UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de setembro de 2011

QUADRILHAS DOS FAROESTES (III) - OS PERSEGUIDOS DE "ESTIGMA DA CRUELDADE"


Gregory Peck é o grande nome do elenco de "Estigma da Crueldade" (The Bravados),
mas os quatro bandidos que ele persegue durante esse dramático western mostravam
que tinham bastante talento e se tornariam nomes muito conhecidos do público.
Eles são Stephen Boyd, Albert Salmi, Henry Silva e Lee Van Cleef. Essa é a ordem
em que esses atores aparecem nos créditos de "Estigma da Crueldade",
mas comprovando que os últimos serão os primeiros, Lee Van Cleef é que
acabou se tornando o mais famoso e prestigiado homem mau dos quatro.

STEPHEN BOYD – Nascido em 1931 na Irlanda do Norte, foi ator teatral na Inglaterra, país em que fez diversos filmes, chamando a atenção dos produtores de Hollywood. Foi escolhido para interpretar Messala na refilmagem de “Ben-Hur”. Atuou depois em diversas outras superproduções como “A Queda do Império Romano”, “Genghis Khan” e “A Bíblia”. Chegou a participar de “Cleópatra”, como Marco Antônio, ao lado de Elizabeth Taylor. Quando Liz adoeceu e a produção foi paralisada Boyd desistiu e foi substituído por Richard Burton. Stephen Boyd estrelou o grande fracasso chamado “Oscar” e depois disso sua carreira declinou. Boyd faleceu aos 45 anos, em 1977. Seu primeiro casamento, em 1958, durou apenas 24 dias e o segundo, em 1977 também durou pouco devido à sua morte prematura de ataque cardíaco.

ALBERT SALMI – Novaiorquino, filho de imigrantes finlandeses, Albert Salmi nasceu em 1928 e depois de lutar pelo U.S. Army na II Guerra Mundial passou a fazer teatro, televisão e mais tarde cinema. Estreou em “Os Irmãos Karamazov”, sendo “Estigma da Crueldade” seu segundo filme. A seguir atuou em “O Passado não Perdoa”. Também com Burt Lancaster, Salmi atuou no western “Mato em Nome da Lei” (The Lawman). A carreira de Albert Salmi se desenvolveu mais na TV que no cinema. Salmi foi casado por sete anos com a atriz Peggy Ann Garner. Casou-se em 1964 com Roberta Pollock. Em 1990 Salmi e Roberta, que tinham dois filhos), estavam separados e foram encontrados mortos. Aparentemente ele matou a esposa com um revólver e se matou com outro. Foi aventada também a hipótese de duplo suicídio devido à presença das duas armas. Albert Salmi, que sofria de depressão profunda, estava com 62 anos.

HENRY SILVA – Nascido no Brooklyn, em Nova York, em 1928, Henry era filho de pai italiano e mãe espanhola. Em 1953 Henry Silva participou com 2.500 outras pessoas de um concurso promovido pelo Actor’s Studio. Cinco desses 2.500 candidatos foram aprovados e Henry era um deles e como prêmio participou da peça “Camiño Real”, dirigida por Elia Kazan, com Eli Wallach no papel principal. A seguir fez o papel de ‘Mother’ na peça “Cárcere sem Grades”, ao lado de Shelley Winters. Quando a peça virou filme Henry Silva repetiu seu papel no filme. Uma de suas melhores interpretações no cinema foi em “Sob o Domínio do Mal”. Protagonizou o filme de gângsters “Johnny Cool” e protagonizou também a versão de “Mister Moto” filmada em 1965. Silva atuou em “Onze Homens e Um Segredo” na versão de 1960 e na refilmagem de 2001. Henry Silva completará 83 anos no próximo dia 15 de setembro.

LEE VAN CLEEF – Nascido em Nova Jersey em 1925, Lee Van Cleef, cujo nome verdadeiro era Clarence Leroy Van Cleef Jr., descendia de holandeses. Depois de participar como soldado da II Guerra Mundial Lee fez teatro e estreou no cinema em “Matar ou Morrer”, em 1952. Sempre interpretando homens maus Lee Van Cleef atuou em muitos filmes e séries de TV, mas encontrou o sucesso pelas mãos de Sergio Leone, interpretando o Coronel Douglas Mortimer em “Por Uns Dólares a Mais”. Repetiu o êxito como Sentenza em “Três Homens em Conflito”, ao lado de Clint Eastwood e Eli Wallach. Daí em diante foram incontáveis faroestes, a maioria deles made-in-Italy, até retornar aos Estados Unidos onde fez seu último filme em 1989, ano em que faleceu de ataque cardíaco aos 64 anos. Lee Van Cleef foi casado por três vezes. Lee recebeu 17.000 dólares para atuar em “Por Uns Dólares a Mais”, em 1964. A título de comparação, Elizabeth Taylor recebera um milhão de dólares para ser Cleópatra, em 1963.

Um comentário:

  1. Apesar de Lee Van Cleef ter sido dos quatro que mais sucesso fez nas telas, apreciava bastante o Stephen Boyd. Ele tinha gana ao interpretar, soltava suas falas com determinação
    e era um ator de ótimos recursos.
    O Henry Silva sempre foi também um bom ator e, apesar de fazer papeis pequenos, pontuava sempre sua marcante presença naqueles rápidos interins. Dava visivelmente para se apanhar que ele era dono de um bom talento.
    O Salmi pouco vi e não me arriscarei em comentar nada.
    De todo modo uma quadrilha de bandidos respeitáveis, bem selecionados para a fita e todos com bons papéis no filme de King.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir