UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

31 de março de 2011

QUADRILHAS DOS WESTERNS (I) - "VERA CRUZ"

"Vera Cuz" é um western espetacular em todos os aspectos. Mas um aspecto que chama a atenção é a quadrilha que se junta aos aventureiros Ben Trane (Gary Cooper) e Joe Erin (Burt Lancaster). Três dos bandidos dessa quadrilha iriam se tornar um trio de atores muitíssimo famoso e querido no cinema: Jack Elam, Ernest Borgnine e Charles Bronson, vistos juntos no clássico e influente filme de Robert Aldrich. E no elenco de "Vera Cruz" há ainda outros notórios outlaws do cinema como Jack Lambert, Charles Horvath, Morris Ankrum e porque não, George MacReady, Henry Brandon e Cesar Romero (o Charada, inimigo do Batman). Uma pergunta difícil de ser respondida é: Quantas vezes Elam, Borgnine e Bronson morreram sob as balas dos mocinhos dos filmes...

Um comentário:

  1. Uma boa pergunta do nosso redator. Mas, com precisão, poderei responder; o que garanto é que Jack Elan morreu dezenas de vezes mais que Borgnine e Bronson, que terminaram por fazer muito mais papeis do lado da lei (Homens das terras bravas, Ao despertar da paixão (Borgnine) e Bronson, apesar de morrer e ser um fora da lei, foi heroi em Sete nomens e um destino e Chino ), apenas como poucos exemplos. Mas, para o grande Elan (quem não viu procure ver Latego, o Pistoleiro e verão porque o chamo de grande) não vai ter lugar aqui, nem que eu faça mais de um outro bloco comentários para caber os filmes em que o bendito morreu. Um excelente ator, nosso vesgo Jack Elan,
    Já o MacReady e o Cesar Romero, afora poucas excessões, trilharam muito para o lado da lei, apesar de Romero, com aquele ar muito cinico e homem muito versátil, o utilizaram muito em papéis de vilões de classe, vilões pomposos. Outros dois fabulosos atores.
    Um ligeiro lembrete sobre Lancaster; que bom cinéfilo não se lembra de O Pirata Sangrento, com este fazendo todas aquelas peripécias ao lado de seu parceiro circense Nick Cravat? Até fez bambém com o mesmo, até antes de O Pirata Sangrento, O Gavião e a Flecha. Recordam-se?
    Pois bem; eu li, numa revista daquela mesma época, que o Lancaster fez todas aquelas piruetas e que ele já andava beirando os 50. E eu me admirei! De fato como eu tinha toda razão para me admirar, pois ele parecia ser um homem de seus 30, por aí. Então, fiquei mesmo entusiasmado com a noticia, e até meio de orelha em pé com tal informação. Achava muito, para um homem de 50 anos fazer tudo aquilo! Não havia Internet e nem muitas informações à disposição, como agora, e aquilo viveu me martelando a cabeça.
    E não é que era mesmo para eu estar de orelha em pé. Alguém se enganou e deu aquela informação erronea pois, sendo Lancaster de 1913, em 1952 ele tinha, exatamente, 39 anos.
    Era de se exigir demais de um homem de 50 anos fazer tudo aquilo. Como ocorreu com Gable em Os Desajustados, que com todo aquele esforço feito na excelente pelicula de Houston e veio a falecer logo em seguida ao termino das filmagens. Mas o Gable deveria ter seus 60, por aí, o que é muito diferente de se Lancaster estivesse com 49/50, conforma li. Afinal, dez anos são muitos anos depois que se faz 40!
    Portanto, amigos, nem tudo que lemos podemos qualificar como verdadeiro. Nós, por nossa própria indole de bons cinefilos e com nossa cabeça muito voltada para o que ocorre dentro do ramo, sempre suspeitamos quando temos uma notícia que nos aguça.
    Ainda bem que hoje temos mais condições de tirá-las a limpo de imediato. Existe, graças a Deus, a Internet.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir