UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

1 de setembro de 2011

LEE MARVIN É O FACÍNORA-MÓR DA DÚZIA DE OURO DOS BANDIDOS DOS FAROESTES

Lee Marvin em três de suas maiores criações como homem mau:
Liberty Valance em "O Homem que Matou o Facínora" (foto maior);
Bill Masters em "Sete Homens Sem Destino" (à esquerda);
Kid Sheleen em "Dívida de Sangue" (Cat Ballou) que lhe valeu um Oscar 

Lee Marvin é o grande bandido dos faroestes, eleito pela Enquete de CINEWESTERNMANIA . E não causou nenhuma surpresa o fato de 60% dos eleitores votarem em Lee, certamente lembrando suas extraordinárias criações como ‘Liberty Valance’ em “O Homem que Matou o Facínora”, ‘Bill Masters’ em “Sete Homens Sem Destino” (Seven Men from Now), ‘Tully Crow’ em “Os Comancheiros (The Comacheros) e muitos outros westerns em que Lee Marvin deu trabalho aos mocinhos. Excepcional ator que era Lee Marvin conseguiu saltar das pontas, no início de carreira, para os papéis principais tendo seu nome à frente de Burt Lancaster e Clint Eastwood, entre outros grandes nomes do cinema. Fora-da-lei em inúmeros westerns, Lee criou alguns inesquecíveis vilões em outros gêneros como ‘Chino’, em “O Selvagem”, ‘Vince Stone’ em “Os Corruptos”, ‘Charlie Strom’ em “Os Assassinos”, ‘Walker’ em “À Queima Roupa” e ‘Number One’ em “O Imperador do Norte”. Mesmo quando se tornou a atração número um de bilheteria nos Estados Unidos em 1967, Lee Marvin nunca deixou de ser homem mau ou no mínimo um durão como em “Um Homem Difícil de Matar”, “Os Profissionais” e nas tantas vezes em que, como em “Os Doze Condenados” e “Agonia e Glória”, interpretou militares. Raramente Lee Marvin esteve do lado da Lei e uma delas foi em “A Besta Negra” (Gorilla at Large), em que Lee interpreta um insonso policial. E quando toda a platéia torceu por ele em “Dívida de Sangue” (Cat Ballou), Lee Marvin se duplicou interpretando irmãos gêmeos, um cruel e desalmado (Tim Straw) e o outro... sujo e bêbado (Kid Sheleen). E levou um Oscar por isso. Assim era Lee Marvin, o maior bandido dos faroestes e um dos maiores do cinema.



Enquete de CINEWESTERNMANIA se propunha a eleger dez homens maus dos westerns, mas ocorreu um tríplice empate na décima colocação, o que elevou para doze o número de foras-da-lei. O segundo bandido mais votado foi Lee Van Cleef, ator norte-americano que foi encontrar a verdadeira fama nos spaghetti-westerns mas que, desde sua estréia no cinema em “Matar ou Morrer”, impressionou com sua cara ofídica. Em terceiro vem Jack Elam, o bandido assustador e sanguinário do olhar enviezado. Jack Palance ganhou a imortalidade como o pistoleiro 'Wilson' em “Os Brutos Também Amam”, que acabou sendo dos mais imitados do cinema, numa espécie de homenagem à sua criação. Em quinto ficou Dan Duryea, bandido que teve no cinismo a sua marca maior e também imitado por outros pretensos malfeitores. O sexto lugar é de Eli Wallach, ator de poucos westerns mas que fez de cada um de seus tipos um bandido sempre lembrado. Em sétimo o fora-da-lei do riso mais cruel e sinistro, que é Ernest Borgnine. Quando ele mostrava seus dentes não havia vilão que não ficasse apavorado. Em oitavo lugar  Henry Silva, outro ator que não fez tantos westerns mas que era a própria encarnação da maldade quando surgia num faroeste. Em nono vem Richard Boone, um dos homens maus mais impressionantes do cinema apenas pela força de sua brutal presença física. Em décimo lugar na classificação, empatados ficaram Robert Ryan, soberbo ator que dava aos foras-da-lei que interpretou a vileza própria dos covardes; Arthur Kennedy, cuja expressão denunciava a traição iminente e o gesto torpe; também em décimo John Carradine, refinado escroque sempre pronto a ludibriar, roubar e matar, tudo com igual facilidade.

 
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS BANDIDOS

Abaixo a classificação dos 50 bandidos, com a indicação de um western em que tenha atuado e o total de votos obtidos individualmente. 95 seguidores do CINEWESTERNMANIA  participaram desta enquete.

1.º) Lee Marvin (“O Homem que Matou o Facínora”) ... 57

2.º) Lee Van Cleef (“Três Homens em Conflito”) ... 39

3.º) Jack Elam (“Correio do Inferno”) ... 35

4.º) Jack Palance (“Os Brutos Também Amam”) ... 34

5.º) Dan Duryea (“Winchester 73”) ... 29

6.º) Eli Wallach (“Sete Homens e um Destino”) ... 28

7.º) Ernest Borgnine (“Vera Cruz”) ... 25

8.º) Henry Silva (“Resgate de Bandoleiros”) ... 18

9.º) Richard Boone (“Hombre”) ... 17

10.º) Robert Ryan (“O Preço de um Homem”) ... 15

10.º) Arthur Kennedy (“E o Sangue Semeou a Terra”) ... 15

10.º) John Carradine (“No Tempo das Diligências”) ... 15

13.º) Klaus Kinski (“Por uns Dólares a Mais”) ... 14

14.º) Warren Oates (“Contrato para Matar”) ... 12

15.º) Lee J. Cobb (“O Homem do Oeste”) ... 11

16.º) Emílio Fernández (“Meu Ódio Será Sua Herança”) ... 10

16.º) Gilbert Roland (“Trindade Violenta”) ... 10

16.º) Leo Gordon “Missão Audaciosa”) ... 10

16.º) Neville Brand (“O Homem dos Olhos Frios”) ... 10

16.º) Gian Maria Volonté (“Por um Punhado de Dólares”) ... 10

16.º) Broderick Crawford (“Gatilho Relâmpago”) … 10

22.º) Claude Akins (“Onde Começa o Inferno”) ... 9

23.º) John Ireland (“Paixão dos Fortes”) ... 8

23.º) Donald Pleasence (“E o Bravo Ficou Só”) ... 8

25.º) Bruce Dern (“Os Cowboys”) ... 7

25.º) Dennis Hopper (“Punidos pelo Próprio Sangue”) ... 7

27.º) John Russel (“Cavaleiro Solitário”) ... 6

27.º) Robert J. Wilke (“Matar ou Morrer”) ... 6

27.º) Rodolfo Acosta (“Rio Conchos”) ... 6

27.º) Geoffrey Lewis (“O Estranho Sem Nome”) ... 6

31.º) Alberto Salmi (“Estigma da Crueldade”) ... 5

31.º) Aldo Sambrell (“Joe, o Pistoleiro Implacável”) ... 5

31.º) Anthony Caruso (“Rajadas de Ódio”) ... 5

31.º) Brian Donlevy (“Suprema Decisão”) ... 5

31.º) Jack Lambert (“Quadrilha Maldita”) ... 5

31.º) John Dehner (“De Homem para Homem / Pistola”) ... 5

37.º) Tomas Milian (“O Dia da Desforra”) ... 4

37.º) Forrest Tucker (“Chisum”) ... 4

39.º) Charles MCGraw (“Irmão Contra Irmão”) ... 3

39.º) Ted De Corsia (“Sem Lei e Sem Alma”) ... 3

39.º) Victor Jory (“Sangue por Sangue”) ... 3

42.º) Albert Dekker (“Duelo Sangrento”) ... 2

42.º) Alfonso Bedoya (“Terra do Inferno”) ... 2

42.º) Henry Brandon (“Rastros de Ódio”) ... 2

42.º) Wallace Beery (“Viva Villa!”) ... 2

46.º) Frank Wolff (“Era Uma Vez no Oeste”) ... 1

46.º) Noah Beery Sr. (“Mexicali Rose”) … 1

46.º) R.G. Armstrong (“Pat Garrett & Billy the Kid”) …1

46.º) Strother Martin (“Justiceiro Implacável”) …1

46.º) Royal Dano (“Johnny Guitar”) … 1

12 comentários:

  1. Tenho acompanhado(lido) esporadicamente este blog e acho-o fantástico, tanto pelo conhecimento de cinema demonstrado pelo responsável(Darci) e pelo belíssimo material fotográfico apresentado.
    Acho que na lista dos piores bandidos, faltou o
    o Fernando Sancho, carismático, cruel, cínico e sujo. Acho pouco provável que alguém com mais de 30 anos não o conheça.

    ResponderExcluir
  2. Joailton, obrigado pelo elogio. eu acreditei que a vertente européia dos bandidos do western estivesse bem representada com Aldo Sambrell, Klaus Kinski, Frank Wolff, Gian Maria Volonté e Tomas Milian, sem contar outros que como Lee Van Cleef fizeram muitos faroestes por lá. Mas você tem razão em lembrar a falta de Fernando Sancho.
    Nahud - Sua opinião tem o maior crédito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Lee Marvin! Vencedor de melhor bandido dos faroestes.
    Gosto muito de ator e acho que ele seria capaz de fazer qualquer outro tipo de papel.
    Às vezes, costumam estereotipar um ator a um determinado tipo de papel, e ele fica repetindo.
    Darci, agora você poderia inventar uma enquete das heroínas dos filmes de faroestes, para agradar ao público feminino, que às vezes, são acusadas de não gostarem de faroestes.

    ResponderExcluir
  4. Nenhum reparo a fazer quanto ao "Top Ten" com os 12 (hehe) primeiros colocados. Esse resultado me parece muito de acordo com o propósito da votação pois essa dúzia de homeus maus, ruins como o capeta, representa perfeitamente o que poderíamos chamar de maiores vilões dos filmes de faroeste.

    Gostaria de comentar a curiosa lembrança do Fernando Sancho pelo Joailton. Quando vi a lista de votação pela prmeira vez fiquei tentando lembrar quem poderia estar faltando. Mas nenhum nome significativo me ocorreu. Talvez porque eu privilegie os faroestes feitos nos EUA e veja os italianos, excetuando os realizados pelos "3 Sergios" (Leone, Corbucci, Sollima) entre poucos outros, como uma grande brincadeira.

    Mas Fernando Sancho realmente foi uma ausência de peso. Apesar de que pouquíssimos de seus filmes realmente tenham sido marcantes ou importantes, ele brilhou como homeu mau.
    Acho que nenhum dos 50 da lista interpretaram a
    quantidade de 1/4 dos vilões que fizeram a fama de Fernando Sancho.
    Tudo bem que eram em sua imensa maioria bang-bangs classe "z" e os personagens de Sancho fossem caricatos e a sua interpretação repetitiva e no piloto automático. Mas ele marcou os westerns spaghetti e muitas vezes os filmes só valiam a pena por sua presença.

    Mas alguém teria de ficar de fora, não? Não há como lembrar de todo mundo. Fica aqui então uma homenagem ao espanhol Sancho, que popularizou como nenhum outro o estereótipo do bandoleiro mexicano nas telas.

    Edson Paiva

    P.S. Só para constar, Sancho trabalhou com dois dos grandes, Corbucci e Sollima.

    ResponderExcluir
  5. Ah, e a dupla Lee/Lee merecia mesmo estar no podium. Van Cleef nasceu para fazer o malvado que todos amavam. E Marvin em primeiro é justíssimo. Porque além de grande vilão, ele foi um grande ator, memorável em praticamente todos os personagens que representou em sua bela carreira.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, Janete - Quer dizer que agora você anda lendo meus pensamentos? Em setembro vou 'preparar o terreno' para essa enquete falando das divinas mocinhas que cavalgaram pelas pradarias do gênero western. É verdade que tem gente que acusa as meninas de não gostarem de faroestes? Hang' em' high...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Édson, a idéia era o Top-Ten, mas não é que na madrugada do dia 1.º de setembro (a enquete se ecerraria às três da madrugada desse dia), alguém votou em John Carradine e Arthur Kennedy e acabou ficando o décimo lugar com três homens maus. Mas até que ficou boa a dúzia de bandidões. O Laudney Mioli não se conformou com a falta de Lyle Bettger. Hoje talvez eu repensasse a lista, mas quem sairia? Todos merecem estar nela. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Darci, não tem como tirar ninguém da lista. Agora, o "Top Ten de 12" ficou ótimo pois John Carradine e Arthur Kennedy também mereciam estar entre os principais vilões.
    Como toda votação, o resultado final nunca satisfaz 100% o fã. Mas creio que a maioria deve ter ficado satisfeita pois os mais bem votados são inquestionáveis como vilões inesquecíveis.
    Um abraço,
    Edson

    ResponderExcluir
  9. Estas listas de melhores ou piores, etc, na realidade, são ótimas pelos seus efeitos colaterais: produzem uma boa e construtiva polêmica entre os aficcionados daquele tema ou situação, trazendo novos comentários e enriquecendo o assunto tratado. Sempre haverá uma polaridade, maior ou menor, de acordo com o conhecimento e intereese da turma envolvida.
    Gosto delas e injustiças imediatas serão sanadas em tempo hábil, pois o universo de conhecimento dos cinéfilos, difucilmente deixará alguém esquecido, impropriamente.

    ResponderExcluir
  10. Darci !! Parabéns pela enquete. A lista dos mais
    temíveis bandidos está uma beleza ! Imagine uma quadrilha com todos estes 10 " malvados" !!
    Lembro que na grande lista de escolha também faltou o nosso simpático Roy Barcroft, para quem se lembra dos filmes "B" e dos seriados . Muito bom este novo 'evento' do seu blog que é sem dúvida um dos melhores no assunto. Continue !!!! Um abraço ! Laudney Shane Mioli

    ResponderExcluir
  11. Lao Shane
    Você lembrou o Roy Barcrift, mas poderia ter cobrado também o Charles King e o Harry Woods. Eu preferi não incluir os grandes bandidos das séries de westerns B. Mas penso que Noah Beery (o pai), representou bem esses badmen e, veja você, teve só um voto que foi o meu. Nem o Simões, o Tarzan de Guaçuí, votou nesse inesquecível bandidão. Um abraço.

    ResponderExcluir