UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

5 de abril de 2014

JOSÉ WILKER (ROQUE SANTEIRO), O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA


José Wilker criou tipos imortais na televisão e mesmo no cinema brasileiro. E como gostava de cinema o cearense Zé Wilker! Na televisão esse grande ator interpretou ‘Roque Santeiro’ na novela do mesmo nome e que, em uma de suas cenas principais, homenageia “O Homem que Matou o Facínora” (The Man who Shot Liberty Valance), a obra-prima de John Ford. WESTERNCINEMANIA lembra de José Wilker neste momento triste de seu falecimento (5/4/2014) postando uma edição de sequência da novela baseada em texto de Dias Gomes com cenas do filme de Ford. 




3 comentários:

  1. FERNANDO MONTEIRO escreveu:

    Caro amigo Darci:

    Lamentável o desaparecimento de José Wilker, ator, diretor e crítico de cinema.
    A presença do Zé estava, por sinal, confirmada na homenagem que lhe faríamos, "in person", por ocasião do 18º Festival CINE-PE, que acontecerá de 26 do corrente até o dia 02 de maio.
    A homenagem -- naturalmente mantida -- agora será póstuma, infelizmente.

    PS: Fiz um breve comentário ao "A Árvore dos Enforcados", de mestre Delmer Daves.

    Abraço,

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Como já disse no Face , esta montagem é sensacional. Ford e Dias Gomes,juntos !! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  3. Lau Shane
    Acredito que a idéia de copiar a morte de Liberty Valance na morte de 'Navalhada' tenha sido de Aguinaldo Silva e não de Dias Gomes. Aguinaldo foi coautor junto com Dias Gomes do 'roteiro' de Roque Santeiro. Os autores de novelas e séries para televisão gostam muito de cinema. Sílvio de Abreu talvez seja o que mais demonstra isso. Mas homenagear o filme de John Ford foi mesmo demais. Você sabe que Paulo Perdigão editou Shane do modo que ele queria que o filme ficasse. E ainda disse isso pessoalmente ao George Stevens. Coisa de apaixonado pelo cinema.
    Darci

    ResponderExcluir