UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

28 de outubro de 2013

ARMADILHA DA MORTE (Desperadoes of Dodge City) – ROCKY LANE DESVENDA QUEM É McBRIDE


Em 1948 a Republic Pictures passou a produzir uma nova série de faroestes B com Allan ‘Rocky’ Lane. No Brasil o mocinho era chamado apenas de ‘Rocky Lane’. A série foi encerrada em 1953 e teve 38 filmes, tornando-se uma das mais movimentadas e admiradas que o estúdio de Herbert J. Yates produziu. O orçamento de cada um desses faroestes B não ultrapassava os 50 mil dólares e rendiam nas bilheterias norte-americanas sempre acima de 500 mil dólares, ou seja, lucro garantido para a Republic Pictures. Para não exceder os 50 mil dólares, em todos os filmes da série eram utilizadas cenas de arquivo, aquelas em que havia mais que três ou quatro homens a cavalo e mais que dois ou três carroções. Em “Armadilha da Morte” (Desperadoes of Dodge City), de 1948, observa-se bem essa técnica da Republic, que com uma boa montagem colocava Rocky Lane em meio à ação intensa. A maior parte das sequências, porém, foram filmadas em estúdio e algumas, como de hábito, no Iverson Ranch, em Santa Susanna, na Califórnia.




Como se diz...Qualquer semelhança é
mera coincidência da cena acima com
"No Tempo das Diligências"; abaixo
a troca da estranha senha.
Os suspeitos passageiros - Em “Armadilha da Morte” um homem conhecido apenas por McBride é temido por todos em Dodge City pois comanda uma quadrilha que impõe o terror entre os colonos. Stockton (John Hamilton), o Comissário de Terras de Dodge City elabora um plano para fazer com que o Exército intervenha. O plano consiste em fazer chegar até o Forte Henry uma solicitação de ajuda e para isso é criada uma senha entre os mensageiros. A senha é “Você hesitou?”, seguida da resposta “Apenas até um novo dia”. Os homens de McBride conseguem interceptar o cavaleiro incumbido de entregar a mensagem a Rocky Lane. Para recuperar a mensagem Rocky se faz passar por passageiro de uma diligência que conduz quatro homens e uma mulher. São eles o jogador Ace Durant (Tristram Coffin), Calvin Sutton (James Craven), Ted Loring (William Phipps), a atriz Gloria Lamoreaux (Mildred Coles) e um rancheiro que não se identifica (Roy Barcroft). Um deles pode ser o temido McBride que Rocky Lane e seu amigo Nugget Clark (Eddy Waller) se empenham em descobrir. Todos permanecem num posto de diligência sendo sitiados pelos homens e McBride. Conseguem escapar por uma passagem secreta e só então é descoberta a identidade de McBride, que é, de fato, um dos passageiros da diligência e é morto por Rocky Lane num confronto entre ambos.

Cena rara: Roy Barcroft nos braços de
 Rocky Lane sem que estejam lutando;
abaixo o cãozinho e seu dono morto.
Costumeiros vilões - Roy Barcroft foi o ator que mais vezes interpretou o principal bandido nos faroestes de Rocky Lane e por essa razão deveria ser o principal suspeito de ser o criminoso McBride em “Armadilha da Morte”. Ainda mais que seu personagem é rude e se comporta de maneira hostil com os demais passageiros da diligência. O roteiro desta aventura de Rocky Lane joga habilmente com esta errônea presunção durante boa parte do filme. Outro possível suspeito seria o também comumente vilão Tristram Coffin, mas somente nos minutos finais de “Armadilha da Morte” é que o espectador saberá quem é McBride. Até lá Rocky Lane terá algum trabalho e se mostrará em excepcional forma física (Allan Lane estava então com 44 anos de idade). Falta ao filme a normalmente violenta luta de socos entre Rocky Lane e Roy Barcroft, o que é compensado com o mistério da trama. Bastante interessante é a sequência da morte do velho surdo com seu cão se recusando a abandonar o corpo inerte do dono. Teria George Stevens se inspirado neste faroeste B para criar a bela sequência do enterro em “Os Brutos Também Amam”?

Rocky Lane e seu sidekick Eddy Waller.
O sidekick Nugget Clark – O roteiro joga com o sentimento do público infanto-juvenil que não esqueceu do cão que ficou sem dono, fazendo com que ao final o novo casal de colonos (Ace Durant e Gloria Lamoreaux) o adotem. Uma das últimas cenas do filme mostra a alegria do cachorro entre os novos donos que reiniciam suas vidas. Roy Barcroft e Tristram Coffin, ambos sem bigodes, inspiram menor temor e os conhecidos foras-da-lei Dale Van Sickel e Robert J. Wilke têm pequenas participações em “Armadilha da Morte”. Este foi um dos primeiros filmes de William Phipps e a linda mocinha Mildred Coles é o destaque feminino. Este foi o terceiro e último faroeste da série Rocky Lane em que Mildred Coles atuou. Os fãs de Rocky Lane sabiam que com Eddy Waller interpretando o sidekick, o mocinho teria sempre uma ajuda providencial. Eddy Waller acompanhou Allan Lane em 32 das aventuras de 'Rocky Lane' na Republic Pictures, em todas elas demonstrando o ótimo ator que era mesmo interpretando o personagem rotineiro. Ainda que não tenha sido um faroeste dos mais vibrantes da série, “Armadilha da Morte” vale à pena ser visto, assim como todos os faroestes do mocinho Rocky Lane.

Acima as inevitáveis cenas de arquivo; abaixo Rocky Lane com dois dos
suspeitos de serem McBride; Rocky cavalgando Black Jack.


Nenhum comentário:

Postar um comentário