UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

2 de fevereiro de 2014

A HISTÓRIA ESCRITA POR BORDEN CHASE E MODIFICADA POR HOWARD HAWKS


Borden Chase
Deliberadamente Howard Hawks mudou a história original de Borden Chase ‘The Chisholm Trail’. Certo que permaneceu a essência que é a histórica e pioneira jornada da condução de nove mil cabeças de gado desde o Texas até o Missouri inicialmente e depois até Abilene, no Kansas, para embarque do gado na nova ferrovia. Atravessar os quase mil quilômetros sofrendo toda sorte de contratempos é o ponto central da história de Chase que na tela terminaria sendo um documentário caso não contivesse os conflitos humanos que tornassem o texto mais cinematográfico. Exatamente aí Howard Hawks entendeu que para tornar a trama mais interessante seria necessário alterá-la substancialmente, a começar pelo próprio título que passou a ser “Red River” (Rio Vermelho).

Howard Hawks
Erro ou acerto de Hawks? - Com a ajuda do roteirista Charles Schnee, Howard Hawks criou quase uma nova história que se tornou conhecida pelo sucesso que “Rio Vermelho” alcançou junto ao público. E não apenas quando de seu lançamento, em 1948, mas também nas sucessivas reprises e posterior lançamento em DVD. Provavelmente jamais tenha sido lançado no Brasil o livro de Borden Chase ‘The Chisholm Trail’, o que faz com que a história original seja, aqui, praticamente desconhecida. As críticas negativas sofridas por “Rio Vermelho” são em sua maior parte pela incoerência de parte da trama, especialmente envolvendo o personagem de Tess Millay (Joanne Dru) e seu relacionamento com Matthew Garth (Montgomery Clift) e Thomas Dunson (John Wayne). WESTERNCINEMANIA faz uma sinopse do livro de Borden Chase para que o leitor possa avaliar se Howard Hawks acertou ou errou nas modificações feitas em ‘The Chisholm Trail’. Howard Hawks começou as alterações a partir do próprio título, preferindo o nome ‘Red River’. E Hawks parecia gostar muito de ter a palavra rio em títulos de seus filmes pois dirigiria ainda os westerns “Rio Bravo” (Onde Começa o Inferno) e “Rio Lobo”. Sem contar que aqui no Brasil o filme de Hawks “The Big Sky” ganhou o título de “Rio da Aventura”.

Cowboys se amotinam contra Dunson - No livro ‘The Chisholm Trail’, Thomas Dunson adota o menino Matthew Garth que o ajuda a construir um império de criação de gado. Há um corte de 20 anos na história que mostra Garth retornando da Guerra Civil e se detendo em River Palace, onde conhece a saloon girl Tess Millay, amante de um homem poderoso chamado Donegal. Garth chega ao Texas justamente quando Tom Dunson se prepara para conduzir dez mil cabeças de gado até o Missouri onde o mercado está aquecido e o gado será vendido. Para ajudar na condução do rebanho e vencer os quase mil quilômetros de distância, Dunson conta com 30 homens e o mais recente contratado é Cherry Valance. Garth e Valance conversam e descobrem que ambos foram amigos de Tess Millay. Mal iniciada a jornada e alguns dos cowboys se rebelam contra as ordens de Dunson e cinco deles acabam mortos por Dunson e Garth. Ao atravessar o Rio Vermelho, que delimita o Texas com Oklahoma, três homens morrem durante a travessia, o que provoca novo motim contra Dunson e desta vez Garth fica do lado dos cowboys. Dunson tenta reagir mas é ferido por Cherry Valance e se separa da condução do rebanho, agora sob as ordens de Matthew Garth. Dunson jura matar Garth quando se recuperar e sair no seu encalço.

Mapa da trilha que vai do Texas até o Kansas, denominada 'The Chisholm Trail';
à direita o mesmo mapa indicando as cidades que comercializavam gado no Kansas,
os pontos importantes da famosa trilha e as cidades texanas criadoras de gado.

John Wayne como Tom Dunson.
Dunson morre no Texas - A jornada agora tem como destino Abilene e não mais o Missouri e no caminho encontram a caravana de Donegal e Tess Millay. Há uma ameaça de ataque dos índios e Garth provoca um stampede (estouro da boiada) colocando os índios em fuga. Tess Millay flerta simultaneamente com Garth e com Valance, provocando a ira de Donegal que é morto por Valance. Tess Millay convence Valance a seguir com ela na caravana que toma rumo oposto ao do gado que é levado para o Kansas. Valance quer se casar com Tess Millay mas esta pretende desposar alguém com dinheiro como Garth e não um homem pobre como ele Valance. Quando o gado atravessa outro rio, Valance embosca Garth sem no entanto conseguir matá-lo. Tess se encontra com Tom Dunson que oferece à moça metade do seu império se ela lhe der um filho. Após a venda do gado em Abilene, ocorre então um confronto entre Dunson e Valance do qual Dunson sai ferido mas mata Cherry Valance. Tess Millay que reatara com Garth diz a ele que decidiu aceitar a proposta de Dunson. Garth e Dunson se enfrentam e o jovem é mais rápido que o homem que o criou, mas Garth se recusa a atirar em Dunson cujo ferimento a bala feito por Valance está minando sua resistência. Garth e Tess Millay retornam ao Texas trazendo Dunson moribundo. Cruzam o Rio Vermelho no retorno e Dunson fica em pé para pisar novamente o solo texano, pela última vez. Sem forças Dunson cai morto.

Final feliz - Percebe-se que os personagens Tess Millay e Cherry Valance são bastante importantes na história de Chase, muito mais que no roteiro de Charles Schnee. O personagem Donegal não existe no filme e o cozinheiro Nadine Groot (Walter Brennan) aparece em quase todas as sequências do princípio ao final do filme, ao passo que no livro ele é apenas mais um membro do grupo que conduz o gado. Os conflitos entre Dunson e Garth em “Rio Vermelho” são resolvidos com um final feliz, evitando o trágico destino de Thomas Dunson e indicando que o mocinho ficará com a mocinha, agradando uma plateia cansada das desgraças da recém finda II Guerra Mundial.


John Wayne e Montgomery Clift em "Rio Vermelho" (Red River).

Nenhum comentário:

Postar um comentário