UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

1 de outubro de 2014

DEBANDADA (STAMPEDE) – VIBRANTE WESTERN ‘B’ COM ROD CAMERON


Lesley Selander era mesmo um excelente diretor de westerns rodados com pequenos orçamentos e “Debandada” (Stampede) comprova o talento de Selander. O astro desse filme é o canadense Rod Cameron, um misto perfeito da coragem de Randolph Scott com a integridade de Joel McCrea. Isto nos 1,95m de altura que Cameron possuía e que amedrontava qualquer bandido. Cameron estrelou inúmeros westerns nos anos 40 e 50, formando com George Montgomery a dupla menos lembrada de atores que ajudaram a manter o gênero em evidência com bons filmes. E bom filme não é o caso de “Debandada” que merece mesmo ser classificado como ótimo e isto se deve em grande parte ao roteiro escrito por John C. Champion e Blake Edwards. Antes de se tornar famoso como criador no cinema da série ‘A Pantera Cor-de-Rosa’, Blake Edwards foi ator, abandonando essa carreira e passando a escrever roteiros. Os dois primeiros roteiros de autoria de Edwards foram em parceria com John C. Champion para faroestes dirigidos por Selander e estrelados por Rod Cameron. São eles “Expiação” (Panhandle), de 1948 e “Debandada” (Stampede), de 1949.


Rod Cameron de arma em punho;
Steve Clark, Gale Storm e
Johnny Mack Brown
A eterna luta pela água - “Stampede” é uma história escrita por Edward Beverly Mann e que conta, pela enésima vez, a disputa entre rancheiros e poderosos usurpadores pela tão necessária água para os animais e para as plantações. Os irmãos Mike (Rod Cameron) e Tim McCall (Don Castle) não estão dispostos a ceder aos novos colonos que chegam ao Arizona a água que represaram em sua propriedade para criar o enorme rebanho que possuem. Ocorre que os McCalls criam o rebanho nos pastos abertos vizinhos à sua propriedade, terras que os empresários LeRoy Stanton (Donald Curtis) e Stanley Cox (John Aldredge) lotearam para os recém-chegados colonos. Entre estes está John Dawson (Steve Clark) e sua filha Connie (Gale Storm). Aaron Ball (Johnny Mack Brown) é o xerife da pequena cidade e é amigo de Mike McCall. Stanton orienta seus homens para explodir a barragem feita pelos McCalls. Depois assassina Tim McCall e incrimina Mike por haver matado um de seus homens, o que de fato ocorreu quando este foi atacado pelos homens de Stanton. Para completar sua inescrupulosa ação, Stanton provoca um estouro (stampede) do rebanho de McCall em direção a um despenhadeiro, causando o extermínio de todo o rebanho, não sobrando uma única rês. Juntos o xerife Ball e Mike McCall se defrontam com a quadrilha de Stanton que é morto numa luta com McCall. Este, ao lado da jovem Connie, descortinam um novo horizonte para colonos e criadores, como ele, integrando a formação de mais uma ocupação no Velho Oeste.

O rebanho despencando pela
ribanceira; western fotografado

em estilo noir.
Surpreendente qualidade técnica - Curioso que os grandes estúdios não tenham percebido que o livro de E.B. Mann era excelente base para um grande filme. Coube à pequena Allied Artists levar à tela essa história movimentada e que mereceria tratamento de produção ‘A’ numa Warner Bros., Fox, Columbia, Universal ou mesmo a MGM, mais voltada aos musicais. Porém a extraordinária fotografia em preto e branco de Harry Neumann, somada a uma irretocável direção de arte e decoração de cenários deram a “Debandada” acabamento de primeira. Com grande parte das sequências filmadas à noite, Harry Neumann criou uma iluminação de filme noir acentuando o clima de tensão em muitos momentos do filme. Cansamos de assistir ao mau uso de filtros transformando dias em noite em grandes produções e “Rastros de Ódio” (The Searchers) é exemplar nesse mau uso. Neumann, que estava no cinema praticamente desde seus primórdios, dá verdadeira lição de como trabalhar com filtros criando a ilusão perfeita que inúmeras sequências se passam sob a luz do luar. Os efeitos especiais utilizados na sequência do stampede com o rebanho caindo despenhadeiro abaixo, infelizmente, não acompanham o excepcional trabalho de Harry Neumann. Mas “Debandada” é muito mais que a parte técnica.

Rod Cameron e Gale Storm, enfim juntos depois de muita hostilidade.

Rod Cameron
Egoísmo exacerbado - A temática principal de “Debandada” não é a luta do bem contra o mal entre Mike McCall e o vilão LeRoy Stanton, mas sim até onde um homem tem o direito de represar o bem natural que é a água. Connie Dawson revolta-se contra os McCalls chutando suas canelas e mostra desprezo por Mike McCall devido à sua visão tacanha. É necessário que uma desgraça se abata sobre o criador para que este se livre de seu egoísmo exacerbado. E McCall nem é um homem ruim, mas simplesmente exemplo de típica falta de uma consciência comunitária. É Stanton quem não vê limites em sua ambição e ganância, matando sem hesitação para alcançar seus objetivos escusos. “Debandada” mostra ainda como reagem outros proeminentes cidadãos, que se deixam enredar pelo poderoso e temido Stanton, apequenando-se e submetendo-se a ele. Interessante ainda o procedimento do xerife Ball que permite que McCall responda em liberdade por um assassinato involuntário. E mais tarde a Justiça livra McCall de outro crime, este em legítima defesa, contrariando os interesses do poderoso da cidade.

Rod Cameron em encarniçada luta.
Show dos stuntmen - Lesley Selander imprime ritmo perfeito a “Debandada”, não se detendo excessivamente em sequências que poderiam comprometer o filme. A sequência do julgamento de McCall leva menos de um minuto, enquanto a luta num estábulo entre McCall e um capanga de Stanton é tão violenta quanto longa e tecnicamente perfeita. Certo que uma visão mais atenta vai perceber o uso de dublês, isto devido à força dos golpes trocados pelos stuntmen Cliff Lyons, Chuck Roberson, Bob Woodward e Ben Corbett. E o desfecho dessa luta é espetacular com os dois contendores caindo de uma altura de quatro a cinco metros, ação típica dos seriados da Republic Pictures, alguns dos quais tiveram Rod Cameron como herói.

Espetacular trabalho dos stuntmen dirigidos por Lesley Selander.

Gale Storm
A pequena e irascível mocinha - O gigante canadense Rod Cameron tem, como de hábito, atuação sóbria e convincente como o criador intransigente. A pequena Gale Storm desempenha sua personagem como uma espécie de Maureen O’Hara com temperamento de Susan Hayward, ou seja, nervosa e até violenta. Mesmo com Rod Cameron parecendo ter o dobro de seu tamanho. Donald Curtis interpreta rotineiramente o vilão e há a presença simpática de Johnny Mack Brown, então com 45 anos de idade. Mack Brown era um promissor galã da MGM quando viu sua carreira no cinema ser boicotada pelo poderoso e enciumado magnata William Randolph Hearst. Após esse fato Mack Brown passou a ser um dos mais queridos mocinhos do cinema dos anos 30 e 40. Este western da Allied Artists parece ser um daqueles filmes em que todos os tipos característicos participam e os destaques entre os coadjuvantes ficam para os veteranos John Miljan, John Eldredge, Jonathan Hale e Steve Clark. “Debandada” é um pequeno mas imperdível faroeste para os fãs do gênero.

WESTERNCINEMANIA agradece ao amigo Beto Manis, do blog FILMES ANTIGOS COWBOY MOVIES, pelo envio deste faroeste.


Johnny Mack Brown disparando seu Colt; Rod Cameron e Mack Brown.


Rod Cameron

2 comentários:

  1. Parabéns amigo Darci !! Perfeito como sempre nos comentários ! Disponha do amigo Beto Nista !! Ahoyyy !!

    ResponderExcluir