a câmara filmando e a atriz Constance Towers deveria se aproximar de Kennedy, como se este fosse Bill Holden, atirando-se sobre ele. Constance fez isso e repentinamente deu um grito desesperado e ficou congelada ao perceber que Fred Kennedy havia quebrado o pescoço e estava morto. John Ford jamais se perdoou pela morte de Kennedy pois entendeu que foi o culpado ao permitir que ele fizesse aquela dublagem. O diretor entrou em forte depressão e daí para frente praticamente desinteressou-se pelo filme, dirigindo-o quase mecanicamente. Ainda assim “Marcha de Heróis” é um belíssimo western sobre a Guerra Civil. Fred Kennedy tinha 48 anos quando de seu trágico falecimento.


Bob Morgan e Yvonne De Carlo
BOB MORGAN - Havia um dublê que era bastante conhecido entre os stuntmen, principalmente por ser casado com uma das mais bonitas e queridas estrelas de Hollywood, Yvonne De Carlo. Seu nome era Bob Morgan e estavam casados desde 1955 e tinham dois filhos. Em 1962 Bob Morgan era um dos 44 stunts contratados para as muitas cenas de perigo de “A Conquista do Oeste” (How the West Was Won), superprodução filmada em Cinerama. Uma das grandes sequências de ação desse western envolvia vários doublês que lutavam em um vagão de carga com o trem em movimento, em cima de toras empilhadas no vagão e amarradas por correntes. Uma dessas correntes quebrou-se e as toras despencaram, com uma delas rolando sobre o corpo de Bob Morgan, que caiu desfalecido, sofrendo diversas fraturas. Levado ao hospital o dublê teve uma perna amputada, encerrando sua carreira como stuntman. Yvonne e Bob permaneceram casado até 1968, quando se divorciaram. Por ocasião do acidente Morgan tinha 45 anos de idade.

2 comentários:

  1. Mais uma vez fiquei sentido de não ler nenhum comentário sobre o legendário ou lendário Yakima Canutt. Presente em quase todos os clássicos de western e conta a lenda que Wyler quando foi contratado para filmar BEN-HUR disse que não dirigiria a sequencia das quadrigas. Recomendou Andrew Marton e fez questão que Canutt fosse o supervisor de toda a sequencia que é o climax do filme. Darci, se você procurar vai ver que Canutt merece um artigo bem especial e com grande destaque pois nos westerns clássicos ele esteve sempre presente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tito - Você tem razão ao cobrar uma postagem sobre Yakima Canutt. É mais que merecida pois ele foi o Rei dos Stuntmen. - Darci Fonseca

    ResponderExcluir