UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

22 de julho de 2016

TOP-TEN WESTERNS DO CINÉFILO ITALIANO RINO DE TOMMASO


Fumetti: 'O Pequeno
Xerife' e 'Tex Willer'.
Primeiro foi a produção literária, em seguida o cinema, mais tarde as histórias em quadrinhos e posteriormente a televisão, os meios de informação e entretenimento que levaram ao público do mundo inteiro a mitologia do Velho Oeste norte-americano. Não poucos países, de alguma maneira, decidiram também reproduzir aquele universo maravilhoso de pioneiros, homens da lei, bandidos, índios e toda sorte de personagens que compuseram o que se convencionou chamar de ‘Western’. Brasil, México, França, Espanha, Alemanha e mais um sem número de países passaram a (re)produzir adaptações de histórias que falavam da luta do bem contra o mal vividas em pradarias, ranchos, fazendas, cidades típicas do Oeste norte-americano e até mesmo da sangrenta Guerra Civil ocorrida naquele país. Mais que qualquer outro povo, os italianos foram aqueles que se destacaram em recriar fórmulas do far-west, especialmente no cinema e nas HQs. Em filmes realizados por alguns talentosos diretores a Itália renovaria o gênero com o Western Spaghetti, influenciando inegavelmente oo faroestes produzidos em Hollywood. Nas histórias em quadrinhos notáveis artistas criariam personagens inesquecíveis de enorme sucesso inclusive no Brasil como o saudoso Kit Hodgkin (Il Piccolo Sceriffo) e Tex Willer protagonista dessa já eterna publicação editada ininterruptamente há quase 70 anos. Pois é da Itália que WESTERNCINEMANIA recebeu mais um Top-Ten Westerns, a lista do cinéfilo Rino De Tommaso.

Acima Steve Reeves; as torcidas da
'Vecchia Signora' e da Francavilla.
La Juve, peplum e westerns - Nascido na pequena cidade de Francavilla Fontana, situada ao Sul da Itália, Rino De Tommaso, como todo bambino, começou a gostar de westerns através do cinema e dos fumetti, como se chamam as HQs na terra dos Césares. Outra ‘passione’ do menino Rino era o Calcio, o nosso futebol, torcendo para La Juve, como é conhecida a squadra Juventus Football Club, da cidade de Turim. E a equipe de sua cidade, a aguerrida Francavilla caminha ano a ano ruma à Série A do Calcio. Rino começou a ir ao cinema no final dos anos 50, quando ainda eram exibidos semanalmente westerns norte-americanos, seus filmes favoritos ao lado dos ‘peplum’, filmes épicos com heróis igualmente mitológicos como Hércules, Maciste e outros. Antes mesmo de ter como ídolos maiores Gary Cooper, Alan Ladd, Robert Mitchum, Kirk Douglas e Clark Gable, o adolescente Rino não perdia um único filme de Steve Reeves, norte-americano ex-Mister Universo que se tornou ator. Passada a fase ‘sandália e espada’ Rino assistiu à chegada dos westerns ‘Made-in-Italy’ que, mesmo causando furor entre o grande público, não substituíram o gosto do moço de Francavilla Fontana. Rino não deixava de modo algum de assistir aos faroestes de John Wayne (seu maior ídolo) quando eles era exibidos no cinema de sua cidade.

John Wayne e Maureen o'Hara;
Alida Valli - Gene Tierney
 Marlene Dietrich - Hedy Lamarr.
Atrizes preferidas - Naqueles anos ainda ocorriam reprises das comédias de Stan Laurel e Oliver Hardy, Rino matava a saudade dessa dupla que o fez rir mais que qualquer outro cômico do cinema. Outro gênero de filmes que muito o atraía era o capa-e-espada, sendo que para ele “Scaramouche” foi o mais espetacular, ainda que tenha gostado bastante de “Os Três Mosqueteiros” com Gene Kelly e Lana Turner, ambos filmes de George Sidney. E por falar em atrizes, as preferidas de Rino são as maravilhosas Alida Valli, Gene Tierney, Hedy Lamarr e Marlene Dietrich. À frente delas apenas a ruiva Maureen O’Hara que acompanhou John Wayne em vários filmes. Entre os filmes inesquecíveis de Rino estão “A Tortura do Silêncio” (I Confess/Io Confesso), “Testemunha de Acusação” (Witness for Prosecution/Testimone d’Accusa), “Golpe de Mestre” (The Sting/La Stangata), “Três Dias do Condor” (Three Days of the Condor/I Tre Giorni del Condor). Uma comédia moderna que Rino considera perfeita e hilariante é “I Fratelli Blues”, exibida no Brasil como “Os Irmãos cara de Pau” (The Blues Brothers).

Os melhores westerns - Fã ardoroso de westerns, Rino confessa que teve alguma dificuldade em fazer uma lista de melhores com somente dez faroestes para o WESTERNCINEMANIA Decidiu então incluir ‘apenas’ cinco de John Wayne para sobrar espaço para outros cinco grandes westerns. Abaixo o Top-Ten Westerns de Rino De Tommaso:



* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *




* * * * *



2 comentários:

  1. Ciao, amanti del western!
    Eccellente Top-Ten questa quasi mio omonimo italiano. Metà della sua scelta sono anche tra i miei top 10, tra cui il 1 ° posto è anche il mio numero 1. Complimenti a Rino!
    Un abbraccio e SALVE la FRANCAVILLA!

    ResponderExcluir
  2. Top Ten fantástico! Só obras memoráveis! Parabéns pela escolha impecável!

    ResponderExcluir