UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de julho de 2014

QUADRILHAS DOS FAROESTES (XVI) – RORY CALHOUN LIDERA O BANDO DE “O DERRADEIRO ASSALTO”


A seção ‘Quadrilhas dos Faroestes’ do WESTERNCINEMANIA procura lembrar tanto os bandos famosos dos westerns como aqueles formados por atores menos conhecidos. Certamente esta será a única vez em que será focalizada uma ‘Quadrilha de Faroeste’ composta por intérpretes que estiveram sempre ao lado da lei, salvo um deles que veremos a seguir. Em “O Derradeiro Assalto” (Four Guns to the Border) os quatro pistoleiros do título original são Rory Calhoun, John McIntire, Jay Silverheels e George Nader. Dos quatro apenas John McIntire interpretou personagens de homens maus, enquanto Calhoun foi um dos grandes mocinhos dos westerns-B dos anos 50 e Silverheels se tornou mais conhecido como ‘Tonto’, o sidekick índio da série “The Lone Ranger”. E George Nader foi um promissor galã de Hollywood que não vingou. Os quatro são ladrões de banco e o líder da quadrilha é Rory Calhoun, num faroeste que mostra que o crime não compensa, mesmo quando não há um ‘mocinho’ para desbaratar o bando.

George Nader, John McIntire, Rory Calhoun e Jay Silverheels

RORY CALHOUNRay Cully é o chefe do quarteto de bandidos e quem seduz a provocante jovem Lolly (Colleen Miller). Ao final Cully se redime e se entrega ao xerife de Shadow Valley, o que foi bom para a imagem do ator Rory Calhoun. Após uma bem sucedida série de faroestes nos quais sempre estava ao lado da lei, Calhoun aceitou atuar na TV, protagonizando a série intitulada “O Texano” (The Texan) que marcou bastante o ator [leia sobre esta série neste blog na seção ‘Séries Westerns de TV’]. Rory Calhoun foi lançado pela 20th Century-Fox como galã, ainda nos anos 40, contracenando com as maiores estrelas do estúdio que eram Marilyn Monroe, Susan Hayward e Gene Tierney. Quando a produção de faroestes em Hollywood começou a diminuir, Rory Calhoun foi filmar na Europa tendo a honra de ser o herói do primeiro filme dirigido por Sérgio Leone, o épico “O Colosso de Rodes”. Rory Calhoun, que tinha 1,93m de altura, faleceu aos 76 anos, em 1999.

JOHN McINTIREDutch é o mais experiente dos quatro assaltantes de banco e quando é mortalmente alvejado pelos apaches diz que acreditava que morreria pendurado numa corda. Como ator McIntire alternou papéis de bandido e de homem honesto, sempre de forma convincente, o que fez dele um dos mais prestigiados coadjuvantes de Hollywood nos quase 50 anos que durou sua carreira. E McIntire dava a impressão que atuava em todos os faroestes produzidos, tamanho o número de westerns de que participou, alguns deles verdadeiramente clássicos. Quando Ward Bond faleceu foi John McIntire quem o substituiu na série de TV “Caravana” (Wagonmaster). McIntire formou com a atriz Jeanette Nolan um dos mais queridos e duradouros casais do cinema. O filho deles Tim McIntire, que era compositor, também atuou no cinema (“Shenandoah”), vindo a falecer de uma overdose. [Leia a biografia de John McIntire neste blog]

JAY SILVERHEELSYaqui é um índio muito brincalhão e as poucas cenas engraçadas de “O Derradeiro Assalto” giram em torno de seu comportamento alegre. E Yaqui não consegue parecer mau ainda que o ator procure dissociar a imagem do índio daquela de Tonto, o sidekick do The Lone Ranger da série de TV do mesmo nome. Canadense e índio de verdade, nascido na reserva indígena Six Nations, em Ontário, Jay Silverheels atuou em diversos seriados da Republic Pictures no início de sua carreira. Depois de participar de dezenas de filmes, Silverheels alcançou a fama como Tonto e se tornou o mais importante ator verdadeiramente índio, superando Chief Yowlachie e os não nativos Chief Thundercloud e Iron Eyes Cody. [Jay Silverheels também foi biografado pelo WESTERNCINEMANIA]


GEORGE NADER - Não por acaso chamado ‘Bronco’, o personagem de George Nader é a vítima preferida de Yaqui, com quem está sempre engalfinhado. Bronco também se sente atraído pela jovem Lolly, a quem presenteia com um tecido azul, mas Bronco não é tão estúpido que não perceba que a moça gosta de Ray Cully. George Nader foi um dos atores da espetacular safra de jovens galãs da Universal Pictures, da qual fizeram parte Rock Hudson, Jeff Chandler e Tony Curtis. A carreira de George Nader foi prejudicada pelos boatos que o ator seria gay. E a Universal nada fez por Nader, ao contrário de Rock Hudson, a quem o estúdio conseguiu manter a discrição nas publicações sensacionalistas. Nader e Hudson eram grandes amigos e quando Rock faleceu deixou para Nader uma parte de sua fortuna. George Nader após abandonar a carreira de ator passou a escrever e é de sua autoria a história de ficção-científica “Chrome” na qual pela primeira vez surgem robôs homossexuais. George Nader faleceu aos 80 anos de idade em 2002. 

George Nader e Jay Silverheels

As postagens no WESTERNCINEMANIA sobre John McIntire, sobre a série
"o Texano" e sobre Jay Silverheels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário