UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

23 de setembro de 2015

OS MENSAGEIROS DO PERIGO (THE SILVER WHIP) – MUITO BOM WESTERN ‘B’ DA 20th CENTURY-FOX


Jack Schaefer, autor de "Shane".
Jack Schaefer é o autor do livro “Shane”, que deu origem ao western clássico “Os Brutos Também Amam”. Apenas cinco histórias de Schaefer foram aproveitadas pelo cinema, sendo “Shane” a mais famosa. Outra história bastante conhecida desse autor é “Monte Walsh” que virou filme lançado no Brasil como “Um Homem Difícil de Matar” (com Lee Marvin e Jack Palance). “Monte Walsh” teve também uma versão para a televisão com Tom Selleck e Keith Carradine. Jack Schaefer escreveu ainda as histórias que serviram de base para “Honra a um Homem Mau” (Tribute to a Bad Man), com James Cagney e para “Vingança no Coração” (Trooper Hook), com Joel McCrea e Barbara Stanwyck. O primeiro western lançado nos cinemas a partir de uma história de Jack Schaefer foi “Os Mensageiros do Perigo” (The Silver Whip), filme lançado nos Estados Unidos em fevereiro de 1953. Vale lembrar que “Shane” foi filmado em 1951 e só lançado (EUA) em abril de 1953, portanto após “Os Mensageiros do Perigo”, western de pequeno orçamento da 20th Century-Fox, produzido para completar programação dupla dos cinemas. 


Robert Wagner, Ian MacDonald e
Rory Calhoun
Assalto, prisão e linchamento - Em “Os Mensageiros do Perigo” Jean Harker (Robert Wagner) é um jovem condutor júnior de diligências que busca uma promoção para condutor senior na ‘Northwest Overland Stagecoach Co.’, setor de Redrock. Quando enfim essa promoção acontece, Harker é escalado ao lado de Race Grim (Dale Robertson) para conduzir uma diligência que levará 27 mil dólares em ouro a Silver City. Race Grim é um ‘riding shotgun’ (guarda armado) para proteger a carga em companhia de Uncle Ben (Burt Mustin), um veterano ‘riding shotgun’. Viaja ainda na diligência a ‘saloon girl’ Waco (Lola Albright) namorada de Race Grim. Um bando chefiado por Slater (John Kellogg) e Hank (Ian MacDonald) assalta o veículo no posto de troca de Buffalo Gap, roubando a preciosa carga. Uncle Ben e Waco são mortos durante o assalto. Luke Bowen (James Millican) é o superintendente da ‘Northwest Overland Stagecoach Co.’ e inconformado com o fracasso do primeiro trabalho de Jean Arker como condutor o dispensa. Arker é então contratado como ‘deputy’ (assistente) do xerife Tom Davisson (Rory Calhoun). Inicia-se então a caçada aos bandidos que são presos e Race Grim quer que os prisioneiros sejam executados sumariamente, sem julgamento, uma vez que o juiz itinerante só estará em Redrock dentro de duas semanas. Race Grim consegue aprisionar o xerife Davidsson e incita uma turba a invadir a delegacia para linchar Slater e Hank. Ao tentar evitar essa ação, Jean Harker atira em Grim, ferindo-o, chegando logo em seguida o xerife Davidsson que fora libertado. Ao final Arker volta ao posto de principal condutor recebendo do convalescente Race Grim um silver whip (chicote de prata) para conduzir a diligência.

Acima Chuck Connors, John Doucette e
Dale Robertson; abaixo Robert Wagner.
Tramas singulares - Comparada a “Shane” esta história de Jack Schaefer roteirizada por Jesse Lasky Jr. é mais complexa e com muito mais ação, contida num western de 73 minutos de duração. Além disso toca num ponto interessante que é o restrito mercado de trabalho em pequenas cidades do Velho Oeste, onde só resta aos jovens serem guardas ou condutores de diligência ou ainda, se tiverem sorte, assistentes de xerife. De certo que há oportunidade para aqueles que prefiram trilhar os caminhos de foras da lei. Menos singular é o tema da vingança, apenas que desta vez a vingança é praticada por um homem que vê sua namorada ser morta, portanto longe do lugar comum das mortes de pais, mães e irmãos. E num filme com situações tantas vezes vistas em outros filmes, “Os Mensageiros do Perigo” tem ainda um momento em que os homens simples da cidadezinha são tomados pela fúria coletiva que só será aplacada com o linchamento. Este western foi filmado pela 20th Century-Fox, mesmo estúdio que produziu “Consciências Mortas” (The Ox-Bow Incident), um dos mais perfeitos filmes a abordar o tema da turba ensandecida procurando fazer justiça com as próprias mãos. O cenário de “Os Mensageiros do Perigo” é a velha e conhecida rua da cidade western da Fox, cenário percorrido por tantos atores como o próprio Henry Fonda também em “Minha Vontade é Lei” (Warlock).

Acima Dale Robertson, Lola Albright,
Robert Wagner e Rory Calhoun.
Três futuros astros - “Os Mensageiros do Perigo” foi dirigido pelo canadense Harmon Jones reunindo no elenco três atores que ainda estavam em busca da fama: Rory Calhoun, Dale Robertson e Robert Wagner. Rory Calhoun já havia feito nada menos que 20 filmes; Dale Robertson participara de 15 e Robert Wagner aparecera oito vezes no cinema. Mesmo tendo feito muitos filmes após “Os Mensageiros do Perigo”, todos os três se tornariam astros famosos e bem pagos com as séries de TV que estrelaram. Calhoun com “O Texano”, Robertson com “Histórias da Wells Fargo” e Bob Wagner, entre diversas séries de TV em que atuou, é sempre lembrado por “Casal 20” (Hart to Hart), ao lado de Stefanie Powers. Rory Calhoun e Dale Robertson estrelariam muitos outros westerns, quase todos produções ‘B’ e Robert Wagner estava sendo preparado pela 20th Century-Fox para substituir Tyrone Power e Gregory Peck principais galãs do estúdio. A Fox havia produzido em 1951 o excelente “O Correio do Inferno” (Rawhide), western cuja trama também envolvia diligências. Tyrone Power e Susan Hayward lideraram o elenco de “Correio do Inferno”, filme dirigido pelo competente e subestimado Henry Hathaway

Robert Wagner e Kathleen Crowley
O dispensável par romântico - Robert Wagner fica com as melhores sequências dramáticas, com Dale Robertson e Rory Calhoun como espécie de modelos para o jovem cowboy. Lola Albright não tem maiores oportunidades e Kathleen Crowley é a dispensável mocinha. Miss Nova Jersey de 1949, Kathleen foi mais uma das muitas atrizes bonitinhas escaladas para compor par romântico com os astros de filmes ou séries de TV, neste caso com Bob Wagner. O elenco de apoio é composto de inúmeros bons atores como James Millican, Ian MacDonald (ambos presentes em "matar ou Morrer"/High Noon) e John Kellogg, além de um punhado de rostos conhecidos como o do velhinho Burt Mustin. Este ator nem pode ser chamado de veterano pois iniciou no cinema aos 67 anos de idade, fazendo sua estreia em “Chaga de Fogo” (1951), policial com Kirk Douglas. Chuck Connors em início de carreira aos 32 anos e envelhecido pela maquiagem tem pequena participação, assim como John Doucette, Paul Wexler e Charles Watts. Mas podem ser vistos neste filme, ainda que rapidamente, George Chesebro, Edmund Cobb, Fred Graham, Ethan Laidlaw, Dan White e Roy Buck, entre outros eternos ‘uncredits’.

Dale Robertson
As barbeiragens da ‘edição’ brasileira - A lamentar a cópia de “Os Mensageiros do Perigo” ter sido gravada do canal 'Westerns' da TV a cabo norte-americana, chegando aqui a custo zero, e sido legendada pela CineTV Nostalgia de Paulo Tardin. Como já ocorreu em muitos outros filmes legendados por essa empresa, as legendas não são sincronizadas com os diálogos originais, prejudicando a compreensão da história em momentos vitais. É inacreditável que seja lançado um produto, para venda, com esse defeito quando o correto seria reajustar o sincronismo, ainda que esse procedimento resultasse em pequeno prejuízo. Além das legendas atrasadas, a troca dos nomes de personagens demonstra o grau de profissionalismo da CineTV Nostalgia. Só para citar dois exemplos, ‘Race Grim’ vira ‘Race Crim’ e ‘Jody’ vira ‘Juli’ na transcrição da já famosa empresa de Paulo Tardin.

Inesquecíveis programas duplos – É muito bom assistir westerns mais bem cuidados como os citados “Shane”, “Minha Vontade é Lei”, “Consciências Mortas” e “Correio do Inferno”, todos dirigidos por diretores consagrados e estrelados por grandes astros. Mas é igualmente agradável ver faroestes B como este “Os Mensageiros do Perigo”, forma ideal de relembrar os inesquecíveis complementos dos programas duplos dos cinemas de bairros de antigamente. E muitas vezes o complemento agradava mais que a atração principal, como deve ter acontecido com este western estrelado por Rory Calhoun, Dale Robertson e Robert Wagner.

A cópia de "Os Mensageiros do Perigo" foi gentilmente cedida pelo cinéfilo Marcelo Cardoso.

3 comentários:

  1. Gostei dos comentários . Sabia nada sobre este filme !!

    ResponderExcluir
  2. Não tá errado nome? Seria mensageiros do perigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. seria sim "Mensageiros do Perigo" conforme foi escrito no texto. Falha do editor.

      Excluir