UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

11 de janeiro de 2014

UMA CIDADE CONTRA O XERIFE (Support Your Local Sheriff), JAMES GARNER FAZENDO RIR


Jamer Garner como Wyatt Earp
 em "A Hora da Pistola".
James Garner foi dos poucos astros a não fazer concessões a Hollywood e são famosos seus conflitos com os estúdios. Após o grande sucesso da série de TV “Maverick”, Garner simplesmente abandonou a série que, sem ele, perdeu totalmente a graça e foi cancelada. Alto, simpático, boa pinta e bom ator, Jamer Garner estrelou filmes de sucesso nos anos 60, entre eles “Fugindo do Inferno”, “Grand Prix” e duas deliciosas comédias com Doris Day, com quem se entendeu maravilhosamente bem. No gênero western James Garner brilhou em “Duelo em Diabo Canyon” (Duel at Diablo), ao lado de Sidney Poitier e interpretou Wyatt Earp em “A Hora da Pistola” (Hour of the Gun), de John Sturges, westerns respectivamente de 1966 e 1968. Seguindo o que faziam os maiores astros do cinema, James Garner criou sua própria produtora, a Cherokee Productions e produziu seu primeiro filme, intitulado “Uma Cidade Contra o Xerife” (Support Your Local Sheriff). Esse western-comédia agradou a crítica e mais ainda ao público, sendo o segundo faroeste de melhor bilheteria em 1969, superado apenas por “Butch Cassidy”.


Acima o emblema da campanha pró-polícia;
abaixo o xerife filosofa sobre reputação e
note-se que a cadeia não tem grades.
Sem Stella Stevens - Em meados dos anos 60 políticos de direita (Nixon e Reagan, entre eles) lançaram uma campanha nacional para que a população apoiasse as polícias norte-americanas em seus Estados. A frase ‘Support Your Local Police’ (Apoie a sua polícia) se tornou quase tão conhecida quanto o célebre lema ‘Paz e Amor’, da jovem geração do ‘flower power’. Parafraseando aquele emblema político, William Bowers escreveu uma história intitulada ‘Support Your Local Sheriff’, ambientada no Velho Oeste e que foi adquirida pela Cherokee de James Garner. Para dirigir foi contratado o diretor-escritor-roteirista Burt Kennedy que ganhava prestígio a cada faroeste que dirigia. Kennedy, famoso pela parceria com o diretor Budd Boetticher em westerns estrelados por Randolph Scott, havia dirigido (e escrito) em 1964 a comédia “Os Briguentos” (Mail Order Bride), com Warren Oates e Marie Windsor. O elenco de “Support Your Local Sheriff” foi formado com muitos atores veteranos de muitas cavalgadas e uma atriz relativamente novata no cinema e que no ano anterior havia impressionado favoravelmente ao atuar ao lado de Charlton Heston em “E o Bravo Ficou Só” (Will Penny). Acontece que Burt Kennedy queria Stella Stevens para interpretar a atrapalhada Prudy Perkins, mas James Garner mostrou quem mandava no filme e disse a Kennedy que a estrela do filme seria mesmo Joan Hackett.

O xerife James Garner e seu assistente
Jack Elam.
Xerife Jason e assistente Jake - “Uma Cidade Contra o Xerife” conta a história alegre de um pequeno vilarejo chamado Calendar onde se descobre ouro, o que traz prosperidade para o lugar, com direito a prefeito, conselho municipal e até mesmo um bordel. O ouro extraído em Calendar é levado à cidade de Galena, devendo obrigatoriamente passar pelas terras do patriarca ‘Pa’ Danby (Walter Brennan) que com seus filhos Joe (Bruce Dern), Tom (Gene Evans) e Luke (Dick Peabody) cobra sem nenhuma cerimônia um alto tributo como 'pedágio'. Os xerifes de Calendar ou morrem pelas balas dos Danby ou falecem assustados pela quadrilha. Surge na cidade um aventureiro chamado Jason McCullough (James Garner) que pretende ser um pioneiro na Austrália, mas antes quer ganhar algum dinheiro e para isso se candidata ao arriscado cargo de xerife de Calendar. Empossado, o primeiro ato de McCullough é prender Joe Danby que, num duelo desleal no saloon local, acabara de assassinar um homem. McCullough contrata como assistente um desacreditado sujo e roto cowboy chamado Jake (Jack Elam) e com ele coloca ordem na cidade. ‘Pa’ Danby decide resgatar seu filho Joe antes que este vá a julgamento e para isso enfrenta a esperteza e criatividade de McCullough. Depois de fracassadas tentativas com pistoleiros contratados que são mortos ou postos para correr por McCullough, ‘Pa’ Danby reúne uma horda de cowboys e invade Calendar. Porém McCullough com a ajuda de Jake e da estouvada Prudy Perkins (Joan Hackett) acaba prendendo Danby e seu grupo e trazendo a paz para a cidadezinha.

Finalmente atrás das grades Bruce Dern é observado por seu pai
Walter Brennan e seus irmãos Gene Evans e Dick Peabody.

Os novos ricos e donos de Calendar;
abaixo uma situação muito parecida
com obras públicas no Brasil.
Os respeitáveis cidadãos de Calendar - Deve-se diferenciar a comédia da paródia e geralmente a comédia tem humor leve e inteligente, enquanto paródias como “Banzé no Oeste” partem para o caricato, chegando por vezes ao grotesco. Exemplo magnífico de comédia ambientada no Velho Oeste é “Atire a Primeira Pedra” (Destry Rides Again), de 1939 com James Stewart e Marlene Dietrich. James Garner, sem nenhum esforço, recria um ‘Destry’ calculista, matreiro e charmoso que tanto pode habilidosamente fazer uso do revólver quanto apartar brigas usando uma mangueira de incêndio. E com um sidekick como Jake forma uma dupla perfeita para atender às intenções dos novos homens poderosos da cidade.  Estes enriqueceram e se tornaram respeitáveis depois de descobrir ouro numa cova aberta para enterrar um desconhecido no cemitério de Calendar. O frouxo prefeito Olly Perkins (Harry Morgan) e seus assessores Devery (Willis Bouchey), Johnson (Walter Burke) e Jackson (Henry Jones) querem mesmo é se eximir de responsabilidade diante da população, mesmo que isso custe a vida de sucessivos e ‘destemidos’ xerifes. O prefeito e seu staff quer tranquilidade para poder fazer reuniões no bordel de Madame Orr, onde estão as únicas mulheres interessantes de Calendar. Todas elas menos Prudy Perkins...

Joan Hackett, a atrapalhada Prudy Perkins.
Golpe do baú no Velho Oeste - O prefeito Perkins precisa desencalhar Trudy, sua bonita mas atabalhoada filha solteira e o xerife McCullough parece ser o homem ideal também para essa tarefa. Mas tudo que Trudy se propõe a fazer dá errado e uma simples torta leva a moça a queimar seu vestido no fogão, justamente naquela parte enfeitada com um laço abaixo das costas. Isto quando não é descoberta por McCullough, vestida com um masculino pijama, em cima de uma árvore. Mas se Trudy é um fracasso como dona de casa, ela é corajosa e atira como uma Calamity Jane, porém não são essas qualidades que o aventureiro McCullough vê na moça e sim o respeitável dote de Prudy que é a única dona de uma Companhia de Mineração. Ora, para que enfrentar aborígenes e cangurus na Austrália se há tanta riqueza ali mesmo em Calendar e para ser rico basta casar com a estabanada filha do prefeito. Como se vê, a integridade que o Destry-James Stewart tinha bastante não é característica de McCullough-James Garner. E não por acaso, McCullough é uma continuação de Bret Maverick com seu encantador cinismo e uso de ardilosas formas de enfrentar os bandidos, mesmo que sejam eles uma feroz e numerosa quadrilha.

O blefe do xerife McCullough contra o grupo
armado que veio libertar Joe Danby (Bruce Dern).
Simpáticos foras-da-lei - Walter Brennan, mais lembrado pelos tipos simpáticos que interpretou na tela, viveu também vilões como os inesquecíveis ‘Judge Roy Bean’ e ‘Ike Clanton’. E o veterano ator, em seu penúltimo filme para o cinema, é novamente o patriarca, como em havia sido em “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine), que cria os filhos como foras-da-lei, mas desta vez de forma hilariante. Para o bem ou para o mal, ninguém ficava mais engraçado quando nervoso que Walter Brennan, como se viu em “Onde Começa o Inferno” (Rio Bravo). E Bruce Dern esquece seu lado demoníaco e como um abestalhado cowboy leva Brennan à loucura, bem merecendo umas chicotadas como as que Ol’ Man Clanton distribuía nos filhos na obra-prima de John Ford. E a derrota do sacripanta ‘Pa’ Danby se dá de um modo esdrúxulo com seu filho Joe, amarrado por McCullough à boca de um canhão.

O incomparável Walter Brennan e atrás dele
Gene Evans, ator favorito de Samuel Fuller.
Coração enorme, mas cabeça vazia - O que dá sabor a “Uma Cidade Contra o Xerife” não são evidentemente as cenas de ação, mas sim as frases contidas no roteiro. Vencido num duelo pelo xerife, Jake (Jack Elam) diz a ele: “Você é mais rápido do que eu”, ouvindo a resposta “Não, você é que é mais lerdo que eu...”. E o covarde e inseguro prefeito Perkins diz que os Danby “Não são exatamente foras-da-lei, mas de certa forma são foras-da-lei sim...”. O mesmo prefeito querendo atenuar o testemunho da deslealdade no duelo diz a McCullough: “Você tem certeza que foi assim? Duelos são rápidos demais!” E nem mesmo os Danby se respeitam pois ao falar de seu pai Joe diz: “Ele tem um coração enorme, mas ele não tem um cérebro naquela pobre cabeça velha”. E seguem-se interminável e incansavelmente frases sarcásticas e mordazes com veneno dirigido àqueles que construíram a lenda do Velho Oeste, bem ao jeito de Bret Maverick, ops, de James Garner, que na vida real era dessa mesma forma, nunca levando nada a sério, nem a si e nem ao cinema, especialmente.

Parece Lee Marvin, mas é Dick Peabody.
Elenco de primeira - Stella Stevens sempre deu um colorido todo especial a qualquer filme em que atuou e seria, sem dúvida, muito mais engraçada (e bonita) que Joan Hackett. Porém, segundo o próprio James Garner, ele queria uma atriz que revivesse Jean Arthur e Hackett se aproximava mais do estilo enfadonho da atriz de “Shane”. Jack Elam só não rouba o filme porque James Garner tem absoluto controle de cena e é naturalmente engraçado. Ver um grupo de bandidos formado por Walter Brennan, Bruce Dern e Gene Evans já vale o o preço do DVD. E ainda há Dick Peabody, o 'Littlejohn' da série de TV “Combate” como o terceiro filho de Brennan. Peabody é parecidíssimo com o grande Lee Marvin, mas só fisionomicamente. Menos engraçados são os quatro proeminentes cidadãos de Calendar, os veteranos atores Willis Bouchey, Henry Jones, Walter Burke e Harry Morgan. Kathleen Turner tem, infelizmente, uma pequena ponta como uma vizinha do prefeito Perkins. No início do filme, durante o enterro, no alto vê-se o fordiano Danny Borzage tocando seu acordeão e Chubby Johnson ajudando com o caixão. Filmado em Iverson Ranch, na Califórnia, a fotografia é de Harry Stradling Jr. e a música ficou a cargo de Jeff Alexander.

Riso garantido - O sucesso de “Uma Cidade Contra o Xerife” provocou uma comédia no mesmo estilo intitulada “Látigo, o Pistoleiro” (Support Your Local Gunfighter) que muitos consideraram até mesmo superior ao original de 1969. No elenco deste segundo filme Jack Elam continuou ao lado de James Garner ganhando ainda mais espaço para mostrar que seu talento de comediante era igual ou maior que o mostrado como vilões que interpretou. O principal papel feminino ficou para Susanne Pleshette que se saiu melhor que Joan Hackett. O western que definhava inapelavelmente viu crescer o número de filmes que procuravam ser engraçados ainda que nem todos conseguissem fazer rir, como “O Mais Bandido dos Bandidos” (Dirty Dingus Magee), com o mesmo Jack Elam e protagonizado pelo sem-gracismo de Frank Sinatra. Burt Kennedy havia filmado “Gigantes em Luta” (The War Wagon) com John Wayne e Kirk Douglas e Howard Keel como um impagável índio. E houve ainda dois filmes feitos para a TV e lançados em DVD com ‘Os Pistoleiros Aposentados’, liderados por nada menos que Fred Astaire. Nenhum western-comédia, no entanto, fez mais sucesso que “Banzé no Oeste” (Blazing Saddles), de Mel Brooks, o filme que transformou o Velho Oeste numa verdadeira pândega. Se quiser se divertir assista a “Uma Cidade Contra o Xerife”, o riso é garantido!

 
Tiros para todos os lados: Jack Elam, James Garner e Joan Hackett.

O sheriff James Garner e o deputy Jack Elam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário