UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

17 de outubro de 2012

A MÚSICA DE DIMITRI TIOMKIN PARA "DUELO AO SOL"


Assista ao clip de "Duelo ao Sol" com trechos dos diversos
temas que Dimitri Tiomkin compôs para esse western.



4 comentários:

  1. Boa, Darci! Quando falamos de trilhas sonoras de filmes, sobretudo western, logo vem à cabeça, de muitos de nós, o nome de Morricone, mas há obviamente muito mais que a genialidade indiscutível do italiano. Dimitri tem trilhas sonoras importantíssimas e os óscares que Morricone não ganhou, indevidamente, sem desmerecer ninguém (excluindo aquela história de Oscar honorário...). Dimitri Tiomkin fez trilhas sonoras memoráveis, de filmes inesquecíveis, como esse Duelo ao Sol, que me deixou bravo com a personagem de Peck a primeira vez que assisti, ou de Matar ou Morrer, Rio vermelho, ou de Assim Caminha a Humanidade, para citar alguns. Diferentemente de Morricone, Tiomkin tem uma opção muito mais conservadora, optando pelo estilo erudito e épico, em conformidade com a sua sofisticada formação europeia, mas com produções inesquecíveis aos amantes de um bom western. Um nome para os amantes de cinema, e em especial os westernmaniacos, guardarem com muito carinho. E além de todo o talento e inventividade de Tiomkin, sempre é no mínimo curioso ver o sucesso de um russo em território americano.

    Abraço!

    Vinícius Lemarc

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, pra julgar música há que ter formação musical, que não é o meu caso e da maioria dos cinéfilos. Mas é fácil perceber quando uma trilha sonora funciona bem no filme e mais ainda quando é inventiva chegando a tornar-se até inesquecível. Em Matar ou Morrer, por economia ou sei lá o que, Tiomkin fez um trabalho simples e que entrou para a história das trilhas. Já a de Duelo ao Sol passou longe de se tornar inesquecível. Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela postagem, eu amo trilha sonora de western, vou falar em uma pra não dizer todas, mas em especial a trilha de CHISUM UMA LENDA AMERICANA, muito linda, continue dando destaque a boa música do western, coisaq que hoje em dia não tem mais!

    ResponderExcluir