UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

14 de abril de 2015

“BOB (MITCHUM), VOCÊ É UMA FRAUDE!”


Calma lá, leitor. Você e eu sabemos que ninguém diria essa frase para Robert Mitchum sem, pelo menos, levar um direto no rosto. Mas a frase foi dita, sim e por ninguém menos que Howard Hawks, quando das filmagens de “El Dorado”. Quando da fase de pré-produção desse western e era montado o elenco principal, Hawks sabia que não seria fácil conseguir um ator que não se intimidasse com a presença em cena de John Wayne. Para o papel do sheriff bêbado J.P. Harrah o primeiro nome imaginado foi o de Robert Mitchum, imediatamente vetado pelo diretor que respondeu com um taxativo "Esqueça!" Hawks sempre promoveu um ambiente de camaradagem nos sets de filmagem e conhecia bastante bem a fama de encrenqueiro de Mitchum. Mais que isso, Hawks não admitia bebida enquanto filmava e Mitchum carregava a fama de não admitir ficar longe do álcool e de um cigarrinho especial. Nomes após nomes, alguns de prestígio, foram sendo descartados, até que voltou a ser sugerido o nome de Robert Mitchum. Nenhuma duvida pairava quanto ao talento do ator, sem dúvida já em 1965 um dos grandes de todos os tempos do cinema.

Beberrão e briguento - Quando Hawks dirigiu “Corvetas em Ação”, em 1943, o iniciante Bob Mitchum teve pequena e não creditada participação como marinheiro. Depois disso nunca mais os caminhos dos dois se cruzaram. Hawks continuou fazendo grandes filmes e Mitchum tornou-se o ator preferido de muitos cinéfilos com interpretações memoráveis. Por insistência do produtor executivo Paul Helmick e também pela falta de outra opção Hawks aceitou dirigir Mitchum, com total aprovação de John Wayne que admirava Bob como ator. Mais até do que a fama de briguento e beberrão, incomodava Hawks o jeitão de quem não levava nada a sério de Mitchum e que lhe valeu o epíteto “I don’t care” (numa tradução livre ‘não ligo pra nada’). Hawks gostava de trabalhar sem pressa e quase sempre estourava orçamentos e cronogramas de filmagens, mas paradoxalmente não abria mão de seus atores levarem seus filmes a sério. Robert Mitchum aceitou os 300 mil dólares oferecidos por 75 dias, tempo previsto para as filmagens e rumou para Old Tucson onde começaram os trabalhos do novo western de Hawks, intitulado “El Dorado”.

Mitchum na sequência do banho em "El Dorado".
Descobrindo Bob Mitchum - Quem já havia atuado sob as ordens de Howard Hawks sabia que ele jamais colocava pressão nos atores e técnicos quanto a cumprir cronograma de filmagem. Porém os demais estranhavam bastante o ritmo tranquilo de Hawks cuja preocupação maior parecia ser criar o clima ideal de convivência entre todos. Logo nas primeiras conversas entre Hawks e Robert Mitchum para delinear o personagem J.P. Harrah o diretor ficou surpreso com o interesse e colaboração do ator. Hawks sempre gostou de improvisos e permitia sugestões dos atores principais na composição dos personagens. Quando das primeiras tomadas com a participação de Mitchum, a surpresa de Hawks virou admiração, não só pelo talento mas e principalmente pelo empenho de Mitchum se entregando totalmente ao personagem e pela criatividade na invenção de situações não previstas em roteiro. Verdadeiramente arrebatado com o ator, Hawks não se conteve e ao final de uma sequência chamou Mitchum num canto e lhe disse: “Bob, você é uma fraude! A maior fraude que eu já encontrei na minha vida!” Sem se abalar o ator perguntou: “Por que você está dizendo isso Howard?”, tendo como resposta: “Porque você cria esse ar de quem não está nem aí para nada mas se aplica totalmente ao trabalho. Você é o ator mais dedicado que eu conheço”. Tentando manter a reputação que carregava, Mitchum disse: “Mas não conta isso pra ninguém...”

O Duke apaga Bob Mitchum.

Grandes astros dos bons tempos de Hollywood: John Wayne e Robert Mitchum.



2 comentários:

  1. Sem dizer, que a musica tema do filme Eldorado é a mais bonita de todos.

    Junior.

    ResponderExcluir
  2. Olá Darci, amigo, gostei da resenha, creio que você trabalhou muito para destrinchar essa parada torta, que foi comparar e decidir desses dois clássicos do Western. Mas, de tudo que li, e juntando um gosto pessoal por Onde Começa o Inferno, fico com aquela frase dita por você na resenha " a magia de Rio Bravo ", foi onde eu disse no Mundo Western; gosto de, Onde Começa o Inferno, que é bom e divertido. Mas, você buscou muitos detalhes interessantes e fez muitas comparações difíceis e, incluiu uma matéria à parte sobre Mitchum. Espero que todos gostem da resenha. Parabéns amigo. Paulo, mineiro.

    ResponderExcluir