UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

8 de março de 2012

QUADRILHAS DOS FAROESTES (VII) - OS FEROZES BANDIDOS DE “HOMBRE”

Nas fotos acima: Richard Boone, Frank Silvera, Skip Ward
Cameron Mitchell e David Canary (com o rifle)

Paul Newman, praticamente sozinho, enfrenta em “Hombre” a quadrilha
chefiada por Richard Boone. Um dos mais cruéis homens maus dos faroestes,
Boone liderou nesse filme David Canary, Skip Ward, Frank Silvera e
Cameron Mitchell, atores de quem vale a pena traçar um pequeno perfil.


RICHARD BOONE – Bandidão que dispensa maiores comentários, já foi biografado aqui no CINEWESTERNMANIA e por ocasião da Enquete Os Grande Bandidos dos Faroestes,  ocorrida em agosto de 2011, ficou na nona colocação, atrás de Lee Marvin, Lee Van Cleef, Jack Elam, Dan Duryea, Eli Wallach, Ernest Borgnine e Henry Silva. Será que esses badmen eram mais desalmados que Richard Boone? Segundo aquela enquete, sim, mas poucos deles interpretariam melhor ‘Cicero Grimes’ que Richard Boone.
FRANK SILVERA – Especialista em papéis de mexicanos, como em “Hombre”, Frank Silvera era jamaicano de nascimento (24-7-1914) mas foi criado em Boston. Estreou no cinema em “O Último Duelo” (The Cimarron Kid), com Audie Murphy. Interpretou Victoriano Huerta em “Viva Zapata!” e fez o papel principal em “A Morte Passou por Perto”, segundo filme de Stanley Kubrick. Frank Silvera atuou em “A Noite da Emboscada”, com Gregory Peck e voltou a ser mexicano em “Sangue em Sonora”, outra vez com Marlon Brando, em “A Revolta dos Sete Homens” e em “O Retorno de Valdez”, com Burt Lancaster, seu último filme. Frank Silvera faleceu aos 55 anos, em 1970.

DAVID CANARY – Nascido em Indiana em 25-8-1938, David Canary é sobrinho-neto da lendária Calamity Jane (Martha Jane Cannary), porém parece mesmo é irmão de Jack Palance pelo seu rosto angular marcado por profundos sulcos. Foi em “Hombre” a estréia de David Canary no cinema, mas ele é mais lembrado pelos fãs de Bonanza. Dois anos após a saída de Pernell Roberts (Adam Cartwright), David Canary foi contratado como o capataz ‘Candy Canaday’ de La Ponderosa, atuando de 1967 a 1970. Pediu então um aumento de salário e não foi atendido, saindo da série. Com a morte de Dan Blocker (Hoss Cartwright) David Canary retornou à série, então com um substancial aumento. No total participou de 94 episódios de Bonanza. David pode ser visto em “Ambição Acima da Lei”, faroeste dirigido e interpretado por Kirk Douglas. O melhor momento da carreira de David Canary foi na série de TV “All My Children” na qual interpretando os gêmeos Adam Chandler e Stuart Chandler, concorreu 15 vezes ao Emmy, levando esse prêmio para casa nada menos que oito vezes.

SKIP WARD – nascido em 12-9-1932, em Cleveland, Ohio, Skip Ward foi piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, carreira que abandonou para ser ator. Sua estréia ocorreu em “O Mar é Nosso Túmulo”, em 1958, atuando depois em “Viagem ao Fundo do Mar”, “O Professor Aloprado”, “A Noite do Iguana” e “Beija-me, Idiota”. Skip Ward perdeu o papel de James T. West que disputou com Robert Conrad para a série de TV “James West”. Como sua carreira de ator não deslanchava, Skip Ward tornou-se produtor de TV, sendo o produtor de 39 episódios da inesquecível série “Os Gatões” (The Dukes of Hazzard), que tinha como um dos atores principais o veterano Denver Pyle como Uncle Jesse Duke. Skip Ward foi casado com Michelle Triola, mulher que conseguiu levar Lee Marvin à loucura, gerando um rumoroso processo. Skip Ward faleceu aos 70 anos em 2003.

CAMERON MITCHELL – Nascido em 4-11-1918, no Estado da Pensylvannia, Cameron Mitchell estreou no cinema em 1945 em “Fomos os Sacrificados”, dirigido por John Ford. Começou a ter melhores papéis na década de 50 quando atuou em “Terra do Inferno” com Randolph Scott, “Jardim do Pecado” com Gary Cooper, “Ama-me ou Esquece-me” com Doris Day e “Carrosel”, com Gordon MacRae. No início dos anos 60 filmou na Itália, retornando aos Estados Unidos para atuar em “A Vingança do Pistoleiro”, de Monte Hellman. Em 1967 foi contratado para interpretar ‘Buck Cannon’ na série de TV “High Chaparral”, para a qual pintou os cabelos de louro, o que já havia feito em 1954 quando atuou em “A Besta Negra”, com Lee Marvin. Apesar de nunca deixar de atuar em razão de suas crônicas dificuldades financeiras, Cameron Mitchell não mais voltou a ter destaque, tendo final de carreira melancólico. Sua última participação no cinema foi interpretando o ‘Dr. Cadáver’ em “Haloween – A Maldição está de Volta”, em 1994, mesmo ano em que faleceu aos 75 anos de idade.


13 comentários:

  1. Gosto muito deste faroeste, Darci. Merecida lembrança desses bons 'bad guys'.
    Apenas como curiosidade, Skip Ward também atuou em Batman, num dos episódios mais engraçados da série. Batman vence um campeonato de surfe usando uma vistosa bermuda amarela e branca, por cima do bat-uniforme, claro.
    Citaste, Darci, a presença de Skip em Beija-me, Idiota. Não é dos melhores filmes do mordaz Billy Wilder, mas a Legião Católica pela Decência ajudou a divulgá-lo.
    Um vereador de Porto Alegre avisou a imprensa, mas chegou atrasado. O público já assistia o perigoso Código Da Vince enquanto ele segurava seu decente cartaz contra... Contra o que mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O grande problema com o Richard Boone, Darci, é que ele não pode ser caracterizado como um fora da lei como um Lee Marvin, Jack Elan, Lee Van Cleef.

    O Boone tem uma forma toda especial de se apresentar como vilão. Ele tem mais classe na sua atuação como bandido, é um homem que numa entonação de sua palavra, diz tudo que os que o ouvem precisam saber, ou apenas num olhar que transmite, ele esplana tudo sem mais qualquer conjectura de quem o ouve. Sua brutalidade é muito diferente às dos outros. Ele trabalha o seu vilão de uma forma diferente, dando ordens, comandando, supervisionando facinoras ou faaendo execuções sumárias sem dar uma palavra sequer.

    Por isso ele entrou naquela enquete naquela posição. Não foi pelos outros serem melhores vilões que ele, e sim pela forma do seu trabalho

    A fita Hombre é um faroeste atipico, muito forte e além de bem feito.
    Martin Ritt soube dar o tom certo à pelicula e, Newman, Boone, March, Rush, Silvera e aquela outra jovem que diáloga sempre com Newman, s
    levantaram o filme de uma forma que ele chegou a parecer mais perfeito do que Ritt tinha em mente quando o foi filmar.

    Nem vou citar aqui o papel do Boone, mas o Silvera, com seu cinismo, sua fala sinistramente amedrontadora, embora um clareamento de riso sempre iluminasse sua face, seu maneirismo mexicano atuante e comportamento geral, ergueram seu papel na fita, fazendo-o ser o melhor dos foras da lei ali, naquele covil de gente ruins.

    A cena em que Boone com seu carisma e determinação na estação de trem pede uma passagem, que não acha, e então resolve tomar uma de qualquer dos passageiros que esperam pela diligencia, é algo nunca visto no cinema e tão bem feito que, somente o excelente Boone faria da forma que fez.

    Ele pos queles passageiros aterrorizados com suas palavras firmes, diretas e determinantes.
    Isto sim é um ator saber dominar uma cena.
    Perceita.

    O March está ótimo, como o ladrão do dinheiro destinado aos indios e ainda pede a Balsan para que Newman, que é mestiço, não viajar jundo com os brancos na diligencia.
    Depois ele precisa mais que nunca do Newman, no ocorrido com sua mulher Rush.

    Hombre é um filme terrivel! Quem não se lembra da Rush falando das pernas finas e das veias azuladas que seu marido mostra quando fica sem as calças. É um outro momento forte do cinema.

    Isto sem falar de muitas mais cenas belas colocadas naquele excelente filme de Ritt, onde quem praticamente gerencia e administra a fita são seus bons atores.

    Nosso editor havia esquecido e falou um pouco tarde neste valoroso faroeste. Porém, muito melhor tarde que nunca.
    Uma boa, mas reduzida matéria, que poderia ser mais dilatada, tendo em vista o muito que se tem para falar dela.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jurandir, discordando de você, para variar, considero que Boone, quando precisava ser mau quase não tinha concorrentes.
    Aguarde, hombre.
    Darci

    ResponderExcluir
  4. Ivan, tirei o dia para discordar...
    Está certo que Beija-me Idiota está abaixo de Some like e The Apartment (este nem comédia é), mas gosto de Kiss me Stupid, entre outras coisas porque lá está Felicia Farr, Dino e mais maravilhosa que nunca, vestidinha de cowgirl, alguns quilos mais magra que quando fazia picnic com Bill Holden, a deslumbrante Kim Novak. Linda, lindíssima e até dando conta do recado como atriz.
    A turma da Decência queria proibir o filme, é verdade.
    Creio que Burt Ward era melhor ator que Skip Ward. Seriam irmãos? Parentes? estudaram na mesma bat-escola de arte dramática?
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darci, pensei em todos os filmes dele. Assim, Kiss competiria com Crepúsculo dos Deuses, A Montanha dos Sete Abutres, Farrapo Humano, os citados por ti, mais alguns... Mérito para o conjunto da obra de Billy Wilder.
      Os "Wards" não eram irmãos, nem parentes. A vida de Burt poderia ter mudado radicalmente no cinema. Ele conta ter recusado ou obrigado a recusar o convite para estrelar The Graduate, em virtude de seu contrato com Batman. Se dependesse de testes, Dustin Hoffman venceria mais um.

      Excluir
  5. É um western que desejo conferir mas ainda não tive oportunidade.

    Gosto dos filmes de Martin Ritt, ele era craque em dramas sobre causas sociais como "Conrack" e "Norma Rae".

    Se não estou enganado, Ritt foi um dos perseguidos na época do Macarthismo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ivan, não só Burt Ward poderia ter estado naquela Primeira Noite de um Homem. Doris Day recusou solenemente ser Mr. Robinson. Onde já se viu Doris ter que seduzir um cara feiinho como Dustin Hoffman, ela, acostumada a Rock Hudson, Cary Grant, James Garner e outros galãs meio metro maiores que o pequeno grande Hoffman.
    Darci

    ResponderExcluir
  7. Peixoto!!!

    Então é ela, heim?
    Quem diria! A Kim Novak é a grande MUSA do nosso amigo gaucho que, abriu a guarda sem querer.

    Não tem problema, amigo. A Ava Gardner não era a minha? Só que eu nunca escondi isso. E o amigo somente nos fez ciente dessa novidade, porque deixou escapar "SEM QUERER".

    Que beleza!
    Mas a Novak era mesmo muito linda, Peixoto! Nada o que esconder. Sem talento algum, claro, mas que era muito bonita, isso era.
    Forte Abraço
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. É, caro Darci;

    Lamento, mas vou ter de, mais uma vez, tornar a discordar de você.

    Comparar o comportamento como vilão de Boone com os demais que citei, é como beber uma destilada qualquer e depois provar uma daquelas que citou para mim, boa de verdade.

    Não digo que o Boone era um bandido Santo. Se ele era bandido, era bandido.

    O que desejei colocar era a forma de ação, a classe, o talento que ele utilizava para ser um vilão e que terminava se mostrando um vilão muito diferente de Cleef, Marvin, Elan, por exemplo.

    Estes eram tão vilões quanto o Boone, claro.
    Porém, repare em todos os filmes do Boone, onde fazia vilões, como ele era um vilão totalmente distinto dos demais.

    Claro que quando precisava ser mal ele o era. Mas falo de seu estilo como vilão, e não pelo seu indice de maldade.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Jurandir, você deve estar cometendo um equívoco pois Kim Novak nunca foi batwoman ou mesmo batgirl, as verdadeiras musas do moço lá do Rio Gotham do Sul.
    Darci

    ResponderExcluir
  10. Peixoto?

    É impresão minha ou não? Pressinto que o bom amigo gaucho não deve ter gostado muito da minha salutar brincadeira com a Kim!

    Se tenho razão, Peixoto, desculpe o amigo bahiano, que somente teve a vontade de por um pouco de pimenta nos comentários. Nada mais.

    Mais ainda; cade a resposta do amigo à minha gozação sem qualquer intenção de criar algum clima mais pesado. Tudo foi somenter uma brincadeira, como costumamos fazer.

    Por outro lado, saiba me deculpar, caso eu esteja enganado. Como possa ser que o amigo não tenha visto o comentário, razão pela qual me desculpo em dobro.
    Abraço forte e sincero do amigo bahiano
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum problema, Jurandir. Mas quem falou da deslumbrante, linda e lindíssima foi o Darci. Olha como ele respondeu acima, brincando e enciumado.

      Excluir
  11. É, Peixoto;

    Até fiquei espantado! Eu falei contigo sobre a Novak, aliás, a bonita Kim NovaK, e o bandidão tomou sua frente e respondeu.

    Será, Peixoto? Será que o velho Darci tinha seus segredos e nunca revelou para nós? Mas agora parece que ele se traiu!
    Abraço, meu filho. Bom falar contigo. Grato por...por...Ava.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir