UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

1 de janeiro de 2012

TOP-TEN WESTERNS DO GAÚCHO IVAN PEIXOTO


CINEWESTERNMANIA tem um seguidor muito especial que é o gaúcho Ivan Peixoto, de Porto Alegre. Assim como muitos outros leitores que acompanham este blog, Ivan é grande conhecedor de cinema, mas esse gaúcho tem uma característica toda especial que é possuir uma volumosa coleção fotos  no velho e bom papel e, contabilizadas até o momento, 27.632 fotos arquivadas virtualmente. Esse vasto acervo é todo catalogado e praticamente não há artista que não tenha algumas fotos na coleção de Ivan. Nada demais nessa coleção se as fotografias fossem de astros e estrelas bastante conhecidos. Acontece que a especialidade desse banco de dados gaúcho chamado Ivan é dar espaço aos queridos e pouco lembrados coadjuvantes, gente como Harry McKim, Lee Merywheter, Stafford Repp, Michael Pate e Leslie Parrish, para citar só alguns poucos exemplos.

Apaixonado por cinema e por séries de TV, Ivan não faz distinção entre essas duas formas de entretenimento, mesmo porque a grande maioria dos astros e estrelas atuam nos dois veículos. Quem, como Ivan, conhece bem os quase nunca citados coadjuvantes conhece, evidentemente, os astros principais e os filmes de quase todas as épocas e gêneros. E Ivan é daqueles que tem especial carinho pelos faroestes que começou a assistir nas deliciosas sessões da tarde em meio às séries de TV, no final dos anos 60. CINEWESTERNMANIA solicitou a Ivan Peixoto que relacionasse seus Top-Ten Westerns e, depois de desfazer algumas dúvidas cruéis, deixando de lado faroestes muito admirados, o gaúcho nos remeteu sua lista acompanhada das fotos que ilustram este Top-Ten. Ivan enviou também comentários sobre os Top-Tens classificados em 5.º e em 10.º lugar.



1.º) Era Uma Vez no Oeste (C'Era Una Volta Il West), 1968 - Sergio Leone

2.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - John Ford

3.º) Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven), 1960 - John Sturges

4.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 - John Ford

5.º) Da Terra Nascem os Homens (The Big Country), 1958 - William Wyler

Se este filme não é o melhor, seguramente é o mais apropriado para uma bela aula de Filosofia. Não dos filósofos analíticos, que de tão preocupados com a lógica, habitam um quarto escuro com medo que alguém acenda a luz; mas da Filosofia aberta para a vida, afinal, desde os gregos a teoria pretendeu-se sabedoria prática. O "cinema paisagem" recebe uma figura estranha. O marinheiro (Peck) também está habituado a grandes horizontes. É dado como perdido (em muitos sentidos), mas quem navegou por oceanos quase infinitos, consegue desbravar enormes extensões de terra e retornar, auxiliado pela ciência (a bússola e as estrelas). Conhece a professora (Simmons). Ambos com uma qualidade comum e infelizmente incomum: a ética! Há uma saída para tanta brutalidade e intransigência. Este faroeste brilhante contribui para encontrá-la. (Ivan)


6.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), 1969 - Sam Peckinpah

7.º) Dança com Lobos (Dances with Wolves), 1990 - Kevin Costner

8.º) Butch Cassidy (Butch Cassidy and Sundance Kid), 1969 - George Roy Hill

9.º) O Pequeno Grande Homem (Little Big man), 1970 - Arthur Penn

10.º) Silverado (Silverado), 1985 - Lawrence Kasdan

39 comentários:

  1. Uma lista a ser dignamente admirada e respeitada.

    MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA seria meu 11º título se me propusessem fazer uma lista entre os 15 melhores westerns, mas DA TERRA NASCEM OS HOMENS (que é um dos meus TOP-TEN) hei de concordar que abriria um ótimo debate filosófico, pois há personagens de diferentes âmbitos na história, e o marinheiro McKay interpretado por Gregory Peck só poderia mesmo terminar com a professora vivida por Jean Simmons, pois ambos tinham conceitos muito próximos e parecidos. Jamais iria terminar com a mimada e idiota filha do Coronel interpretado pelo Charles Bickford - e muitos outros motivos que até fazem refletir esta obra conduzida com maestria por William Wyler.

    SILVERADO é um ótimo resgate dos áureos tempos, e o único que pude ter a oportunidade em ver realmente no cinema, em 1985. Ótimamente lembrado nesta listagem pois verdadeiramente é o último dos grandes clássicos do gênero, antes de OS IMPERDOÁVEIS, de Clint Eastwood, em 1992.

    Parabéns à lista!!!

    Abraços Darci

    Paulo Néry
    FILMES ANTIGOS CLUB ARTIGOS
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista, inclusive hoje escrevi no blog sobre "Era Uma Vez no Oeste", também meu western favorito.

    Legal colocar a foto de Woody Strode na cabeçalho. Ele foi um importante coadjuvante em grandes filmes do gênero.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ciao, parmerense. Acjho que não entrou seu comentário sobre Era Uma Vez no Oeste. O último comentário seu que li foi sobre o Andrew V. McLaglen.
    Um abraço, Hugo.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro Peixoto;

    Tenho 67 mas, quando jovem adolescente, eu guardava tudo que via sobre cinema. Meus colegas me chamavam de O Arquivo, de tantas duvidas que, sem olhar nada, eu tirava deles.
    E acho super saudável este seu acervo. És jovem e nunca faça o que fiz, que foi me desfazer de tanto que tinha. Jornais, pedaços de filmes, revistas (Cinemin, Cinelandia, etc), gibis às centenas, albuns de astros e tudo mais o que imaginar.
    Guarde tudo, amigo. Isto é um tesouro que jamais se cansará de rever e de ter orgulho de ser dono.
    Ah! Parabens por amar, como eu e o Darci, assim como muitos cinéfilos de bom gosto, ao filme Da Terra Nascem Os Homens. É muito filme. Muito mesmo. Só lamento ter tomado conhecimento de que nos sets de filmagens houveram atritos e descontentamentos a ermo. Mas o resultado final é aquela maravilha de fita.
    Fica com Cristo e com os votos de um 2012 CINEMATOGRÁFICO.
    Se desejar trocar idéias comigo, o prazer será meu.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Darci?

    Em um outro post seu havia um senhor que tinha também um tesouro de informações sobre cinema. Até eu fiz um comentário elogioso sobre o que ele possuia e um parente dele me respondeu por ele agradecendo minhas palavras agradaveis ao seu parente.
    Como é bom termos contato com gente como o Ivan e este outro amigo seu, que gostaria me fornecesse seu nome, ou email, para eu voltar a fazer contato com ele.
    É sempre saudável não deixar esta gente de lado e estarmos sempre trocando idéias, pois são cinéfilos de letras maíusculas e que ama, como nós, o bom e velho faroeste.
    Percebeu o elogio de Ivan a Da Terra Nascem os Homens? Imaginei que era apenas umas poucas pessoas que tinha esta fita em boa conta. Mas confirmo que eu tenho um gosto formidável pelo que é magnifico, visto que outros enaltecem a valer este filme. E a lista que ele fez é ótima e anda dentro dos padrões que ganhou aquele Top Ten que fizeste.
    Me responda sobre o outro colecionador. Abraços
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nery;

    Que o Darci me desculpe por tantas incursões minhas num único post. Mas seu posicionamento sobre The Big Country está na risca do que eu também diria. Peck só poderia mesmo terminar a fita ao lado de alguém com ideais semelhantes aos seus, que era a bela Jean Simmons.
    Da terra nascem os homens é um filme tão perfeito que passei, somente a partir daí, a admirar mais o diretor Wyler. Já havia visto outros filmes com ele, como; A Carta, Jezebel, e mais alguns. Porém, a partir deste faroeste seguido por Ben Hur, ele passou a ser visto por mim com outros olhos, apesar de ter feiro O Colecionador, muito fraco e que não deveria ter saido de suas mãos.
    Parabens por amar como amo a Da Terra Nascem os Homens que é, para mim, o melhor faroeste no meu Top Ten, depois vem o Shane.
    Tenha um 2012 cheio de faroestes e de outros bons posts no FalcãoMaltes.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Jurandir, creio que você deva estar se referindo ao Prof. José Simões Filho. Procure entrar no orkut usando esse nome. O e-mail dele lhe passo por e-mail.

    ResponderExcluir
  8. Bem, agradeço primeiramente ao Darci, pelo honroso convite e o belo layout criado pelo amigo para minha lista. "Segundamente", como diria o prefeito Odorico de Dias Gomes, muito obrigado pelos comentários simpáticos do Néry, Hugo e Jurandir. Aprendo muito com o mestre Darci e com as opiniões de vocês, podem ter certeza.
    Agora, ser chamado de jovem pelo Jurandir foi um elogio imerecido: tenho 50 anos! E já cometi o mesmo erro quanto ao acervo. Vendi fotos, livros e quando em época de mudança de residência, ao olhar para pastas com artigos amarelados, o destino foi o lixo. Claro que hoje, com o computador, podemos escanear fotos, revistas, jornais, etc. Não é, Jurandir?
    Foi bom saber que o Hugo gosta tanto quanto eu do nº 1 da lista, que o Néry encontrou argumentos elogiosos para dois filmes que não constavam da sua lista e que analisou muito bem “The Big Country”, assim como o Jurandir, com quem será um prazer trocar e-mails.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Ivan;

    Fale comigo através do meu amail, pois tenho duas coisas importantes para falar para ti, além da troca de informações, diálogos e falas diversas sobre cinema.
    Obrigado pela atenção em comentar os comentários feito sobre o post dedicado a ti.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Peixoto;

    No seu Top Ten westerns, o que existe de mais são falas de FAROESTE. Veja se não estou certo? Tem um monte.

    Sabe o que é? É que sempre concordo com seus pontos de vista, e sinto necessidade de dizer isso. E aí eu digo. Se acharem que estou falando demais, sinto muito, porque estou de volta para mais um compartilhamento de seus pontos de vista.

    Estive lendo agora um trecho que existe nesta postagem que fica logo abaixo da foto dos 4 de Silverado( Glover, Kline, Kostner e Glenn). Onde falas de uma amiga sua que viu o filme e o achou um faroeste comum.

    E li com atenção seus achados certissimos sobre a pelicula de Kasdan. Então não me contive em observar, atentamente, que tudo o que falaste estava no ponto certo, ou seja;
    - tudo no filme funciona sem margens de erro
    - tem um roteiro magnificamente bem escrito
    - o elenco é um achado de tão bem que se encaixa todos nos seu devidos papéis
    - o personagem de Denehhy, como o chefe dos bandidos e xerife em simultâneo, está tão perfeito quanto ele esteve no primeiro Rambo. Ótimo. Aliás, ele é um formidável ator!
    - A Linda Hunt está magnifica, assim como o Glover, o Kostner, o Kline. Sem falar no Glenn, que nunca faz nada que não preste( Os Eleitos e Dia de Treinamento).

    Enfim, Silverado é um filmezinho bem feito, bem amarrado, com uma narrativa convincente e bem conduzida e muito mais.

    Já vi este filme diversas vezes e nunca falei dele como deveria. Somente agora, depois de ler o que escreveste, é que vejo que ele é mesmo merecedor de tudo isto e até mais.
    É isso aí, gaucho.
    Abraço forte do amigo bahiano
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Jurandir, a minha opinião sobre Silverado está muito ligada à emoção de retornar ao cinema para ver faroestes.
    Aquela porta abrindo no início do filme, merecida homenagem a Ford, metaforicamente seria a possibilidade do retorno do gênero ao seu devido lugar.
    Depois do sucesso de Dança com Lobos e Os Imperdoáveis, vemos ultimamente milionários atores, que escolhem o que filmam, trocarem os estúdios e suas "telas azuis" de cenários virtuais, por trabalhosas cenas com locações em seus faroestes.
    Quem sabe não são os primeiros passos, por hora lentos e vacilantes, de um recomeço.
    Caso não mais existamos, nesta hipotética volta triunfal do western, resta o consolo nas belas palavras de Shakespeare:
    À perfeição desejamos permanência
    Sendo assim, que linda rosa nunca morra
    E se o tempo corromper a sua essência
    Que a mesma essência no herdeiro ocorra

    ResponderExcluir
  12. Bom Baiano Jurandir
    Você sabe que os gaúchos são bons de briga. Exemplo disso é a Guerra dos Farrapos. Mesmo assim você chama Silverado de filmezinho... Está querendo que o homem da bombacha tire a boleadeira da guaiaca e te obrigue a tomar chimarrão?
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  13. Também gosto muito de "Silverado". Como muitos já disseram, da década de 1980 até hoje só se destacaram mesmo nos cinemas "Silverado", "Os Imperdoáveis", "Dança Com Lobos" e "Pacto de Justiça". Houve outros bons filmes mas não tiveram a mesma repercussão.
    Além desses eu acrescentaria "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei", que passou batido nos cinemas, não fez sucesso como os outros mas que é excelente!!

    Mas foi "Silverado" que abriu o caminho para a volta do western na tela grande. Pena que a grande maioria dos filmes de então não tenham grandes qualidade cinematográficas nem sejam memoráveis.

    De tudo isso tenho grande a dmiração pelo Kevin Costner. Sempre falamos de Clint Eastwood como o último "guardião" do gênero mas nos esquecemos que Kostner nos deu bons filmes como os citados acima. Inclusive como diretor. E ainda tem o seu "Wyatt Earp" pelo qual tenho simpatia apesar de ser um filme meio cansativo.

    Ainda falando do Costner ele estrelará no fim desse mês uma minissérie em 3 capítulos sobre a histórica desavença entre as famílias dos Hatfields and McCoys, que gerou um filme meia-boca com o Jack Palance nos anos 70.

    Darci, permita-me citar um link que dá informaçõe sobre a produção além de um trailer empolgante sobre ela.
    http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/hatfields-and-mccoys/

    Ou seja, Kevin Costner, pelo que já fez e faz pelo Velho Oeste merece nossos aplausos, não?

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  14. Darci;

    Estás provocando um amigocidio?!
    Falei filmezinho num sentido muito ao contrário do que a palavra significa. Além do mais, Silverado é um filmaço.
    Vê? Estou tentando consertar. Será que consegui?

    Tá louco? Vou brincar com gauchos? Nem pensar! Por lá a barra é mais pesada que no Pelourinho por aqui.
    Abração, amigo. E manda postagens para a gente comentar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Paiva;

    Verdade, companheiro. O Kasdan abriu mesmo a nova era dos faroestes em 85. Aliás, não sei se foi a ti que eu falei que, assim como o ano de 1939 foi o ano que foram feitos os mais grandiosos filmes de Hollywood, o ano de 1985 também tem uma boa marca.

    Neste ano foram feitos ótimos filmes. Como exemplo cito dois faroestes bons, que foram Silverado e O Cavaleiro Solitário, de Clint Eastwood. Mas, afora estes, podes procurar que tem muitos mais bons filmes neste ano.

    O Kostner tem mesmo um peso especial no, mesmo lento, retorno do faroeste. Veja então, apenas com ele; Silverado/Dança Com Lobos/ o formidável Pacto de Justiça/ W Earp e agora me falas da nova versão do filme de 70 com o Jack Palance.

    Mesmo sendo todos estes bons faroestes, nenhum se aproxima do perfeito Pacto de Justiça. A interpretação de Duvall é algo fora de qualquer comentário.Perfeita. E o Kostner, além de bom diretor, também está ótimo como parceiro do Robert Duvall.

    Então ele, o Kostner, tem muita importancia no renascimento do western, mesmo porque, todos estes que ele participou foram filmes A.
    Forte abraço
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Jurandir
    Nada de amigocídio, até porque chimarrão é ruim mas não mata ninguém. Ainda bem que você classificou bem Silverado que é um faroeste muito bom. Por falar nele, o Edson disse que as pessoas não gostam do Kevin Costner. Eu gosto de muitos dos filmes dele e considero Pacto de Justiça o melhor faroeste dos últimos tempos, isto sem falar na contribuição de Costner para o faroeste.
    Darci

    ResponderExcluir
  17. Para os fãs de faroestes Kevin Costner pode ser considerado de fato o último cowboy. Clint Eastwood lançou "O Cavaleiro Solitário", lembrado pelo Jurandir, em 1985. Depois disso apenas "Os Imperdoáveis".
    Kostner foi uma das estrelas de "Silverado" também em 1985.
    De lá prá cá participou de mais três faroestes, todos de qualidade. Sendo um deles, concordo também que o melhor, na direção. E agora vem essa minissérie que parece ser de muita qualidade.

    Darci, além dos faroestes Kostner participou do sensacional "Os Intocáveis" e uma versão de Robin Hood. Ou seja, faroestes, gângster e "capa e espada". Todos esses filmes de gêneros outrora de muito sucesso mas há muito esquecidos por Hollywood. Esse curriculum faz dele um ator diferente dos demais de sua geração.
    Ah, ele será Jonathan Kent, pai terráqueo de um certo super-herói que se enfraquece diante de uma tal kriptonita numa superprodução que estreará ano que vem.
    Ou seja, ele tem uma série de personagens em filmes que falam muito às antigas gerações de cinéfilos.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  18. Jurandir, ri muito com o teu amigocídio. Entendi perfeitamente teu ponto de vista, afinal não assistirias várias vezes um filmezinho qualquer. Diverti-me também com humor do Darci falando da guerra perdida, chimarrão...
    Interessante esse resgate do Kevin Costner e sua importância ao faroeste proposto inicialmente pelo Edson.
    Curiosamente, Costner ganhou o papel em Silverado depois que Kasdan cortou completamente sua participação em O Reencontro. Neste filme, um grupo de amigos reúne-se para o enterro de outro amigo que se suicidou. O falecido, personagem de Costner, apareceria em flashbacks. Na edição, Kasdan resolveu eliminar todas as suas cenas, mas elogiou seu desempenho e prometeu a Costner um papel em seu próximo filme, que seria Silverado.
    Antes destes dois filmes, Kasden estreou na direção no ótimo policial noir, Corpos Ardentes.
    Um diretor e roteirista tão promissor que aparenta ter perdido a mão, até mesmo em Wyatt Earp. Achei um faroeste que errou ao pretender-se épico, antes de ser bom, "meio cansativo" como bem disse o Edson.

    ResponderExcluir
  19. Ivan, parece que há uma certa birra com Kevin Costner. Ninguém acerta sempre e ele errou bastante na carreira, mas acertou mais que muitos que a crítica morre de amores. Ele esteve no Brasil, no interior de São Paulo cantando rock e o amigo andré, sheriff de Rancher Town chegou a conversar com Costner, que nem parecia uma pessoa capaz de ter dirigido Dança com Lobos. Esse pretensioso filme tem muitos momentos brilhantes e nunca será um filme comum e esquecível.
    Darci

    ResponderExcluir
  20. Também penso que existe uma birra com o Costner, Darci.
    Ivan, além de todos os filmes citados Kevin Costner iria participar do novo filme do Tarantino que é também um western.
    Mas após tudo certo e antes de começar a filmar sua parte ele saiu do projeto sendo substituído pelo Kurt Russel.
    Aliás essa semana veio a notícia que Russel também desistiu do papel.
    Ou seja, Kevin Kostner acrescentaria mais um faroeste à sua carreira. Volta e meia está envolvido em algum. Ele é mesmo "o último pistoleiro".

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  21. Peixoto;

    De um modo geral esta troca de conversas é o ponto básico de fazermos estes comentários.
    Que graça teria se por no lugar de um comentário como estes que fazemos, frases assim; GOSTEI MUITO DESTA POSTAGEM. PARABENS.

    Bolas: isto não vale como comentário.
    Comentar é o que faz tu, o Paiva, o Rodrigo, o Darci, o Jefferson e mais alguns outros bons seguidores do Mania.
    Estes sim, que podemos dizer; são comentaristas, pois com estes trocamos idéias, informamos e recebemos informações, sorrimos e nos distraimos com uma ou outra colocação.

    No meu ver estes espaços servem justamente para isso, para este contato, esta comunicação, esta troca de informações e conhecimentos. E quem vai dizer que tudo isto não é muito salutar?

    Agora mesmo você cita novidades sobre o Costner. Não sabia de nada disso e, possivelmente, outros também não.
    O que acontece agora? Ficamos sabendo e vamos espalhar estas noticias em rodas de conversas, em papos de cinema (e para isso eu sou chamado diversas vezes para tirar duvidas, para dialogar, trocar idéias. Tem um amigo que me manda ir em determinado lugar, só para falarmos de cinema. E aí a roda aumenta, saem as perguntas, outros ficam boquiabertos com as informações, novidades que levamos, etc).

    Não é delicioso isso, para nós, que amamos cinema?
    Claro que é. E para isto precisamos seguir com estes contatos.

    Mas não concordo contigo, quero dizer, não tenho a mesma opinião sua quanto ao Wyatt Earp do Kasdan. O acho um formidável faroeste, muito bem feito, fundo, forte, sério demais,com ótimos trabalhos de caracterização e com um Earp de Kostner dos melhores que já vi.
    Forte abraço, companheiro gaucho
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. Para mim Lawrence Kasdan e seu irmão Mark, foram muito inteligentes quando em "Silverado" juntaram todos os clichés dos westerns em um filme vibrante ( non stop action)que se assiste com prazer, mais de uma vez. No entanto, é pouco lembrado, talvez por não trazer no elenco nomes mais famosos para a época. Todo os atores estão ótimos, o inglês John Cleese (Monty Python)como o Sheriff e Kevin Kline, o protagonista, que estariam fora de seus ambientes habituais,funcionam muito bem.

    Quando à "Wyatt Earp" acho ótimo, talvez peque por ser muito longo. Mas, a intenção inicial era de fazer dois filmes em segmento como Quentin Tarantino fez com "Kill Bill", posteriormente.

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  23. Darci, concordo contigo, Pacto de Justiça é um dos melhores westerns feitos nestes últimos anos. Kevin Costner está muito bem tanto na direção quanto na atuação e Robert Duvall, como sempre, me impressiona positivamente, há além disso uma química muito boa entre Costner, Duvall e Annette Bening.

    ResponderExcluir
  24. Jurandir, depois do teu elogio para Wyatt Earp, acompanhado pelo Mario, quem sou eu para discordar de um Peixoto, preciso rever este faroeste.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Mário, não se pode esquecer o ótimo Scott Glenn e Dennis Glover, sem falar no The Fly Jeff Goldblum. Mas cá pra nós, esse Kevin Kline é intragável. Tem cara de Errol Flynn mas está longe dele. E ainda teve a sorte de interpretar o maravilhoso Cole Porter...
    Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darci
      Eu quis dizer:"Todos os atores estão ótimos (incluindo Scott Glenn, Jeff Goldblum etc.), até o inglês John Cleese (Monty Python)como o Sheriff e Kevin Kline, o protagonista, que estariam fora de seus ambientes habituais,funcionam muito bem".

      Eu assisti apenas dois filmes com Kevin Kline,o citado "Silverado" e "Será Que Ele é?" em DVD (creio que o título é este) uma comédia com Tom Selleck. Ele é um ator que eu não pago o ingresso para vê-lo, exceto se for em outro western. Em "Silverado" acho que o seu desempenho não comprometeu o resultado; porém, se eu fosse o diretor eu escolheria um outro ator mais identificado com o gênero (talvez Kurt Russell ou Sam Elliott ou mesmo Tom Selleck)o que nos dias atuais é muito difícil.

      Mario Peixoto Alves

      Excluir
  26. Gosto muito do Kline, Darci. Claro que qualquer ator também precisa tomar decisões em quais filmes irá embarcar.
    Ele estreou de forma arrebatadora em Escolha de Sofia, e seu desempenho necessitava ser cativante e convencer quem assiste ao filme para justificar o próprio comportamento dos outros personagens como que magnetizados pela figura de "Nathan". Contracenar com a ótima Meryl Streep e "sobreviver", já foi um feito.
    Mas mesmo na boa década de 80 para Kline, em 89 ele naufraga numa canoa furada chamada Calendário da Morte. Um filme que começa mal e consegue ir piorando.
    Não sei se a carreira teatral acabou o retirando de melhores papeis no cinema ou escolhas erradas, porque mesmo acertando aqui e ali, sinto falta de vários filmes memoráveis para citar e corroborar o que penso dele como ator.

    ResponderExcluir
  27. Ivan, eu até pensava que Kevin Kline fosse inglês pois seus personagens são quase sempre pernósticos e antipáticos. E ele é norte-americano mesmo. Ele lembra Errol Flynn e fez Douglas Fairbanks no Chaplin de Robert Downey Jr. Cary Grant, que era inglês, interpretou um Cole Porter fantasioso em A Canção Inesquecível. Quem é fã de Porter esperou 60 anos por um filme que biografasse com mais autenticidade o compositor, mas foi uma pena que Kline tenha sido escolhido. E no divertido Um Peixe Chamado Wanda, KLine está presente, tendo até ganho um Oscar...
    Darci

    ResponderExcluir
  28. Assim com o Ivan, também gosto bastante do Kevin Kline. E lamento muito ele ter desaparecido nos últimos anos.
    Darci, talvez as características dos personagens que ele interpretou estejam influenciando seu olhar. Às vezes isso acontece, não?
    Um que não gosto de jeito nenhum é o outro Kevin, o Spacey. Admito que ele é bom, tem personagens muito interessantes, melhores até que os do Kline, mas não adianta. Não vou com a cara dele, meu amigo. Com Russel Crowe, outro ator muito bom, acontece o mesmo. Às vezes o "santo" não bate.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  29. Darci?

    Concordo contigo quanto ao Kevin Kline. Realmente ele é intragável. Tem cara de panaca, jeito de janota e é muito ruim ficar olhando para a cara dele durante todo um filme.

    Mas, vou te dar um conselho, melhor, vou fazer uma sugestão a ti: veja com ele "Tempo de Recomeçar", de Irwin Winkler, com a bela Kristin Scott Thomaz e o, neste filme aturável, Kevin Kline. Veja que vai adorar e me agradecer pela indicação.

    Procure a fita e a assista com a patroa, porque ela irá te agradecer e você irá adorar o filme também.
    Abraço
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  30. Amigo Paiva;

    Isto que ocorre contigo, com o Crowe e o Spacey, é coisa muito normal e até compreensível.

    Quantas vezes olhamos para uma pessoa e a detestamos somente num olhar?
    Aí, certo dia, você tem a oportunidade de estar mais perto desta pessoa. Então o que ocorre? Você tem um contato mais proximo, tem uma conversa, observa um comportamento menos rude, e o que acontece? Você a adora, a ama, a vê com outros olhos. Então se reclama por ter achado aquela pessoa insuportável, desagradável, não?

    Isso já ocorreu comigo e, tenho certeza, com muitos dos que estão a nos ler.

    Eu, por exemplo, não consigo olhar nem na cara de muitos famosos astros e detesto outros, os achando péssimos atores, como é o caso de Brad Pritt, sua mulher, a Jolie, o Lourenzo Lamas, o Chuck Connors, e uma dezenas de outros mais.

    Isto é normal. É uma questão de simpatia. Não tem jeito, a coisa é assim com todos.
    Mas, que o Brad Pritt é um ator de 10a. categoria, isso é.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  31. Edson e Jurandir
    Do jeito que vai vamos ficar só com as atrizes, considerando os atores todos antipáticos rsrsrs
    Mas esses três - Spacey, Kline e Crowe - são mesmo os campeões da antipatia, dignos sucessores de George Sanders, Laurence Olivier e Clifton Webb.
    Russell Crowe e Kevin Spacey estiveram com a linda Kim Bassinger em Los angeles - A Cidade do Crime, grande filme policial.
    Acabei descobrindo que não sou só eu que não suporto Kevin Kline e o gaúcho Ivan vai ter que defender mais gente agora, além do Kevin Kline.
    Darci

    ResponderExcluir
  32. Jurandir
    Indicação anotada, vamos ver se vale o sacrifício de aturar o Kaká (Kevin Kline).
    Darci

    ResponderExcluir
  33. Darci, ainda bem que o Kaká atuou barbudo em Silverado.
    Gostei do comentário do Edson sobre as características dos personagens. E nessa linha, mas invertendo-a, respondo:
    O cinismo de Sanders não se encaixou perfeitamente no ótimo A Malvada?
    O pernóstico Webb, imitado pelo Jonathan Harris em Perdidos no Espaço, não estava muito bem em Laura?
    E a antipatia de Olivier não foi cômica, quando Dustin Hoffman, aplicando o famoso Método do Actor's Studio, sofria propositalmente para "entrar" no personagem em Maratona da Morte? Olivier lhe perguntou: Por que não tenta apenas representar?

    ResponderExcluir
  34. Peraí, Ivan
    Uma coisa é ser antipático, esnobe, arrogante, como quase todo inglês. Outra é saber atuar. Sanders era tão esnobe que se suicidou dizendo que não achava graça no mundo (ou coisa parecida). Como pode falar isso depois de abraçar algumas das mais lindas mulheres do planeta, contracenar com os maiores astros do cinema, ser dirigido pelos grandes diretores, conhecer o mundo inteiro... Mas como diria Jorge Cavalcanti: "Darci, o que interessa são os filmes que eles fizeram". E é verdade.
    Laurence Olivier dispensa comentários, mas Dustin Hoffman, com todos os maneirismos do Actor's foi dos grandes da sua geração. Quem mais faria Ratso como ele?
    Para mim todos os citados estão muito acima do Kevin Kline em seus melhores momentos.
    Darci

    ResponderExcluir
  35. Claro, Darci, só estava brincando. Mas o Kaká é bem melhor do lembrado por ti em Silverado, Jeff Goldblum, que foi uma ótima mosca e amou aquele saco de ossos que faz o nosso Xerife suspirar...
    Li uma entrevista da Zsa Zsa indignada com o ex-marido Sanders, por ele ter casado com sua irmã. Woody Allen deixa o Mr. Freeze parecendo um... Saint.

    ResponderExcluir
  36. Ivan
    Sei lá se ela era Thelma ou Louise, mas de fato suspirei pelas duas. Zsa Zsa Gabor tinha uma frase que era: Uma mulher deve se casar por amor... e continuar casando até encontrá-lo. Vai ver que o George Sanders pensava assim e não deu tempo de experimentar a Eva, que seria sua terceira Gabor.
    Ainda bem que ninguém lembrou de Vincent Price nessa conversa de atores antipáticos (fundo com aquela risada no final de Thriller)...
    Darci

    ResponderExcluir
  37. Perguntaram quantos maridos Zsa Zsa teve: - Além dos meus?
    Brinquei com as características pessoais dos atores, mas falando do grande Dustin Hoffman, ele e Robert De Niro foram entrevistados recentemente por David Letterman. Bob, quando respondia, balbuciava alguma coisa ou apenas ria. Letterman pergunta se algum dia lhe fez mal.
    Dustin, que falava pelos dois, lembra que em uma das festas comemorando o sucesso de The Graduate, o garçom era o próprio De Niro. Este, finalmente mostra-se interessado: - A festa que fui garçom era outra... Dustin: - Ele conseguiu estragar uma ótima história.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Mário
    Quem é fã de Kevin Kline é o outro Peixoto, o gaúcho Ivan. E me parece que é o único frequentador deste blog que admira esse ator. Como tenho enorme respeito pelas opiniões do Ivan, vou rever Silverado e pretsr mais atenção em Kevin Kline, ainda que tenha tantos atores bons nesse western.
    Darci

    ResponderExcluir