UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

12 de junho de 2014

O MISTÉRIO DA IDADE DE ALLAN ‘ROCKY’ LANE


Recentemente em comentário feito aqui no WESTERNCINEMANIA o desenhista e escritor Primaggio Mantovi observou que o blog havia se equivocado quanto à data de nascimento de Allan ‘Rocky’ Lane, o inesquecível mocinho da Republic Pictures. Os escritores David Rothel e Chuck Thorton, autores da biografia de Allan ‘Rocky’ Lane que tem o subtítulo ‘Republic Action Ace’, citam como data de nascimento do ator o dia 23 de setembro de 1904. Certamente Rothel e Thorton pesquisaram a data da certidão de nascimento de Harry Leonard Albershart (o nome verdadeiro de Allan Lane) e, contrariando a quase totalidade das biografias que informam que o ator teria nascido no dia 23 de setembro de 1909, optaram pelo ano de 1904 como o correto. O que teria levado a dupla Rothel e Thorton a acreditar que Allan ‘Rocky’ Lane teria cinco anos a mais do que tantas fontes lhe atribuem?
Ao lado 'Rocky Lane' desenhado por Primaggio Mantovi que por muitos anos foi o responsável pela ilustração do gibi Rocky Lane Magazine, editado pela Rio Gráfica Editora.


Harry Leonard Albershat (Allan Lane)
Uma coincidência muito estranha - Nascido no condado de St. Joseph, da cidade de Mishawaka, no Estado de Indiana, Harry Leonard Albershart era filho de William Herman Albershart e de Linnie Anne Dayhuff Albershart. Segundo o ‘Certificate of Birth’ expedido pelo Indiana State Board of Health a data de nascimento do menino Harry Leonard é 23/09/1909. E esse mesmo documento indica que Linnie Anne teve quatro filhos, dois dos quais já falecidos, restando vivos apenas o recém nascido Harry Leonard e a irmã (Helen Mae Hower) então com dois anos e meio de idade. Esse documento parece ser prova cabal, desfazendo qualquer dúvida, que Allan Lane nasceu mesmo em 1909. Porém Rothel e Thorton devem ter tido acesso à lista de nascimentos ocorridos no condado de St. Joseph, Indiana, e se depararam com uma incrível ‘coincidência’ que a lista apresenta. Estranhamente consta da relação de nascimentos dessa lista os seguintes nomes: Albershart, Harry W., nascido em 23 de setembro de 1904; Albershart, Harry H., nascido em 22 de setembro de 1905; Albershart Harry L., nascido em 23 de setembro de 1909. Isso quer dizer que dois outros Harry Albershart nasceram antes de Harry Leonard Albershart e que incrivelmente nasceram, um no mesmo dia e mês em que teria nascido o ator e o outro um dia antes e no mesmo mês. Mesmo que isso tivesse ocorrido, e é possível, soa ainda muito estranho que Mr. Albershart tivesse registrado todos os três filhos com o mesmo primeiro nome ‘Harry’. Essa possível ‘falta de imaginação’ só aumenta o mistério que o próprio Allan Lane ajudou a alimentar como prova o documento de seguro social preenchido quando ele deixou a 20th Century-Fox. Nesse documento foram deixados em branco a data e o local de nascimento do ator que deixava o estúdio.

Certidão de nascimento de Allan Lane.

Cartão do Seguro Social de Allan Lane quando trabalhou na 20th Century-Fox.

Redução de idade - Muitos artistas, de cinema ou não, já alteraram suas datas de nascimento, quase sempre diminuindo-a para parecerem mais jovens. Isso fundamenta as suspeitas que Allan Lane teria também reduzido sua idade quando foi contratado pela Fox Film Corporation. Nesse estúdio Allan Lane fez sua estreia como ator no filme “Braços Vazios”, lançado em maio de 1929 quando o ator teria então apenas 19 anos de idade. Outro ator que nasceu no Estado de Indiana (em 1908) foi James Stewart, que fez sua estreia no cinema em 1935, aos 27 anos de idade. Como se sabe, James Stewart e Henry Fonda iniciaram suas carreiras simultaneamente, chegando a morar juntos quando mal ganhavam para dividir um quarto. Fonda que nasceu em 1905 também estreou no cinema em 1935, aos 30 anos de idade. Lembro esses dois atores para demonstrar que Allan Lane foi bastante precoce se, de fato, iniciou sua carreira como ator aos 19 anos.

Allan Lane no início de carreira na Fox Film Corporation aos pouco mais
de 20 anos de idade; à direita James Stewart e Henry Fonda também em
início de carreira.

Um homem e duas vidas - A família dos Albershart se mudou para a cidade de Grand Rapids no Estado do Michigan, como comprovam documentos do censo realizado em 1930. Porém pesquisas feitas nos registros escolares de Grand Rapids não permitiram constatar a presença de nenhum aluno com o nome Harry Leonard Albershart. Foi sempre citado nas ‘biografias’ distribuídas à imprensa que Allan Lane havia se graduado e sido destacado atleta quando cursou a Universidade de Notre Dame em South Bend, Indiana. Mas quando teria Harry Leonard Albershart se graduado e atuado como jogador de American Football se no Motion Picture Almanac do ano de 1929 Allan Lane, nome artístico de Harry Leonard, aparece como ator da Fox ao lado de Paul Muni, Victor McLaglen e outros? Mais mistério (ou enganação) na história de Harry Leonard Albershart/Allan Lane e sua contraditória data de nascimento. Parece impossível conciliar a frequência escolar e atividade esportiva (jamais comprovadas) de Harry Leonard na Universidade de Notre Dame com seu trabalho como ator em Hollywood entre os anos de 1929 a 1932. Sim, porque de 1932 a 1936 a carreira de Allan Lane sofreu um inexplicável hiato.

Allan Lane como jogador de hóquei, ao
lado de Jean Rogers no filme
"O Herói da Turma", de 1946.
Ator e superesportista - Segundo se divulgou nos releases sobre Allan Lane, entre 1932 e 1936 ele teria abandonado a carreira cinematográfica e atuado algum tempo como ator de teatro. Lane teria sido também, nesse período, proprietário de um estúdio de ilustração fotográfica em Nova York. Para aumentar ainda mais as dúvidas quanto à veracidade das informações sobre Allan Lane, o ‘Screen Book Magazine’ de agosto de 1938 diz que o ator foi não só destacado jogador de futebol americano da Notre Dame University, mas também jogador de basquetebol, baseball e ainda jogador amador de golfe, conseguindo excelentes marcas nesse esporte. A essa altura qualquer informação sobre Allan Lane passa a ser aceita com reservas pois o ator e seu agente não economizavam nos fatos para dar a Lane um perfil invejável como atleta. E cabe a pergunta: Por que Allan Lane ao invés de se dedicar a atividades comerciais não se voltou para os esportes nos anos de 1932 a 1936? Afinal nesse período ele estaria com idade entre 23 e 27 anos e no ápice de sua forma física. Johnny Weissmuller, que nasceu em 1904, ganhou cinco medalhas de ouro nas olimpíadas de 1924 e 1928; Larry Buster Crabbe, nascido em 1908, estava com 24 anos quando foi campeão olímpico de natação em 1932. Que desperdício o ‘superatleta’ Allan Lane aos 23 anos ir para Nova York abrir o ‘Allan Lane, Inc’, estúdio de ilustradores fotográficos. E onde teria Harry Leonard Albershart aprendido mais essa habilidade, agora artística?

Os campeões olímpicos e mais tarde atores Johnny Weissmuller
e Larry Buster Crabbe.

Rocky Lane e Roy Rogers
Ás dos filmes de ação - As dúvidas quanto à idade do grande mocinho dos B-Westerns Allan ‘Rocky’ Lane, calculada pela sua aparência, podem ser tiradas através dos filmes que ele fez e que estão disponíveis. Um deles é “Charlie Chan nos Jogos Olímpicos” (1937), quando Lane estaria com 28 ou 33 anos, dependendo da data de seu nascimento. Nos anos de 1946-47, quando interpretou ‘Red Ryder’ na série da Republic Pictures, Allan Lane estaria com 37/38 ou 42/43 anos. Na fase final de sua série como ‘Rocky Lane’ na Republic Pictures, em 1953, o ator estaria com 44 ou 49 anos. Nas raras aparições em filmes nos anos 60 vemos um envelhecido Allan Lane, já distante dos tempos de fama e com as marcas que a amargura do quase anonimato lhe trouxe, ficando mais difícil definir sua idade a partir da aparência. Tão controversa é a biografia de Allan Lane em alguns tópicos que, somada ao mistério dos registros de seu nascimento, levaram David Rothel e Chuck Thorton a acreditar que o ator diminuiu sua idade em cinco anos. Mas o que significa isso diante do legado para o B-Western que significou sua carreira como ator? Tendo nascido em 1904 ou em 1909, Allan ‘Rocky’ Lane está entre os mais queridos mocinhos do cinema de sua geração. Superado apenas por Roy Rogers, ainda que muitos prefiram ‘Rocky Lane’ ao Rei dos Cowboys. Allan ‘Rocky’ Lane era um verdadeiro ‘Ace Action’ dos B-Westerns e dos seriados da Republic Pictures, como bem o chamaram Rothel e Thorton.  Fosse com cinco anos a mais ou a menos, o que não tem a menor importância.


À esquerda Allan Lane com Linda Stirling em "A Mulher Tigre",
seriado de 1944; à direita Allan Lane em "O Rei da Polícia Montada",
seriado da Republic Pictures filmado em 1940.

Allan Lane com Jane Darwell em "Cupido ao Volante" (1937);
à direita Allan Lane com Lucille Ball em "O Mundo se Diverte" (1938).

Acima Roy Barcroft aponta o revólver para Allan Lane enquanto
Edmond Cobb olha em "Cachimbo da Paz" (Oregon Trail Scouts), de 1946;
abaixo Allan Lane com Peggy Stewart nos braços conversa com
Tom London acompanhados por Bobby Blake, Emmet Lynn e Pierce Lyden
e o filme é "Quadrilha do Vale" (Rustlers of Devil's Canyon), de 1947.

4 comentários:

  1. Que belo artigo sobre Rocky Lane! Parabéns ao autor! Ary Ximendes

    ResponderExcluir
  2. Belíssima matéria Darci! Meu mocinho preferido... Obrigado por tantas informações preciosas.

    ResponderExcluir
  3. Quem pode informar o nome do primeiro desenhista das revistas em quadrinhos de Allan Rock Lane ?

    ResponderExcluir
  4. Num episódio de BONANZA, Rocky Lane está irreconhecível, de bigode, bêbado .

    ResponderExcluir