UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

27 de outubro de 2014

PISTOLEIROS DO ENTARDECER (RIDE THE HIGH COUNTRY) - SAM PECKINPAH E O CREPÚSCULO DO VELHO OESTE


Alguns historiadores do gênero western como Buck Rainey consideram a década de 40 ‘Os Anos de Ouro’ dos faroestes. Tal afirmação não se sustenta diante do sem número de excelentes filmes realizados nos anos 50, período em que as figuras lendárias do Velho Oeste eram ainda mostradas de forma romanceada pelo cinema. O revisionismo foi a tônica da década seguinte com linhas gerais traçadas por Sam Peckinpah, que iria se transformar no mais importante diretor de westerns daquele período. Entre 1961 e 1973 Sam Peckinpah fez sete westerns e alguns temas eram constantes em seus filmes: lealdade, traição e o melancólico fim dos tempos daqueles homens rudes com a chegada da civilização. Especialmente este último tema fascinava o diretor e, apesar de recorrente, nunca foi tão magnificamente tratado como em “Pistoleiros do Entardecer” (Ride the High Country). Tanto que alguns dos últimos e melhores westerns que o cinema apresentou, como “Os Imperdoáveis” (Unforgiven) e “Pacto de Justiça” (Open Range), devem muito ao filme de Peckinpah que lhes serviu de inegável inspiração e influência.


Joel McCrea e Randolph Scott
Traição e resignação - Partindo de um roteiro escrito por N.B. Stone Jr., mesmo sem crédito “Pistoleiros do Entardecer” foi praticamente reescrito pelo próprio Peckinpah para contar ao seu estilo a história do reencontro de dois envelhecidos pistoleiros. Steve Judd (Joel McCrea) é um ex-homem da lei que, aposentado, é contratado para transportar razoável quantidade de ouro desde um campo de mineração chamado Coarse Gold para o banco da pequena cidade próxima. Para esse trabalho Judd convoca Gil Westrun (Randolph Scott) amigo que como ele, quando mais moço, também percorreu o Velho Oeste mantendo a lei e a ordem. Westrun apresenta ao antigo amigo o jovem que o acompanha chamado Heck Longtree (Ron Starr) para ajudar na perigosa missão. A real intenção de Westrun e Longtree é se apoderar do ouro, mesmo sabendo do compromisso assumido por Judd com o banco. A caminho de Coarse Gold, os três passam a noite na fazenda de Joshua Knudsen (R.G. Armstrong), viúvo e pai da jovem Elsa (Mariette Hartley). Elsa foge do pai tirânico e se junta aos três homens para chegar a Coarse Gold onde vai se encontrar com Billy Hammond (James Drury) com quem tenciona casar. Após o casamento Elsa percebe ser impossível conviver com Billy e com os costumes selvagens da família composta por mais quatro irmãos. Judd, Westrun e Longtree sequestram Elsa das mãos dos Hammonds e iniciam a viagem de retorno. No caminho Judd descobre os planos de Westrum e Longtree ao mesmo tempo em que são atacados pelos Hammonds. O encontro ocorre na propriedade de Joshua Knudsen que havia sido morto pelos Hammonds. No confronto Steve Judd é ferido mortalmente, os irmãos são exterminados e Westrun e Longtree decidem cumprir a missão contratada por Judd e levar o ouro ao banco.

O pai tirano (R.G. Armstrong) e a filha reprimida (Mariette Hartley).

Randolph Scott como 'The Frontier
Lawman'; a manga puída de Judd.
Integridade versus ceticismo - O que faz de “Pistoleiros do Entardecer” um filme perfeito não são apenas as muitas e esplendidamente concebidas sequências de ação. Esses momentos são desfechos naturais dos conflitos que vão se encadeando na brilhante narrativa de Peckinpah que cria personagens incrivelmente humanos. Na composição de cada um dos personagens é que o filme de 94 minutos ganha dimensão rara em faroestes. Steve Judd é um homem íntegro e sofrido que após anos de trabalho mal recompensado praticamente nada conseguiu para seu final de vida. Os punhos e o colarinho de sua camisa estão puídos e os únicos bens que Judd possui são o cavalo, a sela com arreios de prata e um relógio de dois dólares, como escarnece o amigo Westrum. Judd vê no sucesso daquela que poderá ser sua última missão mais uma retribuição moral que financeira. O cético Gil Westrun não se deu melhor que o amigo após tantos anos alugando seu revólver para a Lei e ganha a vida fantasiado como ‘O Homem da Lei da Fronteira’, misto de William F. Cody e Wild Bill Hickok. A cabeleira, bigode e cavanhaque postiços lhe dão a imagem com que tenta impressionar os frequentadores da feira em que se exibe. Ao contrário de Judd, Westrum vê no ouro a ser transportado apenas um modo de ganhar dinheiro, mesmo que conseguido desonestamente. O cinismo e o oportunismo de Westrum contrasta com a dignidade de Judd que não perdoa o amigo mais ainda no outono de suas vidas.

Joel McCrea (com óculos para leitura) e Randolph Scott com a bota
furada do ex-marshall interpretado por McCrea.

Mariette Hartley com Ron Starr
e com James Drury.
A díficil libertação feminina - Elsa Knudsen é um admirável retrato de mulher do Velho Oeste, maltratada pelo pai intolerante e ansiosa por liberar sua sexualidade reprimida. Mesmo vendo no casamento com um semi-desconhecido um horizonte novo para sua vida, Elsa cede ao assédio do galante Heck Longtree, relação frustrada pelo atento Judd. Pior destino é reservado à moça com o iminente abuso sexual que os quatro cunhados Hammonds esperam praticar, o que não acontece porque outra vez Judd e ainda Westrum se unem para salvá-la da curra. Joshua Knudsen, vestindo-se como pastor, citando a Bíblia e vendo o pecado em cada ser humano é um personagem ao qual Peckinpah recorreria em outros filmes. O terrível grupo Hammonds mescla o psicopata Henry (Warren Oates), o abobalhado Sylvus (L.Q. Jones), o infantil Jimmy (John Davis Chandler), o Elder (John Anderson), todos submetidos à maldade de Billy (James Drury).

Os irmãos Hammond: John Anderson, James Drury e Warren Oates;
Oates armado com faca; L.Q. Jones, John Anderson, James Drury e
Warren Oates; L.Q. Jones e John Anderson.

R.G. Armstrong rezando e assassinado.
Casamento num bordel - “Pistoleiros do Entardecer” é composto por um conjunto de sequências marcantes, a primeira delas a reunião no jantar à mesa de Joshua Knudsen que cita provérbios bíblicos rebatidos por Judd. Tem lugar um pequeno duelo entre Knudsen e Judd que demonstra também conhecer a Bíblia. O inesperado confronto é encerrado pelo irônico Gil Westrum que diz a Elsa: “Você cozinha muito bem. Apetite: Capítulo Um”. Adiante uma antológica sequência de casamento realizada no bordel “Kate’s Place” com as prostitutas compenetradas pela seriedade da cerimônia conduzida por um inebriado juiz de paz (Edgar Buchanan). E a felliniana Kate (Jenie Jackson), com seus mais de cem quilos cuida para que todos sejam felizes no lupanar que dirige. A voracidade carnal estampada nos olhares dos selvagens Hammonds prestes a seviciar a pobre Elsa completa a delirante sequência de casamento. Mesmo sem exercitar a violência como o faria em filmes posteriores, Sam Peckinpah cria momentos fortes, um deles Knudsen morto como se estivesse orando no túmulo da esposa. Olhos esbugalhados e rosto perfurado por um tiro ao lado da lápide da esposa com a inscrição: “Vou julgá-las como mulheres adúlteras são julgadas. Eu darei a elas sangue em forma de fúria e ciúmes”. E a discreta mas convincente morte de Sylvus alvejado por Longtree não prenuncia a maestria do confronto final.

O bordel da Kate; Kate (Jenie Jackson) e as garotas generosas;
Edgar Buchanan; os noivos Mariette Hartley e James Drury;
Warren Oates querendo mais que beijar a noiva.

Scott e McCrea
O lirismo da morte - Após trair a confiança do amigo Judd e vê-lo em inferioridade para enfrentar os Hammonds, Westrun percebe que a lealdade vale mais que meros onze mil dólares em ouro e retorna para ajudar o amigo. Judd e Longtree já estão feridos e o reforço é providencial. Entrincheirados numa vala Judd e Westrun resolvem enfrentar os Hammonds cara a cara, como nos velhos tempos. O código de honra é entendido pelos Hammonds que aceitam o desafio e a aproximação lenta cria a tensão com a câmara de Peckinpah vendo a cena do alto. Nada de mocinhos mais rápidos e certeiros pois todos os homens são realisticamente alvejados, Judd duas vezes mais e mortalmente; Westrun ferido no ombro é o único sobrevivente. A edição é perfeita e resta Judd com um sopro de vida. O lirismo da derradeira sequência é tocante, com Judd pedindo para não ser visto morto pelos jovens Longtree e Elsa e com Westrun sentindo uma dor ainda maior pela perda do companheiro de cavalgadas. Poucas vezes um western mostrou sequência tão triste, tão profunda em seu significado e mais cinematográfica.

O duelo dinamicamente coreografado por Sam Peckinpah.

Randolph Scott
Randolph Scott irrepreensível - Muito contribuiram para a grandeza de “Pistoleiros do Entardecer” as belíssimas imagens do cinegrafista Lucien Ballard. O mesmo não pode ser dito da trilha sonora do veterano compositor George Bassman, por vezes altissonante, excessivamente intrusiva. Joel McCrea e Randolph Scott se completam excepcionalmente. McCrea sempre discreto fica com o personagem sério e dramático; Scott, para muitos um ator de uma só expressão, encerra sua carreira como Gil Westrun com irrepreensível interpretação. E bastante engraçado, fantasiado de Buffalo Bill ou quando repete a lição que Judd dá em Longtree, ajudando-o a se levantar para desferir outro formidável soco. Mariette Hartley foi uma felicíssima escolha de Peckinpah para a aturdida jovem perdida num mundo masculino de personalidades tão díspares. Ron Starr destoa da qualidade do elenco e entende-se porque não fez carreira no cinema apesar desta grande oportunidade. Em compensação quase todos os coadjuvantes são perfeitos, com destaque para Warren Oates entre os irmãos Hammonds. Edgar Buchanan como o bêbado Juiz de Paz domina a tela nos momentos em que aparece, excelente como de hábito.

Edgar Buchanan e Jenie Jackson; Mariette Hartley.

Ron Starr sendo socado duas vezes: por McCrea e por Scott.

Joel McCrea e Randolph Scott
Peckinpah no panteão dos maiores diretores - Para muitos “Pistoleiros do Entardecer” é o melhor western de Sam Peckinpah mesmo realizado quando o diretor ainda não exercitava sua criatividade estilizando as sequências brutais. Peckinpah passou a ser chamado de ‘O Poeta da Violência’ enquanto outros preferiam dizer que Bloody Sam era ‘O John Ford da Era Vietnã’. Com seus filmes seguintes Peckinpah inscreveria seu nome no hall dos maiores diretores norte-americanos do gênero ao lado de John Ford, Howard Hawks e Anthony Mann. Sete anos depois deste seu segundo western, Peckinpah dirigiria aquele que é um dos maiores filmes da história da 7.ª Arte, “Meu ódio Será Sua Herança”, cujas sementes estão em “Pistoleiros do Entardecer”.

Joel McCrea e Randolph Scott; L.Q. Jones e Warren Oates.

Um comentário:

  1. Prezado Darci,

    Excelente análise de um dos melhores westerns de todos os tempos. Tudo foi dito..

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir