UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

1 de novembro de 2014

ESTANTE DE FAROESTE – “THE WESTERN”, UMA IMPRESCINDÍVEL ENCICLOPÉDIA


Todo cinéfilo gosta de livros sobre a 7.ª Arte e boa parte da literatura editada sobre cinema é dedicada ao Western, inclusive com ótimas enciclopédias. Entre estas merecem ser lembradas a pioneira “Shoot-Em-Ups” (Buck Rainey-Les Adams), “Western Movies” (Michael R. Pitts), “The Encyclopedia of Westerns” (Herb Fagen) e a melhor de todas que é “The Western”, de autoria de Phil Hardy. Todos esses títulos citados são chamados em Inglês de ‘reference guides’, ou seja, guias de referência para quem busca informações sobre os faroestes produzidos para o cinema. Incluem também aqueles filmes que feitos para a televisão alcançam sucesso de crítica e público sendo lançados em DVD. Foi desconsiderado desta lista o excepcional “The BFI Companion to the Western”, organizado por Edward Buscombe por não se enquadrar como guia de referência.

Phil Hardy e sua enciclopédia sobre faroestes.

Enciclopédias westerns - Considerado por muito tempo ‘A Bíblia do Faroeste’, o livro de Buck Rainey e Les Adams é rico nas fichas técnicas e nas análises dos períodos em os autores dividiram o gênero western. No entanto “Shoot-Em-Ups” não se detém sobre cada filme especificamente. “Western Movies” é abrangente nos mais de 5.000 verbetes que apresenta mas é excessivamente econômico nos comentários, alguns com 20 palavras, como é o caso do comentário  feito para “O Álamo” (The Alamo). “The Encyclopedia of Westerns” tem comentários mais longos para os filmes mais importantes, mas usa parágrafos inteiros copiados de outros autores, o que compromete a obra. “The Western”, de Phil Hardy é um imprescindível livro de referência por seu conteúdo, seja pela quantidade de filmes analisados, seja pela qualidade das referidas análises.

Três livros guias de referência aos westerns; o quarto (à direita),
não é um verdadeiro guia.

Crítico sensível e arguto - Hardy delimita “The Western” a partir do início do cinema falado, no ano de 1929, apresentando, ano a ano, mais de duas mil fichas técnicas nas quais constam título original, estúdio distribuidor, metragem em minutos, diretor, produtor, roteirista, diretor de fotografia e principais nomes do elenco, quase sempre limitado a seis intérpretes. Mas o melhor mesmo desse livro são as resenhas sucintas e objetivas mas nem por isso menos interessantes. Escritas com estilo direto, sem floreios e com o máximo de informações que dão ao leitor uma excelente noção do que é o filme, os textos são em sua maior parte muito mais que simples sinopses. Obras mais importantes, as chamadas ‘landmarks’ (marcos cinematográficos) ganham espaço maior nas páginas de “The Western” e são nessas resenhas que se percebe o crítico sensível, polido e arguto e jamais preconceituoso que é Phil Hardy.

Acima e abaixo páginas da enciclopédia de Phil Hardy.


Leitura didática e agradável - Uma enciclopédia desse porte é trabalho de pesquisa que consome anos para não dizer uma vida inteira. E é necessário que o autor seja de fato fã de westerns para assistir a tantos filmes rotineiros como eram as séries dos pequenos estúdios produzidas nos anos 30 e 40 e analisadas por Phil Hardy. Abalizadíssimo em seus conceitos sobre cada faroeste, Hardy faz com que a leitura de “The Western” seja didática e ao mesmo tempo agradável. Raros são os casos em que suas sinopses ou análises mais elaboradas possam gerar controvérsias entre os leitores pois Hardy não é contundente mesmo quando não aprecia um filme. Críticos não precisam, necessariamente, chocar com suas opiniões e sob essa linha são escritos os textos do autor inglês. Sim, Phil Hardy é inglês.

Conteúdo de "The Western" com seus muitos tópicos,

Fotos em cores de "The Western" que aparecem em 16 páginas.

Os cowboys de sucesso – Com duas ou três fotos em preto e branco em cada página, “The Western” traz 16 páginas em cores com imagens excelentes de faroestes de várias épocas. A edição de 1991 de “The Western” traz uma série de apêndices nas páginas finais que fazem a alegria dos westernmaníacos. Lá estão listas com os cem faroestes que melhor bilheteria tiveram no cinema, uma com valores brutos e outra com valores corrigidos. Outro apêndice traz, ano a ano, de 1936 a 1954, as listas dos dez ‘Biggest Money-Making Western Stars’, resultados das enquetes feitas com os espectadores que compravam ingressos para as Saturday Afternoon, as famosas matinês. Os westerns premiados com o Oscar, em diversas categorias e os livros que resultaram em westerns famosos são outros complementos. Uma extensa lista de mais de dois mil westerns produzidos pós-1929 e não resenhados em “The Western” é um apêndice muito útil, uma vez que traz o título original do filme, ano de produção, duração, diretor e atores principais.

Top-Ten western de Phil Hardy - Um dos apêndices mais interessantes é o que traz nada menos que 17 listas com os Top-Ten Westerns de diversos autores e críticos. A lista de Phil Hardy tem os seguintes filmes, por ordem de ano de lançamento:

"Legião Invencível" (She Wore a Yellow Ribbon), 1949 - John Ford
"O Sangue Semeou a Terra" (Bend of the River), 1952 - Anthony Mann
“O Diabo Feito Mulher” (Rancho Notorius), 1952 – Fritz Lang
"Johnny Guitar", 1954 - Nicholas Ray
"Rastros de Ódio" (The Searchers ", 1956 - John Ford
“Dragões da Violência” (Forty Guns), 1957 – Samuel Fuller
"Quando o Ódio Volta" (Fury at Showdown), 1957 - Gerd Oswald
"Cavalgada  Trágica "(Comanche Station), 1960 - Budd Boetticher
"Pistoleiros Fazer Entardecer" (Ride the High Country), 1962 - Sam Peckinpah
"Disparo Para Matar" (The Shooting) / "A Vingança de um Pistoleiro" (Ride the Whirlwind), 1966 - Monte Hellman

Pôster de "Quando o Ódio Volta" (Fury at Showdown),
um dos westerns preferidos de Phil Hardy.

Obra extensa - A Inglaterra talvez tenha produzido o grupo de autores não norte-americanos mais importantes para o Western. Christhopher Frayling, Edward Buscombe, Alex Cox e Phil Hardy são alguns deles. Philipe George Hardy nasceu em Scaraborough, Inglaterra, em 1945 e foi crítico de publicações como ‘Time Out’ e ‘Variety’, passando mais tarde a editor-chefe da Aurum Film Enciclopedia. E por essa editora Hardy lançou enciclopédias sobre os gêneros Horror, Ficção-Científica, Gangster e Western, respectivamente com os títulos “The Overlook Film Encyclopedia – Horror”, “The Overlook Film Encyclopedia – The Gangster Film”, “The Overlook Film Encyclopedia – Science Fiction” e “The Overlook Film Encyclopedia – The Western”, esta última objeto desta postagem. Lançado em 1983, a enciclopédia de Phil Hardy sobre o Western recebeu o prêmio de melhor livro do ano de 1984 escolhido pela British Film Institute (BFI). Em 1991 foi lançada nova edição desse livro, seguida de outra em 1995. Mesmo com o monumental trabalho com essas enciclopédias, Phil Hardy encontrava tempo para escrever outros livros.

Enciclopédias escritas por Phil Hardy.

Rock e dieta - Sobre cinema são ainda de autoria de Phil Hardy livros focalizando os diretores Samuel Fuller e Raoul Walsh e “The BFI Companion to Crime”. Phil Hardy escreveu bastante também sobre música, mais especificamente sobre Rock. Entre esses livros estão “Encyclopedia of Rock”, “Dire Straits: A Territorial Survey of the Music Business”, “Music, Publishing and It’s Administration in the Modern Age”, “The Da Capo Companion to the 20th Century Music”, “The Faber Companion to Twentieth-Century Popular Music” e “Download: How the Digital Destroyed the Record Business”. De suas viagens ao Sudão e à Etiópia resultaram os livros “Food, Trucks and Rock’n’Roll”. Mas talvez o mais curioso entre os livros escritos por Phil Hardy tenha sido “Flexible Diet Essentials – How Eating Dirty Can Make you Lean”, qualquer coisa como ‘As essenciais dietas flexíveis ou como comer mal pode deixar você bem’. Phil Hardy faleceu no dia 8 de abril de 2014, aos 69 anos, deixando uma belíssima obra especialmente para os fãs da 7.ª Arte e mais especialmente ainda para os westernmaníacos. Sua enciclopédia “The Western” merece lugar de honra em qualquer biblioteca.

Phil Hardy e alguns de seus livros.

2 comentários:

  1. ...já encomendei meu primeiro !! Dica preciosa do amigo Darci !! Aguardando ansioso a entrega !! Valeu Darci !!

    Beto Montgomery

    ResponderExcluir