UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

18 de janeiro de 2013

RUBENS EWALD FILHO ENTREVISTA BEN JOHNSON E HARRY CAREY JR.



Em 1995, durante o Festival de Cannes, foi prestada uma homenagem ao centenário de nascimento de John Ford. A direção do festival programou uma retrospectiva de diversos filmes do genial diretor e alguns atores que atuaram com Pappy foram convidados para o evento. Lá estava também Rubens Ewald Filho cobrindo o festival para o Canal HBO, no qual o crítico e produtor trabalhava então. Entre as entrevistas que Rubens fez, talvez a mais importante tenha sido com Harry Carey Jr. e Ben Johnson, dois atores que fizeram parte da Ford Stock Company. Ben Johnson viria a falecer no ano seguinte (1996) e Harry Carey Jr. faleceu no dia 27 de dezembro último, o que torna oportuno a apresentação dessa entrevista que acredito seja uma raridade e é uma das preciosidades que certamente somente o WESTERNCINEMANIA possua. Nessa conversa com Rubens Ewald Filho os veteranos atores falam de John Ford e dos grandes faroestes em que atuaram em suas carreiras. Vale à pena assistir.



O recém-falecido Harry Carey Jr. e Ben Johnson sendo
entrevistados por Rubens Ewald Filho em Cannes, em 1995.

7 comentários:

  1. Prezado Darci,

    Ótimo presente, logo pela manhã. Eu tinha gravado na época em VHS e perdi devido o mofo ter atacado partindo a fita.

    Tudo de bom,

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mário - Essa entrevista é dos tempos em que o sinal dos canais pagos ainda chegavam por antena... Começava-se a cabear a cidade de São Paulo. O Rubens Ewald fez muitas e excelentes entrevistas naquele tempo para a HBO. Possuo algumas delas, mas a grande maioria acabei apagando para gravar filmes (a fita VHS era bem carinha, lembra?). - Um abraço do Darci.

    ResponderExcluir
  3. Ótima entrevista, pena que materiais ricas como estas sejam poucas atualmente.

    Gostei de Johnson citando que Sam Peckinpah foi o cara que utilizou pela primeira vez a câmera lenta para filmar cenas de ação e tiroteios sangrentos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hugo - Só que a memória do Harry Carey Jr. falhou pois "Rajada de Balas" (Bonnie and Clyde), que ele cita foi filmado antes de "Meu Ódio Será Sua Herança" e não depois. Mas ninguém usou a câmara lenta tão admiravelmente como Peckinpah. - Um abraço - Darci.

    ResponderExcluir
  5. Que bela entrevista !! Para nós que gostamos do western e acompanhamos o gênero ao longo de tantos anos,adoramos a entrevista com Ben e Harry !! Um registro histórico !!
    "A última sessáo de cinema " citado por Ben é um dos meus 20
    filmes preferidos,Ben ganhou o Oscar !! Abraços !!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lau Shane. Histórica, também para nós, a entrevista que juntos fizemos com Rubens Ewald Filho na Biblioteca Muicipal 'Roberto Santos', entrevista possibilitada pelo amigo comum Archimedes Lombardi. - Abraços - Darci.

    ResponderExcluir