UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

17 de novembro de 2018

TERRA DE SANGUE (SHORT GRASS) – REUNIÃO DE LESLEY SELANDER E ROD CAMERON


Lesley Selander com Allan 'Rocky' Lane

A assinatura de Lesley Selander como diretor de westerns é uma garantia de bom filme e “Terra de Sangue”, estrelado por Rod Cameron apenas comprova o talento desse diretor. Desta vez Selander teve em mãos uma interessante história de autoria de Thomaz W. Blackburn, autor de inúmeros textos originais ou roteiros, entre eles os bons “Calibre 45” (Colt .45) e “Alma de Renegado” (Riding Shotgun), ambos estrelados por Randolph Scott e já resenhados aqui no WESTERNCINEMANIA. Esta produção da pequena Allied Artists não esconde o orçamento limitado com sequências passadas em estúdio com cenários pintados ao fundo, uma reduzida ‘manada’ de gado pastando numa propriedade e gerando guerra entre criadores e mais um elenco composto por rostos conhecidos de muitos westerns-B. Aos 40 anos de idade Rod Cameron está em excelente forma tendo como leading-lady Cathy Downs, a doce ‘Clementine’ de “Paixão dos Fortes”, a inesquecível obra-prima de John Ford. Johnny Mack Brown aparece como xerife enfrentando, ao lado de Cameron, vilões da estirpe de Morris Ankrum e Harry Woods. A cópia impecável faz de “Terra de Sangue” um ótimo programa.


Acima Rod Cameron e Stanley Andrews;
abaixo Jonathan Hale, Kack Ingram e Cameron
A disputa pela grama curta - O criador Hal Fenton (Morris Ankrum) reúne um grupo de cowboys dispostos não apenas a desrespeitar limites de propriedades alheias mas também a impor a vontade de Fenton. Para expandir seu império e se tornar um poderoso ‘barão de gado’, Fenton ordena que seus homens, liderados por Sam Dreen (Harry Woods), sejam e impiedosos e matem aqueles que se opuserem a seus interesses. Chega à região o forasteiro Steve Llewellyn (Rod Cameron) que, embora inocente, se vê envolvido em um roubo seguido de morte. Llewellyn fica com 400 dólares sem saber que a quantia era produto do roubo e torna-se sócio de Pete Lynch (Stanley Andrews), pai de Sharon Lynch (Cathy Downs) numa pequena propriedade para criar gado. Fenton quer intimidar Llewellyn e este mata em legítima defesa o irmão de Fenton, sendo obrigado a sair do Novo México. Retornando cinco anos depois. Ao voltar Llewellyn encontra Sharon casada com um jornalista bêbado e a moça lhe conta que seu pai fora assassinado. Sharon perde o marido e Llewellyn decide enfrentar Fenton e seus homens ajudando o xerife Ord Keown (Johnny Mack Brown). Num confronto em um saloon na cidade de Silver Spur, Llewellyn e Keown, com a ajuda de mais alguns homens, liquidam Fenton e seu bando, a paz volta à região e Llewellyn fica com Sharon.

Rod Cameron
Cameron: justo, honesto e destemido - Praticamente todos os elementos necessários para compor uma história convencional sobre guerra entre criadores está presente em “Terra de Sangue”. Mas Lesley Selander contorna bastante bem os previsíveis clichês e mantém o ótimo ritmo deste faroeste ao qual não faltam uma boa luta e muita troca de tiros. O personagem de Rod Cameron é justo, honesto e destemido, a imagem exata do ator canadense imortalizado para os fãs de seriado como o ‘Agente Secreto Rex Bennett’ em “A Adaga de Salomão” e “O Dragão Negro”. Lembre-se que Steven Spielberg confessou que se inspirou em ‘Rex Bennett’ para criar ‘Indiana Jones’ e melhor referência é impossível. Mas voltando a “Terra de Sangue”, Cameron até assusta um pouco o espectador com a sucessão de mortes que provoca, sempre em legítima defesa e, por azar, tendo de enfrentar homens maus desde que chega a Silver Spur. Com um deles, interpretado por Jeff York, Cameron com seus 1,96m de altura trava uma violenta luta que termina com o oponente jurando vingança e a mocinha vendo naquele forasteiro o homem de sua vida.

Cathy Downs; abaixo Morris Ankrum,
Harry Woods e Johnny Mack Brown
A morte seguindo seus passos - Mas a história de Blackburn sofre algumas alterações na segunda parte, quando do retorno de Steve Llewellyn. A mocinha casou com a pessoa errada, o dono do jornal local, e este, entre um porre e outro, ainda bem, fica livre para voltar aos braços do antigo amor. Mas Llewellyn precisa provar que merece o amor de Sharon que agora tem a responsabilidade de tocar com dignidade o ‘The Courier’, jornal que o finado marido deixou. Nada parece fácil para Llewellyn, especialmente porque o xerife não o vê com bons olhos uma vez que a cada passo deixa ele algum corpo crivado de balas justificando o título nacional de “Terra de Sangue”. Se há algo que mereça reparo neste faroeste é a pequena participação de Morris Ankrum, o excelente ator de tantos e tantos filmes em gêneros diversos. Mas para compensar há a presença marcante de Harry Woods, um dos grandes homens maus dos westerns-B e que enfrentou a praticamente todos os mocinhos daqueles filmes, desde Ken Maynard a Sunset Carson , passando por Johnny Mack Brown. E ‘John Mack Brown, como fazia questão de dizer e escrever o westernmaníaco Umberto Losso, tem expressiva participação demonstrando que era bom ator, ele que contracenou com Joan Crawford, Norma Shearer, Greta Garbo, Mary Pickford e Marion Davies, antes de ter sua carreira como galã truncada pelo ciúmes de William Randolph Hearst, o ‘Cidadão Kane’.

Rod Cameron
Rod Cameron, êmulo de Randolph Scott - Um bom faroeste não dispensa as figuras clássicas do simpático médico bêbado (Raymond Walburn), do cozinheiro chinês (Lee Tung Foo), de um elegante homem de bem (Jonathan Hale), dos fieis rancheiros mexicanos (George J. Lewis e Felipe Turich) e do velho pai (Stanley Andrews) da linda mocinha, interpretada por Cathy Downs. Cathy tem oportunidade de mostrar que Hollywood não foi generosa com ela apesar do início promissor no clássico de John Ford. Nunca mais teve ela bons papeis apesar de ser bonita e talentosa, vindo a falecer precocemente aos 50 anos de idade. “Terra de Sangue” termina com um intenso tiroteio noturno dentro de um saloon Com Rod Cameron e Johnny Mack Brown lado a lado enfrentando e exterminando os malfeitores. Imagina-se a vibração que um faroeste como esse provocava nas matinês dos anos 50, aquelas nas quais Rod Cameron era, acreditem, tão famoso quanto Randolph Scott, a quem o canadense lembra bastante. Uma diferença entre eles é que, ao contrário de Scott, Cameron sempre beijava a mocinha...

Cathy Downs e Rod Cameron; Johnny Mack Brown e Raymond Walburn

Cópia gentilmente cedida pelo cinéfilo e colecionador MARCELO CARDOSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário