UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de julho de 2015

AUDIE MURPHY, TIM HOLT E RICKY NELSON, PEQUENOS SHERIFFS NO CINEMA


Um gibi semanal com aventuras em capítulos fascinou centenas de milhares de crianças no Brasil e na Itália no final dos anos 40 e início dos anos 50. O tamanho desse gibizinho era um terço de um gibi normal e seu título era ‘O Pequeno Sheriff’, apelido de Kit Hodgkin, o herói adolescente que se tornou xerife de Prairie Town. E a meninada sonhava em ver na tela das matinês dominicais o jovem mocinho, assim como assistia Rocky Lane, Roy Rogers, Durango Kid, Gene Autry, Tim Holt, Tom Mix, Buck Jones, Hopalong Cassidy e Monte Hale. Esses mocinhos, cujas aventuras eram publicadas nos gibis, se autointerpretavam nos filmes, ao contrário de outros heróis dos quadrinhos que eram personificados por atores. O 'Capitão Marvel' foi vivido por Tom Tyler, que também interpretou o 'Fantasma' em seriados, assim como Lewis Wilson e Robert Lowery foram 'Batman', Dick Purcell foi o 'Capitão América' e Don Barry e Bill Elliott cavalgaram como 'Red Ryder', na versão cinematográfica da criação de Fred Harman.

Tim Holt e Audie Murphy
Kit Hodgkin no cinema - Naquele tempo raros garotos brasileiros sabiam que, ao contrário dos mocinhos e heróis citados acima (todos norte-americanos), ‘O Pequeno Sheriff’ era uma criação italiana do escritor Tristano Torelli com desenhos de Dino Zuffi. E o que isso poderia importar para eles que vibravam mesmo era com o destemor de Kit Hodgkin enfrentando bandidos maiores que eles, peles vermelhas de tribos diversas e mesmo animais como cobras, ursos e bisões. Para aqueles meninos cinema e histórias em quadrinhos se completavam, daí a esperança de ver o intrépido adolescente fazer no cinema o mesmo que fazia nos gibis. E ficavam a imaginar quem poderia interpretar Kit Hodgkin, vindo logo à mente a figura de Tim Holt, talvez mesmo a inspiração de Dino Zuff para seus desenhos. À medida que os anos passavam e Kit crescia, outros mocinhos apareciam nas telas das matinês, como Rex Allen, Rod Cameron, Rory Calhoun e Audie Murphy. Nenhum fã de ‘O Pequeno Sheriff’ deixou de imaginar Audie Murphy como Kit Hodgkin pois o ator-herói da II Guerra Mundial lembrava bastante a criação de Torelli, especialmente no rosto juvenil e tamanho diminuto.

Ricky Nelson
Tex Willer chega às telas - Passaram-se os anos e ‘O Pequeno Sheriff’ continuou sendo editado e outros atores surgiram, entre eles o cantor Ricky Nelson, outro que entrou para o imaginário dos fãs do gibizinho em tiras. Mais de três décadas após seu lançamento, ‘O Pequeno Sheriff’ continuou nas bancas de revistas e nas livrarias da Europa e dos Estados Unidos com reedições, algumas até luxuosas, distante do pequeno e baratíssimo gibizinho semanal. ‘Tex Willer’, que foi lançado três meses depois de ‘O Pequeno Sheriff’ chegou ao cinema em 1983 interpretado por Giuliano Gemma, que pouco lembra a criação de Bonelli e Gallepini, e isso fez com que os já adultos leitores de ‘O Pequeno Sheriff’ voltassem a sonhar com seu herói na tela grande. Mas a morte já levara Audie Murphy (1971) e Tim Holt (1973) ao passo que Ricky Nelson nem filmes fazia mais, atuando só na TV. Ricky viria a falecer em 1985.

Sonhos e lembranças - O sonho acabou, mas as lembranças ficaram e, quando se encontram os fãs de ‘O Pequeno Sheriff’, é inevitável lembrarem que seu herói preferido não chegou jamais ao cinema. Nem com Audie Murphy, Tim Holt ou Ricky Nelson. Discute-se então qual a capa mais bonita ou qual a aventura mais emocionante do inesquecível gibizinho semanal que tanta felicidade levou aos pequenos leitores.


Exemplares da 1.ª série de 'O Pequeno Sheriff' (alto), da Nova Série (as demais).

Dois exemplares de 'O Pequeno Sheriff' no formato adotado para a Série Ouro
(3.ª Série).

Capa de exemplar da Série Rubi, a 4.ª e derradeira série de 'O Pequeno Sheriff'
editado no Brasil. No Exterior a criação de Torelli-Zuff continuou a ser editada.

Uma edição francesa de 'O Pequeno Sheriff' e o pôster de "Tex, o Senhor do Abismo",
western estrelado por Giuliano Gemma.


4 comentários:

  1. Darci, linda essa matéria resenhada, sobre os gibis em quadrinhos de western, que eu tive pouco ou nenhum contato, me lembro já aos 15, 16, 17, até 18 anos, eu lia muitos livros de bolso, de western, era como se fosse um filme, com histórias perfeitas e, que me incentivou a ler os grandes clássicos da literatura, e muitos que foram transformados em filmes, e hoje os tenho em minha stand. Boa lembrança para aqueles que tiveram essa maravilhosa infância. Darci, que pena não viram O Pequeno Xerife, na telona, ficou no sonho. Mas, foram agraciados com uma época de grandes faroestes nos cinemas. Paulo, mineiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo - Li muito as edições baratas vendidas em bancas de revistas com histórias sobre faroeste. Eram, como você disse, emocionantes e complementavam os westerns vistos no cinema - Abraço do Darci.

      Excluir
  2. Em Adolfo,nunca chegou este gibi !! Só o conheci no CAW décadas depois !!! Mas me divertia com Rocky Lane,Zorro,Fantasma,Mandrake,CapMarvel e outros !!

    ResponderExcluir
  3. o pequeno Sherff(1.65m),f oi inspirado em Tim Holt dois grandes atores de faroeste foram sondados p/ fazer Kit,nas aventuras do pequeno sheriff,o que mais se encaixava no perfil era Audy Murphy Ari Crispiniano

    ResponderExcluir