UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

5 de março de 2012

O BANG-BANG À ITALIANA E O ARRASADOR TOP-TEN DE EDELZIO SANCHES


Há exatamente um mês o CINEWESTERNMANIA publicou o Top-Ten Westerns do cinéfilo Edelzio Sanches, fã incondicional do chamado Euro-Western. Edelzio ama de tal forma esse gênero de filmes que criou o blog Bang-Bang à Italiana, espaço obrigatório para os admiradores daqueles faroestes que consagraram Giuliano Gemma, Terence Hill, George Hilton, Anthony Steffen, Fabio Testi e tantos outros atores. Edelzio Sanches é músico e costuma alegrar as noites de casas noturnas e restaurantes da Região Bragantina, em São Paulo, especialmente a cidade de Atibaia, onde reside. Despretensiosamente, como se estivesse cantando “Ó Mio Signore”, “In Ginocchio da Te” ou outra canção de seu repertório, Edelzio atendeu ao pedido de CINEWESTERNMANIA e enviou sua lista de dez westerns, cada um deles acompanhado de abalizados comentários.

FÓRUM DE DEBATES - Passados dois ou três dias da publicação ocorreu a constatação através dos gráficos do Blogger que a matéria referente ao Top-Ten de Edelzio era alvo de incomum número de acessos decorrentes de pessoas que queriam tomar conhecimento dessa lista. Outro fato que chamou bastante a atenção foram os muitos comentários feitos pelos leitores, número que hoje beira uma centena e fato também incomum a este ou a qualquer outro blog sobre cinema. E mais que isso, são comentários que não raro batem no tamanho limite do texto determinado pelo sistema do Blogger, isto devido ao intenso debate gerado pelo tema Western-Spaghetti X Western Norte-Americano. O modesto blog CINEWESTERNMANIA  se viu transformado num autêntico fórum sobre tão polêmico tema com material de sobra para se editar um ensaio sobre as duas vertentes do faroeste. Comentários bem fundamentados e esclarecedores, opiniões contrárias com argumentos inteligentes, respostas diretas e muitas vezes apaixonadas, são lidos diariamente após a publicação da lista de Edelzio, alguns desses comentários, inclusive, oriundos do Velho Mundo. Curiosamente, Edelzio Sanches se absteve de participar (até agora) mais efetivamente do processo de discussão, deixando que os leitores tergiversem sobre o tema. Lembro que dos dez faroestes listados por Edelzio Sanches, seis foram produzidos nos Estados Unidos, ou seja, não westerns-spaghetti. O leitor Emanuel Neto corrigiu esta última observação com o exato placar que foi 6 a 4 para os westerns produzidos na Itália na lista Top-Ten de Edelzio Sanches.

PARA O BEM E PARA O MAL - A presença de cinéfilos ilustres no debate que tem como palco o CINEWESTERNMANIA  é sem dúvida honroso pois muitos desses cinéfilos possuem seus blogs próprios. No entanto eles escolheram para expor suas considerações sobre o western-spaghetti este espaço, que é dedicado mais diretamente ao faroeste norte-americano, especialmente aquele do período que se inicia com o cinema falado e vai até o final dos anos 60, sem dúvida o período de ouro do faroeste nos Estados Unidos. Como blogueiro fico feliz, ainda que preferisse ver neste blog discussões de igual profundidade sobre os trabalhos de Ford, Hawks, Mann, Peckinpah, Eastwood, Aldrich, Wellman, Hathaway, Fuller, Walsh, Dwan, Sturges, Daves, Boetticher, Marshall, Altman, Penn e muitos outros diretores norte-americanos ao invés dos tantos Sérgios d’Itália. Mas, ‘nel bene e nel male’ (parece até título de western-spaghetti) o debate proporcionou a oportunidade para que cinéfilos do porte de Ivan Peixoto, Vinicius LeMarc, Jurandir Bernardes de Lima, Edelzio Sanches, Sidney Costarelli, Aprigio História, Emanuel Neto, Pedro Pereira, Joailton... e o próprio Edelzio Sanches trouxessem uma nova luz sobre o western-spaghetti. Assim como a Falange da Bota gosta de dizer que o faroeste nunca mais foi o mesmo depois de ser reinventado pelo Euro-western, certamente esse subgênero deverá ser olhado com um pouco mais de atenção pelos que acompanharam este empolgante e acirrado debate.

Edelzio Sanches e a metralhadora Gatling de Django


Edelzio Sanches no Rancho Arizona
METEÓRICA ASCENSÃO - O Blogger possibilita que se conheça, desde o início do CINEWESTERNMANIA, as postagens com maior visualização de páginas em busca direta e o post de Edelzio Sanches se encontra neste momento na sexta posição, isto apenas 30 dias após sua publicação (ver quadro abaixo). As postagens que estão à frente da matéria de Edelzio estão há muitos meses no CINEWESTERNMANIA, o que confirma a excepcional performance dessa postagem que liderou também os últimos 30 dias correspondentes à sua publicação. Esta presente postagem, ao mesmo tempo que leva estes dados aos seguidores do CINEWESTERNMANIA, é também uma homenagem ao Edelzio Sanches o grande responsável pelo sucesso alcançado pela matéria que levou o título “Top-Ten Westerns de Edelzio Sanches, do blog Bang-Bang à Italiana”. Nos quadros abaixo as totalizações de visualizações de páginas Geral - dos últimos 30 dias e da última semana:


O post de Edelzio: 6.º colocado no cômputo geral com 387 visualizações
de páginas em apenas 30 dias. Notem as datas das demais postagens.
A postagem de Edelzio Sanches, campeã absoluta dos últimos 30 dias.
Postagem primeiríssima colocada dos últimos sete dias.

17 comentários:

  1. Darci;

    Parabens pelo trabalhoso e perfeito levantamento, um segmento digno de alguém que se preocupa e ama o faroeste. Parabens mesmo.

    O Edelzio é um cavalheiro. Dirige-se sempre a mim com gentileza e esmerada educação, soliciatndo visitas ao seu blogger para por meus comentários.

    Tive então de ser sincero com o mesmo, ao alegar que não valorizo a arte não feita nos EUA (falo dos faroeste Spagueth) e que, dificilmente eu poria falas no seu blog, apesar de ter visto alguns filmes deste segmento, especialmente os de Sergio Leone.

    So espero que o amigo e bom colunista Edelzio Sanches não me tenha levado a mal por minha fala. Mas não consigo ser ao contrario disso, utilizando sempre minha natural franqueza em todos os contornos de minha vida.

    Tudo isso sem deixar de reconhecer o belo trabalho que este faz pois, mesmo dificilmente pondo ali um comentário, sempre dou uma passada no seu blog para ver se existe algo que eu possa citar alguma coisa.

    E são nestas minhas visitas que observo seu muito bom trabalho, onde me sinto sem condições de atuar, já que o assunto é estranho a mim.
    Com toda atenção e respeito que o Edelzio justifica,
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom haver discussão sobre o género western, seja ele americano ou europeu. Só prova que os westerns têm um lugar fundamental na História do Cinema.
    Aproveito para corrigir que na lista do Edelzio há seis westerns-spaghetti e 4 westerns americanos e não o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Darci!

    Puxa, nem prestei atenção a isto que o Emanoel coloca.

    Agora veja como se sai desta porém, se reportando ao Emanuel e não a mim que, na verdade, acho super natural este tipo de engano. Mas...
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emanuel. Você tem total razão. O placar da lista do Edelzio é 6x4 para a Bota. Errei feio em dois spaghettis. Mas deixa como está pois o erro é tão grosseiro que os leitores certamente vão me perdoar, ainda que muitos possam me achar tendencioso...
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  5. Em conversas com desconhecedores tenho reparado que ainda hoje muita boa gente não faz ideia de que Terence Hill e seus comparsas eram italianos e que aqueles filmes eram filmados a poucas centenas de quilómetros da minha cidade natal.

    Com este pensamento me retiro. Adiós gringos.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderExcluir
  6. Amigo Darci
    Fico contente de ter dado motivos pra essa galera toda de cowboys duelarem virtualmente nesse espaço sobre um assunto que sempre terá suas divergencias.
    Fique no topo da colina com meu monóculo observando tudo.
    Toda essa discussão saudável entre os forasteiros que passaram, passam e passarão
    por este saloon, só nos deixam a mensagem da certeza de que o western seja ele de onde for; Americano, Italiano, Alemão (vide Manitow), Yuguslavo, Tchecoslovaco (Limonade Joe - 1964) Romeno, Turco (Çeko - 1970), México (El Topo [sureal] 1970), Ásia (The Good, The Bad, The Weird – 2008), enfim todos que sobrevivem até hoje pelo mundo, nunca deixarão de existir.
    Todos os anos surgem bons novos filmes westerns de várias nacionalidades (até Argentino) acompanhando a nova linguagem cinematográfica atual.
    Hoje misturam ficção científica, terror, sobrenatural (Purgatory) e muitos exibem cenas em que dúvidas como [Aquilo foi real ou efeito especial?]. Isto é a atualidade, mas as tramas permanecem sempre as mesmas; Justiça, vingança, luta pelos direitos, pela honra e pela dignidade. Alguns até envolvendo especificamente relacionamentos sentimentais.
    Infelizmente o que sinto é que a maior parte das gerações atuais não tem mais a emoção que existia em tempos atrás. Acho que este seguimento do cinema influenciou muita gente na época para sermos o que somos hoje: Pessoas tentando mostrar o bom caminho, o respeito, o que é certo ou errado.
    Parece que ninguém mais pensa nisso; Cada um faz o que quer e como quer. A lei não existe mais.
    No velho oeste se você fizesse algo errado e quebrasse as regras, você pagava com a corda no pescoço.
    Não existem mais juízes, xerifes e carrascos como existiam naquela época.
    Costumo dizer aos meus filhos e sobrinhos que naquela época para ser feliz você só precisaria ter um bom cavalo, uma arma, uma garota, um rancho e ser esperto.
    Hoje se tem tudo que quer, e ninguém é mais feliz.
    Nós ainda carregamos alguma dignidade e lealdade à justiça.
    Portanto meu amigo Darci só tenho mesmo é de parabenizá-lo por ter me dado essa honra de ter conseguido arrumar essa grande briga em seu saloon e que parece que quebraram tudo o que tinham direito, cadeiras, mesas, garrafas e as barreiras do preconceito entre os cowboys.
    Espero que esta postagem continue a discussão com mais e mais seguidores e deixem lá o seu ponto de vista, sua opinião, crítica e manifesto pois acho que foi para isso que ele foi criado, se não, não haveria motivos para que ele existisse assim como penso no Bangbangitaliana.blogspot.com; Todos que gostam "e que não gostam" do Faroeste ou Western como chamamos querem se expressar e dificilmente encontram o espaço então devem sim ter a chance de escrever e se expressarem, pois todos tem direito de dizer se gostam ou não, de um jeito ou de outro de tudo isto.
    O Cinewesternmania está de parabéns por promover esta discussão saudável e muitas vezes bem humoradas por todos seus protagonistas que aqui passam.
    Acompanho de perto tudo o que é relatado e registrado nas discussões e confesso que estou aprendendo muito com tudo isso e isso e só nos vem enriquecer e satisfazer os nossos egos de viver um pouco dentro desse mundo que sempre irá existir "O Western Selvagem".
    Parabéns por esse trabalho.

    www.bangbangitaliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que já havia me imaginado na roupa de Monco ou de Django.
    Ficou muito legal.

    Valeu Amigo!

    ResponderExcluir
  8. Edelzio, diante de tantos argumentos de pessoas tão bem posicionadas confesso que vou rever certos conceitos que tenho sobre o western-spaghetti, principalmente. Acabei de comprar Once Upon a Time in the Italian West - a Filmgoer's Guide to Spaghetti Westerns, de Howard Hughes, que certamente você deve conhecer. É o primeiro passo para entender porque esse subgênero do faroeste é tão cultuado por pessoas como você e o LeMarc, por exemplo, sem esquecer do Édson, do Ivan e de outros que admiram igualmente Leone e companhia.
    Se alguém tem de agradecer sou eu pela atenção e gentileza. Quem ganhou com a briga foram os fãs de cinema.
    Um grande abraço do Darci

    ResponderExcluir
  9. Darci, estou profundamente emocionado. Tua biblioteca ganhou, no mínimo, mais peso. Tenho mais de quarenta livros de poesia lançados ao lixo. Para lá minha família ameaçou-me jogar se ousasse declamar apenas um verso de minha autoria.
    Assim mesmo, leiam esse Lixo Extraordinário. Busquei o desterro, digo, o derradeiro ponto de contato entre as duas vertentes...

    Somente um homem agrada a todos soberano
    Na querela Americano ou Spaghetti
    Duke? Eastwood? Nem rebolando!
    Outro cowboy incorpora o faroeste
    As Pradarias e Almeria ainda clamam
    Adam West!
    Adam West!
    Adam West!

    ResponderExcluir
  10. Ivan, parece que Quintana baixou em você. Apenas não entendi quem é que rebola? Duke ou Clint?
    Mas cá pra nós, Adam West poderia ter sido melhor aproveitado no faroeste norte-americano ou quiçá nos westerns-spaghetti onde parece que comprovou suas qualidades. Merecida homenagem a um dos melhores intérpretes do Homem-Morcego, empatado com Robert Lowery e Lewis Wilson, perdendo apenas para o glorioso Michael Keaton...

    ResponderExcluir
  11. Darci, Quintana era uma criança, gozador, mas nunca fez uma bobagem como essa. Bem, tratava com bom humor qualquer assunto:
    "A morte é a libertação total, a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos."
    Não sei se Adam West pode fazer alguma coisa fora da comédia, mas empatado com Lowery e Wilson? Perdendo para Beetlejuice, o único acerto na carreira do pequeno Keaton?
    Captei a tentativa bem humorada de me irritar.
    Minha resposta, através de Quintana:

    Não te irrites, por mais que te fizerem
    Estuda a frio o coração alheio
    Farás, assim, do mal que eles te querem
    Teu mais amável e sutil recreio

    Darci, falando sério agora, mesmo que a conta gotas, aguardo matérias sobre o livro adquirido.

    ResponderExcluir
  12. Venho acompanhando o debate de alto nível travado entre os prezados cinéfilos sobre Western Americano e Western-Spagheti,
    neste blog coordenado com bom humor e competência pelo nosso
    dedicado editor. Como já afirmei em outra oportunidade considero o trabalho de Sergio Leone respeitável, não digo
    inovador, porque western é coisa de americanos. Entretanto como não me resta muito a acrescentar ao que já debatido. Quero apenas acrescentar um filme muito pouco lembrado do Western-Spagheti que para mim foi um pioneiro do gênero, devido ao grande sucesso de bilheteria e pela sua violência, que mais tarde foi levada a extremos pelos italianos. O filme
    é " O Dolar Furado" 1965 estrelado por Giuliano Gema e dirigido por Giorgio Ferroni. Estou chamando atenção para este
    filme não por se tratar de uma obra-prima, mas pelo impacto
    que nos causou na época, pelo seu sucesso e provavelmente pelo
    seu pioneirismo no gênero Western-Spagheti. SC

    ResponderExcluir
  13. Sidney, se bem me recordo, O Dólar Furado fez mais sucesso que Por um Punhado de Dólares nas épocas de seus lançamentos. O Dólar Furado ficou muito tempo em cartaz e começou um zum-zum que Montgomery Wood era nome adotado por um ator italiano, o Gemma, que já havia aparecido em filmes de prestígio na Itália. As pessoas passaram a achar que Clint Eastwood era mais um italiano que adotou nome inglês pois quase ninguém o conhecia e a série Rawhide creio que não fez sucesso por aqui, o que vale à pena conferir. O que me lembro é que ninguém mais aguentava escutar o tema de O Dólar Furado que tocava bastante nas rádios.
    Darci

    ResponderExcluir
  14. Caro Darci
    Agora recordo-me de haver essa polemica sobre o ator Giuliano Gemma. Sobre Clint eu o conheci pelos westerns-spagheti, e confesso que achava ele muito estranho e muito violento. Quanto a série Rawhide que você já citou em outro artigo, eu não conheci e não creio que chegou a nossa TV. O tema foi um grande sucesso como o filme. Nas minhas recordações tenho sempre a impressão que O Dolar Furado foi meu primeiro contato
    com westerns italianos. Por isso acredito que foi um dos pioneiros do gênero spagheti. SC

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fiquei quase duas horas lendo os comentários (brigas) da postagem do Top-Ten de Edelzio Sanches. Uma pena não conseguir ler todos, pois levaria, ao menos, 2 dias. Em meio a tantas discussões engraçadas sobre U.S.A. x Itália, pude conferir uma aula, ou melhor, um estudo completo que Edelzio deu sobre formatos de tela (TechniScope, CinemaScope, etc..) um tema importante e que tantos cinéfilos desconhecem.
    Voltando aos entreveros... Os westerns americanos inspiraram outras obras importantes a partir dos anos 1990 como "Dança com Lobos", "Os Imperdoáveis", "Pacto de Justiça", o remake de "Bravura Indômita" e outros. Mas por enquanto quem está rindo por último nesta "disputa" de obras influenciadas é o Spaghetti Western, que influenciou diretamente "Django Livre" (2012), de Tarantino, o último western de estrondoso sucesso (de público e crítica) lançado.
    Fico feliz em postar minha humilde explanação neste tópico recordista de comentários.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir