UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de março de 2016

ÁGIL NO GATILHO (TOP GUN) – PEQUENO WESTERN DE STERLING HAYDEN, O COWBOY DISPLICENTE


Charles Starrett, o Durango Kid
dos westerns de Ray Nazarro.
Em 1955, um ano após protagonizar “Johnny Guitar” Sterling Hayden atuou em dois pequenos westerns com títulos próximos: “Top Gun” (Ágil no Gatilho) e “Shotgun” (Escreveu Seu Nome a Bala). O primeiro, com 73 minutos de duração, foi dirigido por Ray Nazarro, mais lembrado pelos 38 faroestes ‘B’ da série “Durango Kid”, com Charles Starrett que ele dirigiu para a Columbia Pictures. Quando terminaram as séries de westerns ‘B’ dos pequenos estúdios (a série da Columbia terminou em 1952), a televisão já produzia suas próprias séries com 25 minutos de duração. Faroestes com duração entre 70 e 80 minutos passaram a ser produzidos para complementar os programas duplos de muitos cinemas, o que ocorria também aqui no Brasil. O mais influente western da década de 50 foi sem dúvida “Matar ou Morrer” (High Noon) e “Ágil no Gatilho” é mais um dos muitos filmes cuja história se aproxima bastante do clássico de Fred Zinnemann estrelado por Gary Cooper.


Acima Denver Pyle, Hugh Sanders e
William Bishop; abaixo Sterling Hayden
e Regis Toomey.
Uma cidade em pânico - Em “Ágil no Gatilho” o pistoleiro Rick Martin (Sterling Hayden) retorna a Casper (Wyoming), pequena cidade que deixara anos antes após ter matado três irmãos em legítima defesa. A população de Casper nunca perdoou Rick Martin que é hostilizado nesse seu retorno, sendo intimado pelo xerife Bat Davis (James Millican) a sair da cidade no dia imediato ao da sua chegada. Martin, porém, pretende acertar contas com Canby Judd (William Bishop), assassino de sua mãe e dono da maior parte da cidade. Na ausência de Martin, o desonesto Judd ficou noivo de Laura Mead (Karin Booth), antiga namorada de Rick Martin. Sabedor da fama de ‘top gun’ (maior pistoleiro) que Martin adquiriu em suas andanças, o inquieto Lem Sutter (Rod Taylor) o provoca para um duelo e acaba sucumbindo diante da rapidez e pontaria certeira do pistoleiro ‘top gun’. Martin é preso pelo xerife Bat Davis e informa ao xerife que o bandido Tom Quentin (John Dehner) tenciona invadir a cidade com seu bando composto por 15 homens. A cidade entra em pânico pois sabe que não terá condições de se defender, tendo então que pedir ajuda ao próprio Rick Martin. A quadrilha de Tom Quentin é dizimada, restando apenas o líder que duela com Martin e é morto por este. Durante o duelo Canby Judd tenta matar Martin mas é morto por Laura Mead. Martin e Laura reatam o romance e partem de Casper para viver na Califórnia.

Sterling Hayden entre dois fogos mas
salvo por Karin Booth.
Duplo enfrentamento - A cidade acuada pela chegada dos bandidos revela a face covarde de seus habitantes, antes fortes para exigir que o pistoleiro recém-chegado desapareça do lugar. Desesperados, passam a ver em Rick Martin a única chance de não ter suas propriedades pilhadas e queimadas. E é o humilhado Martin quem coordena o enfrentamento com os saqueadores liderados por Tom Quentin. Durante o confronto a inépcia dos moradores de Casper faz com que Martin tenha como único companheiro nessa luta o amigo dono do hotel Jim O’Hara (Regis Toomey). Além do roteiro próximo a “Matar ou Morrer”, há ainda algumas referências a esse western, como a própria presença de James Millican, também presente no western de 1952 e consultando seu relógio quando da chegada dos bandidos, claramente lembrando ‘Will Kane’ (Gary Cooper). A principal referência, porém, é sem dúvida quando Laura Mead dispara pelas costas em Canby Judd, da mesma forma que fizera Grace Kelly em “Matar ou Morrer”. E essa sequência final de “Ágil no Gatilho” tem um dos mais inusitados duelos dos faroestes, quando o Rick Martin tem que se haver com um bandido pronto para sacar contra ele e o outro vilão, Canby Judd, pronto para alvejá-lo pelas costas.

O provocador Rod Taylor.
O jovem provocador - Desde que o pistoleiro Jimmy Ringo (Gregory Peck) teve que reagir à provocação do imaturo pretendente à fama de gatilho mais rápido (Richard Jaeckel) em “O Matador” (The Gunfighter), muitos outros westerns repetiram a fórmula. Neste “Ágil no Gatilho” é Rod Taylor quem interpreta o jovem sequioso por se tornar ‘top gun’ desafiando o experiente e famoso pistoleiro. Montando seu filme com sequências que se tornaram clichês no gênero, Ray Nazarro demonstra perfeito domínio da narração mantendo o interesse do espectador na trama, por mais previsível que ela seja. Sterling Hayden repete seu tipo de interpretação sem nenhum excesso, parecendo mesmo desinteressado, no melhor estilo ‘Robert Mitchum’. Há o interessante duelo de vozes: a voz gutural de Hayden contra a perfeita voz de locutor de John Dehner. Este mais uma vez é o vilão da história, sempre convincente. Quem não consegue convencer como bandido é William Bishop, bem apessoado demais, ele que foi herói em alguns faroestes e vilão em outros. Penúltimo filme de James Millican, ator que faleceu em 1955 aos 45 anos de idade. E como de hábito, boa presença de Regis Toomey e, num papel menor, Denver Pyle.

O homem mau John Dehner com um cinturão mal colocado.

Hayden e Karin Booth
Figura altamente expressiva - Sem ser uma daquelas pequenas joias que, por vezes, diretores menos conceituados como Ray Nazarro costumam criar, “Ágil no Gatilho” é diversão garantida. Isto desde que seja escolhido como programa sem maiores pretensões, assim como Sterling Hayden jamais teve grandes pretensões em sua carreira de ator. Hayden é, certamente, o mais desleixado homem do Oeste, pouco se importando com os trajes largos e ensebados que combinam com seu andar, o menos elegante de todos os cowboys. Ainda assim a figura enorme e expressiva de Hayden se impõe sobre todos os demais personagens.

Sterling Hayden à esquerda em "Ágil no Gatilho" e à direita em "Escreveu
Seu Nome a Bala"; a camisa de Hayden é a mesma...

2 comentários:

  1. Gostei desse simpático faroeste.

    ResponderExcluir
  2. Fraquissimo filme... Diálogos fracos, trama mal escrita, personagem principal entediado/desleixado, muitas cenas copiadas de Matar ou Morrer... em suma, um dos piores filmes do gênero que já assisti...

    ResponderExcluir