UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

27 de agosto de 2015

QUADRILHAS DOS FAROESTES – OS PERVERSOS BANDIDOS DE “O HOMEM DO OESTE”


Anthony Mann gostava de roteiros com homens de caráter ambíguo pois para ele nenhum ser humano era perfeito. Em “O Homem do Oeste” (Man of the West) todos os personagens principais tem muitos pecados para contar, são os menos maus. E há o bando liderado por um velho degenerado, quadrilha cruel como poucas vezes se viu num western. Com “O Homem do Oeste” Anthony Mann levou ao extremo a selvageria e o redimido Gary Cooper é quem enfrenta essas feras humanas interpretadas por Lee J. Cobb, Jack Lord, John Dehner, Robert J. Wilke, Royal Dano e Jack Williams.

Lee J. Cobb (1911-1976) – Dick Tobin lidera seu bando não só por ser o mentor intelectual dos assaltos mas também por ser o mais sórdido. – Aos 28 anos, em 1939, Lee J. Cobb interpretou o pai de William Holden, de quem era apenas sete anos mais velho. Lee J. Cobb tinha uma enorme facilidade para se caracterizar como tipos mais velhos, sempre convincentemente. Foi também o pai de Yul Brynner em “Os Irmãos Karamazov”, que lhe valeu uma segunda indicação para o Oscar; a outra foi por “Sindicato de Ladrões”, em que sua luta a socos no cais contra Marlon Brando é antológica. No anos 50 Lee J. Cobb atuou em uma incrível sequência de grandes filmes, entre eles “Doze Homens e Uma Sentença”, em que é o mais odiado dos jurados. Nos anos 60 Lee J. Cobb interpretou o Juiz Henry Garth em 120 episódios da série “O Homem de Virgínia”, série que deixou devido a seu falecimento.

Jack Lord (1920-1998) – Coaley é sobrinho de Dick Tobin e herdou do tio a maldade à qual somou grande dose de inveja do primo Link Jones (Gary Cooper). Determinado a matar Link, Coaley é vencido numa luta e humilhado pelo primo. – Jack Lord foi companheiro de Marlon Brando e Paul Newman no ‘Actors Studio’ e iniciou sua carreira no cinema aos 30 anos. Sua participação em “O Homem do Oeste” havia sido a melhor oportunidade que tivera até então, tomando o Burt Lancaster de “Vera Cruz” como modelo para o personagem Coaley. Mesmo suas duas boas participações em “O Pequeno Rincão de Deus” e em “O Mensageiro da Morte” não fizeram de Jack Lord um astro e ele passou a se dedicar mais a participações em séries de TV que ao cinema. Em 1968 Lord foi escalado para interpretar o Detetive Steve Garrett da série “Haway 5-0” e o simpático ator se tornou, de imediato, uma celebridade. A série teve 12 temporadas, fazendo de Jack Lord um homem rico a ponto de abandonar a carreira ao final da série. O que ele passou a fazer então? Dedicou-se integralmente à pintura, sua verdadeira paixão. O pintor Jack Lord teve telas adquiridas por importantes museus do mundo inteiro.

John Dehner (1915-1992) – Claude é também sobrinho de Dick Tobin mas não participa do assalto ao trem, chegando ao esconderijo do bando posteriormente e logo mostrando-se desafeto do primo Link Jones (Gary Cooper), de quem desconfia da fidelidade. – Poucos atores de Hollywood possuíam tantos talentos quanto John Dehner que era dono de voz especial, tendo sido narrador e disk-jóquei de inúmeros programas de rádio, veículo em que também foi ator. Dehner foi também pianista profissional e como ator de cinema teve uma carreira que abrangeu quase 50 anos, na maioria das vezes interpretando homens maus. Isto apesar da boa aparência e elegância que possuía. Em quase 300 trabalhos como ator de cinema e TV, John Dehner disse que só foi beijado uma vez, num episódio da série “Bonanza”. Ele disse ‘beijado’ pois não pode corresponder ao beijo. Um dos primeiros filmes que John Dehner participou foi “Tarzan e o Terror do Deserto” (1943), estrelado por Johnny Weissmuller. Em “Nas Trilhas da Aventura” (The Hallelujah Trail), de 1965, com Burt Lancaster, John Dehner é o narrador.

Robert J. Wilke (1914-1989) – Ponch é o bandido mais menosprezado da quadrilha por ter dificuldade de raciocinar, apenas fazendo o que lhe mandam. – Filho de alemães, Robert J. Wilke (às vezes apenas Bob Wilke) foi um dos grandes vilões do cinema, especialmente do gênero western. Quando os EUA entraram na II Guerra Mundial, o jovem Robert se alistou para combater mas não foi aceito em razão de sua suspeita origem germânica. Wilke pode ser visto em seriados da Republic Pictures desde o final dos anos 30 e durante toda a década de 40. Faroestes B Robert J. Wilke fez às dúzias, quase sempre como um dos vilões presos ou mortos por Bill Elliott, Gene Autry, Roy Rogers, Allan Rocky Lane e outros. A grande oportunidade de Bob Wilke se tornar mais conhecido veio com “Matar ou Morrer” (High Noon), após o que obteve papéis melhores, um deles em “20 Mil Léguas Submarinas”, em que dá muito trabalho a Kirk Douglas. Wilke teve ainda excelente desempenho no melodrama “Palavras ao Vento” e foi marcante sua participação em “Sete Homens e Um Destino” (The Magnificent Seven), no duelo faca vs. revólver contra James Coburn. Passando a atuar predominantemente na TV, Robert J. Wilker deu adeus ao cinema de forma brilhante em “Cinzas do Paraíso” (1978).

Royal Dano (1922-1994) – Trout, o membro da quadrilha que é mudo, parece querer falar através de seu revólver, não pensando duas vezes para apertar o gatilho. – Uma das primeiras participações de Royal Dano em filmes foi em “A Glória de um Covarde” (The Red Badge of Courage), impressionando fortemente com sua atuação. Diretores e roteiristas perceberam que Dano era talhado para interpretar tipos neuróticos ou atormentados e foi assim que apareceu em muitos e muitos filmes. E nunca faltaram westerns em sua filmografia, como “Johnny Guitar”, “E o Sangue Semeou a Terra” ( Bend of the River) e “Região do Ódio” (The Fair Country), entre os principais. Nos anos 70 participou de “Josey Wales, o Fora-da-Lei” (Outlaw Josey Wales). Já no final de sua prolixa carreira com quase 200 participações no cinema e na TV, Royal Dano atuou em “Escola da Desordem” (1984) interpretando um professor que morre durante uma aula... e ninguém percebe. Royal Dano é o pai do ator Rick Dano.

Jack Williams (1921-2007) – Alcutt é o bandido que está no trem como passageiro e que sinaliza aos demais bandidos a ordem para o frustrado assalto em que é baleado pelo assistente de xerife (Chuck Roberson). Ferido, Alcutt tem abreviada sua agonia sendo executado friamente por Coaley (Jack Lord). – Mais que ator, Jack William era um dos mais requisitados dublês de Hollywood, tendo substituído em sequências perigosas atores famosos como John Wayne, Gary Cooper, Paul Newman, Lee Marvin, Kirk Douglas, Charlton Heston, Gregory Peck, Clint Eastwood e até mesmo Steve McQueen que não gostava de ser substituído pelos stuntmen. Os dublês arriscavam a vida mas ganhavam salário insignificante perto dos atores e isso os levava a fazer pequenas participações nos filmes, forma de aumentar o rendimento. A curta participação de Jack Williams em “O Homem do Oeste” é um exemplo disso. Entre os principais filmes em que Williams foi dublê e ator estão “Spartacus”, “O Álamo” (The Álamo), “O Homem que Matou o Facínora” (The Man Who Shot Liberty Valance) e “Meu Ódio Será Sua Herança” (The Wild Bunch).


Nenhum comentário:

Postar um comentário