UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

13 de novembro de 2014

OS MELHORES FAROESTES NA CLASSIFICAÇÃO DOS 50 PRIMEIROS TOP-TEN WESTERNS


A seção Top-Ten Westerns teve início despretensiosamente aqui no WESTERNCINEMANIA e logo passou a ser uma seção fixa. De postagem em postagem, geralmente uma a cada mês, o Top-Ten Westerns atingiu a 50.ª edição neste mês de novembro e dessa forma acabou se transformando numa enquete. Não, porém, uma enquete comum pois cada cinéfilo que tem sua lista de melhores faroestes publicada neste blog é alvo de uma minibiografia. Esse pequeno apanhado pessoal, muitas vezes escrito pelo próprio focalizado, faz com que os leitores conheçam um pouco de sua trajetória como apreciador de westerns e de cinema em geral. E com que time de  conhecedores o Top-Ten Westerns teve o prazer de fazer contato! Muitos desses conhecedores eram velhos amigos do editor mas a maior parte interagiu com o blog enriquecendo sobremaneira as postagens.


Todos os 50 cinéfilos que indicaram seus Top-Ten Westerns.

Enquetes para a escolha dos melhores faroestes existem às dezenas, em livros, revistas e espaços na Internet. Porém a enquete do WESTERNCINEMANIA é única não só pelo número de participantes que atinge agora o 50.º cinéfilo, mas principalmente pela transparência e pela possibilidade de diálogo entre os seguidores do blog. Todos os Top-Ten Westerns podem ser acessados na lista de postagens na coluna à direita, neste blog.
Diversos participantes desta enquete fizeram em algum momento e por conta própria contagens parciais da mesma e esta postagem publica uma totalização, também parcial, com as 50 listas indicadas até agora. O critério adotado para a pontuação dos filmes listados é o de 10 pontos para o primeiro colocado, 9 pontos para o segundo, seguindo a ordem descendente até um ponto para o 10.º colocado. Alguns autores da enquete entenderam que suas listas de Top-Ten Westerns não deveria obedecer ordem classificatória dos filmes. Para essas listas foi adotado o critério de cinco pontos para cada faroeste, exceção feita às listas que indicaram um filme como o melhor, seguidos de nove outros com idênticas qualidades. Algumas informações foram aduzidas à classificação, inclusive um quadro comparativo com a enquete elaborada em 2011.
O Top-Ten Westerns prosseguirá sendo publicado porque é grande o universo de fãs de faroestes. E esta postagem tem o objetivo de agradecer a todos que colaboraram com o WESTERNCINEMANIA. A ordem das fotos publicadas no álbum de cinéfilos acima obedeceu a ordem das postagens feitas pelos verdadeiros autores desta que é a mais importante seção do blog. 
 
Alan Ladd, o Shane de "Os Brutos Também Amam".

Nas fotos cenas dos demais faroestes mais bem votados: "Rastros de Ódio",
"Matar ou Morrer", "No tempo das Diligências", "O Homem que Matou o
Facínora", "Onde Começa o Inferno", "Era Uma Vez no Oeste",
"Meu Ódio Será Sua Herança", "Sete Homens e Um Destino" e "Rio Vermelho".

           
          CLASSIFICAÇÃO DAS 50 PRIMEIRAS POSTAGENS DE
TOP-TEN WESTERNS

  1.º)  Os Brutos Também Amam (Shane) - 244
  2.º)  Rastros de Ódio (The Searchers) - 222
  3.º)  Matar ou Morrer (High Noon) - 186
  4.º)  No Tempo das Diligências (Stagecoach) - 150
  5.º)  O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance) - 103
  6.º)  Onde Começa o Inferno (Rio Bravo) - 94
  7.º)  Era Uma Vez  no Oeste (C’Era Uma Volta Il West) - 93
  8.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch) - 85
  9.º)  Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven) - 83
10.º)  Rio Vermelho (Red River) - 75
11.º)  Da Terra Nascem os Homens (The Big Country) - 62
12.º)  Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo) - 60
13.º)  Paixão dos Fortes (My Darling Clementine) - 57
14.º)  Vera Cruz (Vera Cruz) - 50
15.º)  O Último Pistoleiro (The Shootist) - 42
16.º)  Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid) - 40
17.º)  Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident) - 39
18.º)  Johnny Guitar (Johnny Guitar) - 37
19.º)  Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country) - 36
20.º)  Os Imperdoáveis (Unforgiven) - 34

Considerando-se apenas os dez faroestes mais votados, com quatro westerns John Ford é o diretor com o maior número de filmes; Howard Hawks apareceu com dois, ficando os demais para George Stevens, Fred Zinnemann, Sergio Leone, Sam Peckinpah e John Sturges. Uma curiosidade da contagem das listas é a ausência de westerns de Anthony Mann entre os mais votados. Reputado como um dos maiores diretores do gênero da história do cinema, Mann obteve o maior número de pontos (26) com “O Preço de um Homem”. Mais estranho ainda é que Anthony Mann empatou com John Ford quanto aos diretores com o maior número de westerns nas 50 listas, ambos com 8 filmes; Budd Boetticher vem a seguir com 7 faroestes e Sergio Leone teve 5 citações de seus filmes, ou seja, todos os westerns que dirigiu. 

John Ford, Anthony Mann e Budd Boetticher.


Duas vezes
Vera Miles
John Wayne teve seis dos westerns em que atuou entre os votados neste Top-Ten parcial; nenhum outro ator conseguiu emplacar seu nome em dois faroestes desta classificação, exceto Ben Johnson que atuou em dois, ainda que como coadjuvante em um deles (“Shane”). E John Wayne é o líder absoluto de presenças nos filmes listados pelos 50 participantes da enquete, com um total de 13 presenças; a seguir aparecem James Stewart e Henry Fonda com 10; Randolph Scott com 8; e empatados Burt Lancaster, Kirk Douglas e Clint Eastwood com 6. Dos atores surgidos nas três últimas décadas Kevin Costner foi o mais lembrado, com quatro faroestes. A única atriz que atuou em mais de um western da lista de 20 filmes melhor classificados foi Vera Miles, que participou de “Rastros de Ódio” e de “O Homem que Matou o Facínora”.

John Wayne, James Stewart e Henry Fonda.


“Os Brutos Também Amam” foi o filme que obteve o maior número de primeiros lugares nas 50 listas, com um total de 8 primeiros lugares e 9 segundas colocações; “Rastros de Ódio” foi o melhor faroeste para 7 cinéfilos e outros 7 o escolheram como segundo melhor faroeste. Outros westerns que foram votados como melhores em suas respectivas listas foram: “Matar ou Morrer” que ficou 5 vezes em primeiro lugar; “No Tempo das Diligências” e “Era Uma Vez no Oeste”, 4 vezes cada um em primeiro lugar; “Três Homens em Conflito” e “Da Terra Nascem os Homens” duas vezes cada um em primeiro; “Pacto de Justiça”, “O Preço de um Homem”, “O Último Pistoleiro”,  “Rio Vermelho”, “Paixão dos Fortes”, “Johnny Guitar”, “Meu Ódio Será Sua Herança” e “Vera Cruz”, todos uma vez cada no posto de honra de diferentes listas. Dos westerns filmados nas últimas três décadas, os mais bem votados foram “Os Imperdoáveis” com 34 pontos; “Cavaleiro Solitário” (21), “Pacto de Justiça” (16), “Dança com Lobos” (27) e Tombstone (22).

Kevin Costner em "Pacto de Justiça" e Kurt Russell em "Tombstone".
RESULTADO FINAL DA ENQUETE DO BLOG WESTERNCINEMANIA
REALIZADA EM 2011




12 comentários:

  1. Caramba, que trabalho maravilhoso, Darci ! Realmente uma pesquisa inédita e enriquecedora !! Que honra estar entre esses "feras" do western ! Parabéns e grande abraço !

    Beto Montgomery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, as colaborações de cinéfilos como você e os demais mereciam uma postagem ainda mais esmerada. a turma é mesmo 'fera', como você disse. - Abração do Darci.

      Excluir
  2. PARABÉNS pelo trabalho !! Como sempre, agrada a todos os apreciadores do gênero !! Muito bom !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lau Shane, você especialmente deve ter vibrado com o resultado, com Shane disparado na frente. É o faroeste mais admirado do cinema, sem dúvida alguma. - Darci

      Excluir
  3. Olá Darci, parabéns pela matéria bem elaborada. Achei engraçado ao sentir a falta da Claudia Cardinalli, que não constava como participante em dois western, mas revi a lista e senti a falta do filmaço Os Profissionis. Mas, achei legal a participação do diretor Sergio Leone, que em 5 western que dirigiu, todos os 5, tiveram participação. Muito legal, gostei mesmo. Abraços do amigo Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo. Como foi dito, a postagem foi escrita por cinéfilos como você. Claudia era mais bonita que Vera Miles, mas Ford gostava da moça. - Abraço do Darci

      Excluir
  4. muito bom o resultado, todos os grandes estão aí!

    ResponderExcluir
  5. Gozado, na minha lista coloquei Butch Cassidy e teve gente que reclamou. Agora, tá ele aí entre os 20...

    A lista tá boa, praticamente uma unanimidade. Mas, NENHUM do Anthony Mann? Aí já é marcação...

    José Tadeu Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Tadeu - Sempre vai haver insatisfeitos com as listas alheias, esquecendo-se do direito de opinião. Chamou mesmo a atenção não haver nenhum filme de Anthony Mann entre os 20 primeiros. Abraço do Darci.

      Excluir
  6. Olá, Nahud, que ótima notícia essa. Você edita um dos melhores (se não o melhor) blogs sobre cinema. Abraço do Darci

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário do time do Palmeiras , SHANE só me dá alegrias !!!

    ResponderExcluir
  8. Como esqueceram de "Por um punhado de dólares" e " Por um punhado de dólares a mais " ?
    Não conhecem "Two mules for sister Sara " (Os abutres tem fome) ?
    Nem "cheyenne autumn" (crepúsculo de uma raça) ?
    Estão por fora heim !

    ResponderExcluir