UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

16 de maio de 2013

FAROESTE “OS COMANCHEIROS” É DESTAQUE NA ‘VIRADA CULTURAL PAULISTANA’



Neste próximo fim de semana, dias 18 e 19 de maio, ocorre a 9.ª Virada Cultural Paulistana, dias em que São Paulo se transforma na capital brasileira da cultura. Gal Costa, Daniela Mercury, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Raça Negra, Hyldon, Marcos Valle, Almir Guineto, Jorge Aragão, Sidney Magal, Luiz Caldas, Fafá de Belém, Lobão, Paulo Diniz e dezenas de outros artistas da música se exibem em palcos espalhados por toda a metrópole. A Orquestra Municipal de São Paulo se exibe também abrilhantando o evento. A Virada Cutural abre espaço para praticamente todas as manifestações artísticas como teatro, circo, poesia, literatura e cinema. Em meio a tanta gente famosa estarão presentes John Wayne e Lee Marvin e não se trata de nenhum fenômeno paranormal.


“Shane” no bairro da colina histórica - Faz parte da Virada Cultural Paulistana a Programação do Cineclube do Ipiranga, organizada por Archimedes Lombardi. Apaixonado por faroestes, Archimedes programou para o primeiro sábado do mês de maio (dia 4) nada menos que “Os Brutos Também Amam”, western que agradou em cheio, como não poderia deixar de ser, à plateia que frequenta a sala de cinema da Biblioteca Pública Roberto Santos. Jack Palance continuou na tela do Cineclube do Ipiranga pois no dia 11 foi a vez de “Átila, o Rei dos Hunos”. No último sábado do mês, dia 25 será a vez de o público lembrar do melhor de todos os agentes que usaram a identificação 007, ou seja, Sean Connery, com o filme “007 Contra Goldfinger”.

“Os Comancheiros” - Para o dia 18 de maio, exatamente o primeiro dia da 9.ª Virada Cultural Paulistana, Archimedes Lombardi fez questão de ter a presença de John Wayne, num de seus melhores e mais movimentados faroestes que foi “Os Comancheiros”. Hoje um verdadeiro clássico do gênero, “Os Comancheiros” tem no elenco o sempre impressionante Lee Marvin e ainda Stuart Whitman, lembrado por sua série de TV “Cimarron”. A programação do Cineclube do Ipiranga, de reconhecida qualidade, pelo agrado ao público e por seu conteúdo cultural está, há anos, inserida na programação da Secretaria da Cultura do Município e, consequentemente, dos eventos da Virada Cultural.

Archimedes apontando para Lee Marvin que aponta para Archimedes.

Sessão Nostalgia - Archimedes Lombardi é responsável também pela Sessão Nostalgia, que ocorre todas as quartas-feiras na mesma sala de cinema da Biblioteca Pública Roberto Santos. Para a Sessão Nostalgia Archimedes costuma programar filmes que nem mesmo a televisão aberta ou a TV paga exibem. Em maio o cinéfilo bonachão separou de seu acervo pessoal os filmes “O Pequeno Rouxinol”, com Joselito (dia 8); “Um Raio de Sol”, homenagem à recém falecida Deanna Durbin e ainda com Charles Laughton no elenco (dia 15); Archimedes nunca deixa de programar um faroestezinho, como se dizia no passado, e desta vez Wild Bill Eliott é quem estará presente estrelando “As Algemas da Lei” (dia 22). Para a última sessão do mês (dia 29), o público presente nas sessões anteriores terá a difícil missão de escolher o filme a ser programado. As opções são “O Belo Antonio” (com Marcello Mastroianni e Cláudia Cardinalle), “Uma Vida Difícil” (com Alberto Sordi) e “Umberto D”, de Vittorio De Sica.

WESTERNCINEMANIA se orgulha de ter o cinéfilo Archimedes Lombardi como amigo, ele que é fã de faroestes e nunca deixa de levar os grandes clássicos do gênero para o público frequentador da Biblioteca Pública Roberto Santos. Vale lembrar que as sessões ‘Cineclube’ e ‘Nostalgia’ são gratuitas e têm início sempre às 19 horas. A Biblioteca Pública Roberto Santos, cuja temática é o cinema, fica na Rua Cisplatina n.º 505.

Um comentário:

  1. Archimedes !! parabéns por continuar com as exibições de filmes clássicos nas salas do bairro do Ipiranga !!

    ResponderExcluir