UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

7 de novembro de 2011

JOHN WAYNE, O MAIS MACHO DOS COWBOYS


Que Ben Johnson era um grande ator ninguém tem dúvida depois de tantas excelentes atuações no cinema, entre elas como Sam, the Lion, em “A Última Sessão de Cinema”, que lhe valeu um Oscar. Se pequenos detalhes como um simples olhar são reveladores de grandes intérpretes, na cena acima de “Chisum” o soslaio de Ben Johnson é revelador da estranheza do ex-campeão de rodeios ao ver o visual fashion e cheio de estilo de seu companheiro de cavalgada, ninguém menos que John Wayne. O olhar de Johnson parece dizer: “Como o Duke mudou de uns tempos para cá... Hoje ele usa um lenço no pescoço da cor salmão, quase pinky e uma camisa azul-turquesa nada típica de cowboys. Mas até aí tudo bem. O que eu não consigo entender é esse bracelete que ele usa no punho direito e que Buck Jones ou William S. Hart não usariam... Decididamente o Velho Pappy (John Ford) não deixaria o Duke aparecer assim em Rastros de Ódio ou No Tempo das Diligências, por exemplo. De jeito nenhum. Mas mesmo assim John Wayne é e sempre será o maior e mais macho de todos os cowboys!”

4 comentários:

  1. É, com certeza John Wayne era o mais macho, o mais corajoso e o mais famoso de todos os cowboys. Não tinha pra ninguém... http://gilbertocarlos-cinema.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bacana, Darci. Muito imaginativa sua interpretação para o olhar cheio de significado do excelente Ben Johnson. Legal mesmo. E é verdade isso de um lance assim ter muito significado numa cena. Lembro-me de Michael Madsen (Virgil) dar uma olhada mais ou menos assim para Kelvin Kostner em Whatt Earp, de Kasdan, enquanto este olhava para uma mulher. E Madsen, alem do olhar ainda deu um sorrisinho maroto para a ação do irmão na fita. Bem significante.
    Quanto a Johnson ele era, de fato, muito bom. Concordo que seu Lion em A Ultima Sessão de Cinema foi o grande papel de sua carreira, embora seu trabalho em Os Implacáveis, de Peckinpah, mereça um realce positivo. Ainda como uma apologia a esse excelente ator, não custa nada observar que sua atuação em Shane, naquele combate corpo a corpo com Ladd, sua interpretação foi muito melhor que a do ator principal.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jurandir, o papel de Ben Johnson (Chris) em "Shane" era muito maior e mais importante do que ficou depois da edição final. Uma pena. Ben Johnson teve uma das carreiras mais bonitas do cinema que eu conheço, especialmente porque nunca foi projetado pelo star-system.

    ResponderExcluir