UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

21 de junho de 2016

TOP-TEN WESTERNS DA CINÉFILA ELAINE CHRISTINE FONSECA

No álbum acima vemos Natalie Wood, Grace Kelly, Chelo Alonso, Claire Trevor, Vera Miles,
Angie Dickinson, Sonia Amelio, Shelley Winters, Joanne Dru e Jean Arthur.

Gary Cooper e James Stewart;
Humphrey Bogart e Spencer Tracy;
Cary Grant e Rex Harrison
Acredita-se que mulheres não apreciem faroestes, o que até pode ser verdade. Porém cinéfilas autênticas jamais deixam de reconhecer as qualidades de um filme, seja ele de qual gênero for. Elaine Christine Fonseca adora cinema e possui uma admirável coleção de DVDs que beira os dois mil títulos, sendo que boa parte desse acervo é composta de westerns, especialmente os clássicos. Elaine sempre gostou de assistir filmes, tanto na televisão quanto nos cinemas, tendo sido o Cine Ouro Verde, na Rua da Moóca no bairro em que residia, a sala frequentada semanalmente quando criança e adolescente. Nesse simpático cinema daquele tradicional bairro paulistano Elaine assistiu a “Nos Tempos da Brilhantina” e “Embalos de Sábado à Noite”, dos quais gostou assim como “Inferno na Torre” e “Tubarão”, sendo que este último Elaine, ao contrário do grande público, não achou tão espetacular. Era, porém, no aconchego do lar, que a moça da Moóca se iniciava como cinéfila, isto quando havia uma locadora em cada esquina. ‘Seo’ Eros Fonseca, o pai de Elaine era a princípio quem escolhia os filmes em VHS, geralmente os clássicos da chamada ‘Golden Age’ de Hollywood, películas que iriam determinar a preferência da filha. Elaine e o pai garimpavam nas locadoras atrás de filmes com Gary Cooper, Spencer Tracy, James Stewart, Humphrey Bogart, Rex Harrison e um certo John Wayne. Havia uma discordância entre eles pois o pai não gostava de Cary Grant, enquanto a filha o achava lindo. ‘Seo’ Eros adorava um bom faroeste e ambos assistiam não só aos filmes em fitas de vídeo mas também às séries exibidas na TV como “Big Valley”, “Bonanza” e “Chaparral”.

John Wayne
Embora bastante jovem, Elaine se identificava com atrizes como Audrey Hepburn, Deborah Kerr, Grace Kelly e Katharine Hepburn. Além destas a moça gostava (e ainda gosta) muito da lindíssima Gene Tierney e tem carinho especial por Maureen O’Hara. Afinal a ruiva irlandesa e John Wayne formaram um par incomparável nas telas. Elaine viu sua coleção de filmes aumentar sem parar, ainda mais pela facilidade que passou a ter nos últimos anos para adquirir títulos que nem sempre são encontrados no Brasil. A cinéfila paulistana, formada em Direito casou-se e atualmente mora em Macaé (RJ), passando, no entanto, parte do ano em Orlando, nos Estados Unidos. Lá ela encontra DVDs raros de John Wayne, aqueles da fase em que o Duke era menos conhecido que Buck Jones, Ken Maynard, Tom Mix e outros. John Wayne é o ator favorito de Elaine, pelo menos isso é o que indica o impressionante número de filmes que ela possui do maior cowboy do cinema. São 80 títulos só dos filmes feitos quando Wayne já deixara de ser um mero mocinho de faroestes ‘B’. E desta fase inicial, encerrada quando o Duke filmou “No Tempo das Diligências” (Stagecoach), em 1939, Elaine tem nada menos que 40 títulos. Mas que não se pense que a cinéfila Elaine não goste de atores das gerações seguintes pois Clint Eastwood (como cowboy ou não), Sean Connery (como 007 ou não), Denzel Washington, Tom Hanks, Leonardo Di Caprio, Brad Pitt e Tom Cruise ocupam lugar com seus filmes nas estantes das casas de Elaine. Ao lado destes estão as atrizes mais novas e entre estas suas preferidas são Anne Hathaway, Emma Watson, Angelina Jolie, Meryl Streep e Charlize Teron, demonstrando que Elaine é eclética em seu gosto por cinema. Mas não indique a ela algum filme de Woody Allen, ator-diretor que a cinéfila detesta e passa longe.

Só mesmo grandes colecionadores possuem em seus acervos tantos títulos de faroestes como Elaine, e que ela faz questão de dizer, “todos devidamente assistidos”. Esse fato foi mais que suficiente para que WESTERNCINEMANIA solicitasse a Elaine que listasse os dez melhores na sua opinião. Não foi necessário muito tempo para pensar pois alguns westerns a cinéfila já assistiu mais de uma vez, o que indica que são filmes que mereceram dela uma atenção especial. A lista de Elaine vem acompanhada de pequenos comentários e, como bônus, ela ainda listou outros dez faroestes que considera também excelentes, acima da média no gênero. Eis o Top-Ten Westerns de Elaine Christine Fonseca:

1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford
Um filme maravilhoso, com John Wayne em sua melhor interpretação no cinema. Filme que se assiste com emoção do princípio ao fim. O melhor de todos os faroestes.

Natalie Wood e John Wayne; Vera Miles e Jeffrey Hunter

* * * * *

2.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann
Gary Cooper foi premiado com um Oscar por sua interpretação neste faroeste que também é um dos melhores de todos os tempos. Grace Kelly está linda como a esposa que vê seu casamento ameaçado.

Grace Kelly e Gary Cooper; Grace Kelly e Katy Jurado

* * * * *

3.º) Três Homens em Conflito (Il Buonno, Il Brutto, Il Cattivo), 1966 – Sergio Leone
O fecho de ouro da 'Trilogia dos Dólares' que elevou Clint Eastwood à condição de grande astro. Lee Van Cleef foi outro que aproveitou bem a oportunidade dada por Sergio Leone, assim como o muito engraçado Eli Wallach como ‘Tuco’.

Rada Rassimov e Lee Van Cleef

* * * * *

4.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford
Com este filme John Wayne começou para valer sua trajetória que o levou a ser o maior cowboy do cinema. Um filme maravilhoso com cenas espetaculares de perseguição feita pelos índios.

Claire Trevor e John Wayne; Claire Trevor

* * * * *

5.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford
Este faroeste em preto e branco reuniu dois dos meus atores preferidos, que são John Wayne e James Stewart. Muito interessante a história da lenda do homem que matou o famoso bandido.

Vera Miles e John Wayne; Vera e Jeanette Nolan; Vera e James Stewart

* * * * *

6.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 – Howard Hawks
Faroeste bastante alegre e divertido de assistir, com John Wayne se apaixonando e música com Dean Martin e Ricky Nelson. E ainda tem o simpático velhinho sem dentes Walter Brennan.

Angie Dickinson e John Wayne; Estelita Rodriguez

* * * * *

7.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah
Muitos consideram este filme ultraviolento, mas é um tipo de violência que se integra perfeitamente na história e por isso não chega a chocar. O final com a morte dos quatro amigos é inesquecível.

Graciela Doring - Sonia Amelio - Aurora Clavel - Lilia Castillo - Elsa Cardenas

* * * * *

8.º) Winchester 73 (Winchester ’73), 1950 – Anthony Mann
Quem conhece James Stewart como homem bom e íntegro de tantos filmes não o reconhece neste faroeste em que ele mostra que é fantástico também como ator dramático.

Shelley Winters, Millard Mitchell e James Stewart; Shelley Winters e Dan Duryea

* * * * *

9.º) Rio Vermelho (Red River), 1948 – Howard Hawks
Este é um filme que os fãs de John Wayne não esquecem porque ele aparece envelhecido e tem muito boa atuação. O melhor filme sobre cowboys, com o melhor dos cowboys.

Coleen Gray e John Wayne; Joanne Dru e John Wayne

* * * * *

10.º) Os Brutos Também Amam (Shane) – George Stevens
Foi com este filme que passei a admirar Alan Ladd que está perfeito como o pistoleiro que salva a família que o acolheu. O pistoleiro Jack Palance, todo de preto, marcou bastante.

Jean Arthur; Jean Arthur, Alan Ladd, Van Heflin e Brandon De Wilde

* * * * *

11.º) Os Imperdoáveis (Unforgiven), 1992 – Clint Eastwood
12.º) Sete Homens e Um destino (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges
13.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 – Robert Aldrich
14.º) Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country), 1962 – Sam Peckinpah
15.º) Bravura Indômita (True Grit), 1969 – Henry Hathaway
16.º) Por Uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollaro in Più), 1965 – Sergio Leone
17.º) Os Filhos de Katie Elder (The Sons of Katie Elder), 1965 – Henry Hathaway
18.º) Por um Punhado de Dólares (Per un Pugno di Dollari), 1964 – Sergio Leone
19.º) El Dorado (El Dorado), 1967 – Howard Hawks
20.º) A Marca da Forca (Hang ‘Em High), 1968 – Ted Post

3 comentários:

  1. Olá, Darci e Elaine!
    Elaine talvez seja a maior colecionadora de filmes de John Wayne no Brasil e uma das maiores do mundo. E desta lista de seus muito bons westerns, 6 deles também fazem parte da minha.
    Parabéns pra ela!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Thomaz, creio termos quase todos, os que nos faltam são alguns indisponíveis até mesmo no John Wayne Birthplace & Museum, no Iowa. Estive no Museu e soube de histórias ótimas deste Grande Ator, enquanto fazia o Tour. Obrigada por ter apreciado minha lista que Graças a ajude de Darci ficou melhor!
      Elaine C Fonseca

      Excluir
  2. Elaine,parece que seus atores e atrizes favoritos são escolhidos pela beleza não é mesmo? Rsrs

    ResponderExcluir