UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

10 de julho de 2011

PAUL FIX, O PROFESSOR DE JOHN WAYNE


Engana-se redondamente quem acreditar que o ator que mais vezes trabalhou com John Wayne foi Ward Bond ou Walter Brennan ou Ben Johnson ou Victor Mclaglen ou mesmo Bruce Cabot. Houve um tempo, e isso é bastante conhecido, em que John Wayne foi mocinho nos westerns B, aqueles filmes rodados em menos de uma semana, tempo em que o Duke chegou a fazer até dez westerns em um ano, como em 1933. Nessa época, Yakima Cannut, Bud Osborne, Hank Bell e outros atuavam em praticamente todos os filmes de John Wayne. Excetuado esse período, o ator que mais vezes atuou em filmes de John Wayne foi Paul Fix, que participou de nada menos que 26 filmes do Duke, 23 deles quando John Wayne já se tornara um astro famoso em Hollywood. O primeiro encontro de Paul Fix com John Wayne foi em 1931 no filme “Three Girls Lost”, com Loretta Young. Segundo conta a bela Loretta, John Wayne era muito ruim como ator e pensava até em desistir da carreira. Loretta estava casada com Grant Whiters e o casal era bastante amigo de John Wayne e sua primeira esposa Josephine, tanto que Loretta sugeriu a Duke que pedisse ‘ajuda’ ao amigo Paul Fix que era um ator com mais experiência, inclusive de teatro. Em 1933 Paul Fix estaria pela segunda vez num filme de Wayne, este um western intitulado “Na Terra de Ninguém” (Somewhere in Sonora) com Fix sempre dando dicas de interpretação a John Wayne. O último encontro dos dois nas telas na década de 30 foi em “Uma Trilha no Deserto”, de 1935, filme em que o Fix foi o terceiro nome nos créditos, atrás de Wayne e da heroína Mary Kornman. Paul Fix e John Wayne eram então grandes amigos, ou melhor, Fix era mais que amigo, pois passou a ser a pessoa que treinava Wayne nas falas e até mesmo na postura física. Muita gente em Hollywood reivindica a honra de ter sido o responsável por inventar o jeito de John Wayne caminhar. Como Duke e Paul Fix estavam sempre juntos, certamente Paul deve mesmo ter orientado Wayne não só nos diálogos, mas em tudo mais que fosse possível.

REVELA-SE UM ATOR CARACTERÍSTICO - Peter Paul Fix nasceu em 1901 e seus pais eram imigrantes da Alemanha sendo que o pai de Fix era mestre cervejeiro. Aos 17 anos Paul Fix alistou-se na Marinha Norte-Americana e teve que lutar justamente contra alemães na I Grande Guerra. E ainda bem que seus pais já haviam falecido no tempo da guerra... Ao final do conflito mundial o jovem Paul Fix casou-se com Frances Harvey, uma antiga namorada e foram para a Califórnia. Paul e Frances tiveram uma filha chamada Marilyn. Por falta de opção e com família para sustentar Paul tornou-se ator de teatro, trabalhando na mesma companhia em que atuava outro jovem ator chamado Clark Gable. Ambos nasceram no mesmo ano e chegaram ao cinema praticamente juntos, sendo que Paul participou pela primeira vez de um filme em 1925 e Clark em 1924. Clark logo viraria galã e astro famoso, enquanto Paul continuaria ínterpretando vilões em filmes policiais ou westerns, nunca passando da condição de coadjuvante. Mas mesmo em papéis secundários Paul Fix demonstrava talento e nunca lhe faltou trabalho, atuando em “Scarface, a Vergonha de uma Nação”, de Howard Hawks, “O Conde de Monte Cristo”, com Robert Donat, “O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões”, de John Ford, “Caravana de Ouro”, com Errol Flynn, e “Lafittte, o Corsário”, de Cecil B. DeMille, entre outros filmes famosos. Paul Fix aparecia também com destaque em westerns de Buck Jones, Tim McCoy, Gene Autry e Hopalong Cassidy.

SEMPRE AO LADO DO AMIGO DUKE - Na década de 40 a amizade de Fix com John Wayne lhe trouxe boas oportunidades, sempre como coadjuvante, atuando nos seguintes filmes do Duke: “Ódio e Paixão”, “Quando a Mulher se Atreve”, “Romance dos Sete Mares”, “Adorável Inimiga”, “Um Dia eu Voltarei”, “Espírito Indomável”, “Inferno nos Trópicos”, “O Anjo e o Bandido”, “Rio Vermelho”, “Dakota”, “No Rastro do Bruxa Vermelha” e “O Lutador de Kentucky”. Muitas vezes Paul Fix não atuava nos filmes de Duke mas o ajudava a decorar os diálogos. Sempre próximo de John Wayne, eram comuns as reuniões das famílias de Duke, Fix, John Ford e Harry Carey, tanto que em 1944, Marilyn, a filha de Paul Fix se casou com Harry Carey Jr., filho do veterano cowboy do cinema mudo. Na década de 50, John Wayne era um dos mais poderosos astros de Hollywood e costumeiramente reservava um papel para Paul Fix em seus filmes, como em “Big Jim McLean”, “Caminhos Ásperos’, “Fio de Esperança”, “Mares Violentos” e “Estradas do Inferno”. Fix era reconhecido como um dos melhores atores característicos e atuou em grandes produções como “O Preço da Glória”, de John Ford, “Johnny Guitar”, “A Passagem da Noite”, com James Stewart e “Assim Caminha a Humanidade”, em que interpretou o pai de Elizabeth Taylor. Com o aumento do número de séries produzidas para a TV, Paul Fix tornou-se um ator bastante requisitado também na televisão.

MARSHAL MICAH TORRANCE - Em 1958 foi lançada uma das mais bem sucedidas séries de westerns para a televisão que foi “O Homem do Rifle”, na qual Fix interpretou o ‘Marshal Micah Torrance’ em 150 episódios da série que ficou no ar até 1963, com um total de 163 episódios. Devido a seu trabalho na TV Paul Fix passou a atuar menos no cinema, deixando de participar de “O Álamo”, do amigo John Wayne. No tempo da série “O Homem do Rifle” Paul Fix teve belo desempenho como o ‘Juiz Taylor’ em “O Sol é Para Todos”, com Gregory Peck. Finda a série “O Homem do Rifle” Paul Fix atuou alternadamente na TV e no cinema, trabalhando nos westerns “Quatro Confissões” (com Paul New-man), “Shenandoah” (com James Stewart), “Nevada Smith” (com Steve McQueen), “A Indomável” (com Doris Day), “O Homem com a Morte nos Olhos” (com Henry Fonda), “A Pistola da Morte” (com Glenn Ford), “O Pistoleiro Marcado”, (com Robert Mitchum), “O Parceiro do Diabo” (com Gregory Peck), “Os Renegados” (com Dean Martin) e “Pat Garrett e Billy the Kid” (de Sam Peckinpah). A amizade com John Wayne permaneceu sempre sólida e com o Duke, nos anos 60 e 70, Paul Fix atuou em “Os Filhos de Katie Elder”, “Eldorado” e “Jamais Foram Vencidos”. O derradeiro filme em que Paul Fix e John Wayne atuaram juntos foi “Cahill, o Homem do Oeste”, em 1973. A partir daí Paul Fix passou a se dedicar quase que exclusivamente à televisão, encerrando sua carreira no cinema em 1979 no filme “Wanda Nevada”, dirigido por Peter Fonda e que teve também a participação de Henry Fonda.

AMIZADE VERDADEIRA - Em sua vida pessoal, Paul Fix havia se separado da primeira esposa Frances em 1945, casando-se em 1949 com Beverly Pratt com quem viveu até a morte de Beverly em 1979. Quatro anos depois, em 1983, Fix faleceu em decorrência de problemas renais. Paul Fix atuou em 230 filmes para o cinema, 26 deles estrelados por John Wayne, fato do qual certamente tinha grande orgulho, orgulho apenas menor que ter sido um dos maiores amigos de John Wayne por quase 50 anos. Assim são as verdadeiras, honestas e duradouras amizades, amizades que não dependem de interesses oportunistas como tantas que se vê pela vida.
Na foto maior à direita Paul Fix em "Quando a Mulher se Atreve", de 1943, com Irving Bacon, John Wayne, Albert Dekker e Marjorie Rambeau. Na foto abaixo Duke e Paul Fix em "Eldorado", de 1966.

2 comentários:

  1. Conheci Paul Fix de dezenas de fitas que assisti, onde o mesmo atuava. O que eu desconhecia era ser o homem que era, não apenas como pessoa de caráter imaculado, mas como bom ator e grande amigo e condutor de muitas ações de Duke no cinema.
    Muito bom e caloroso ter amigos deste porte na vida, onde este não exige nada para nos seguir e nos indicar o melhor caminho.
    Em resumo, tudo que o Duke foi na vida dentro da setima arte, este deveu a esta bela e amiga criatura. Magnifico!
    Quanto a este ter sido o pai de Lyz Taylor em Assim Caminha a Humanidade, juro por todos os santos que aquele ali, para mim, não era outro
    senão Claude Rains. Se estas informações não fossem dadas por alguém com o cacife deste nosso editor, em quem confio cada palavra que escreve, pediria ao mesmo para fazer uma verificação mais profunda sobre esta informação.
    Para completar, o aluno terminou se tornando mais famoso que o professor. Que ironia. Porém, o melhor e mais bonito de tudo, é que o aluno jamais esqueceu disso.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Uma bela e merecida lembrança de Paul Fix. Sempre soube que ele fazia parte da convivencia familiar e profissional de John Wayne, assim como Harry Carey. Soube tambem que ele havia atuado em mais 200 filmes, e era muito
    amigo de Clark Gable. Por outro lado desconhecia essa parte de aluno e professor com o Duke. Paul Fix deve ter sido um homem muito especial no que tange a relacionamento humano.Quanto ao
    Duke existe muita informação de sua lealdade aos amigos e de ajuda a muitos colegas de profissão.

    ResponderExcluir