UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

20 de março de 2013

ESTANTE DE FAROESTE – “THE GOLDEN CORRAL”



“The Golden Corral”, de autoria de Ed Andreychuk, tem o subtítulo ‘A Roundup of Magnificent Western Films’ foi editado pela McFarland e lançado em 1997. O autor seguiu a fórmula de selecionar alguns importantes faroestes fazendo para cada um uma resenha, neste caso menos crítica e mais informativa. De cada faroeste escolhido o leitor têm, divididos em três segmentos, as seguintes informações: uma muito boa ficha técnica; uma sinopse completa; uma abordagem mostrando um pouco dos bastidores, locações e informações sobre influências recebidas e originadas pelo filme, além dos resultados de bilheteria. Cada western focalizado tem direito a duas fotos.

Onde está Anthony Mann? - O autor explica qual o critério escolhido para elaborar a lista de 14 westerns por serem eles seus preferidos e ainda por ser cada um deles um importante exemplar de um tipo especial de faroeste. Lembra Ed Andreychuk, que todos esses filmes são amados por fãs de westerns em todo o país (Estados Unidos) e através dos tempos. Certamente quem não vai concordar com o autor de “The Golden Corral” é o amigo José Tadeu Barros, seguidor do WESTERNCINEMANIA e que recentemente indicou um elogiadíssimo Top-Ten Westerns neste blog. José Tadeu e outros fãs de faroestes deverão perguntar por que razão Ed Andreychuk simplesmente ignorou o diretor Anthony Mann. O critério do autor é a resposta. E a lista de faroestes analisada por Ed Andreychuk é a seguinte: “No Tempo das Diligências” – “Rio Vermelho” – “Matar ou Morrer” – “Os Brutos Também Amam” – “Rastros de Ódio” – “Sem Lei e Sem Alma” – “O Álamo” – “Sete Homens e Um Destino” – “Pistoleiro do Entardecer” – “A Conquista do Oeste” – “Meu Ódio Será Sua Herança” – “Butch Cassidy” – “Dança com Lobos” – “Os Imperdoáveis”. “The Golden Corral” tem 190 páginas e o tamanho do livro é 15 x 23 cm.


4 comentários:

  1. Prezado Darci,

    Como o autor diz em sua introdução: "Não é minha intenção em menosprezar outros filmes, omitindo-os aqui. ..............Sim,esses são os meus favoritos".

    É isso, cada um tem a sua visão e preferências, embora existam produções até melhores ou piores de acordo com o ponto de vista de cada autor.

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mário
    Creio que os participantes das discussões neste blog tenham percebido que cada um de nós tem direito a gostar mais ou gostar menos de determinados filmes, sem que isso implique em entender mais ou menos de cinema. O próprio Ed Andreychuck sabia que nem todos iriam concordar integralmente com os filmes que escolheu para elaborar seu livro. Mas cá prá nós, nenhum Anthony Mann não parece provocação?
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Darci,

    Nenhum Anthony Mann é demais, mas tudo bem. Todos os filmes que ele citou são ótimos (bem, O Álamo nem tanto, não é?). Taí o Butch Cassidy, criticado por alguns colegas em meu Top Ten. Aliás, da lista dele, sete estão em meu Top...Twenty. Nada mal, heim? Gostei de saber que Pistoleiros do Entardecer é um dos preferidos dele: não estou sozinho nessa.

    Abraços,

    José Tadeu

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Tadeu
    Fosse por uma questão de estilo ou por questões de abrangência ou importância, o livro ficaria melhor com, por exemplo, "O Preço de um Homem", não é mesmo?
    Abraços do Darci

    ResponderExcluir