UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

16 de agosto de 2015

TOP-TEN WESTERNS DE INÁCIO MAGALHÃES SENA, O CINÉFILO QUE CONQUISTOU GRAMADO


Entre os convidados do recém-findo 43.º Festival de Gramado, um dos principais destaques foi um senhor de 76 anos que não é e nem nunca foi astro do cinema ou da TV. Ele é um homem simples que tem a peculiaridade de gostar, além da conta, de assistir filmes, que devidamente anotados já ultrapassaram a marca dos 20 mil filmes. Seu nome é Inácio Magalhães Sena, cinéfilo que se tornou personagem conhecidíssimo no centro comercial de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde ele vive. ‘Seo’ Inácio pode ser encontrado três vezes por semana (2.as, 4.as e 6.as-feiras) no ‘Sétima Arte’, o mais famosos sebo da cidade, com belo acervo de filmes de arte, o que mais atrai o veterano cinéfilo. ‘Seo’ Inácio é uma espécie de consultor crítico pois, conhecido pelos frequentadores do sebo, é solicitado não só para tirar dúvidas sobre filmes (antigos ou novos), mas e principalmente para que indique quais devem ser assistidos. Esse fato e tudo que se comenta a respeito do já lendário ‘Seo’ Inácio levou o cineasta Helio Ronyvon a realizar o curta-metragem “Seo Inácio ou O Cinema Imaginário” sobre o cinéfilo, trabalho muito bem recebido no 43.º Festival de Gramado e que transformou ‘Seo’ Inácio em uma celebridade instantânea naquele importante evento.


300 km para ver um filme - ‘Seo’ Inácio iniciou sua vida de cinéfilo ainda menino, na cidadezinha de Ceará-Mirim, próxima de Natal, num tempo em que carregava latas de filmes para ganhar alguns trocados. Desde cedo o pequeno Inácio, que estudou apenas até o quarto ano do grupo escolar (como se dizia naquele tempo), adquiriu o hábito de anotar todos os filmes que assiste. As anotações são feitas em cadernos onde são registradas as fichas técnicas de cada película e ainda uma cotação dada por Inácio. Depois que se mudou para Natal, o rapaz passou a trabalhar nos Correios e mais tarde como arquivista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na capital potiguar Inácio assistia a todo tipo de filme mas com preferência para aqueles que o tempo se encarregou de tornar clássicos. Certos filmes considerados de arte não chegavam a Natal, o que fazia com que Inácio viajasse 300 quilômetros de ônibus até Recife para assisti-los. Aproveitando a viagem, Inácio assistia até três filmes por dia. Com o advento do VHS e mais tarde do DVD, tudo ficou mais fácil para ‘Seo’ Inácio, cujo acervo e cadernos de anotações só aumentaram.

As minuciosas agendas - Os caderninhos onde ‘Seo’ Inácio anotava os filmes assistidos foram trocados por agendas que lhe permitiram um maior controle e essa organização indica que já passou de 20 mil o total de filmes anotados, sem repetição de títulos vistos mais de uma vez. Nas fotos abaixo, numa agenda de 2011, vemos que ‘Seo’ Inácio anotou como número 16.463, o western “Eu Me Vingarei” (Gambler from Natchez), filme de 1954, dirigido por Henry Levin. Completando a ficha técnica, ‘Seo’ Inácio anotou os astros principais do filme que são Dale Robertson e Debra Paget, o que já seria suficiente para cinéfilos muito criteriosos, mas não para ‘Seo’ Inácio que ainda anotou os nomes dos coadjuvantes Woody Strode, Thomas Gomez, Kevin McCarthy e até dos menos conhecidos Lisa Daniels e Jay Novello. Coisa de cinéfilo de verdade...


Roubando a cena em Gramado - ‘Seo’ Inácio ama o cinema que divide com outra paixão, a literatura. Sua pequena casa a três quilômetros do centro de Natal, é literalmente repleta de livros, pilhas e mais pilhas às quais ele chama de ‘minhas muralhas da China’. E é em meio a esses livros que se encontra a rede em que ‘Seo’ Inácio dorme na companhia de Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Dostoievski, Balzac e outros autores imortais. Entre esses livros está também “Agora Lábios Meus Dizei e Anunciai”, de autoria do próprio Inácio Magalhães Sena. Claro que livros e DVDs se misturam e Federico Fellini e Michelangelo Antonioni estão entre as centenas de filmes do acervo de ‘Seo’ Inácio. O cineasta Helio Ronyvon decidiu que era hora de mais pessoas, especialmente de outros Estados brasileiros, conhecerem o cinéfilo de Natal e então filmou o curta-metragem que foi exibido no dia 12 de agosto último em Gramado. A aprazível cidade gaúcha recebeu Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Juliana Paes, Marília Pera, Daniel Filho, Mariana Ximenes, Murilo Salles, Bete Mendes, Vladimir Brichta, Luís Carlos Barreto e Zelito Viana entre as muitas celebridades que participaram do festival. Porém ‘Seo’ Inácio ofuscou os famosos por ocasião da apresentação de “Seo Inácio ou O Cinema Imaginário”, arrebatando a plateia com sua simpatia, inteligência e conhecimento de cinema.


Top-Ten Westerns - Antes do embarque de ‘Seo’ Inácio para Gramado, o WESTERNCINEMANIA pediu a ele que listasse os faroestes que mais admira, entre as centenas que assistiu. ‘Seo’ Inácio lembrou que os primeiros filmes que assistiu, ainda criança, foram westerns, aqueles filmados em série pela Republic e por outros pequenos estúdios. O faroeste foi um gênero que sempre atraiu ‘Seo’ Inácio e seu Top-Ten Westerns nos chegou via Facebook, anotado de próprio punho com a mesma caligrafia que já anotou mais de 20 mil filmes. Eis a relação desse cinéfilo especialíssimo:

1.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford



* * * * *

2.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens



* * * * *

3.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann



* * * * *

4.º) Era Uma Vez no Oeste (C’Era Una Volta Il West), 1968 – Sergio Leone



* * * * *

5.º) Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo), 1966 – Sergio Leone



* * * * *

6.º) A Face Oculta (One-Eyed Jacks), 1960 – Marlon Brando



* * * * *

7.º) Johnny Guitar (Johnny Guitar), 1954 – Nicholas Ray



* * * * *

8.º) Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges



* * * * *

9.º) Sem Lei e Sem Alma (Gunfight at the OK Corral), 1957 – John Sturges



* * * * *

10.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 – Howard Hawks



2 comentários:

  1. Incrível essa publicação Darci! Quero conhecer agora o "seu" Inácio!! Merece todo nosso respeito! 20 mil filmes não é pra qualquer um em.... E esse Top Ten, repleto de clássicos, todos filmes de primeira linha. Só senti falta de Rastros de Ódio! :(
    Vou procurar assistir o documentário sobre essa figura!
    Valeu por nos trazer essa postagem tão especial Darci! Visitar o seu blog, é realmente um grande prazer!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ver uma reprise do memoria viva da tvu onde seo inacio revela ser um viajante.

    ResponderExcluir