UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

8 de outubro de 2014

“BONANZA” 1.ª TEMPORADA (1959/1960) - OS CONVIDADOS ESPECIAIS


Yvonne De Carlo, convidada especial do
primeiro episódio da série "Bonanza".
A série de TV “Bonanza” tinha uma apresentação diferente das demais séries westerns pois nos primeiros minutos de cada episódio mostrava os quatro Cartwrights e também o convidado especial (Special Guest Star), às vezes mais de um convidado ou convidada. Muitos desses convidados eram atores bastante conhecidos por seus trabalhos no cinema ou mesmo na televisão. Certo que alguns desses atores ou atrizes estavam longe dos dias de glória que haviam ficado para trás, mas atuar em “Bonanza” era sempre uma satisfação, especialmente devido ao sucesso que a série fazia. E outros convidados especiais se projetariam mais tarde chegando ao topo da carreira de astro/estrela cinematográficos. Um exemplo é James Coburn, que de ator pouco conhecido quando atuou em três episódios da série “Bonanza”, se tornou um ator famoso chegando a receber um prêmio Oscar. Esta postagem mostra, em dois álbuns, convidados especiais da primeira temporada da série criada por David Dortort com fotos extraídas da apresentação do respectivo episódio que contou com a participação do convidado especial. Abaixo de cada foto consta o número do episódio e seu respectivo título, sendo que alguns poucos episódios foram omitidos pelo fato do convidado especial não ter se destacado em sua carreira como ator ou atriz. Esta é a primeira postagem de uma série de 14, mesmo número das temporadas que a magnífica série “Bonanza” foi produzida e apresentada.


Yvonne De Carlo – Uma das rainhas do Technicolor nos anos 40 e preferida dos westerns B. Encantou o mundo como Lily Munster.
Barry Sullivan – Ator que em 50 anos de carreira fez muitos faroestes, entre eles “Dragões da Violência” (Forty Guns).
Inger Stevens – Atriz nascida na Suécia que teve boa carreira em Hollywood, suicidando-se aos 35 anos.
Anthony Caruso – Um coadjuvante especializado em papéis étnicos e de gângsters, participou de quatro episódios de “Bonanza”.
Jack Warden – Ator dramático, concorreu duas vezes ao Oscar de Melhor Coadjuvante.
Howard Duff – Estreou no cinema em “Brutalidade” (Brute Force), em 1947. Teve carreira irregular e foi casado com Ida Lupino.
Jane Greer – Bonita atriz que tem em sua filmografia nos clássicos do filme noir "Fuga ao Passado" e "Cais da Maldição".
Ida Lupino – Depois de fazer sucesso como atriz dramática em filmes noir nos anos 40 tornou-se diretora.



Mala Powers – Atuou em diversos westerns, entre eles “Homens que São Feras” (Rage at Dawn), com Randolph Scott.
Jack Carson – Ator de sucesso no cinema, comediante famoso na televisão e consagrada personalidade no rádio.
Ruth Roman – Os fãs de western a conhecem de muitos faroestes. Um deles “Região do Ódio” (The Far Country).
James Coburn – Um dos atores favoritos de Sam Peckinpah, com quem fez três filmes. Brilhante carreira como ator e vencedor de um Oscar.
Arthur Hunnicutt – Insuperável em seu tipo característico. Foi indicado ao Oscar por sua interpretação em “O Rio da Aventura” (The Big Sky).
Buddy Ebsen – Fez de tudo nos seus 60 anos de carreira. Foi sidekick de Rex Allen e até dançou com Shirley Temple.
Fay Spain – Depois de uma carreira quase toda na TV chegou ao elenco de “O Poderoso Chefão II” (The Godfather).
Ricardo Cortez – No cinema desde 1917, sua participação num episódio de Bonanza foi seu último trabalho como ator.



Jack Lord – Teve marcante atuação em “O Homem do Oeste” (Man of the West), mas será sempre lembrado como o detetive de “Hawai-5.0”.
Susan Oliver – Atuou mais no cinema que na TV, onde ficou famosa com a série de TV “A Caldeira do Diabo”.
Cameron Mitchell – Um dos mais promissores atores de sua geração, hoje é mais lembrado como um dos astros da série “Chaparral”.
Ellen Corby - Atriz perfeita para interpretar mulheres carolas do Velho Oeste. Um dos rostos escolhidos para tornar "Os Brutos Também Amam" (Shane) inesquecível.
Henry Hull – Tipo marcante apesar de franzino, atuou em mais de 70 filmes interpretando quase sempre personagens parecidos.
Patricia Medina – Linda morena que atuou em muitos capa-e-espadas e foi casada com Richard Greene e depois com Joseph Cotten.
Everett Sloane – Ator do Mercury Theater de Orson Welles, ficou famoso pelo nariz enorme. Após reduzir o tamanho do nariz sua carreira acabou e cometeu suicídio aos 55 anos.
Claude Akins – Um dos grandes vilões dos faroestes norte-americanos. Foi o Sheriff Elroy P. Lobo da série de TV “Xerife Lobo”.



Lloyd Nolan – Galã dos anos 30, sua aparência de homem mais velho lhe garantiu uma longa carreira de 50 anos encerrada em “Hannah e suas Irmãs”, em 1986.
Grant Williams – Após protagonizar “O Incrível Homem que Encolheu” parecia que sua carreira deslancharia, o que acabou não ocorrendo.
Gloria Talbot – Atriz de pequena estatura, ideal para contracenar com Audie Murphy, com quem atuou em “Bandoleiros do Arizona” (Arizona Raiders).
Vic Morrow – Ator da série “Combate” que faleceu tragicamente quando um helicóptero caiu sobre ele durante uma filmagem em 1982.
Kathleen Crowley – Participou de três episódios de “Bonanza”. No cinema atuou em “Abatendo Um a Um” (Showdown) com Audie Murphy.
David Ladd – Filho de Alan Ladd, fez carreira como excelente ator infantil. Trocou depois a carreira de ator pela de produtor.
Hugo Haas – Ator-diretor nascido na República Tcheca de onde fugiu devido ao nazismo. Pode ser visto em “Dakota”, estrelado por John Wayne.
Robert Middleton – Ator característico que atuou em inúmeros westerns, entre eles o ótimo “Duelo na Cidade Fantasma” (The Law ad Jack Wade).


5 comentários:

  1. ...caramba amigo Darci, Yvonne De Carlo logo de cara?? Maravilhosa, e ótima atriz...parabéns pelo belo post !!

    Beto Montgomery

    ResponderExcluir
  2. Darci, gostei dessa matéria também, se achar quero assistir Bonanza com James Coburn, sou fã. Agora, me deu saudades, foi de ver a foto e comentário sobre Vic Morrow, nos tempos de adolescente vê-lo no seriado COMBATE, dos melhores de guerra, eu vibrava. Tenho dúvida da época certa...é o tempo, que nos maltrata. Parabéns Darci. Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paulo
    Creio que é o Paulo Roberto, não? O Canal TCM (consta das grades das TVs por assinatura) continua a exibir Bonanza, como vem fazendo desde 2009, para alegria dos muitos fãs da série. Um abraço do Darci.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por estas informações sou fanzaço do Bonanza. Vida longa ao blog. Parabéns

    ResponderExcluir