UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

9 de janeiro de 2012

HISTÓRIAS DO ÁLAMO - DON BARRY TENTOU ARRUINAR A CARREIRA DE JOHN WAYNE?


Don 'Red' Barry foi um dos mocinhos da Republic Pictures nos anos 40, interpretando 'Red Ryder' no seriado "As Aventuras de Red Ryder", um dos melhores seriados do gênero western. Ainda na década de 40 Don 'Red' Barry atuou em muitos westerns B da Republic até que  decidiu partir para uma carreira mais diversificada, como ator, atuando em outros gêneros de filmes. Mas o destino de Barry era mesmo o faroeste onde chegou a ser o ator principal em algumas produções de pequeno orçamento, isto nos anos 50. Na década seguinte, agora chamado apenas como Don Barry, ele se tornou um coadjuvante sem maior expressão. Depois de um casamento que durou quatro anos (1940-1944) com a mocinha Peggy Stewart, quando ambos atuavam na Republic, Don 'Red' Barry voltou a se casar em 1963, vindo a cometer suicídio em 1980, aos 68 anos de idade. Mas o nome desse ex-Red Ryder voltaria à tona em 1979, por ocasião da última entrevista dada por John Wayne, entrevista dada para o jornalista Bill Kelly. Foi quando surpreendentemente o Duke falou sobre Don 'Red' Barry.

Don 'Red' Barry

BARRY, SINATRA OU HARVEY? - Na entrevista John Wayne disse a Kelly que Don 'Red' Barry havia ficado bravo com ele porque John Wayne teria prometido a Barry o papel do Coronel Travis em "O Álamo". Barry teria se preparado para desempenhar Travis e ao final John Wayne deu preferência a Laurence Harvey. Falando de Barry, o Duke chegou a se exaltar, lembrando que conhecia Barry desde os anos 30 e que ele tinha um temperamento terrível e que sempre se envolvia em algum tipo de confusão. Wayne disse que jamais chegou sequer a considerar Barry para o papel de Travis, ainda mais porque os agentes de Frank Sinatra haviam procurado John Wayne pedindo para colocar o ator-cantor no elenco de "O Álamo", exatamente como o Coronel Travis. John Wayne achou interessante ter Sinatra no seu filme pois seria uma atração a mais no seu sonhado épico. Eram bastante conhecidas as diferenças políticas entre ambos uma vez que John Wayne era um dos mais extremados republicanos e não via Kennedy ou quem o apoiasse com muita simpatia. E era o caso de Sinatra. Quando porém o The Voice disse que só poderia se dedicar às filmagens de "O Álamo" após alguns compromissos já assumidos no cinema e em temporadas em Las Vegas, Duke mandou dizer a Sinatra para ele passar bem e contratou Richard Widmark.

CRESÇA E APAREÇA - Mas voltando a Don Barry, John Wayne com aquele seu jeitão sem meias palavras mas muitas delas com apenas quatro letras (fuck, shit, cunt, piss, twat, tits ou ainda damn, hell, crap e fart) e outras), disse para o entrevistador Bill Kelly que Don Barry não podia ser comparado de jeito nenhum a Laurence Harvey. De repente o Duke confidenciou a Kelly que Don Barry sempre quis arruinar sua carreira e que certa vez disse a Barry para ele se preocupar com sua própria vida artística e deixar a dele, Duke, em paz. Imagina-se a cena com John Wayne dizendo isso, do alto dos seu 1,90 e tantos centímetros, para o diminuto Don 'Red' Barry de 1,64 de altura. Sem falar no status como ator de cada um. Sabe-se que John Wayne esteve bastante doente nos dois últimos anos de sua vida e somente sob o efeito de remédios muito fortes é que Duke poderia acreditar que o atormentado, neurótico e violento Barry pudesse um dia arruinar sua carreira. A carreira de John Wayne teve início com um relativo insucesso que foi "A Grande Jornada" (The Big Trail), em 1930. Depois disso John Wayne passou dez anos fazendo westerns B e seriados, até se encontrar com John Ford em "No Tempo das Diligências" (Stagecoach), de 1939. Daí em diante a carreira de John Wayne foi sempre ascendente até ele se tornar o maior campeão de bilheterias do cinema norte-americano de todos os tempos. John Wayne fez parte da lista dos Top-Ten Money-Makers por inacreditáveis e jamais igualados 25 anos consecutivos com uma única interrupção em 1959, justamente quando se dedicou de corpo e alma ao projeto de sua vida que foi "o Álamo". Se alguma coisa o Duke devia ter dito a Don 'Red' Barry era "cresça e apareça antes que o mal cresça e eu me aborreça"...

5 comentários:

  1. Eles se reencontraram em Rio Lobo. E John Wayne poderia vetar qualquer ator. Darci, será que neste filme houve outros desentendimentos?
    Lembro de Don "Red" Barry nas pequenas participações em Batman, 4 episódios, e Terra de Gigantes. Ainda como curiosidade, já que citastes o seriado dele para o cinema, Don trabalhou no faroeste "I Shot Billy the Kid" com Robert Lowery, que interpretou Batman no seriado de 1949.
    Sempre tive curiosidade de ver o filme que Don dirigiu e estrelou: "Jesse James' Women" de 1954. As mulheres brigando pelo baixinho.
    Imagino John Wayne dizendo para ele: Don, chega de brigas, você é maior que tudo isso...

    ResponderExcluir
  2. Ivan, com tanta gente para lembrar no final da sua vida é estranho que nessa entrevista John Wayne fosse falar justamente de Don Barry. Duke mandava e desmandava em seus filmes e nos filmes em que trabalhava como contratado. É difícil fazer um paralelo com outro ator que tivesse tamanho poder como ele, isto nos anos 50, 60 e 70. Desconheço se Barry criou algum problema em Rio Lobo. Em Eldorado, em certo momento o Duke admirado com Bob Mitchum disse a ele: "Ainda quero dirigir você algum dia..." Mitchum respondeu: "mas você já está dirigindo..." E olhe que era um filme de Howard Hawks!

    ResponderExcluir
  3. Frank Sinatra como Travis seria um arraso. Mais ainda; seria uma atração extra para o filme em termos de publico,uma vez que esta fita acabou com as economias de Duke.
    Nunca ouvi falar neste Barry. Porém, ele jamais seria páreo para o Duke. Imagine um ator que passou 25 anos no Top Ten não é para qualquer pingo d'agua lhe fazer frente. Pior; fazer frente em qualquer terreno. Mas se o Duke conseguiu se lembrar de uma historia desta, ocorrida tantos anos atrás e já perto de sua despedida, algo de sério deve mesmo ter ocorrido.
    Bem; falar do Duke é sempre uma alegria que se renova. Mas o Álamo lhe deixou de cabelos brancos e com muito menos deles.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mais uma informação digna dos meus arquivos sobre John Wayne. Don Red Barry foi projetado para ser um novo James Cagney para a Republic, entretanto o baixinho tinha mesmo fama de insuportável, o que nada ajudou em sua carreira. Seja como for, Wayne teve motivos de falar sobre Barry em sua última entrevista (quem sabe foi até indução de medicamentos???).

    Apesar de gostar de Sinatra, não vejo ele como Travis, e para falar a verdade, acho que ele não fica bem em épicos (não gostei dele em ORGULHO E PAIXÃO, por exemplo). Foi bem mais acertada a escolha de Laurence Harvey, que era um ótimo ator. Abraços

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que Sintra, como dizia Billy Wilder, era um ator perfeito, poderia ter sido um Travis (em que pese o Harvey ter sido perfeito). O Sinatra daria o toque dos "que sabem que vão morrer"

    ResponderExcluir