UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de dezembro de 2018

OURO É O QUE VALE (WATERHOLE # 3) – JAMES COBURN TENTANDO SER ENGRAÇADO



Blake Edwards
Realizar um western-comédia sem descambar para a paródia sempre foi difícil e a maior parte das tentativas resultou em fracasso artístico. “Dívida de Sangue” (Cat Ballou) é um dos raros exemplos em que propostas como essas deram bom resultado, agradando inclusive ao público. Blake Edwards era nos anos 60 um dos expoentes das comédias produzidas em Hollywood e emprestou seu nome a uma produção que tencionava fazer o público rir. A escolha de James Coburn como ator central já indicava, no entanto, que o projeto poderia dar errado. Coburn era excelente ator e criou um tipo marcante que após se destacar em inúmeros filmes como coadjuvante passou à condição de astro principal, insuperável em seu estilo ‘cool’. Mas Coburn não era engraçado e isso fica mais que evidente em “Ouro é o que Vale” (Waterhole # 3), western-comédia de 1967 que foi dirigido por William A. Graham, que passou quase toda longa carreira dirigindo séries e filmes para a televisão. Blake Edwards participou como roteirista e ator dos westerns “Expiação” (Panhandle) e “Debandada” (Stampede), respectivamente de 1948 e 1949, antes de passar a escrever, produzir e dirigir as comédias que o tornaram famoso. Somente em 1971 Edwards dirigiria seu primeiro faroeste que foi “Os Dois Indomáveis” (The Wild Rovers). Caso tivesse assumido a direção de “Ouro é o que Vale”, que não foi escrito por ele, talvez resultasse em um western-comédia com alguma graça, o que acabou não acontecendo.


James Coburn e Carroll O'Connor
A disputa pelo ouro roubado - Lewton Cole (James Coburn) é um jogador à espera de uma oportunidade melhor para ganhar dinheiro. Quando surge essa possibilidade Cole não hesita em matar um oponente para descobrir onde estão escondidos 45 quilos de ouro em barras roubados do Exército. Um pequeno mapa indica o local e para chegar lá Cole precisa de um bom cavalo e o melhor que existe na cidade de Integrity pertence ao xerife John Copperud (Carroll O’Connor). Já procurado pela justiça pelo crime praticado, Cole rouba o cavalo do xerife, deixa-o nu dentro da cela da delegacia e ainda estupra Billee (Margaret Blye) a bela filha do xerife. Copperud precisa prender Cole para refazer sua imagem e para se reeleger xerife de Integrity, saindo na captura do desafeto. Encontra Cole mas acaba seduzido pela possibilidade de dividir o tesouro encontrado pelo assassino, escondido num poço d’água natural, o ‘waterhole’ do título original. Outros bandidos disputam o ouro e o Exército também se empenha em recuperá-lo, mas ao final Cole fica com o ouro e vai desfrutar da boa vida no México após ultrapassar a fronteira.

Margaret Blye e Carroll O'Connor.
Carroll O'Connor e Bruce Dern
Código particular - Chamar Lewton Cole de amoral seria eufemismo. Entre suas atitudes infames ele concorda em duelar com o líder da quadrilha que roubou o ouro (Roy Jenson), desrespeitando porém as clássicas leis de um duelo, ocasião em que assassina covardemente o adversário. Para ficar com o cavalo do xerife Copperud, não se satisfaz em prendê-lo em sua própria cela mas o humilha deixando-o totalmente despido juntamente com o apalermado auxiliar (Bruce Dern). Encontrando a apetitosa Billee não hesita em possuí-la, ainda que a resistência oferecida pela moça tenha sido relativamente pequena. Cole corrompe o corruptível xerife porque naquele momento esta é sua melhor opção. Outro bandido (Timothy Carey) sucumbe à sua fria covardia e quantas mentiras forem necessário, quantas vezes Cole mentirá. A pobre Billee que por ele se apaixonou e a quem volta a se entregar na esperança de ficar com seu violador é desprezada. Mal imagina a moça que para ele ‘ouro é o que vale’ e só pelo ouro se interessa para valer. Tudo o mais Cole usa como usa um cavalo. Esse é o código todo particular das leis do Oeste para Lewton Cole.

Margaret Blye
A irrelevância da mulher - Um enredo que poderia ser interessante se desenvolvido dramaticamente é comprometido pela opção pelo western-comédia, ainda que em “Ouro é o que Vale” todos se esforcem para parecerem engraçados. Apenas Carroll O’Connor chegue perto disso.  A balada-tema “Code of the West” cantada por Roger Miller indica a subversão dos códigos tradicionais inclusive os de honra, mas com a intenção de fazer graça o filme é excessivamente agressivo ao mostrar o desprezo pela mulher. O pai da moça estuprada nem se importa com o fato, encarado como natural já que mulheres, segundo ele, servem para atender aos instintos masculinos. Repulsivo é o mínimo que se pode dizer desse desnecessário e deslocado, mesmo em 1967, enfoque. James Coburn e Carroll O’Connor deveriam formar uma dupla tão desajustada quanto desonesta, porém a parceria não funciona. Não por culpa de O’Connor, mas porque o cinismo, a frieza e o despudor de Coburn operam em sentido contrário.

James Coburn e Carroll O'Connor
O persistente baladeiro - À parte a absoluta falta de graça, a narrativa não prende a atenção embora trate da clássica disputa por ouro. E a surpresa da mensagem final demonstra que o crime pode sim compensar e, aí sim, ninguém melhor que James Coburn para sarcasticamente expressar a impudência. Procurando copiar o que deu certo em “Cat Ballou”, um baladeiro, cansativamente, se torna narrador não escondendo que isso foi necessário para que o faroeste não perdesse o rumo. O cantor Roger Miller não aparece no filme, ao contrário de Nat ‘King’ Cole e Stubby Kaye, cujas presenças alegram ainda mais o western-comédia estrelado por Lee Marvin. O excelente elenco de apoio de “Ouro é o que Vale” contou com James Whitmore, Claude Akins, Bruce Dern, Roy Jenson e Timothy Carey não tem oportunidade de brilhar. A veterana Joan Blondell é a cortesão de Integrity e o destaque do cast fica para Margaret Blye.

James Whitmore, Timothy Carey e Claude Akins

Imagens é o que vale... - Uma curiosidade é Robert Burks ter sido o Diretor de Fotografia, ele que era o cinegrafista preferido de Alfred Hitchcock. Este não foi o primeiro western de Burks pois é dele a ótima fotografia (3D) de “Caminhos Ásperos” (Hondo), de 1953, mas após tantos filmes trabalhando com Hitch é inesperado o retorno ao Velho Oeste. E a cinematografia acaba sendo o ponto alto de “Ouro é o que Vale”. O fracasso deste faroeste em nada abalou a carreira de James Coburn que entre outros grandes filmes interpretaria o melhor Pat Garrett que o cinema já viu. Pelas mãos de Sam Peckinpah, o que é outra conversa...
À direita James Coburn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário