UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

25 de abril de 2015

TOP-TEN WESTERNS DO CINÉFILO INGLÊS JOHN WAYNE HAWTHORNE


John Wayne Hawthorne
John Garry Hawthorne é inglês de nascimento mas costuma dizer que nasceu no país errado pois gostaria de ser um homem do Velho Oeste. E John Garry chegou a dizer a seu pai, em certa ocasião, que gostaria de ser filho de John Wayne e não de Mr. Hawthorne. John Garry modificaria até o próprio nome se pudesse, para ser chamado de ‘John Wayne’ em homenagem ao seu maior ídolo. No Facebook ninguém vai encontrar ‘John Garry’ e sim ‘John Wayne Hawthorne’, comprovação do quanto ele idolatra o maior dos cowboys do cinema. Residindo em Liverpool, cidade natal dos quatro Beatles, J.W. Hawthorne gosta de usar as roupas de cowboy que possui reunindo-se com amigos para participar de eventos sobre o gênero western que ocorram na Inglaterra ou no Reino Unido em geral. E nessas ocasiões o assunto não poderia ser outro senão falar sobre faroeste. O principal desses eventos é realizado anualmente na cidade de Breen e a atração maior é a disputa pelo 'Fast Draw Trophy' (Troféu de Saque Rápido). John Wayne Hawthorne é um dos destaques dessa competição tendo sido o segundo colocado em 2011 e vencendo a acirrada disputa no ano seguinte. 


Jack Palance
Jack Palance, a personificação da maldade – Sobre “Shane” (Os Brutos Também Amam), J.W. Hawthorne diz que o filme de George Stevens foi muito influente, especialmente nos westerns de Clint Eastwood. Estes apresentavam também um cavaleiro solitário chegando das planícies para ajudar oprimidos rancheiros. Assim como Shane, nunca se sabe de onde veio e para onde vai o cavaleiro solitário dos filmes de Eastwood. J.W. Hawthorne  considera que a interpretação de Shane foi uma das melhores da carreira de Alan Ladd, secundado por um grande elenco. Segundo J.W. Ben Johnson, Van Heflin e Brandon de Wilde estão muito bem e Jack Palance é a personificação da maldade num faroeste.

Clint Eastwood
Os westerns de Leone – Vivendo na Europa, onde o Western-Spaghetti é reverenciado por autores do porte de Sir Christopher Frayling e Alex Cox, J.W. Hawthorne afirma que gosta dos filmes de Sergio Leone estrelados por Clint Eastwood. Diz ele: “A Trilogia dos Dólares” foi feita numa mescla do estilo de John Ford e Howard Hawks. O Estranho Sem Nome de Clint Eastwood é um personagem forte e há sempre um grande vilão e um cenário encantador nesses westerns. 'Por um Punhado de Dólares' (Per um Pugno di Dollari) foi uma perfeita introdução do herói que não perdeu a química em 'Por uns Dólares a Mais' (Per Qualche Dollaro in Più).  E 'Três Homens em Conflito' (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo) é igualmente brilhante, fechando a Trilogia”. Já “Era Uma Vez no Oeste” (C’Era Uma Volta Il West) não agradou a J.W. Hawthorne que sobre o filme fez este comentário: “Muita coisa acontece com personagens saltando de um evento para outro, sem tempo para serem melhor introduzidos. Leone tentou colocar muita coisa nas mais de duas horas desse filme, deixando tudo muito confuso. Melhor seria ter dividido o material em dois filmes”.

Claire Trevor
Artistas preferidos - Falando de John Ford, J.W. Hawthorne diz que foi o ‘Pappy’ quem colocou o Monument Valley no mapa cinematográfico, tornando-se o mais marcante de todos os cenários de faroestes. E lá Ford foi fazendo um filme diferente do outro e a maioria deles com John Wayne e com o elenco que sempre o acompanhava participando de seus filmes, a famosa 'Ford Stock Company' . Depois de John Wayne (muito depois...) J.W. Hawthorne admira os atores Clint Eastwood, Ben Johnson, James Stewart, Jeff Chandler, Henry Fonda, Richard Widmark, Anthony Quinn, Kirk Douglas, Charles Bronson e Alan Ladd. Entre as atrizes favoritas de J.W. Hawthorne estão Maureen O’Hara, principal leading-lady de John Wayne, Claire Trevor, Lauren Bacall, Jean Arthur e Jane Russell.



TOP-TEN WESTERNS DE JOHN WAYNE HAWTHORNE

Entre tantos faroestes que já assistiu, inevitavelmente existem na estante de J.W. Hawthorne aqueles que ele mais gosta e que considera os melhores. A pedido do WESTERNCINEMANIA o cinéfilo britânico listou seu Top-Ten Westerns, do qual, como não poderia deixar de ser, constam muitos filmes de seu ídolo John Wayne. O primeiríssimo deles com considerações feitas por J.W. Hawthorne.

1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

Filmado em 1956 por ‘Pappy’ Ford e estrelado por Duke Wayne, Ward Bond e Jeffrey Hunter, “The Searchers” é um filme que impressiona por sua força e grandiosidade. Para mim é um dos filmes mais sombrios da filmografia de John Wayne e no qual ele nos emociona com sua interpretação. Como Ethan Edwards o Duke passa pelo rancho de seu irmão e percebe-se que houve algo entre Ethan e sua cunhada Martha. Os anos passados longe de Martha não o fizeram esquecer seus sentimentos pela esposa do irmão, assim como não diminuíram o racismo que ele demonstra quando se dirige ao sobrinho que tem 1/8 de sangue Cherokee. Ethan demorou três anos para procurar a família após finda a Guerra Civil onde ele lutou e há um mistério sobre por onde ele teria andado nesse tempo. John Wayne interpreta um personagem complexo e é impossível imaginar algum outro ator capaz de igualar a assustadora composição que Wayne deu a Ethan Edwards. “The Searchers” é um filme com muitas questões não respondidas explicitamente, permitindo interpretações variadas do espectador. Quando lançado, em 1956, o filme não causou forte impressão passando por um western rotineiro, porém, com o passar do tempo as excepcionais qualidades de "The Searchers" foram reconhecidas fazendo dele um autêntico clássico.

John Wayne

* * * * *

2.º) Bravura Indômita (True Grit), 1969 – Henry Hathaway

John Wayne

* * * * *

3.º) O Último Pistoleiro (The Shootist), 1976 – Don Siegel

John Wayne

* * * * *

4.º) Josey Wales O Fora-da-Lei (Outlaw Josey Wales), 1976 – Clint Eastwood

Clint Eastwood

* * * * *

5.º) Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon), 1949 – John Ford

John Wayne

* * * * *

6.º) Região do Ódio (The Far Country), 1954 – Anthony Mann

James Stewart

* * * * *

7.º) Rio Vermelho (Red River), 1948 – Howard Hawks

John Wayne

* * * * *

8.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah

Ben Johnson, Warren Oates e Edmund o'Brien.

* * * * *

9.º) A Vingança de Ulzana (Ulzana’s Raid), 1972 – Robert Aldrich

Burt Lancaster

* * * * *

10º) Os Profissionais (The Professionals), 1966 – Richard Brooks

Lee Marvin



FOTOS DE JOHN WAYNE HAWTHORNE



J.W. Hawthorne diante de um quadro de seu maior ídolo;
J.W. com o amigo Frank Doran.

J.W. com outros dois cinéfilos cowboys.

J.W. e Frank Doran passeando pela cidade de Breen, onde anualmente, durante toda uma
semana, ocorre um encontro voltado para o Western, com os fãs trajando-se a caráter
como personagens do Velho Oeste, em meio a apresentações de artistas de Country &
Western music. Uma das principais atrações são as competições de saque mais rápido
entre os participantes. J.W. Hawthorne não perde um único desses encontros.

Numa montagem feita por J.W. Hawthorne, ele e os amigos de Oklahoma,
os gêmeos Timothy e Terrance Hawkins, a quem proximamente deverá visitar.
O cenário é o alojamento de Nathan Brittles (John Wayne) em "Legião Invencível"
(She Wore a Yellow Ribbon), no Monument Valley.

4 comentários:

  1. Congratulations to J. W. Hawthorne for this Top-Ten, his fascination for westerns and the legend John Wayne!

    J. W. Hawthorne que reside em Liverpool sabe que nesta cidade haviam outras bandas de rock'n'roll além dos Beatles na década de 60 que fizeram parte da chamada "British Invasion", dentre elas uma denominada THE SEARCHERS, cujos integrantes eram também fãs de westerns e o nome da banda foi inspirado no maior de todos eles (nº 1 da lista de Hawthorne e também da minha).

    Os contribuintes estrangeiros do Westerncinemania confirmam a enorme credibilidade do blog que se destaca entre tantos e é o principal do gênero Western!

    Parabéns ao Darci e um abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  2. Lista normal,mas como sempre,discutível !! De qualquer forma,parabéns ao J.Wayne,embora não tenha listado o SHANE, depois de elogios ao filme de G.Stevens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estranhei a ausência de Shane, ainda mais depois dos muitos elogios.

      Excluir
    2. Darci achei estranho, o amigo John Wayne B.mostra que tem vasto conhecimento pelos melhores Western, mas, prefere indicar no Top Ten, filmes com menos expressão e classifica alguns filmaços só para mostrar conhecimento, como; Meu Ódio Será Sua Herança, Os Profissionais, filmes que eu adoro, e, deixou Shane de fora da lista, sendo incoerente, ao encher a bola do Shane, no preâmbulo e deixando-o fora da lista. Darci, quem sabe numa oportunidade dos outros possíveis de 11 a 20 ele mostre os grandes clássicos. Parabéns pelo belo trabalho, gostei da leitura. Do amigo Paulo...mineiro. Li também sobre Buck Jones e Jack(John) Ford. Gostei.

      Excluir