UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

8 de maio de 2012

TOP-TEN WESTERNS DO CINÉFILO MINEIRO JOÃO LUIZ PINTO DE MOURA


Durango Kid nas sessões do Cine Floresta.
Nascido há 68 anos em Juiz de Fora, MG, João Luiz Pinto de Moura vive desde criança em Belo Horizonte. Lá na capital mineira, mais exatamente no Bairro Floresta, foi que João Luiz começou a gostar de cinema freqüentando o ‘Floresta Velho’, cineminha daquele bairro que aos domingos passava duas sessões para a garotada. A primeira sessão pela manhã, às 10 horas e a concorrida sessão da tarde a partir das 14h30. Na tela havia sempre mocinhos como Durango Kid, desenhos de Walt Disney e os emocionantes seriados. O cinema é lembrado como ‘Floresta Velho’ porque quando ele fechou as portas, em meados dos anos 50, foi reaberto naquele mesmo bairro outro Cine Floresta, logo apelidado de ‘Floresta Novo’. Nenhum dos dois cinemas sobreviveu aos novos tempos e foi no Cine Floresta Velho que o menino João Luiz assistiu, entre outros seriados, “Os Perigos de Nyoka” e “O Homem de Aço" (As Aventuras do Capitão Marvel), filmes que hoje estão em lugar de destaque na estante onde João Luiz guarda os muitos DVDs que coleciona, boa parte deles faroestes.

FÃ DA FANCINE - João Luiz ficou fã de faroestes desde o primeiro dia em que foi ao Cine Floresta Velho. E se tornou um daqueles fãs que não se contentam em apenas assistir aos filmes. Esse gosto pelo cinema o levou mais tarde a fazer álbuns com recortes das resenhas feitas por Paulo Perdigão no jornal ‘O Globo’, do Rio, e por Rubens Ewald no ‘Jornal da Tarde’, aqui de São Paulo. Fazem parte do acervo de João Luiz as saudosas ‘Cinelânda’, ‘Filmelândia’, ‘Cinemin’ e outras publicações sobre cinema. Entre essas revistas encontra-se, encadernada, a coleção completa da revista ‘Fancine’, editada nos anos de 1995 e 1996 por Clóvis Ribeiro em parceria com o editor deste WESTERNCINEMANIA. João Luiz era assinante da ‘Fancine’ e simpaticamente nos enviava cartas com elogios e sugestões, tendo participado da famosa enquete que elegeu os filmes favoritos dos leitores daquela revista que também deixou saudade entre muitos cinéfilos.
Nas fotos à direita capas das revistas Fancine, Cinelândia, Filmelândia e Cinemin, todas colecionadas por JoãoLuiz.

BOTAFOGO DESDE CRIANCINHA - Seria quase desnecessário dizer que João Luiz é também apaixonado por música, possuindo vasto acervo musical composto por LPs, CDs, fitas K-7, revistas e livros sobre música. Mesmo sem ter falado sobre seu gosto musical, percebe-se em suas prateleiras CDs de Henry Mancini, da Orquestra de Frank Chakesfield, Tony Bennett e The Anita Kerr Singers, atestando que João Luiz gosta de música de boa qualidade. E o mineiro João Luiz não é torcedor do Cruzeiro, nem Atlético e nem do América, times mineiros pois contou que no futebol é torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro. João Luiz tornou-se botafoguense desde os quatro anos de idade, tempos do inesquecível mascote ‘Biriba’, o histórico cãozinho preto e branco que se sentava no banco de reservas dando sorte ao time da Estrela Solitária. Foi assim que o Botafogo foi campeão carioca de 1948 quando tinha entre seus torcedores o João Luiz.
Nas fotos à direita o time do Botafogo F.R. campeão carioca de 1948, devidamente acompanhado pelo mascote 'Biriba'.

NÃO-WESTERNS PREFERIDOS - Relendo a revista ‘Fancine’ n.º 9, de junho de 1996, nos deparamos com os filmes preferidos de João Luiz Pinto de Moura, numa comprovação do quanto ele conhece cinema, indepen-dentemente de gêneros. Seu filme de cabeceira é “Pic-Nic”, como ele faz questão de chamar uma vez que não gosta do título nacional “Férias de Amor”. Ainda jovem, quando assistiu “Pic-Nic” pela primeira vez, João Luiz imaginou-se muitas vezes no lugar de William Holden e tendo nos braços Kim Novak com quem dançava ao som de “Moonglow”, cena que ele considera uma de suas preferidas do cinema. João Luiz deu como presente aos nossos leitores um bônus que é a relação dos filmes não-westerns que mais admira. São eles: “Ben-Hur” – “Casablanca” – “Um Corpo que Cai” – “Um Dia em Nova York” – “Cantando na Chuva” – “Cinema Paradiso” – “A Embriaguez do Sucesso” – “Amor Sublime Amor” e, claro, “Pic-Nic” (Férias de amor). E também como bônus está em anexo a lista dos doze filmes favoritos de João Luiz publicada na referida edição da ‘Fancine’, com os atores preferidos na coluna à direita.

João Luiz Pinto de Moura e parte do seu acervo de filmes e música.

OS DEZ FAVORITOS - Este blog pediu ao cinéfilo João Luiz que relacionasse sua lista dos Top-Ten Westerns e ele prontamente nos atendeu. Esclareceu que sua lista é a dos seus faroestes favoritos, pois são aqueles que ele nunca se cansa de assistir, encontrando dificuldade em listar apenas dez. Por essa razão João Luiz acrescentou ainda outros doze faroestes que ele também gosta bastante, lembrando que não é apreciador dos westerns-spaghetti, aqueles cujos heróis tem nomes como Sartana, Ringo, Sabata e Django. Isso, no entanto, não o impede de reconhecer que “Era Uma Vez no Oeste” (C’Era Uma Volta Il West) é um grande filme e que está entre seus trinta faroestes favoritos. Eis o Top-Ten Westerns de João Luiz Pinto de Moura:

1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

2.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford

3.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 – Howard Hawks

4.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 – Robert Aldrich

5.º) Estigma da Crueldade (The Bravados), 1958 – Henry King

6.º) Gatilho Relâmpago (The Fastest Gun Alive), 1956 – Russel Rouse

7.º) Flechas de Fogo (Broken Arrow), 1950 – Delmer Daves

8.º) Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven), 1960 – John Sturges

9.º) Homem Sem Rumo (Man Without a Star), 1955 – King Vidor

10.º) Winchester 73 (Winchester ’73), 1950 – Anthony Mann


João Luiz fez questão de listar outros 12 faroestes que ele gosta tanto quanto os dez relacionados acima. São eles:

Minha Vontade é Lei (Warlock), 1959 – Edward Dmytryk

Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country), 1962 – Sam Peckinpah

Os Comancheiros (The Comancheros), 1960 – Michael Curtiz

Balas que não Erram (No Name in the Bullet), 1959 – Jack Arnold

Jardim do Pecado (Garden of Evil), 1954 – Henry Hathaway

Caminhos Ásperos (Hondo), 1953 – John Farrow

Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident), 1943 – William A. Wellman

Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann

Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma), 1957 – Delmer Daves

O Homem que Luta Só (Ride Lonesome), 1959 – Budd Boetticher

Sem Lei e Sem Alma (Gunfight at the OK Corral), 1957 – John Sturges

A Última Carroça (The Last Wagon), 1956 - Delmer Daves

34 comentários:

  1. Bacana esta postagem. Um pouco diferente das padrões, mas muito válida, já que tudo sempre nos leva aos faroestes.

    O João Luiz passou sua infancia e adolescencia igualzinho a nós, Darci, lendos as mesmas revistas, indo aos empoeirados, colecionando figurinhas e tudo o mais relativo ao cinema.

    Para ilustrar melhor o João, ele é de nossa idade e me sinto e me vejo em sua pele, quando vi Férias de Amor e fiquei exatamente como ficou o nosso querido companheiro.
    A cena da dança do vagabundo Holden com a bela Novak arrebentou muitos coraçõeszinhos como os nossos. E de fato ainda é uma bela cena.

    Vou apenas dar para o amigo João o mesmo conselho que dou a quem tem estes tesouros ainda guardados; NUNCA SE DESFAÇA DELE.
    Não imagina o prazer que eu teria, neste momento, em abrir uma Filmelandia e ler cada letra que nela contesse. Ou numa Cinemim ou mesmo numa Cinelandia ou Fancine.
    Poucas delicias no mundo teria o mesmo sabor.

    Observei também que o caro João teve as mesmas dificuldades que nós, Darci, para selecionar dez faroestes dentre centenas e centenas de filmes tão bons. Tanto que ele, sentindo que poderia estar ferindo a honra de algum, nos presenteou com mais uma duzia de outros belos westerns.

    Viu como é difícil, Fonseca, escolher os dez faroestes melhores? É um jogo de cintura dos infernos!

    Mas tudo é feito com um prazer enorme e então a lista sai. Sai, mas que deixar um ou outro de fora doi. E como dói, não João?

    Muito feliz com a leitura que acabo de ler sobre o amigo, sua adolescencia, seu amor pelo bom cinema, suas coleções e seus atores e atrizes preferidos.

    Seja bem vindo, amigo, ao seio desta turma que fala e assiste westerns sem parar.
    Acabei de rever Matar ou Morrer. Ontem revi E O Sangue Semeou a Terra. Tenho gravado para rever Juramento de Vingança e Sem Lei e Sem Alma.
    É o vicio, companheiro, o vicio de amar tanto este genero de filmes, sem, no entanto, desprezar outros.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jurandir. Obrigado pelas palavras a meu respeito. Tal como você, também tenho revisado alguns
      westerns e um deles que também recomendei ao Darci é
      TRES HORAS PARA MATAR com Dana Andrews que reputo como excelente. Separei também seis Rod Cameron para
      serem reasistidos . É isto aí. Acompanho sempre seus
      comentários no blog e prometo participar também.
      Como você salientou assistimos a westerns( e a outros
      generos) sem parar. Um abraço.

      Excluir
  2. Jurandir
    Achei interessante o que o Edson Paiva disse arespeito de su lista de melhores westerns, ou daqueles que ele mais gosta. Alguns são definitivos e dificilmente deixarão de estar ntre nossos preferidos. Outros parecem que dependendo do momento ganham mais importância entrando e saindo da lista. Mas parece que pelo menos uns seis ou sete são intocáveis e é até bom que tenhamos essas dúvidas porque senão ficaria uma coisa muito fechada. Lembro ainda do Ivan que passou bastante tempo revendo vários filmes para não cometer injustiças. Será que hoje ele manteria seu Top-Ten? Certos faroestes nos empolgam a cada revisão que fazemos e aí umalista de dez parece sempre pequena demais.
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Olá colegas!
    Gostei muito da lista aí em cima. São filmes excelentes!
    Pegando carona no que disse o colega Jurandir sobre o ótimo Férias de Amor, de Joshua Logan, a cena do baile é daquelas que ficam gravadas pra sempre na memória. A primeira vez que vi esse filme foi numa tarde durante minha adolescência, nos anos 80. Kim Novak sempre me atraiu desde a cena da dança ao som de Moonglow. Linda! Se não me falha a memória, ela fez um western ao lado do grandalhão Clint Walker, no fim dos anos 60. Alguém lembra?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amigo Rodrigo;

    Sou um especifico puxador de conversas quando o assunto é cinema, mais especificamente westerns.

    Li seu comentário e a cene de Pic Nic destrilhou muitos e muitos corações.
    Com o amigo não poderia ser diferente, já que a cena é muito bela e bem feita.

    Olha; a Kim Novak fez um único faroeste, que eu saiba. Porém, não foi nos anos 60 e sim em 1977, com Charles Bronson sendo o ator principal, embora o Clint Walker também trabalhe na fita.
    Foi o horrivel filme O Grande Bufalo Branco, de J, Lee Thompson, um faroeste terrivelmente deplorável.

    Se houver interesse do amigo em manter contatos para novas conversas e tirar algumas duvidas que tenha, ponha sempre no rodapé de seu comentário o seu email.
    Forte abraço e esteja sempre à disposição quando precisar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Jurandir.
    Muito agradeço pelo sua resposta ao meu comentário.
    Vou pesquisar para ver se trata-se do filme O Grande Búfalo Branco, mas penso que não é este.
    Aguarde meu email, terei muito gosto em manter contato consigo.
    Fique à vontade para me escrever também.
    rodericus1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rodrigo
    Acredito que o filme a que você se refere seja O Grande Roubo do Banco, faroeste em tom de comédia com Kim Novak, Zero Mostel e Clint Walker. Mas a melhor lembrança de Kim Novak no Velho Oeste foi como a garçonete vestida de cowgirl na engraçadíssima comédia Beija-me Idiota, de Billy Wilder.
    Conversando com o João Luiz, lembramos que aquela famosa cena de Pic-Nic foi bastante criticada pois nem Kim e nem William Holden sabiam dançar e dá para perceber nitidamente que ambos são durões. Mesmo assim foi um momento inesquecível do cinema. Embora não seja um grande filme, acho que Kim esteve mais linda que nunca em Sortilégio do Amor, em que os olhos da gatíssima Kim se confundem com os do seu bichano.
    Darci

    ResponderExcluir
  7. Olá Darci,
    Exato! Se trata deste filme que você mencionou: O Grande Roubo do Banco. Obrigado por me esclarecer.
    Gosto de Sortilégio de Amor (por causa da linda Kim Novak), que foi dirigido pelo então marido dela, Richard Quine. Ela tinha uma química boa com o Jimmy Stewart. Aliás, ela fez outra comédia muito bacana dirigida pelo marido, desta vez com Jack Lemmon, Aconteceu Num Apartamento, estrelada também pelo Fred Astaire.
    Quanto ao Beija-me Idiota, o Billy Wilder diz no livro Ninguém é Perfeito, que o papel que ficou com a Kim na verdade havia sido pensado para Marilyn Monroe. Poderia imaginar a diva Marilyn como a garçonete (na verdade meretriz) de Beija-me Idiota?
    Abraços
    rodericus1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo/Darci;

    Rodrigo; panhei sua resposta e lamento não ter dado ao amigo a informação certa que buscavas. Mas foi o filme que me lembrei onde vi a Kim em faroestes, pois os demais citados pelo Darci não os vi, independente de em O Bufalo Branco também constar a presença do Clint Walker.

    Mas acredito ser a resposta do Darci a correta.
    De qualquer forma sobrou uma informação imprecisa, porém abre-se um novo leque para uma possivel e muito salutar amizade.
    Grande abraço, amigo. E esteja certo que faremos contatos.

    Darci; observo que tu, assim como o Rodrigo, são grandes admiradores desta bonita ruiva. Ela não era lá estas grandes atrizes, mas sua beleza a ajudava muito.
    E não sabiam dançar mesmo. Observei isso na quinta ou sexta vez que vi Pic Nic. Ambos dão passos, mas nunca dançam como se deve. Pés duros, Darci. O Holden e a Kim eram pés duros.rsrsrs

    No entanto, ouvi os dois falando de muitos filmes dela e jamais citando um dos mais fortes que ela trabalhou e num drama que, quando visto na época, me abalou sensivelmente; foi o filme Servidão Humana, com Laurence Harvey no papel de um médico aleijado, e Kim no de uma vagabunda que era amada, loucamente, pelo Harvey.
    Um filme ardente, doloroso, muito bom e que mostra como a vida dá voltas e o que é uma vida vivida às margens da decencia e fidelidade.
    Tenho certeza que ambos o assistiram, mas se esqueceram de lembrar seu titulo. Razão pela qual não o citaram nos comentários e respostas feitas entre ambos.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Jurandir
    Não assisti Servidão Humana com Kim Novak. Conheço a versão com Bette Davis e há ainda uma outra com Eleanor Parker. Como você disse, Kim não era uma grande atriz, mas sua beleza compensava. Já disse que o filme dela que eu mais gosto é aquele em que ela faz Kelly, the Pistol. O nome diz tudo... Nesse filme tem ainda a doçura da Felicia Farr e Dean Martin.
    Em Meus Dois Carinhos Kim está meio gordota, mas é um dos filmes dela que eu gosto muito pois tem Rita e Sinatra e cada canção de Rogers e Hart, uma mais maravilhosa que a outra, inclusive The Lady is a Tramp. Por falar em Sinatra, Kim está muito bem em O Homem do Braço de Ouro.
    Pic-Nic era um filme para apaixonados e muitos de nós éramos adolescentes naquele tempo e adolescente se apaixona com muita facilidade. Eu procurei sempre ser fiel a Doris Day rsrsrsrs.
    Darci

    ResponderExcluir
  10. Amigos,
    Assim como o Darci, também não tive a oportunidade de ver Servidão Humana. Vou tentar encontrá-lo pela internet. Lawrence Harvey nunca me chamou muito a atenção, exceto pelos filmes Pelos Bairros do Vício (cuja música tema de Elmer Bernstein é sensacional) e O Espião de Dois Mundos (A Dandy in Aspic - 1968)que foi o último filme do diretor Anthony Mann, mas que foi terminado pelo Harvey, pois o Anthony Mann morrera durante as filmagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. OLá meu prezado João Luiz !!
    Gostei da sua relação de western. De alguma forma é uma lista sintonizada com todos nós amantes do gênero que consagrou John Wayne.
    MAS eu te pergunto .....ONDE ESTÁ O "SHANE" ?
    Vc ainda não assistiu a obra prima de George Stevens ? Por favor,peço licença para sugerir
    a revisão em sua relação de preferidos !!!Vc
    deve ter se esquecido, não é ?????
    Um abraço ( com todo respeito)
    Lau Shane Mioli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lau Shane. Claro que considero Shane um western
      de primeiríssima. O Darci cobrou-me pelo fato de ele
      não estar em minha listagem, pois em 1995 quando do
      fanzine por ele editado eu o havia listado como um dos meus top ten. Na decada de 80, participava de um cine club em Belo Horizonte, e numa ocasião fizemos
      uma exibição e a seguir um debate sobre o filme com a
      participação de críticos de cinema . Foi um sucesso me lembro bem. Tenho o livro que o Paulo Perdigão escreveu(creio que vc também o possua). Mas favoritos
      são favoritos,e entre os meus ele não está.
      Grande abraço

      Excluir
  12. continuo achando O PREÇO DE UM HOMEM, de Mann, o melhor western que já vi. WINCHESTER 73 vem a seguir...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  13. Nahud, no seu Top-Ten Winchester 73 vem em sexto lugar. - Darci

    ResponderExcluir
  14. Uma bela lista! Os westerns elencados são excelentes. Deles preciso rever "O Homem Sem Rumo", que assisti apenas duas vezes. Quando criança e também há uns três ou quatro anos numa cópia de imagem muito ruim lançada em banca de jornal e aparentemente com 10 minutos a menos segundo o site IMDB. Me pareceu um western superestimado ainda que bastante divertido graças à carismática interpretação do Kirk Douglas.

    Gostei de ver "Balas Que Não Erram" na lista. Fiquei tentado a colocá-lo na minha quando convidado pelo Darci mas acabou de fora. O João fez merecida justiça a ele.
    Legal também ele ter incluído "Jardim do Pecado", que tem aquela frase final que me parece um achado e tanto: "Se o mundo fosse todo de ouro os homens morreriam por um punhado de areia".
    Não sei a origem de tão belo pensamento. Se é de algum grande filósofo, de algum escritor famoso ou criação do próprio roteirista. Mas me causou forte impressão.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  15. Paiva;

    Conforme já frizei, não sei se com você, mas que outros westernemaniacos possam tirar proveito da idéia, que é a seguinte:
    "Anoto num papel próprio para este fim, os numeros de comentários dos ultimos blogs. E todos os dias volto a eles. Se o numero de comentários houver sido alterado, então abro e leio os adicionais".

    E foi assim que peguei o seu sobre o Top Ten do amigo e colecionador, de tudo sobre cinema, nosso querido João.

    Porém, sem que o amigo me leve a mal, mas apenas a titulo de mera observação, os filmes que cita do João, como Jardim do Pecado e Balas Que Não Erram, eles não estão no seu Top Ten e sim numa lista adicional de mais 12 faroestes de sua prefetencia.

    Claro que tudo o que falou dos dois filmes é correto e bem posto, principalmente a frase do final do bom western do Hathaway. Assim como Balas Que Não Erram eu o coloco como o segundo melhor filme de Murphy (o primeiro é O Passado Não Perdoa).

    Mas, infelizmente, eles não constam do Top Ten do João.

    Quanto a Homem Sem Rumo/55, do Vidor, eu não o tenho. O enviaria com o maior prazer se o tivesse. Mas tenho muitos faroestes. E se o amigo precisar de algum, manda dizer e envia seu endereço completo.
    Forte abraço e desculpe pela intromissão no seu comentário.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir, quando quis dizer que o João havia citado "Balas Que Não Erram" e "Jardim do Pecado" o fiz ciente de que não estavam no Top Ten. É que o Darci me deu a oportunidade de listar 20 filmes e nem entre eles apontei os dois westerns acima, o que o nosso amigo João fez. Ok?

      Agradeço sua disposição de empréstimo dos excelentes westerns que devem fazer parte de sua coleção, Jurandir. É que sou entusiasmado adepto do chamado "cine download" e consigo praticamente tudo via internet. Mas se acontecer de não conseguir alguma coisa já sei a quem recorrer, meu amigo.

      Edson Paiva

      Excluir
  16. É, amigo Darci;

    Nesta o Nahud se confundiu ou se esqueceu de sua listagem.

    Atenção, Nahud: reveja sempre sua lista, porque o Darci não dorme. Os olhos do cara estão sempre abertos demais.

    Intromissão no seu comentário sem intenções segundas senão promover um instante de descontração.
    Forte abraço.
    Mas, mesmo assim, confere sempre sua lista, Nahud!
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Jurandir
    Na coluna da direita do Westerncinemania há um espaço chamado Conversas no Saloon que publica automaticamente as primeiras linhas dos últimos comentários feitos. Olhando ali fica fácil verificar os últimos comentários e respostas.
    Darci

    ResponderExcluir
  18. Darci;

    Já tinha observado este fato. Mas, você acredita que nunca lembro de recorrer a ele para pegar novos comentários. Sempre me guio fazendo como faço, anotando os numeros de comentários das matérias.

    Mas vou atentar mais para este detalhe.
    Grato
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Paiva?

    O amigo já comentou comigo mais de uma vez sobre baixar na Internet os filmes que deseja ver.

    Indago; me informaria em que site o companheiro acha os filmes que deseja? Eles têm legendas ou são dublados?

    Agradeceria se me desse o nome deste/s site/s.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir, vou responder-lhe por e-mail, ok?

      Edson Paiva

      Excluir
  20. Pude observar na lista do João o quanto ele gosta dos filmes da década de 50. Dos 22 que ele apontou, simplesmente 17 são dessa década. Há mais 4 do início dos anos 60 e 1 de 40. É uma lista com filmes memoráveis ou muito bons, na minha opinião, claro, e com algumas ausências que chamam a atenção, como o já citado caso de Shane e de pelo menos um western europeu. No final de contas dá pra ver que se trata de uma lista coerente, construída na verdade ao longo do tempo, no contato cuidadoso com o gênero e com o cinema. Mas o que eu gosto mesmo é de ver essa reunião, esse bate-papo sobre o gênero. Sei que vocês fazem ideia do quanto é bom e nos faz bem.

    Abraço a todos!

    Lemarc

    ResponderExcluir
  21. é lamentavel que numa lista dos melhores westerns SHANE não esteja inserido. E lamento também que este sr. tenha parado no tempo e não tenha prestigiado westerns de outras décadas. Sugiro que pegue westerns mais recentes como OS IMPERDOAVEIS e uma pequena obra prima (uma homenagem a Robert Duvall) OPEN RANGE. Todos deveriam assistir e tecerem comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o anonimo acima já fez outros comentários e inclusive enviei a minha lista de westerns preferidos nos comentários da lista do sr. Edson Paiva, mas infelizmente não consegui preencher o campo URL (não me lembro o que é) e por isto enviei como anonimo. Sou o jfcampos@yahoo.com.br

      Excluir
  22. Olá, Campos
    Este blog está falando agora de Rio Bravo, filme que não consta em muitos Top-Tens dos seguidores pois preferências diferem. Necessariamente nem todos devem achar Rio Bravo uma obra-prima, assim como muitos não consideram Shane da mesma forma que Paulo Perdigão considerava. Para ele Shane era o melhor filme do mundo, opinião não compartilhada por tanta gente assim. O próprio João Luiz Pinto de Moura, de forma simpática e respeitosa explicou porque deixou Shane de fora. Por outro lado, quando deixamos filmes mais recentes de fora das listas de nossa preferência, isto não quer dizer que não apreciemos faroestes que não são da época de ouro do cinema. Pacto de Justiça e Os Imperdoáveis são de fato grandes filmes mas podem, eventualmente, assim como Shane, serem menos importantes para muitos cinéfilos. Acho estranho quando cinéfilos e críticos constróem listas colocando um filme apenas por diretor ou ator, excluindo outros grandes filmes desses atores ou diretores. Há quem coloque três faroestes de Anthony Mann-James Stewart entre os dez melhores. Seria uma incoerência colocar apenas um para dar lugar a outros nomes, sem repeti-los.
    Listas são sempre polêmicas e o interessante delas é que mostram as preferências pessoais segundo critérios também pessoais e isso é que lhes dá sabor. Podemos discordar delas mas há que sempre respeitá-las.
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  23. A procura da palavra às vezes nos é algo ingrato e acabamos por dizer com gradações que não percebemos. Isso é um grave problema no mundo. Mas começamos a melhorar quando entendemos isso, também. São "infelicidades", "atos falhos", etc, e todos estamos sujeitos a eles. Continuemos no nosso delicioso bate-papo sobre o querido gênero western (eu na verdade, tô meio sentado a um canto mais ouvindo que falando, mas sempre atento), aprendendo com tanta gente boa reunida, nas casa de anfitrião tão conhecedor.

    Abraço!

    Lemarc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONHECI ESTE SITE HOJE ATRAVES DE UM AMIGO.
      NAVEGUEI BASTANTE E ACHEI OS COMENTÁRIOS DO DARCI ALGUNS BEM INTERESSANTES. MAS O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A LISTA ACIMA. Citar Gatilho Relampago, Flechas de fogo (extremamente demagógico e pueril),
      Winchester 73 (uma estoria boba cheia de reviravoltas ridiculas. Só porque o James Stewart está nele? Balas que erram (sem comentários) Hondo (e os clássicos de john Wayne. Será que este é um dos melhores) e o que falar de A Ultima Carroça com aquele julgamento final ridiculo com Felicia Far declarando seu amor de forma canastra e o patetico juiz manda eles sairem e se casarem. Faça-me o favor.
      Esta seria uma lista para ter muito mais comentários e não notei isto. Sugiro que ele reveja os filmes que o homenageado diz que tem e que preste atenção na evolução dos westerns nos anos 60 em diante, pois foram feitos muitos outros melhores do que os citados. Hoje a noite lerei todas as listas que o site tem e farei comentários. Fiquei fã, mas é preciso colocar fermento nesses comentários fazendo criticas também, porque no mfundo creio que a maioria que fez comentário tinha coisa mais profunda para falar. Se a gente não concorda com os criticos, nos escrevemos no site do globo, Rubens Ewald, Uol etc... discordando. Gostei muito do site e escreverei em todos os artigos que achar coisas absurdas. Sou Donovan Leitch (meu pai me deu este nome em homenagem ao fabuloso cantor americano), moro no Rio de Janeiro. Até breve

      Excluir
  24. Olá, Donovan
    Seja bem-vindo e fique à vontade para discordar das opiniões aqui emitidas, seja por mim ou pelos autores dos Top-Tens. Parece que você é um profundo conhecedor de faroestes, pessoa crítica e que gosta de emitir opiniões fortes, o que pode ser interessante desde que seja respeitando as demais opiniões. Lembro que nenhum de nós é senhor da verdade, ainda mais quando se trata de questão tão subjetiva quanto preferências cinematográficas. Vale lembrar que ao criticar de forma tão contundente alguns dos faroestes da lista citada você contraria opiniões respeitabilíssimas de autores e críticos especializados, bem como de seguidores deste blog.
    Obrigado por achar meus comentários interessantes, ainda que você ameace "escrever em todos os artigos que achar coisas absurdas..." Um dos filmes a que você se referiu intitula-se "Balas que não Erram" e não 'balas que erram' como você grafou.
    Donovan fez músicas muito bonitas. Suas composições para o filme Irmão Sol, Irmã Lua são belíssimas. Lembro a você que Donovan não é norte-americano, como você disse e sim escocês.
    Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry, but booth are wrongs. Donovan was born in England/UK

      Excluir
  25. Olá Marcos, ambos em inglês é both e adjetivos não são escritos no plural, não concordando com o sujeito, portanto wrong e não wrongs.
    Quanto à nacionalidade de Donovan, eu tinha certeza que ele era escocês, mas como você fez uma observação fui consultar a "The Illustrated Encyclopedia of Rock", compilada por Nick Logan e Bob Woffinden. Consultei também o "The Billboard Book of Number One Hits". Ambos os livros e mais a Wikipedia indicam como local de nascimento de Donovan a cidade de Glasgow, que fica na Escócia.
    Seja lá como for obrigado pela boa intenção de corrigir a informação.
    Darci

    ResponderExcluir
  26. Olá, João Luiz
    Somente agora consegui o livro do Ruy Castro. Tenho uma coleção de recortes de matérias do Ruy no Estadão e na Folha de S. Paulo, mas esse livro, assim como Saudades do Século 20 e outros dele são imprescindíveis. Você não vai acreditar, mas guardo até hoje uma matéria que ele escreveu para a revista Senhor quando o Ruy era quase imberbe... Li o artigo a que você se referiu sobre Kim Novak e William Holden em Pic-Nic. Quem diria, não, que o Bill Holden, com toda sua experiência não conseguiu entender a frágil e tímida Kim Novak. Como havíamos comentado, nenhum deles sabia dançar e Joshua Logan conseguiu enganar todo mundo concebndo uma cena até que boa, descontadas as cinturas duras de Kim e Holden. Isso é cinema, não é mesmo? Li também os artigos do Ruy sobre Shane e sobre A Face Oculta. Ninguém escreve como Ruy Castro. Às vezes tento até imitar seu estilo, mas é muita pretensão minha diante do nosso H.L. Mencken. Ruy também vê as grandes qualidades de A Face Oculta, um dos mais belos faroestes já filmados.
    Grande abraço do Darci

    ResponderExcluir
  27. Marcos Andrade
    Creio que aqueles que lêem este blog não possuem o seu conhecimento da Língua Inglesa e, por essa razão, solicito que quando fizer alguma postagem no WESTERNCINEMANIA o faça, se possível, em Português para que todos possam entender o que você pretende comentar.
    Obrigado - Darci

    ResponderExcluir