UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

9 de fevereiro de 2014

UM FÃ DE FAROESTES QUE NÃO SE ENCANTA COM “SHANE” E “RASTROS DE ÓDIO”

Jucélio Buback e um pôster de "Os Brutos Também Amam".

Jucélio Buback é um cinéfilo de opinião forte e será o próximo focalizado na seção ‘Top-Ten Westerns’ do WESTERNCINEMANIA. Uma amostra não só do conhecimento mas também da opinião desse fã de faroestes pode ser percebida em seus comentários sobre dois dos westerns mais estimados de todos os tempos que são “Os Brutos Também Amam” (Shane) e “Rastros de Ódio” (The Searchers). Ambos faroestes frequentadores constantes das listas de melhores do gênero e mesmo de melhores filmes em geral, mas Jucélio não segue a imensa maioria e explica o porquê no texto abaixo:

Jack Palance entrando no 'Gratfon's' e o cão
se afastando com o rabo entre as pernas.
 “Os Brutos Também Amam”, não é um filme ruim, longe disso e minha nota para ele é 8. Mas a meu ver é uma obra que não justifica essa glorificação que a crítica ‘especializada’ e a maioria dos cinéfilos lhe destacam. Não discuto a parte técnica, pois realmente é tudo muito bem feito, fotografia, edição de arte, tomadas muito bem realizadas. Mas a falta de ação, a falta de um aprofundamento psicológico que envolvesse os personagens e suas essências, a interpretação de Alan Ladd – que não me convence em nenhum momento – o final um tanto previsível, isso entre outras coisas, fizeram com que ele não me encantasse totalmente como uma das maravilhas do cinema. Além da sofrível tradução que seu título recebeu em nosso país.

Henry Brandon, o Cicatriz (Scar) de
"Rastros de Ódio".
“Rastros de Ódio” é um filme que preciso rever para fazer uma análise mais profunda a seu respeito. Faz tempo desde a última vez que o vi mas lembro que minha nota para ele também foi 8. Acho que de repente eu criei uma expectativa exagerada em torno desse filme que, afinal, muita gente considera o maior western de todos os tempos e quando termino de ver dou uma nota 8! Recordo a grande atuação do Duke, que talvez lhe valesse mais o Oscar que a atuação premiada em “Bravura Indômita” (True Grit), a linda paisagem do Monument Valley e sua fotografia belíssima. Mas existia um contraponto que me desagradava, a atuação de Jeffrey Hunter, uma coisa meio caricata e uma Vera Miles que podia ter rendido muito mais. Acho que nesse filme de John Ford há muita teatralidade e pouca verdade em muitos momentos. Mas realmente vou revê-lo para confirmar minha posição.

Como se vê, Jucélio Buback expõe com clareza a impressão que teve dos filmes que assistiu, como no caso acima, além de ser franco ao se expressar. Na próxima postagem o leitor irá conhecer os westerns que mais admira e como bônus os filmes preferidos do jovem cinéfilo. Matéria imperdível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário