UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

3 de fevereiro de 2013

2.º ANIVERSÁRIO DO BLOG WESTERNCINEMANIA


Hoje, dia 4 de fevereiro, completa dois anos que foi criado o blog WESTERNCINEMANIA. Foram 24 meses falando de faroestes para fãs de faroestes, atingindo a marca de 236 mil visualizações de páginas. Nesta ainda curta trajetória houve um momento muito difícil para o blog e quem o acompanha há mais tempo sabe que no dia 19 de março de 2012 o então 'Cinewesternmania' deixou de ser publicado em razão de questões relacionadas ao domínio do nome do blog. Houve necessidade de mudá-lo e o blog passou a se chamar WESTERNCINEMANIA  recomeçando praticamente do zero. A média diária de visualizações que havia sido de 607 em fevereiro de 2012 caiu para 94 em abril do mesmo ano. O reencontro com os antigos seguidores foi demorado mas nunca faltou entusiasmo na tentativa de manter a qualidade editorial bem como o número de postagens. Cavalgando dessa forma o blog voltou a atingir no último mês de janeiro a média diária de 600 visualizações, o que mais ainda anima o editor nesta prazerosa atividade. E nesse mesmo mês de janeiro último o  blog marcou seu recorde de acessos em um só dia, atingindo 859 visualizações no dia 27.

Top-Ten Westerns de MárioPeixoto Alves.
Blog campeão de postagens - Por falar em postagens, o WESTERNCINEMANIA é provavelmente um campeão de postagens entre blogs de cinema. Neste segundo ano de vida foram feitas 182 postagens que somadas às 372 postagens dos primeiros doze meses totalizam 554 postagens em dois anos. A redução do número de postagens do primeiro para o segundo ano do blog é resultante do aumento do número de linhas de texto e de fotos de cada postagem. As postagens caíram da média de uma por dia nos primeiros doze meses para uma postagem a cada dois dias no segundo ano de vida do blog, o que ainda assim é uma média que poucos blogs conseguem manter. O blog aumentou consideravelmente neste segundo ano de publicação o número de resenhas de filmes que chegou a 124 faroestes resenhados. Às resenhas somam-se as 71 biografias, os 19 Westerntestemanias, as 11 séries westerns de TV, os 30 vídeos editados especialmente para o blog e as matérias variadas como Cine Saudade e outras pois afinal de contas o WESTERNCINEMANIA modestamente se pretende uma revista eletrônica de faroeste. E há os 31 Top-Ten Westerns, seção que passou a ser publicada mensalmente trazendo os faroestes preferidos de fãs de faroestes do Brasil inteiro. WESTERNCINEMANIA se orgulha de ser o único blog conhecido que, a cada resenha de faroeste publica um álbum com fotos dos atores e atrizes do filme.

Denver Pyle
Espaço para os 'esquecidos' - WESTERNCINE-MANIA sempre deu e continuará dando espaço para artistas menos lembrados. Gente como Arthur Hunnicutt, Slim Pickens, Rita Moreno, Hank Worden, Neville Brand, Denver Pyle e outros tantos que quase anonimamente ajudaram o cinema a ser o que foi. Da mesma forma, faroestes quase esquecidos serão também resenhados ao lado de clássicos e sucessos de bilheteria. A tão discutida vertente ‘euro-western’ do faroeste é eventualmente focalizada no WESTERNCINEMANIA, ainda que cause certo desagrado aos fãs mais radicais dos faroestes norte-americanos. Lembro que muitos dos leitores deste blog, mesmo os de mais idade, não comungam desse ponto de vista e apreciam indistintamente todas as modalidades de faroeste, entendendo-o como um único gênero.

Algumas da seções do WESTERNCINEMANIA, um blog dedicado ao faroeste.

O WESTERNCINEMANIA no mundo todo - É esse modelo editorial que parece ter caído no agrado dos leitores, leitores que nunca se cansam de elogiar o blog e com isso mais entusiasmar o editor. Outro fator que colaborou para o aumento de visualizações do WESTERNCINEMANIA foi o blog passar a contar com a tradução imediata para dezenas de idiomas. Esse recurso é disponibilizado pelo próprio Google, hospedeiro do blog e trouxe novos seguidores para o blog. Atualmente, do total de 236.000 visualizações, 23% delas tem origem em outros países que não o Brasil. Os Estados Unidos é o país do exterior onde mais se acessa o WESTERNCINEMANIA  com 19.000 visualizações, o que corresponde a 8% do total de visualizações do blog. Vem a seguir Portugal, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Rússia, França, Ucrânia, Itália, Bélgica, Japão, Polônia e muitos outros países onde os internautas buscam informações sobre faroestes. 
                               
Amigos do blog - Alguns amigos acompanham quase tudo que aqui é escrito e três deles merecem ser destacados por estarem com o blog, perseverante e pacientemente, há mais tempo. Falo dos queridos amigos Janete Felix Palma, Laudney Mioli e Vinicius LeMarc, cujos incentivos e prestígio ao WESTERNCINEMANIA nunca faltaram. A eles e aos demais leitores o meu agradecimento sincero pela companhia nestes dois anos de vida do blog.

"Shane" estrelado por grandes fãs do clássico de George Stevens.

22 comentários:

  1. Olá Darci !! Parabéns pelo aniversário do blog
    e continue firme. Esta revista eletrônica do western é cheia de informações e as matérias são bem interessantes para os apreciadores do gênero !!Sem dúvida,a melhor da web.
    Obrigado pela referência ao meu nome e pela foto -montagem. Alan Ladd deve ter ficado "puto" da vida !! Abraços !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom levantar cedo, mesmo numa segunda-feira chuvosa como a de hoje aqui em Poços de Caldas! Assim, posso ser o primeiro a te a) agradecer pelo excelente blog e b) te dar os parabéns pelo excelente blog.

    Eu o descobri às vésperas da tragédia do ano passado, então perdi muitas matérias (na época eu lia umas três por dia, prá não perder nenhuma antiga), e depois disso eu visito este espaço todo santo dia! Nunca te disse, mas fui professor de Português e quero te dar os parabéns também pelo respeito que você tem com a última flor do Lácio, tão maltratada por essa Internet a fora. Seu texto é muito bom, sem erros de qualquer natureza e com um estilo muito florido.

    Aprecio especialmente as matérias com atores coadjuvantes, pois foi uma alegria ver que eu não era o único que prestava atenção neles! Gosto dos testes (erro quase tudo!!!!), dos Top Ten (hummm!), enfim, este blog é demais.

    Long live Westerncinemania!!! (Quer saber? Eu nem tinha reparado que o nome havia mudado do que era antes para o que é agora).

    Happy trails!

    PS - Putz, pensei que ia ser o primeiro, mas enquanto digitava este, o Lau passou na minha frente. Bem feito, quem mandou escrever testamento????

    ResponderExcluir
  3. Na pressa, esqueci de assinar a mensagem acima.

    Aproveitando: parabéns também pela montagem com o Shane. Quando vc. fizer uma com filmes do Audie Murphy, me pede uma foto!!!!!

    José Tadeu
    Poços de Caldas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Tadeu da bela e dançante Poços de Caldas - Obrigado pelas palavras gentis - Abração do Darci.

      Excluir
  4. Olá, Darci

    Parabéns pelo aniversário do blog!
    Fico lisonjeada e honrada de ser citada no teu texto.
    Adorei a foto montada. Eu e mais dois fãs de faroestes.
    Desejo vida longa e muito sucesso ao Blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes de Campos4 de fevereiro de 2013 às 09:28

    Darci, Parabens pelo aniversário do blog e que esta data seja comemorada por muitos anos. É sempre um prazer ler os brilhantes artigos que você prepara. Até derepente e mais uma vez, PARABENS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Fernandes - Obrigado pelas palavras amáveis - Abração do Darci. PS - Comprei o livro do Ruy Castro com as crônicas de seu amigo Antônio Moniz Viana.

      Excluir
  6. Olá amigos !!! Convoco uma reunião urgente com JANETE PALMA e
    VIN LEMARC .Vamos tratar de uma refilmagem do Shane, com os 3
    nos papéis principais !!O cartaz já está pronto !!
    Quem sabe o Tarantino se interessa e faz o "Shane livre" com os 3 blogueiros !!!
    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  7. Ok, Lau

    Eu topo!!! Ainda mais se o Tarantino nos dirigir!
    E quem sabe concorremos ao Oscar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Lau e Janete - Interessante essa brincadeira! Por que nunca ocorreu uma refilmagem de Shane? Clint chegou bem perto com Cavaleiro Solitário e há um western com Sam Elliott chamado No Rastro da Violência que é a mesma história de Shane. A atriz é a linda Kate Capshaw (senhora Spielberg) e o maridão é Tom Conti. Creio que Tarantino não seja muito indicado para refilmar Shane. Vai que ele resolve fazer algo parecido com o Django Livre... O misterioso Vinicius LeMarc leva jeito para Jack Palance...
    Abração do Darci

    ResponderExcluir
  9. Oi, Darci

    Na minha idade, estou mais para ser dirigida pelo Tarantino.
    E quem será que vai fazer o papel do "Paredão"???

    ResponderExcluir
  10. Para que eu aceite,o roteiro deverá ser mudado. Aquela árvore
    que Shane e Joe Starret arrancam do chão,nesta altura do campeonato,jamais. Vamos arrancar um pé de couve,na bela horta
    de Marian Starret,que as vacas do "Rufe" insistem em pisotear.
    E talvez mudar o final, com o Shane ficando com a Marian e o
    marido Joe seguindo para outras terras,buscando um novo amor.
    O garoto Joey fica com seu ídolo e com sua mãe ! Claro!!
    O "Paredão" vamos providenciar para que não leve um tiro com aquela potência. Talvez uma simples pedrada,seja suficiente ! Abraços !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lau Shane, isso é uma heresia! Pé-de-couve e pedrada; Joe Starrett partindo para os vales distantes do Wyoming... Daqui a pouco o Wilson vai montar o Trigger... - Darci

      Excluir
    2. Oi, Lau

      Meu vestido de noiva não me serve mais. Precisamos providenciar um outro para eu ir ao baile!

      Janete

      Excluir
  11. Prezado Darci,

    O seu sucesso é também de todos aqueles que gostam desse gênero imortal do cinema, o western, onde desfilam os mocinhos, mocinhas, bandidos, sheriffs e outros personagens que permanecem em nossa memória.

    O seu BLOG, sem preconceito, dá igualmente destaque às produções B e A e seus protagonistas e coadjuvantes, bem como é aberto para as opiniões dos leitores mesmo quando são divergentes.

    Que o WESTERNCINEMANIA permaneça por longos anos.

    Estão sendo produzidos novos westerns, embora com roupagem diferente. Mas, o que importa é manter a chama viva.

    Parabéns e tudo de bom,

    Mario Peixoto Alves

    P.S: Grato por ter inserido no texto a nossa foto com o eterno REI DOS COWBOYS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário - O blog agradece sua gentileza e também seus muitos e imprescindíveis esclarecimentos. Você que é um 'real man of the west'. - Abraços do Darci.

      Excluir
  12. Que maravilha! Parabéns!!!!


    Participe da enquete-post que fiz no blog!

    www.telaprateada.blogspot.com

    Um abraço
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani - Que saudade! Obrigado. Estou indo para a Tela Prateada. - Um abraço - Darci.

      Excluir
  13. Que beleza! Eu de Starrett, ou até de Jack Wilson... essa era para mim insuspeitada; só você mesmo Darci, para, de homenageado, encontrar um jeitinho de homenagear os amigos. Como a imagem foi feita com montagem fiquei meio Black Power, mas ainda assim conservando o jeitão bondoso do Starrett, concordas? Toparia sim fazer o filme, mas também acho que Tarantino é um nome que teríamos que reunir para analisar melhor... o filme pode ser um verdadeiro banho de... molho de tomate. Um abraço também aos amigos que comentaram acima, a Janete, o Lau, muito espirituosos em seus comentários, e a todos os demais frequentadores desse maravilhoso saloon, um espaço valioso da internet, que quem não vê não sabe o que está perdendo. Vida longa ao Westerncinemania!!! Ah, já copiei, e guardarei essa postagem com muito carinho, feita por um admirável cowboy. Muito obrigado, Darci!

    Abraço a todos e viva o Westerncinemania!!!

    Vinícius Lemarc

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vinicius - Esse moderno Shane iria ficar muito engraçado mesmo. Obrigado por tantas visitas a este blog que fala de um gênero que todos nós gostamos. Grande abraço do Darci.

    ResponderExcluir
  15. Olá Darci. Desejo muito mais cartuchos ao WESTERCINEMANIA e que ele viva mais, para o qual objetivo lhe foi destinado, levando conhecimento, despertando paixões, adubando polêmicas, as vezes, opiniões iradas, emergindo e imergindo pré-conceitos, mas sempre nos trilhos do respeito às mais diversas opiniões, sem censuras. Como me disse, Edélzio, as opiniões polêmicas são muito bem vindas, elas oxigenam qulaquer blog.
    Parabéns, continue em frente, que estarás, certamente, sob as aças de muitas miras.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Joailton - Vou me esquivando por aqui. Obrigado pelo incentivo e saiba que seus comentários são sempre desafiadores. Respondi à 'sinuca de bico aberta' que você aplicou nos comentários postados no Top-Ten do José Fernandes. Grande abraço do Darci.

    ResponderExcluir