UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

17 de dezembro de 2011

TOP-TEN WESTERNS DE PAULO NÉRY


Paulo Nery é o editor  do “Filmes Antigos Club”, um dos melhores blogs brasileiros sobre cinema. Como o próprio título do blog indica, o carioca Paulo tem predileção pelo cinema dos bons tempos, dos grandes astros e estrelas e talentosos diretores; tempos em que o Departamento de Efeitos Especiais dos grandes estúdios raramente era acionado e tempos em que Hollywood não se cansava de fazer faroestes. Jovem ainda, Paulo não viveu aqueles admiráveis anos cinematográficos, mas desde cedo saiu à procura daquilo que melhor o cinema havia produzido, acumulando rapidamente uma invejável bagagem sobre cinema. Todo esse conhecimento reunido Paulo Néry compartilha em seu blog com postagens que são verdadeiras aulas sobre a 7.ª Arte. Ser seguidor do blog “Filmes Antigos Club” é se deleitar com a inesgotável fonte de informações expressa sempre com textos primorosos. Ser seguidor do blog editado por Paulo Néry é também se extasiar diante de tantas e tão belas fotos caprichosamente reunidas.

Paulo disserta com igual brilho em qualquer gênero do cinema norte-americano, inclusive sobre o western, um de seus preferidos. E CINEWESTERNMANIA pediu ao amigo Paulo que relacionasse seu Top-Ten Westerns para conhecimento dos nossos seguidores. Rápido como um raio, mostrando ser um verdadeiro 'Gatilho Relâmpago', Paulo nos encaminhou sua lista dos dez melhores westerns que ele já assistiu, lista que comprova não só o conhecimento sobre o gênero mas também um gosto apurado. Reproduzimos abaixo o Top-Ten Westerns de Paulo Néry:

  1.º) RASTROS DE ÓDIO (The Searchers), 1956 – John Ford

  2.º) OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane), 1953 – George Stevens

  3.º) DA TERRA NASCEM OS HOMENS (The Big Country), 1958 – William Wyler

  4.º) A FACE OCULTA (One-Eyed Jacks), 1961 – Marlon Brando

  5.º) MATAR OU MORRER (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann

  6.º) A LEI DO BRAVO (White Feather), 1955 – Robert D. Webb

  7.º) DUELO DE TITÃS (Last Train from Gun Hill), 1959 – John Sturges

  8.º) SETE HOMENS E UM DESTINO (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges

  9.º) O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spurs), 1953 – Anthony Mann

10.º) A ÁRVORE DOS ENFORCADOS (The Hanging Tree), 1959 – Delmer Daves


A 'surpresa' da lista de Paulo Néry é "A Lei do Bravo" (White Feather),
faroeste nunca antes citado em Top-Tens publicados por
CINEWESTERNMANIA. Vale à pena conferir "A Lei do Bravo".






11 comentários:

  1. Saudações Nobre Darci.

    Fico honrado com este tributo, confesso que não esperava tanto. Sobre seu texto, fiz um post referente lá no meu blog, onde menciono vc e mais dois outros colegas bloguistas. Só posso dizer que é um prazer sempre trocar idéias e informações com pessoas como vc e muitos outros que vem contribuindo sempre de maneira informativa e didática. Forte abraço Darci, e uma ótima semana. Vida Longa ao CINEWESTERMANIA.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista de Paulo, Darci. Só não gosto de A Árvore dos Enforcados.
    Amigo, O Falcão Maltês entra de férias amanhã. Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 bastante proveitoso.

    Até Janeiro!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Nahud, da lista do Paulo apenas três estão na minha lista. Boas Festas, recarregue as baterias para continuar brindando os cinéfilos com a inteligência, sensibilidade e perspicácia de Sam Spade. Continuaremos adorando o fascinante mistério do Falcão Maltês.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo, amigos: Existem outros westerns além de dez que aprecio como verdadeiros clássicos absolutos do gênero, numa relação que poderia ser os TOP-20 (rs).

    No entanto, considero a ÁRVORE DOS ENFORCADOS, no décimo na minha listagem por chamar minha atenção o extraordinário desempenho de Gary Cooper, que aqui não faz o típico herói que tão bem o afamou, ao estilo dos filmes de Frank Capra, nas aventuras e nos westerns dirigidos por Cecil B. DeMille, ou no sedutor galã dos primeiros tempos.

    Ele desempenha um anti-herói que se revela traumatizado e preso ao passado, frio e egocêntrico, mas que no fundo ele ainda conserva uma sensibilidade, quanto na cena em que ele trata de uma menina e os pais dela não podem pagar pela consulta médica. Tudo que ele pede é um beijo dela e ainda empresta sua vaca para alimentar a menina com leite, já que tinha desnutrição.

    Percebe que o personagem de Cooper, Dr. Joe Frail, carrega as marcas de sua tristeza, que tem medo até de tentar uma segunda chance, mas ao mesmo tempo, ele não quer demonstrar a sua fragilidade. Por isso, achei mister declarar este filme entre os dez melhores westerns segundo minha visão pessoal, pela concepção da história e pela performance diferente de um dos maiores astros do gênero, que foi Gary Cooper. O filme ainda teve a colaboração na direção de Karl Malden (que fazia o vilão), enquanto Delmer Daves, o diretor creditado, precisou se ausentar por problemas de saúde.

    Abraços
    PAULO NÉRY
    Filmes Antigos Club
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Paulo, fui separar "A Árvore dos Enforcados" para assisti-lo e, para minha surpresa, não possuo esse western, o que é lamentável... Olhei sua listagem com mais de 200 faroestes e também não encontrei esse filme. Depois da sua indicação é necessário revê-lo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Darci, eu tenho este filme, posso te passar uma cópia. Logo eu mando um email para vc. Abraço

    Paulo Néry

    ResponderExcluir
  7. Darci;

    Como tu, também não vi A Lei do Bravo. E o Nery indicou o site Cine Word, onde poderíamos encontrá-lo. Fui até lá e pesquisei. Mas o DVD custa 40,00. Caro demais! Vou procurar outra fonte para ver este filme.
    O blog Filmes Antigos é perfeito e o Nery é dono de muita cultura. Cultura esta que ele descarrega em suas linhas no blog.
    E fiquei surpreso com sua lista de faroestes. Conforme falei no seu blog, eu substituiria apenas A Lei do Bravo, que não vi, por A Lança Partida, e poria O Preço de um Covarde em 11o. lugar, onde Duelo ao Sol o substituiria na 10a. posição.
    Como este tipo de escolha é coisa muito pessoal, achei sua seleção muito boa.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Caro Nahud;

    Mas não gostar logo de A Árvore dos Enforcados?! Um dos mais perfeitos papéis que Gary Cooper fez no cinema ao lado de Matar ou Morrer? E digo mais para o amigo; A Arvore dos Enforcados precisa, URGENTE, ser revisto pelo companheiro. E irás descobrir coisas que não mais se recorda ou que deixou passar desapercebidas.
    A Arvore dos Enforcados é perfeito. E o Darci não irá me desapontar no comentário que fará sobre a fita assim que o Nery lhe enviar uma copia. Eu também o tenho e o revejo sempre. Até Maria Schel está perfeita no filme. E falar de Karl Malden chega a ser bobagem. No meu ver ele está muito acima que em A Face Oculta.
    Conselho de amigo; reveja o filme. Mas me fale depois sobre o que achou.
    Abraço do amigo
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. HO HO HO para todos vcs! Fuçando aqui na net acabei esbarrando neste blog.E claro que nao tenho o conhecimento e nem mesmo assisti a tantos faroestes qto vcs, mas adoro assistir com meu Pappy e ja indiquei este blog a ele. Ele vai adorar. Parabens a todos vcs!!!

    ResponderExcluir
  10. Falar oque de Paulo Nery : Ele é meu melhor amigo !!!
    Abraços amigão

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulo Nery, muito bom o seu Top Teen, interessante a presença do filme A LEI DO BRAVO, tenho ele, e vou saboreá-lo numa dessas tarde, novamente. Amigo, quero conhecer o seu blog, breve. Parabéns. Paulo Roberto.

    ResponderExcluir