UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

27 de agosto de 2024

TOP-TEN WESTERNS DE EDIVALDO MARTINS

           Fundado em 1977 pelo médico paulistano Dr. Aulo Barretti, o Clube Amigos do Westerns, renomeado mais tarde como Cineclube Amigos do Western teve alguns membros que se destacaram sobremaneira durante as muitas décadas que a confraria existiu. Além do criador do clube, o saudoso ‘Doc’ Barretti, poderia ser lembrado Nelson Pecoraro, incansável na busca de sintonizar o clube com os avanços tecnológicos, isto sem falar de seu profundo conhecimento como cinéfilo. Infelizmente não há como publicar o Top-Ten do falecido Nelson ‘Pecos Bill’. Quase tão importante para a confraria quanto os citados ‘Doc’ e ‘Pecos Bill’ foi Edivaldo Martins que nem bem chegou ao CAW e recebeu o apelido de ‘Eddie Lancaster’. Desnecessário explicar que Edivaldo tinha Burt Lancaster como seu ator preferido e que aceitou a alcunha com alegria.


Edição da revista 'Pardner' que biografou Edivaldo Martins.

           A trajetória de Eddie Lancaster no mais antigo clube de faroeste do Brasil foi marcada pelo seu entusiasmo pela confraria, participando de todos os momentos importantes do clube e raramente deixando de comparecer às sessões, a não ser por motivo de força maior. Eddie Lancaster era uma espécie de IMDb ambulante pois sabia praticamente tudo sobre cinema e mais especificamente sobre faroestes. Não havia ator ou atriz coadjuvante que Eddie desconhecesse ou nome de filme que ele não lembrasse, discorrendo inclusive sobre a ficha técnica da película. Mas o aspecto que mais se destacava da personalidade de Edivaldo, ou melhor, do Eddie Lancaster, era seu espírito empreendedor, tudo fazendo com entusiasmo para que o clube fosse o local onde todos os demais sócios se sentissem bem, quase como se estivessem nos inesquecíveis cinemas de antigamente.

  

O Major Eddie Lancaster do Confederate Army.

  A sala de projeção do Forte Santa Cruz (nome do espaço onde funcionou por anos o Cineclube) foi forrada por dezenas de quadros contendo ampliações fotográficas de queridos artistas de Hollywood ainda vivos, com os quais Eddie mantinha contato e recebia fotos autografadas com dedicatória ao Cineclube Amigos do Western. Kirk Douglas, Rita Moreno, Ernest Borgnine, Rhonda Fleming, Glenn Ford, Doris Day e Robert Duvall são apenas alguns dos artistas que enviaram fotos com dedicatória especial para Eddie Lancaster, destacando-se a amizade que fez com Rhonda Fleming e Peter Ford, filho de Glenn Ford. Assim era o Edivaldo Martins que tinha como filme de cabeceira “...E o Vento Levou” (Gone with the Wind) e como artistas mais queridos o já citado Burt Lancaster e Ava Gardner.

 

Eddie Lancaster com um dos muitos quadros do Cineclube dos
Amigos do Western, exibindo foto com dedicatória de
Maureen O'Hara (ao lado de John Wayne, em 'Rio Grande').

           Conhecendo o gênero Western como poucos, Eddie Lancaster tinha também o seu Top-Ten, que Westerncinemania apresenta, aproveitando para lembrar de Edivaldo Martins, a quem a revista ‘Pardner’ biografou mostrando em detalhes ‘Como nasce um bravo’, parafraseando o título de um western de Glenn Ford. Este é o Top-Ten Westerns de Eddie Lancaster:

    1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - Dir.: John Ford

  2.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 - Dir.: Fred Zinnemann

  3.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 - Dir.: John Ford

  4.º) Johnny Guitar (Johnny Guitar), 1954 - Dir.: Nicholas Ray

  5.º) Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 - Dir.: George Stevens

  6.º) O Preço de um Homem ( The Naked Spur), 1953 - Dir.: Anthony Mann

  7.º) Pacto de Justiça (Open Range), 2003 - Dir.: Kevin Costner

  8.º) Meu Ódio Será sua Herança (The Wild Bunch), 1969 - Dir.: Sam Peckinpah

  9.º) Duelo ao Sol (Duel in the Sun), 1946 - Dir.: King Vidor

10.º) Quando é Preciso Ser Homem (Soldier Blue), 1970 - Dir.: Ralph Nelson

 

Edivaldo Martins tinha especial predileção por westerns que abordassem
a luta e o extermínio dos nativos norte-americanos, como "Soldier Blue".,
na foto, vendo-se Peter Strauss e Candice Bergen.

4 comentários:

  1. Edie Lançassem
    . Grande conhecedor de cinema,esporte e demais
    .Mas a sua paixão era o westem do qual não tinha parto pra ele. Grande perda para o CAW..

    ResponderExcluir
  2. Homenagem mais q justa 👏👏👏🙏

    ResponderExcluir