UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

5 de novembro de 2012

DELEGADO SAGAZ (Sundown in Santa Fé) - ROCKY LANE E A ADAGA MISTERIOSA


No final da década de 40 a Republic Pictures mantinha uma linha de produção dividida em quatro segmentos: Premiere GradeDe LuxeAnniversaryJubilee. Antes de ser produzido, um filme da Republic era enquadrado num desses segmentos de acordo com seu custo de produção e era Premiere Grade o filme com custo de um milhão de dólares ou mais como os estrelados por John Wayne; De Luxe era o filme com custo entre 500 mil dólares e um milhão de dólares, seriados ou faroestes e policiais de melhor qualidade; Anniversary  era a classificação de um filme com custo entre 50 mil e 100 mil dólares como os de Roy Rogers. E a classificação Jubilee era para os filmes cuja produção se limitava a 50 mil dólares. Enquadravam-se na categoria Jubilee os Faroestes ‘B’ que raramente excediam esse limite. Mas diferentemente dos filmes das demais categorias, os Faroestes ‘B’ eram lucro garantido para o estúdio e um dos melhores exemplos eram os filmes de Allan 'Rocky' Lane cujas receitas líquidas eram sempre superiores a 500 mil dólares. E como eram bons esses pequenos faroestes como “Delegado Sagaz” (Sundown in Santa Fé).


Monte Hale, substituído por Rocky Lane.
Autor de seriados clássicos - Vivia-se em 1948 os tempos dos grandes filmes noir, com histórias intrincadas e tipos misteriosos, nunca faltando mulheres louras e objetos sinistros e trágicos como o falcão maltês de “Relíquia Macabra”. Pois “Delegado Sagaz” tem um pouco de tudo isso, numa história escrita por Norman S. Hall. O incansável Norman S. Hall foi o autor de alguns dos melhores roteiros escritos para seriados, como os clássicos “Flash Gordon” (com Buster Crabbe), “As Aventuras do Capitão Marvel” (com Tom Tyler), “Os Tambores de Fu-Manchu” (com Henry Brandon), “A Filha das Selvas” (com Frances Gifford), “O Terror dos Espiões” (com Kane Richmond) e mais uma dezena de filmes em capítulos. Finda a melhor fase dos seriados, Norman S. Hall passou a escrever roteiros para os faroestes do segmento Jubilee da Republic, ou seja, os mais baratos. “Delegado Sagaz” era um faroeste para ser estrelado por Monte Hale e quando a produção já estava pela metade, eis que Monte Hale fratura um braço. Para não perder tempo e nem o investimento já feito, a Republic fez Allan Rocky Lane vestir a camisa com a gola amarrada de Monte Hale, trocar sua calça jeans e assumir o personagem do filme refazendo cenas já filmadas com Monte Hale. N esse filmeRocky Lane nem pode usar seu querido cavalo Black Jack e até Nuggett Clark não é seu sidekick, interpretando outro personagem. A direção de “Delegado Sagaz” coube ao prolífico R.G. Springsteen acostumado a dirigir Allan Rocky Lane, como o fez em 14 westerns.

Roteiro de filme de mistério – Em “Delegado Sagaz” Rocky Lane é um agente governamental que recebe a missão de encontrar o bandido Walter Durant que havia sido o líder da trama que levou ao assassinato de Lincoln. E Rocky Lane deveria ainda desvendar a quadrilha que roubava cargas enviadas pelo Exército para o México. A única pista existente deixada nos assaltos eram as adagas encontradas após cada crime, geralmente cravadas nas costas de condutores de carroça. Chegando em Santa Fé, Rocky Lane é designado ajudante do xerife Jim Wyatt (Russell Simpson), cujo filho Tom (Rand Brooks) é noivo de Lola Gillette (Jean Dean), filha do rancheiro Tracy Gillette (Roy Barcroft). Pai e filha Gillette trabalham para John Stuart (Trevor Bardette), que não é outro senão o próprio Walter Durant mudando de identidade para fugir da lei. A insinuante Lola usa o noivo para obter as informações sobre as próximas cargas a serem roubadas. As adagas usadas para os crimes tinham sempre a inscrição em Latim ‘Sic Semper Tyrannus’, cuja mais significativa tradução é ‘Morte aos Tiranos’, frase gritada por John Wilkes Booth antes de assassinar Abraham Lincoln. Essa é a ligação entre a adaga e o disfarçado Walter Durant que como o maléfico John Stuart possui até mesmo uma ave apelidada ‘Jeb Stuart’. Como homem importante do Serviço de Inteligência e ainda ajudado por Horace Harvey (Eddy Waller), Rocky Lane descobre que Tom e Lola estão envolvidos com John Stuart. Depois de duas trocas de socos com Tom Owens (Lane Bradford), capataz de Tracy Gillette e um confronto com o próprio Gillette, Rocky Lane liquida John Stuart/Walter Durant, acabando com o terror e a onda de assaltos em Santa Fé.

Acima Eddy Waller como impressor e Rocky Lane com camisa diferente;
no centro o bandidão Lane Bradford mostrando sua habilidade; abaixo Russell
Simpson como xerife e Eddy Waller olhando Minerva Urecal matando a sede.



Roy Barcroft e Trevor Bardette, este pronto para matar
Barcroft com a adaga; abaixo Rocky Lane com a
arma misteriosa de "Delegado Sagaz".
Roy Barcroft, como segundo vilão – Além do roteiro muito acima da média para um faroeste ‘B’, o que não falta em “Delegado Sagaz” é ação de boa qualidade com perseguições e tiroteios. Mistério verdadeiramente não há no filme pois um faroeste B tem que primar pela fácil compreensão de sua história, mas a história é inegavelmente inteligente e por isso mesmo satisfaz até mesmo um público diferente daquele infanto-juvenil ao qual eram destinados os faroestes ‘B’. E acima de tudo está a figura de Rocky Lane, um dos grandes mocinhos do cinema, sempre convincente como ator e nas lutas contra com os bandidos. A lamentar que Rocky Lane não trave neste filme nenhuma daquelas encarniçadas e antológicas lutas contra Roy Barcroft, lutas que eram as mais emocionantes e violentas dos faroestes ‘B”. O principal adversário de Rocky Lane em “Delegado Sagaz” é o grandalhão e também violento Lane Bradford.  Em papel secundário, Barcroft é morto por uma das adagas ‘Sic Semper Tyrannus’ de Trevor Bardette, o principal vilão. Neste incomum faroeste o par romântico formado por Rand Brooks e pela loura Jean Dean são foras-da-lei, restando apenas do lado dos bons o infeliz xerife interpretado por Russell Simpson e Eddy Waller desta vez inesperadamente como um gráfico do jornal pertencente ao bandidão Trevor Bardette. A veterana Minerva Urecal é a responsável pelos momentos engraçados ao lado de Eddy Waller. Se você gosta de um bom faroeste, seja sagaz como o delegado e não perca este western de Rocky Lane que mesmo sem sua tradicional camisa com listras verticais mostra porque possuía uma invejável legião de fãs.





2 comentários:

  1. Alguns filmes de Rock Lane foram exibidos lá na
    distante ADOLFO (cidade de sp)no final dos anos 50.
    Rock era meu favorito,e nas brincadeiras de mocinho e bandido,eu queria ser êle.Sempre !!
    Um gibi de Rock apareceu por lá.Lí 300 vezes,guardava com carinho. Era uma relíquia !!Foi meu grande ídolo !!
    Anos mais tarde no CAW,pude assistir a muitos filmes do mocinho cowboy.A briga no final com Roy Barcroft era esperada com ansiedade !!E isto
    se repetia em vários filmes !! Valeu !! Laudney

    ResponderExcluir
  2. Laudney - No Cine Marconi, que eu frequentei na infância e que ficava no Bom Retiro, em São Paulo, não eram exibidos filmes da Republic. Portanto a meninada não conseguia ver na tela Rocky Lane, Roy Rogers, Rex Allen e outros. Passava muito Durango Kid e Tim Holt que não eram os favoritos da garotada justamente porque não tinham gibis próprios aqui no Brasil, ao contrário de Rocky Lane e Roy Rogers. Falo do ano de 1953, quando foi lançado o gibi de Rocky Lane e já havia o do Roy Rogers. Só consegui ver um filme de Rocky Lane numa matinê num cinema da Vila Mariana, onde morava um primo meu. Rocky Lane era meu mocinho de verdade favorito, uma vez que O Pequeno Sheriff só existia nos gibis... - Um abraço - Darci

    ResponderExcluir